quinta-feira, 10 de junho de 2010

Biscoito do dia dos namorados!

Ontem quando estava pensando nos biscoitos pensei em como é chato esse mundo gastronômico de que para fazer uma receita a gente precisa comprar forma, bico, cortador... apesar de ter o material pensei em quem não quer ou não pode adquirir o material mas quer fazer um biscoito bacaninha! E ontem resolvi fazer tudo bem artesanalmente usando molde de papel para cortar a massa e palitos para decorar. Não ficou escadalosamente lindo e perfeito mas fiquei bastante satisfeita com o resultado. Até que enfim esse biscoito saiu!!!! De pressa vamos a receita. Vocês já sabem a minha teoria... vamos começar do básico, hein!?!


Biscoito de baunilha
Rendimento 30 corações de 7cm cada

Ingredientes- 3 xícaras de farinha
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara de açucar granulado
- 1 ovo jumbo
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de raspas de limão
Materiais
- 2 folhas de plástico resistente ou papel manteiga, rolo de abrir massa, espatula, nivelador de massa (se você tiver), folha de papel manteiga, cortadores ou molde de papel e uma faquinha lisa e assadeira. Molde do coração em pdf no final do post. Atenção!!! Imprima num papel mais durinho!


Modo de preparo
1) Peneire a farinha e o sal. Reserve.
2) Misture a manteiga com o açucar até ficar fofinho (pode ser na batedeira). Adicione o ovo, a baunilha e as raspinhas de limão até ficar homogeneo.
3) Misture a farinha aos poucos até incorporá-la por completo. Essa etapa pode ser feita no multiprocessador, na batedeira usando a pá ou a mão.
4) Divida a massa em 3 porções iguais. Faça discos enrole no plástico filme e leve a geladeira por no mínimo 30 minutos.
5) Tire a massa da geladeira remova o plástico e coloque-a no meio de uma das folhas de plástico, coloque a outra por cima. Abra a massa, por igual, com 0.5cm de espessura. Leve a geladeira por 20-30 minutos.
6) Tire o plástico e corte os corações, com o molde de papel cortando em volta com uma faquinha ou usando cortadores e tente aproveitar ao máximo os espacinhos cortando quantos puder.
7) Forre uma assadeira com papel manteiga. Unte levemente. Reserve.
8) Remova o excesso de massa envolta do biscoito, destaque os biscoitos do plástico e com o auxílio de uma espátula coloque-os cuidadosamente na assadeira. Deixe um espaço de 1,5cm entre os biscoitos. Mantenha os biscoitos na mesma forma pois irão assar ao mesmo tempo. O que sobrou da massa passa por todo o processo novamente.
9) Pré aqueça o forno a 180°. Asse os biscoitos por 15 minutos aproximadamente na grade do meio do forno ou quando começar a ficar douradinho nas beiradas.
10) Coloque os biscoitos delicadamente na grade de resfriamento e deixe esfriar completamente antes de decorá-los.


Decorando
Tem cada decoração linda feita com glacê real mas como você já sabe que eu optei pelo uso do palito mas eu vou te explicar como fazer se quiser comprar o material. É bom que você já aprende a fazer o glacê de vez! Você pode fazer aquele da clara crua mas como o lance aqui é ser cuidadoso vamos de pó de merengue.

Glacê real
Rendimento: Vai cobrir os nossos 30 biscoitos

Ingredientes
- 2 colheres de sopa de pó de merengue
- ¼ de xícara de água – 1 colher de sopa ou 45ml
- 250g de açúcar de confeiteiro impalpável peneiradérrimo
- 1 colher de café de essência transparente (usei a de amêndoas)
- Corante vermelho em gel
Materiais
Bisnaga tipo de ketchup, mostarda..., palito, saco de confeitar, bico perlê número 2 e papel manteiga

Modo de preparo
1) Na batedeira junte a água e o pó de merengue e para um pouquinho só para misturar.
2) Em velocidade baixa junte o açúcar até incorporar todinho. Raspe bem as laterais para ter certeza que não vai ficar nenhum resíduo e bata em velocidade alta até formar um pico que fique retinho. A pontinha não pode dobrar tem que ficar retíssima!
3) Pronto está prontinho o nosso glacê real. Cubra a tigela com plástico filme pois o glacê seca rapidinho!!!!

Na hora de usar eu coloco colheres de glacê em potinhos descartáveis e ali eu adiciono a cor e misturo bem com um palito. Não faz sujeira e depois é só jogar fora.

Pontos do glacê

Ponto firme
Esse ponto do glacê serve para fazer as bordinha(linha de contorno) do biscoito, bolinhas, escrever nomes, fazer folhas e flores.
Na nossa receita usei o palito para fazer o contorno mas você pode usar o bico número 2 com o saco de confeitar para fazer o contorno.

Ponto de preenchimento
Esse ponto é para preencher os biscoitos já delineados com a linha de contorno. A consistência é de mel e é feita adicionando água ao glacê firme. Pegue um pontinho coloque colheradas de glacê firme e misture água aos poucos quando atingir uma consistência de mel adicione o corante.
***Na nossa receita usei a colher e o palito para preencher mas você pode usar aquelas bisnagas de ketchup que vendem na loja de 1,99 para preencher. Nem pense em usar bico pois é garantia de desastre dada a consistência do glacê.

Agora use a sua imaginação!
Eu contornei os biscoitos com o glacê real vermelho. Esperei secar depois preenchi com glacê no ponto de preenchimento branco ou vermelho e fiz arabescos, bolinhas e corações com o mesmo glacê de preenchimento com ajuda de um palito. E esperei secar... demora ao menos umas 6 horas para secar! Não deixa para improvisar o desenho na hora, não! Dá uma pensada antes.
Para fazer bolinhas: Mergulhe a ponta do palito no glacê de preenchimento e depois coloque delicadamente a pontinha no biscoito já preenchido.
Para fazer corações: Faça as bolinhas depois coloque o palito logo acima da bolinha, faça um movimento para baixo puxando o glacê levemente. Dá uma olhada na ilustração. É só.

Perguntas, perguntas e mais perguntas...
Por que abrir a massa entre folhas de plástico?
Cinco motivos
1) Você não precisa enfarinhar uma superfície. Evita sujeira e excesso de farinha na massa.
2) Você pode cortar em cima de qualquer superfície.
3) Todas as fornadas serão iguais e não há desperdício de massa.
4) O plástico protege os biscoitos que ainda estão aguardando para ir ao forno.
5) Fica fácil destacar o biscoito do plástico e colocá-lo na assadeira.

Dicas preciosas
Dois itens tido como bregões virarão seus melhores amigos em breve
1) A toalha de plástico são as melhores amigas de quem cozinha! É sério! É fácil de lavar, fácil de desinfetar e como é muito baratinha você não vai querer morrer de 5 em 5 segundos quando ver aquela sujeira mostra nela.
2) Palito, tem gente que tem pavor de palito mas deixa eu te contar uma coisa... em se tratando de decoração com glacê real ele vai virar seu melhor amigo! Dá para fazer quase tudo com ele! De modos que se você não quiser investir me bicos e afins com o palito, habilidade e uma colher você faz toda a decoração!
Outros...
- Tenha sempre por perto papel toalha e uma vasilhinha com água. Você vai precisar para limpezas de emergência, errinhos e algumas outras coisas.
- Tampe sempre o glacê real pois ele resseca muito rápido mesmo!!!

Molde do coração em pdf.

8 comentários:

  1. Katita Mansur10/6/10 4:54 PM

    Que fofinho! Obrigada por dividir! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Adorei, mais uma vez, valeeeuuu SAM!!

    ResponderExcluir
  3. Sam, eu fiz sua receita de biscoito e ficaram deliciosos!Só que eu coloquei 1 1/2 de açucar e 1 1/2 de amido de milho, pq uma vez fiz uma receita com apenas farinha de trigo e os biscoitinhos ficaram um pouco duros, mas tb nao deixei descansando os 30 minutos na geladeira, conforme vc ensinou. Bom, o biscoito ficou mto bom, a baunilha e as raspas de limão dão um sabor maravilhoso, mas como eu coloquei metade de amido, ele ficou mto frágil, quebrando com facilidade... =/
    Vou fazer exatamente igual a sua receita, vc pode me dizer como eles ficam, sbre essa questão de ficarem meio durinhos e tal... Outra coisa, se eu quiser usar pasta americana, com que eu colo a pasta no biscoito? Com água? Bjokas!!!

    ResponderExcluir
  4. Ju, faz igualzinho que vai dar certo! É importante cortar nessa espessura também. A textura e bem firme e não fica quebradiça. Para usar pasta você pode colar com uma camada bem fininha de doce de leite firme. Dá um saborzinho gostoso. Que legal que você gostou da receita!!!! Fico muito contente! Acho esse biscoito muito gostoso! Bjks e depois que repetir me conta como ficou!

    ResponderExcluir
  5. Ta bom Sam, vou tentar fazer igual e te conto.
    Obrigadaaa!!
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu blog!
    Cheio de coisas lindas e gostosas! Estava proucrando umas receitinhas de coberturas diferentes para cupcakes e encontrei aqui!!!
    Um abraço
    Cris
    www.crisroling.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    Primeiro, me APAIXONEI pelo site, visito todos os dias agora e muitas de suas receitas já foram para o meu caderninho.

    Agora, tenho uma pergunta, essa biscoito pode ser congelado?

    Parabens pelo site, simplismente incrivel.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Debora. A massa pronta pode ser congelada por 3 meses. Depois é só descongelar cortar e assar! Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!