sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A bela Edinburgo

Em sentido horário: Vista do Hamilton's obelisk e casa do Governador, café da manhã de queijinhos, eu lendo
uma tumba no Palácio de Holyrood, a belíssima Catedral de St. Giles e uma pontinha do Castelo de Edimburgo
Quem em sã consciência faz uma mudança gigante na segunda e embarca na terça para o Reino Unido?! Poucos! Mas foi uma das melhores viagens que eu já fiz. Começamos em Edimburgo ou "Edinbra" (como eles falam) que é uma cidade foférrima, graciosa, relativamente pequena. É o tipo da cidade que você consegue fazer quase tudo andando e eu acho que a graça está exatamente aí, andar pela cidade se perder, encontrar coisas lindas e se achar de novo. Ver as casas, ver a vida, comer alguma coisa em um café charmosinho e continuar andando...  se lembrar dos livros de Ian Ranking e ficar imaginando onde tal e tal estória aconteceu.  No primeiro dia chegamos super tarde e na manhã seguinte começamos a caminhar e assim que eu coloquei meus pés no centro vi um músico de rua tocando gaita de fole e pode até parecer bobo mas o som daquela instrumento apertou o botãozinho "férias" na minha cabeça. Até então eu estava com aquela vibe "neura mode-on" (ai, ai, deixei a Ramona com os meus pais, minha mudança foi para o depósito, nem me despedi dos meus amigos direito...) respirei fundo, botei um sorrisão no rosto e segui em frente.
Palácio de Holyrood
A cidade é cheia de subidas e decidas então precisa estar um pouquinho em forma (eu estou em forma de bolinha fofa e aguentei o tranco mas estava com personal, lembra?!) e cada vez que você olha entre as ruas é possível ver ou Castelo ou o Obelisco ou o Observatório... É linda, é romantica, os escoceses são simpaticíssimos e o único senão é que a cidade é fria! Hahaha... ô cidade para ventar e fazer frio! Eu alternei minhas caminhadas com aqueles onibus do tipo Hop on - hop off que são perfeitos para conhecer bem os pontos turísticos de Edinburgo. 
Outro fato bacana é que alguns bairros da cidade foram construídos por cima de antigos comércios e casas então Edimburgo tem vários bairros "vintages" subterrâneos que são interessantíssimos. Eu fiquei impressionada com o que eu vi. Dentre vários passeios tinha uma pequena escalada (tinha que ter algo verde?!) e o Sr. Pudim subiu no Arthur´s Seat e disse que foi um dos melhores passeios! Se fosse para escolher o ponto preferido acho que eu ficaria com o Castelo de Edimburgo pois foi um dos mais lindos e bem conservados que eu já vi. 
Sr.Pudim no alto de Arthur´s seat
Enquanto o Sr. Pudim subia o morro eu fiquei na feirinha de natal aproveitando os doces típicos e fazendo pesquisas sobre as sobremesas locais!
Obs. Como eu não gosto de tirar foto em restaurantes eu tirei as fotos de sites ingleses e os links com as receitas estão no título de cada sobremesa.
Agora, vamos conversar sobre o ponto interessante para esse blog as sobremesas típicas de lá são:
Cranachan (foto 1): É uma sobremesa montada em camadas de framboesa, whisky, mel, creme de leite fresco e aveia torradinha. Mistura-se o whisky com o creme de leite e baté até virar chantilly depois é só pegar uma taça bonitinha e fazer camadinhas de aveia, creme, framboesa e mel até a borda da taça e só isso. Eu comi  e fiquei altamente bêbada! Hahahahaha... tava forte! Mas achei delicioso.
Clootie Dummpling (foto 4): É tipo um bolo-pão (entenderam, né?!) feito com farinha de pão, vários tipos de frutas secas e especiarias. A massa é enrolada em tecidos que parecem de fralda e são cozidos no vapor. Depois depois levam os bolinhos para dar uma secadinha no forno. Parece muito com o pudim de frutas servido no Natal na Inglaterra mas na escócia é usada especialmente no Hogmanay (celebração do último dia do ano).
Shortcake with jam (foto 3): Shortcake é tipo um biscoitinho doce geralmente cortado em retângulos. Eu percebi que lá eles se amarram em comer assim: Pegam um shortcake de amêndoas colocam 2 colheres gordas de geléia por cima (caseira de framboesa) e levam por uns minutinhos ao forno e depois colocam 1 colher de queijo cremoso, chantilly ou sorvete e mandam bala! Eu gostei bastante e brevemente veremos por aqui pois a dona do BnB que eu fiquei me deu uma receita de vó para fazer por aqui.
Baked Barley pudding (foto 2): Gente nem açaí enche tanto quanto essa sobremesa que para a minha humilde pessoa parecia um mingau de cevada! Vamos aos ingredientes: cevadinha cozida, creme de leite, gemas, açúcar baunilha junte tudo coloque em potinhos e leve ao forno em banho maria depois de frio enfeite com blueberries.
Honey with cheese (primeira foto do post): Como o nome já diz queijo com mel. Vem uma tábua de queijo, algumas geléias e mel. Simples e delicioso! Caiu aqui... que terra pra ter queijo bom! Eu sou viciada então fui a loucura com os queijos de lá o Cheddar maturado é inesquecível.
Outra foto do palácio de Holyrood
Placa na frente do Museu de Edimburgo, Relógio da Taverna de Tolbooth, entrada para uma dos bairros subterraneos.

Para quem está curioso a tradução da placa do museu é algo como - O que é meu hoje será seu amanhã. Então por que se preocupar? -
Eu fiquei 3 dias por Edinburgo antes de me aventurar em Inverness. Eu anoto todos os meus passos desde restaurante, hotéis, transporte a pessoas e impressões.... quem estiver de viagem marcada e quiser conversar é só me mandar um e-mail. No próximo post Inverness...

26 comentários:

  1. Não acredito que você comeu pudim de cevada! Minha avó fazia isso... é muito forte!!! De comer para hibernar!rs Linda viagem tô doida para te ver na neve de Inverness. Outra paixão que temos em comum: Ian Ranking! Fabuloso! Beijo e bom findi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, doidinha! Essa cevada é punk, mesmo! Você está gostando da nova fase do Ian Ranking? Mais eletrizante! Bjks

      Excluir
  2. Olá Sam... que viagem encantadora, cheia de detalhes...Hummm queijos... e essas sobremesas então?!priceless...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, querida! Acho que dos queijos eu sinto muita saudade especialmente porque não tem esse tipo de queijo por aqui =(. Bjks e bom final de semana!

      Excluir
  3. Sam, que fotos lindas!!!!
    Eu já passeei por lá em julho quando acontece um lindo festival no castelo de Edimburgo.Ahhh estou ansiosa pela receita do shortcake.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ana! Como eu queria viajar no verão mais isso é praticamente impossível! Só temos férias no inverno mas Edimburgo é linda em qualquer estação! Essa receita de shortcake é de comer de joelhos de tão boa! Você vai adorar!

      Excluir
    2. ops... Bjks e bom final de semana!

      Excluir
  4. Muito linda as fotos.
    Divirta-se bastante!
    Besos.

    Criss Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criss, a viagem foi maravilhosa! Aproveitei muito! Bjks e bom final de semana.

      Excluir
  5. Sam, me deliciei lendo este post! Conhecer lugares e culturas diferentes é um dos maiores prazeres que eu tenho na vida!!! Se pudesse, eu também não pensaria duas vezes em largar tudo prá curtir uma viagem dessas. Palácios, castelos, comidinhas típicas e saborosas, pessoas, músicas, clima, etc, tudo bem diverso do que vemos por aqui. Já li mas vou ler de novo esse post, em especial sobre as guloseimas que vc descreve tão bem! Obrigada pelo tour! Se tiver mais, manda que eu embarco junto contigo...hahaha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, passear por cidades medievais, clãs, castelos já é mágico ás vésperas do Natal e com uma neve fofa caindo do céu então foi perfeito! Me senti num conto de fadas! Pode deixar que eu vou contar o restante! Bjks

      Excluir
  6. Oi Sam, bemvinda de volta!

    Lindas fotos, qual o modelo da máquina?

    Bjs,

    Jessica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, as fotos eu tirei com o mais novo integrante da casa! Comprei uma Canon T3i e algumas imagens eu tirei com a lente do kit (55mm) e outras com uma 50mm F1.8 que, diga-se de passagem, eu achei bárbara! Sabe aqueles retratos lindos com o fundo desfocado que agente vê por aí? Dá para fazer tranquilamente com ela. Sem contar que é uma lente bem clara e barata! Tô apaixonada!!! Bjks

      Excluir
  7. Que joinha! Muito bonitas as fotos! Obrigada por compartilhar com a galera que acompanha o teu blog! Legal "bagarai" mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Querida obrigada pela delicadeza de me informar o uso da imagem indevida do meu blog! Seu blog é fofinho mesmo!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu lhe acompanho nos posts há tempos, achei tao estranho seu sumiço. Mas fiquei feliz ao saber que ele se deve a esta linda viagem. Parbéns

    ResponderExcluir
  10. Olá Sam, primeiramente, obrigada pela visita!!!
    Acho que as prioridades mudam conforme a idade, interesses e fase em que estamos vivendo ... mas é importante não deixarmos passar a vida sem ver a beleza nas pequenas coisas, em pequenos gestos e nos momentos com pessoas queridas...no mais, todo resto é transitório... bjinhos e ótimo domingo!!!

    ResponderExcluir
  11. Sam, que bom que está de volta!
    Sou sua nova assídua leitora. Descobri se blog meio que "sem querer" logo depois do seu último post antes da viagem.
    Já li o blog inteiro e testei algumas delícias. Vc é uma fofa, dá tantas dicas e truques. Mal posso esperar pelos próximos posts.
    Obrigada por nos agraciar com tanta coisa legal!
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sam! Sou sua mais nova seguidora e fan... Sou baiana de Feira de Santana(+/-120 km de Salvador) e li em um de seus posts maravilhosos sobre sua mudança para nosso estado. Portanto, seja bem vinda a esta terra quente e mágica. Desejo que sua passagem por aqui desperte mais ainda sua sensibilidade e sua criatividade. Por falar em Bahia e "quentura", como faço pra usar o buttercream nessa terra. Tem alguma sugestão de substituição de cobertura com a qual posso fazer as famosas voltinhas de maneira que durem o mínimo possível? Vou ficando por aqui... Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, você pode fazer voltinhas de marshmallow, brigadeiro, bicho de pé, beijinho... buttercream com esse calor senegalês fica difícil! Bjks

      Excluir
  13. Será que dá pra usar aquela ganache de chocolate branco que vc postou em seu blog? Aguenta mais o calor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta, o chocolate derrete muito fácil especialmente o branco que é manteiga pura. Se for num ambiente com ar condicionado, ok! Mas se não é dor de cabeça na certa. Bjks

      Excluir
  14. Que delícia de viagem! Acabei de voltar do Reino Unido - Londres (que eu amo!), Edinburgh e Glasgow, onde tive a oportunidade de conhecer pessoas muito especiais, e extremamente simpáticas! Fora o sotaque escocês, que é o mais lindo do mundo.
    Aproveite muito!

    ResponderExcluir
  15. Como amo a Escócia...
    (Sam, vc fez muita falta... =))) )

    Angie

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam,
    So pra dizer que aquele tecido de fralda que usam pra fazer CLOOTIE DUMMPLINGS se chama "Cheese Cloth" e como da pra perceber, e usado para fazer queijos. Parece mesmo um pano de fralda ou gaze e tem inumeras utilidades.
    Vim parar no seu blog por acidente, mas ja que estava aqui resolvi dar uma olhadinha. Muito legal, parabens! Com certeza devo voltar com mais tempo pra ver o resto. Take care!

    Liz Thompson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liz. Eu trouxe um bocado de "cheese cloth" pois achei que seria muito útil nas minhas invencionices e por aqui não tem nada igual embora a gaze e a fralda sejam bem parecidos. Seja muito bem vinda! Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!