terça-feira, 31 de agosto de 2010

Como congelar um cupcake?


Eu já falei mais de uma vez que o ideal seria servir sempre o cupcake fresquinho. Mas as vezes a realidade dura e cruel pinta e nós não vemos outra saída a não ser optar pelo congelamento. O que fazer então? Primeiro vamos conhecer os 4 dramas de um cupcake mal congelado:
1) Queimaduras de 3° Grau - Se o frio queima a gente avalia um bolinho indefeso? Pois é... o frio do freezer queima irremediavelmente os cupcakes que ficam com as bordas duras, sem cor e esfarelentas.
2) Secura - O bolinho resseca e fica passado, durinho e sem graça. Como um bolo velho.
3) Cheiro alheio - O bolinho rouba o cheiro dos outros ingredientes do freezer. De modo que se tiver um peixinho, um franguinho temperado ou qualquer outra coisa cheirosa, ou nem tanto, na área. Ele vai querer ficar cheirando igual.
4) Empapadinho no topo - O mau congelamento gera uma cristalização de partículas de água na superfície do cupcake que derretem quando descongelados deixando o bolinho com uma camada empapadinha de bolo. Fica como se fosse uma camada fina de gominha grudentinha.

Fiquei assustada e quero saber como é que a gente evita esses dramas?
Embalando bem! Quando eu digo embalando bem não é para massarocar o cupcake. É para embalar direitinho! Com cuidado em especial a forminha. Como se estivesse embalando alguma coisa bem delicada.
1) O congelamento deve ser feito individualmente. O cupcake sem recheio, nem cobertura, deve ser embalado 2 vezes em filme plástico.
2) Faça o acabamento nas laterais para não amassar o fundo e nem o topo do cupcake.
3) Depois de bem embalado leve os cupcakes ao freezer em uma assadeira ou superfície plana por 3 horas. 4) Uma vez congelados coloque-os em um saco tipo ziplock e tire o máximo de ar do saquinho. Pode ser com ajuda de um canudinho ou apetrechos para embalar a vácuo. Prontinho e embaladinho assim o cupcake dura no máximo 3 meses.
Obs.: Eu não preciso dizer que o cupcake deve estar completamente resfriado para ser embalado, neam?!? Não esuqeça de etiquetar o cupcake especificando sabor e data.

E para descongelar? Tem truque?
Para descongelar é fácil. Abra o saquinho. Retire toda a embalagem de filme plástico dos cups e coloque-os para descongelar em cima da grade de resfriamento ou sobre folhas de papel toalha por 1 hora a 1h30min.
Fazendo todo esse procedimento você garante a qualidade dos seus cupcakes mantendo a característica original.
Bjks

25 comentários:

  1. Mademoisele Cupcake!31/8/10 4:26 PM

    Que peninha do cupcake emplastificado! Tadinho!!! Sou como você detesto congelar cupcakes. Mas as vezes tem que ser... o meu cupcake congelado se enquadrou no drama 1. Mas congelei em aberto e depois enfiei tudo num saco só. Ou seja pedi pra dar errado! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sam!
    Como sempre dando aulas maravilhosas, para nós amantes de cupcakes... parabéns mais uma vez....
    Eu tbém detesto congelar os bolinhos, acho eles melhor frescos, ficam mais saborosos.
    Adorei o cupcake de maracujá e o video... ótima idéia....
    Uma ótima semana
    bj grande
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  3. Olá, adoro o seu blog! Também não gosto de congelar os bolinhos, mas às vezes pode ser mesmo preciso, é bom saber como fazê-lo. E em relação à coberturas, é possível congelar/armazenar buttercream, glacê real e merengue?
    Beijos,
    Carol-SP

    ResponderExcluir
  4. Meninas, aqui não é confessionário mas vou fazer uma confissão... nunca vendi cupcake congelado! Não tenho coragem! Fiz testes de congelamento e as vezes, como minha família mora fora, eu congelo só para eles (olha a maldade!!!). E só! Não que os testes tenham dado errado... pelo contrário. Mas aqui meu freezer serve basicamente para gelo e sorvete pois prefiro comprar fresco e usar logo os ingredientes.... sei lá!
    Carol, é possível congelar sim. Tem um post do cupcake no divão que explica isso direitinho.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sam! Bom, eu nunca congelei cupcakes mas também nunca fiz mais de 50! Se eu precisasse fazer uma grande encomenda acho que teria que recorrer ao congelamento, dependendo das condições climáticas, não vejo outra saída. Portanto, esse post é interessante e útil para quem quer tentar e ver os resultados.
    Posso abusar do seu coração enooooorme? Só queria sugerir uma matéria sobre os açúcares utilizados nas receitas de cupcakes: açúcar refinado, cristal ou granulado, impalpável, de confeiteiro, mascavo, ou se lá mais o que...rsrs.. Eu gostaria de saber se, na falta de um poderia utilizar outro e em que proporção (e se alteraria em alguma coisa no resultado final). Ihhhh! Acho que já estou perguntando demais...Sorry! Enfim, é só uma sugestão, tá! Super beijo paulista prá vc!

    ResponderExcluir
  6. Lu, o máximo que eu fiz foram 300. Eu comecei a bater e a assar a massa as 6 da manhã para entregar as 18h do mesmo dia! Achei uma loucuraaaaaaaaaa enorme da minha parte mas deu certo e também não posso reclamar pois no meu forno consigo assar 48 cupcakes de uma só vez. Reconheço que o congelamento é necessário especialmente para quem tem forno pequeno. E da maneira que descrevi o bolinho fica muito fresquinho. Sobre os açúcares... nem te conto você parece que lê pensamentos eu estou terminando de escrever sobre açucares e farinhas. Estou adiantando uns posts pois vou viajar para Mamanguá de férias em breve onde passarei 1 semana e lá não tem energia elétrica, sinal de celular e quiça internet. Será que eu consigo essa proeza?! Ai, ai... pode ficar despreocupada que o açúcar já está chegando! Bjks

    ResponderExcluir
  7. Sam, bom dia querida!! Eu também não tenho coragem de congelar meus lindos, fofos e frescos bolinhos!haha Acho que só de pronunciar a palavra "fresquinho", a boca saliva e "congelado", ela seca! ;)

    Saco do Mamanguá?! Eu todo ano viajo para lá para dar um curso (de mergulho e biologia marinha), sempre em outubro! Aproveite muito, o lugar é lindo e não ter energia elétrica será uma experiência ótima, pode acreditar! (eu sou suspeite porque moraria no meio do mato dormindo numa rede!haha, mas a beleza do lugar é ímpar!). Se quiser dicas, me peça sem problemas!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Sam...
    Você não me conhece, mas sou sua seguidora há algum tempo. E sou apaixonada por cupcakes! Amoo seu blog, e estou loucapra fazer esse da maracujá. Quando eu fizer, te aviso!
    Boa quarta!!

    ResponderExcluir
  9. Jura Sam, que a gente vai ficar sem vc por uma semana? Acho que vou ter uma crise de 'delirium tremens' durante a sua ausência....É que o seu blog é viciante, não consigo ficar sem vir aqui pelo menos 2 vezes diariamente!
    Estou brincando, flor! Sei que vc precisa descansar, relaxar e voltar revigorada e se eu pudesse, também tiraria uma semana inteirinha só prá sair dessa cidade cinzenta e barulhenta onde vivo. Nem vou ficar com uma invejinha rosa de vc, viu! ..rsrs
    E mais uma coisinha, não sou eu quem leio pensamentos mas vc é quem já sabe tudo o que a gente precisa e quer perguntar e já vem com as respostas na ponta dos dedos:). Obrigada por já estar preparando uma matéria sobre os açúcares e farinhas, tenho certeza de que vou amar! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sam, o que vc acha do Marshmallow como cobertura para Cupcakes? Tem uma receitinha boa?
    Bjos!!!
    Ju.

    ResponderExcluir
  11. Sam, o que vc acha do Marshmallow como cobertura para Cupcakes? Tem uma receitinha boa?
    Bjos!!!
    Ju.

    ResponderExcluir
  12. Okay Sam, acabei de ver que o merengue italiano que vc nos ensinou aqui, é preparado da forma como se prepara um marshmallow, né?Estou certa?Rss...
    Outra coisa, a manteiga de uso culinário que geralmente vc fala, precisa ter 80% de lipídios ou mais? O que vc realmente acha de se usar clara de ovo natural nesses merengues? Eu ainda não usei, nunca fiz uma cobertura assim, ouço falarem mal dessas coberturas. Ai, to meio perdida...
    Obrigada desde agora!!!
    Bjs, bjs!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi querida! Mesmo sabendo que é sempre melhor termos nossos cupcakes fresquinhos, é legal saber que há possibilidade de congelamento. Mas vc acha que se precisarmos fazer de véspera, perde muito da qualidade? E como eu poderia armazená-los?

    bjãooo

    ResponderExcluir
  14. Ju, o único marshmallow que eu faço é o da nhá benta! Só... e ele dá perfeitamente para cobrir os cupcakes sem problema pois é bem firme. O merengue italiano chega bem próximo mas reza a lenda que marshmallow tem que ter gelatina! Você pode usar clara natural mas é um risco que se corre. Sobre a margarina eu raramente uso e quando uso prefiro com mais de 80% de lipídeos. Bjks
    Carlinha, pra fazer de véspera o ideal é que você coloque-os para dormir em um recipiente bem fechado para que eles não percam umidade. No pau da goiaba nada como um cupcake fresquinho mas se for fazer de véspera dexe-os bem tampadinhos que eles preservam bem a umidade.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu blog, adorei e amei as dicas!

    beijos, Flavia

    ResponderExcluir
  16. Sam, teu blog é maravilhoso! Não achei outra pessoa tão simpatica e prestativa pra dar dicas sobre as coisas que tu faz. As outras pessoas parecem que qto menos falar, melhor :S

    Parabens, tu faz um ootimo trabalho!

    Uma duvida que durgiu esses dia foi a seguinte, sempre dizem pra nao colocar cupcakes na geladeira, mas queria saber pq... é que estava vendo o blog de uma menina se sp que faz cupcakes e de repente me deparei com uma foto de uma geladeira cheia de cupcakes naquelas embalagens unitarias de lembrança quadradinhas q NÃO ENTENDI! Não pode, né?

    Beijao e mto sucesso!

    http://roserockabilly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Flavia, Bjks!
    Rose, na geladeira o cupcake vai ficando muito seco por isso ele não deve ir na geladeira. O limite máximo são 3 horas depois disso já começa a ficar duro e seco! Por exemplo, se o dia está muito quente e a entrega que tenho que fazer é de buttercream deixo na geladeira por 1 hora antes de fazer a entrega só para deixar a cobertura bem durinha. Esse é o drama do uso da geladeira! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Olá, adoro o seu Blog,peguei várias dicas de cupcakes, só a minha dúvida não é sobre o congelamento, mas queria saber porque às vezes meus bolinhos se desgrudam das forminhas de papel, ficam horríveis! Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Sam, adoro teu blog, dou sempre uma espiadinha e quero saber se vc pode me tirar a seguinte duvida, como vc faz encomendas pra Natal ou até Pascoa, no que se refere a montagem? eu estou começando e estou fazendo com coelhinhos de corpo inteiro de pasta americana, pensei em fazer os coelhihos primeiro e depois os bolinhos, mas como, onde e quanto tempo eu armazeno os bichinhos? esta é a forma mais prática? só pra registrar, estou acostumada a trabalhar grandes encomendas de porcelana fria por isso sei que rapida eu sou, mas não estou conseguindo montar este quebra cabeças ;), se puder me ajudar? beijos e parabéns pelo teu carinho com as tuas seguidoras.

    ResponderExcluir
  20. Paola, eu faço assim... eu modelo toda a decoração com 1 mês de antecedência espero secar bem e guardo em latas forradas com papel toalha. O bolinho faço no dia da entrega no máximo de véspera e cubro com a pasta americana e então decoro. Assim garanto qualidade dos meus bolinhos. Bjks

    ResponderExcluir
  21. Nossa adorei a dica, tenho uma encomenda pra amanha e a cliente quer poucos cupcakes de dois sabores, ae pensei o que eu vou fazer com os outros ate o fim da semana nao tenho nenhuma encomenda de cupcake, pesquisando achei seu blog e a super dica de como congelar corretamente os cupcakes. Obrigado vc salvou minha vida ( exageros a parte) eu realmente amei! abraços

    ResponderExcluir
  22. Posso ou não posso congelar merengue

    ResponderExcluir
  23. Oi, anônimo. Tudo bem? Eu não congelaria por dois motivos vai ocupar muito espaço no freezer e acredito que haverá uma redução de qualidade. Você teria que ter um merengue muito estabilizado para aguentar um descongelamento. Melhor congelar as claras e bater quando você for usar. Bjks

    ResponderExcluir
  24. Olá Sam, bom dia! minha sobrinha e eu estamos começando a fazer cupcakes e ainda temos algumas dúvidas. Pode nos ajudar? Como podemos conserva-los por uns três dias? colocamos a cobertura logo? podemos levar a geladeira? fizemos uns que a massa leva bananas e recheio de ganache (chocolate com creme de leite) qual a melhor forma de conserva-los? e por quanto tempo? Ai Sam desculpe tanta pergunta, mas é necessário! Desde já muito obrigada e nem preciso dizer que amei o seu blog né!? Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cupcake dura 3 dias fora da geladeira já recheado e coberto(desde que a cobertura não seja perecível tipo chantilly...) e bem guardadinho em um pote bem fechadinho e em local seco e fresco. Na geladeira o cupcake fica muito seco no máximo ele pode ficar umas 3 horas na geladeira. O cupcake que você fez pode ficar fora da geladeira por até 3 dias.

      Excluir

Comentários fofinhos!!!