sexta-feira, 4 de março de 2011

Cupcake de framboesa

Framboesa é uma fruta que até meus 12 anos só existia em forma de balinha e geléia. Na minha cabecinha ultra moderna a fruta era apenas o sabor do meu "sugus" preferido (alou?!? Datada?!). Até que um dia eu tive a oportunidade de ver, tocar e comer uma framboesa! Detestei! Achei super ruim pois esperava exatamente o gosto da balinha de framboesa! Doce ilusão... mas não me dei por vencida e lutei pela framboesa em minha vida e hoje somos apaixonadas. Esse cupcake é uma ode ao nosso amor bem simples, leve e elegante. Uma boa pedida para acompanhar um chazinho de limão nesses dias fresquinhos de verão.

Cupcake de framboesa
Rendimento 12 unidades
Ingredientes
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de creme de leite acrescido de 1 colher de sopa de suco de limão (sour cream)
- 2 xícaras de farinha
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 1/2 xícara de geléia de framboesa sem adição de açúcar (daquelas feitas só com o açúcar da fruta)

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Misture a farinha, o fermento e peneire 2 vezes.
2) Em uma tigela de batedeira misture o açúcar com a manteiga. Bata em velocidade média por 2 minutos.
3) Acrescente os ovos 1 a um batendo por 1 minuto após cada adição. Misture a baunilha e o creme de leite e bata bem por mais 1 minuto.
4) Adicione a farinha e bata por 1 minuto. Pare raspe as laterais e bata por mais 30 segundos.
5) Á mão, misture a geléia a massa delicadamente envolvendo-a sem misturá-la completamente. Só para mesclar.
6) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar na grade do meio e bem no meinho do forno. Asse por 20 minutos ou até que o palitinho saia limpo (truque do palitinho), ou até que o cupcake esteja firme ao toque.
7) Tire do forno e deixe na própria forma por 5 minutos. Transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.
Cobertura
Faça um merengue italiano como vimos aqui e adicione 1 colher de sopa geléia ou polpa de framboesa para cada xícara de merengue. É necessário adicionar 1 gota de corante comestível rosa do contrário seu merengue vai ficar cinza e você certamente vai querer me xingar então já estou logo passando essa manha para não ter gueri-gueri! Usei o bico 2C para fazer a voltinha.

Metadinha da maldade

P.s. Uma informação desinteressante sobre a minha pessoa... eu não gosto de carnaval!!! Nem um pouquinho!!! Já pulei (ou tentei pular) carnaval em vários lugares para ver se eu me adaptava mas nada funcionou tudo parecia uma imensa sessão de tortura auditiva!  O motivo vocês provavelmente já sabem eu gosto de rock e de ficar em casa. Portanto por  aqui teremos muitas novidades mas nada com confetes e serpentinas. Bjks

38 comentários:

  1. Sam esta segunda foto quase me matou!!
    Ficou lindo lindo meesmo!! Também deve ter ficado uma maravilha né??

    Eu também não gosto de carnaval!! Sabe, eu me sinto sozinha naquela multidão de gente!! Estranho né??? Sei lá eu sou do tipo de pessoa que prefere ficar rodeada de poucas pessoas, mas pessoas que eu realmente goste!!
    E sem contar que eu trabalho TRIPLICADO no carnaval :(
    Mas tá valendo, a noite ao menos posso descansar! haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uhul! eu odeioooo carnaval ;D

    adorei a receita e seu blog ta lindoooo Sam!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, bala sugus foi foda! Hohohohoho!!! Flashback fortíssimo... muito bom! Eu amo framboesa e rock também. Combinação perfeita! Por falar nisso fiz o cupcake de pimenta usei 2 pimentas para dar um plus no ardume e ficou um escandalo de gostoso até meu avô gostou! Como sempre amei, amiga. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah que alegria em ver um post novo! Estava com saudade! ♥ Ainda nem li o post, mas precisava te dizer o quanto me alegrei em ver novidade! bjus! sim, mas a foto ficou...pra variar, maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Sam,simplesmente delicioso...Esse vai pra fila doa cupcakes para serem feitos....Bjs

    ResponderExcluir
  6. DELICIA..JA FIZ ESSA RECEITA E AMEI..BJO

    ResponderExcluir
  7. Fiz essa semana aquela receita de cupcake de chocolate da Nigella, fica uma textura bem legal, úmida...só que não fiz cupcake, fiz um bolão mesmo! só pra testar a receita.

    ResponderExcluir
  8. Adorei esta cobertura!
    Perfeita!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Querida Sam, carnaval tbm não é comigo! Melhor coisa é ficar em casa e experimentar esse cupcake de frambosa! Bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam!

    Que receita simples! Vou tentar com morango, será que a certo?

    E eu tb ODEIO carnaval, bom pra ver um filminho com o amor... e com esse tempinho chuvoso então! Só um bom cupcake pra companhar!

    Bjs,

    jessica.

    ResponderExcluir
  11. Somos duas então... sou mais rock and roll, e ficar curtindo em casa, bjks e bom... feriado prolongado!!!

    ResponderExcluir
  12. Ola. Sou americana e quero aprender cozinhar mais comidas brasileiras. conhece outros blogs com receitas brasileiras? Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam:
    Esta semana fiz o cupcake de morango para a minha classe de decoracao de bolos. Ficou uma delicia e a geleia ficou maravilhosa.Obrigado pelas dicas que voce nos da. Tem sido muito uteis pra mim.
    Bjs,
    Valeria

    ResponderExcluir
  14. Deve estar uma delíciaaaa!!!!!rsrs Seu trabalho é fofoo!rsBeijos!

    ResponderExcluir
  15. Não sei se as balinhas e as gomas que você comia eram artificiais, mas as que eu comia sim. Por incrível que pareça a gente acostuma com o gosto artificial, começa gostar e quando experimenta o sabor real, verdadeiro e puro, não gosta. Aconteceu muito comigo. Com groselha e com anis-estrelado também. Como pode? rs
    Mas tudo é questão de costume. Hoje sou apaixonada por todas essas frutinhas e especiarias. Com certeza a fruta pura misturada no merengue ou na massa de um bolo é BEM melhor e mais saborosa do que nas balinhas concentradas de açúcar.

    O cupcake ficou lindo!

    Beijinho
    Lau

    ResponderExcluir
  16. Feito e aprovado! parabens
    e para a pascoa, alguma novidade?

    ResponderExcluir
  17. Olá Sam, bom dia! Parabéns pelo blog e receitas maravilhosas!!! Adoro tudo aqui!!! E ainda mais a forma divertida como escreve. Hoje fiz o cupcake de framboesa, ficou maravilhoso. Moro em Goiânia e estou iniciando no ramo de cupcakes e docinhos, abri minha "pequena empresa no lar" faz pouco mais de 1 mês. Gostaria de trocar umas idéias com você. Posso te mandar um e-mail? Aguardo. Ah, saúde pro maridão! Abraços

    ResponderExcluir
  18. Ana, querida! Claro que você pode me mandar um e-mail! Tô esperando, Bjks

    ResponderExcluir
  19. Sam, muito obrigada!!!Creio que até hoje à noite eu te escreva. Um beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. POxa, vc nao sabe como fiquei frustrada, estava doida pra começar a fazer os cupcakes e resolvi começar por essa receita de framboesa, achei linda entao resovi fazer, alias era a unica que eu tinha todos os ingredientes, segui a receita a risca, o que fiz foi reduzir os ingredientes a metade,pois minha forma era de 6 nao sei no que errei as vezes penso que pode ter sido o forno, ou até mesmo o fermento nao sei se poderia reduzir tb a metade!?tudo estava lindo até sair do forno, fiz o tempo cravado, e solou.Da proxima vez eu faço pra 12 e vejo no que dá!

    ResponderExcluir
  21. Ahhhhhhhhhh, Priscila!!! Fiquei com peninha!!! Fracionar receitas é um tormento! Raramente eu divido ou dobro pois tenho medo de dar errado! Tenta de novo e me conta depois! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Olha eu aqui de novo...rs.
    Me tira uma dúvida, por favor, se eu bater creme chantilly (Amélia) com a geleia, o sabor vai ser semelhante ao merengue italiano? O merengue ou o Chantilly tendem a derreter em dias mais quentes?

    Bjs e sucesso.

    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris. Não vai ser igual, não! O Chantilly feito com creme de leite fresco não aguenta nem um bafinho quente já o merengue estabilizado aguenta bem o calor. Bjks

      Excluir
  23. Oi!
    Fiquei com uma dúvida na receita...
    Estou acostumada a fazer merengue, mas nunca incorporei algo substancioso como uma geleia em merengue para cobertura (só para mousses). Daí fiquei na dúvida se a incorporação se faz igual a mousse (após o merengue totalmente pronto, através de movimentos leves com uma espátula) ou se pode a geleia ser misturada ao merengue ainda com a batedeira.

    Muito obrigada e adoro seu blog! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marina. A incorporação é exatamente como você falou no final e como uma mousse. Bjks e bom final de semana!

      Excluir
  24. Oi Sam. Vc usa açucar refinada ou cristal? Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, nem um nem outro! Hahahahahaha... uso o açúcar premium da união ele está entre o cristal e o refinado. Bjks

      Excluir
  25. Eu de novo rs é 1 colher de sopa de suco de limão? Agora estou de vez no Brasil ( n mais na Dinamarca) quem sabe um dia nos encontramos por aqui rs. Vc esta morando na Bahia ainda? Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, eu tô aqui reparando todas as colheres! Hahahaha... já modifiquei nas receitas. Obrigada! E a colher é de sopa... é a que eu sempre esqueço de escrever! Fico na Bahia até o final do ano que vem. E vamos nos encontrar! Você voltou para Brasília? Bjks

      Excluir
  26. Voltei p Brasilia sim e pra ficar (pelo menos é o plano ate agora rs) , mas o futebol foi aposentado kkkkk. Eu quero montar uma confeitaria cafe aqui. Estou fazendo cursos e fazendo algumas coisas por encomenda pra ir sentindo o mercado rs. Quem sabe n vou fazer algum curso por ai e a gente n se encontra ou vc se vir p Brasilia vamos marcar. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi eu sou suspeita pois eu amo Bsb! Dou o maior apoio para a sua confeitaria/café! Começa devagar mesmo até para você definir e cativar seu público. Pode deixar que se eu for a Bsb eu te procuro e se você vier por essas bandas está mais do que convidada para tomar um chá gelado e jogar uma boa conversa fora! Bjks

      Excluir
  27. Sam vc usa açucar refinada ou cristal? Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, nem um nem outro! Hahahahahaha... uso o açúcar premium da união ele está entre o cristal e o refinado. Bjks

      Excluir
  28. Sam vou ver se acho essa açucar premium da uniao aqui em Bsb. Se eu n encontrar qual seria melhor eu usar a cristal ou a refinada? Bjokas e adooooro seu blog. Agora q estou nessa area mesmo to batendo ponto aqui todos os dias kkkkkk e vou te perturbar em qualquer duvida viu kkkkk. Bjokas querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, refinado. Cristal só quando a receita pede ou para fazer caramelo. No bolo demora muito para dissolver e nem sempre dissolve direitinho e a massa do bolo fica cheia de pontinho marrom. Pode me perturbar o tanto que quiser. Bjks

      Excluir
  29. Amei!!
    Bjos

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!