quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cupcake de doce de leite

Semana passada eu recebo um telefonema de uma cliente com uma encomenda bem específica: – “Eu quero cupcake de doce de leite. Tudo de doce de leite!!! Meu marido só gosta de doce de leite!  E eu cansei de procurar coisa de doce de leite pra ele. Então vê aí o que você pode fazer por mim.”  Ah, esses maridos mimados!!! E essa mania de gostar de um doce só! Ai, ai! Eu fucei meu livros e substituí uma coisa aqui e outra alí e fiz um cupcake super doce de leite, da massa a cobertura. E foi intrigante! Porque eu sempre resisti bravamente a utilizar emulsificante em qualquer cobertura que eu faço! Mas acho que estou implicando muito pois ficou bom!
Cupcake de doce de leite
Rendimento 14 cupcakes forminha n° 0
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa rasa de fermento
-  5 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 2 ovos
- 1 xícara de doce de leite
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira.
2) Na tigela da batedeira misture a farinha, o açúcar e o fermento. Com auxílio de um fouet bata, à mão ,vigorosamente, os secos por 2 minutos.
3) Acrescente a manteiga, e agora na batedeira, bata em velocidade baixa o suficiente para deixar a mistura úmida.
4) Junte o doce de leite e o extrato de baunilha e bata em velocidade média por 2 minutos. Dê uma boa rapada no fundo e nas lateirais. Se necessário bata só um trisquinho para misturar novamente.
5) Junte os ovos 1 a um batendo por 30 segundos a cada adição.
6) Preencha 2/3 de cada forminha e leve para assar, na grade posicionada no meio do forno. Asse até que o bolinho esteja firme ao toque ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo. Deixe esfriar por 5 minutos na própria forminha e depois transfira-os para uma grade de resfriamento.


Recheio
O recheio foi bem fácil. Eu misturei 295g de doce de leite cremoso com 1 dose de baileys para quebrar um pouco o doce de leite. E pronto.


Cobertura de doce de leite
Rendimento 4 xícaras
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado cozido por 30 minutos (depois da panela de pressão ter começado a fazer tchi-tchi)
- 200g de manteiga sem sal
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de pó de merengue
- 1 colher de café bem rasinha de emulsificante
*** Tudo em temperatura ambiente!
Modo de preparo
1) Bata a manteiga até ficar cremosinha.
2) Junte o doce de leite e bata bem. (eu esperei que aqui desse o ponto mas não deu…).
3) Acrescente o pó de merengue, o extrato de baunilha e o emulsificante. Bata até dar o ponto (coisa de 3 minutinhos).


Parecer das coisas
O bolo é fantástico, o recheio é divino mas a cobertura…
Pontos positivos: è facílima de trabalhar, faz voltinhas lindas, resistiu bem ao tempo, não tem gosto de manteiga e o dsabor do doce de leite não ficou enjoado, ficou delicado mas presente.
Ponto negativo: Eu ainda acho que o emulsificante tende a deixar as coisas com cara de glacê hidrogenado. O  retrogosto (o gostinho que fica na boca depois que comemos) não é tão bacana quando tem emulsificante na jogada.
Resultado final: o marido do doce de leite amou! Disse que estava ótimo e que todo ano se for para comprar bolo tem que ser o meu! Obaaaaaaaaaaaaaaa!!! Mais um marido convertido e uma esposa satisfeita!
E o cheirinho de doce de leite pela casa?!?! Ahhhhhhhh… muito bom! Bjks

58 comentários:

  1. Nada como ser ousada e criativa! Parabéns, parece ótemo e ficou lindo!
    Eu quando comecei a ler pensei: "Será que a cobertura também é de doce de leite?" Para o meu gosto, deixaria sem a cobertura, muuiito doce de leite, não bom e engorda horrores!haha Mas gosto não se discute, para quem em fã de doce de leite, como o marido em questão, deve ter sido maravilhoso desgustar esta fofura!
    Ontem fiz cups de limão siciliano com buttercream para também agradar o marido (depois a gente reclama, né?rs), mas eu também não gosto, acho super pesada e acho que não combina com o nosso clima. Mas incrível como a grande maioria adora! Prefiro ganache ou merengue, chantilly também pulo fora!:)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Ixi, deixa eu me corrigir aqui: "ótimo" (a gente tem mania de brincar com as amigas, óteeeemo, e depois escreve tudo errado!rs), "é" ao invés de "em" e degustar!
    Pronto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esta com uma cara muito boa este cup cake.
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam!!!!
    Nossa, a cara dele tá linda!!! Preciso testar essa receita!!!!

    Eu sonho com uma cobertura que dê pra fazer voltinhas lindas de viver... aaaaah e essa ficou com uma aparência linda linda linda!

    Tava aqui pensando, pq receitas diferentes tem ordens diferentes? Já vi uma professora de culinária daqui (que teve a coragem de passar as receitas erradas pra gente no curso o_O) dizendo que sempre batemos a manteiga com o açucar e que o fermento vai sempre no final... E que é bom colocar sempre uma pitada de bicarbonato de sódio para o bolo ficar mais molhadinho... Será que essas dicas procedem? Pq já vi receitinhas tipo essa sua, que tem uma ordem diferente da que ela "disse que tinha que ser".... o_O

    Como confio mais na Sam do que naquela professora cara de pau, achei melhor pentelhar e perguntar xDDDD O que vc achaaa???

    beijinhos!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ana, esse tipo de procedimento eu aprendi no livro The Cake Bible. É um procedimento usado apenas para bolos amnteigados. Como a maioria das receitas de cups tem esse perfil tenho feito assim e tem dado super certo! E o melhor a mistura não fica muito fluída fica com uma textura de mousse o que facilita muito na hora de colocar nas forminhas! E essa cobertura para quem quer usar bicos é espetacular!!!Bjks
    Oi, Fabíola! Vou lá te visitar, já, já!
    Má, nós e os nossos maridos mimados! A gente até reclama mas adora, né?! Eu também pulo fora de chantilly só uso se não tiver alternativa. Bjks

    ResponderExcluir
  6. Sam,
    Já disse que quando crescer quero ser igual a você??? Amei a receita, vou testar a cobertura!!!
    bj, Anelise

    ResponderExcluir
  7. Oi, Boa tarde!!!
    ultimamente tenho passado por aqui para aprender e ver novidades, mas tenho uma pergunta que nem é deste post, é do que vc deu a dica de como embalar cupcakes com filó ,gostaria de saber qual foi a cobertura que vc usou?
    Obrigada e sucesso!!!! Vc está de parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Carla. Para embalar com filó as coberturas dos cups devem ser durinhas como fondant, pasta americana, ou banhados de chocolate. Bjks

    ResponderExcluir
  9. nao leva leite nenhum na massa?? beijo

    ResponderExcluir
  10. Uia, Sam!!! Esses maridos exigentes de um gosto só pensam que as mulheres não vão dar jeito de conseguir o que eles pedem...rsrs..Quem acertou em cheio foi a esposa que encomendou com vc, não tinha que dar errado em nada.
    Sam, estou começando a achar que vc é a Samantha, a Feiticeira (pois é, tirei da arca da velha), consegue fazer o quase impossível. Só de imaginar esse recheio com um pouco de Baileys já senti até o gostinho! Deve ter ficado divino mesmo!
    Ah, gostei da explicação sobre o seu procedimento ao fazer a massa. Se dá certo, é o que importa. Confio em vc! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Gente do Céu! Acabei de descobrir que os maridos são quase todos iguais, pois, acreditem que meu marido é louco por doce de leite tbm!!! E eu nem pensei em um dia (antes de hoje) fazer um cupcake tooodo de doce de leite.
    Querida Sam, parabéns mais uma vez, vc enche nossos olhos e os nossos corações de alegria! Bjo. Giancarla/Manaus

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Sam!!! Obrigada pela atenção em responder a minha pergunta. è que estou querendo fazer alguns para presentear meus pacientes no dia das crianças. Vou seguir suas dicas.
    Mais uma vez Obrigada!!!!!! Sucesso cada vez mais!!!! Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Sam, mais uma vez, adorei a receita. Acho que tbém vou agradar o maridão, rs...ele adora doce de leite!!! Só uma dúvida, pq deve-se bater os secos à mão? Terá alguma diferença se bater com a batedeira?

    Bjos, Lu.

    ResponderExcluir
  14. Sam, interessante que essa semana eu testei também uma cobertura mas com leite condensado, não ficou durinha como queria ai eu pensei em você tinha certeza que você já mudaria a receita completamente, e de repente você nos apresenta esse cupcake de doce de leite ai pensei essa mulher sabe como inventar e abrilhantar uma receita... Demais amei parabéns é pouco pra essa perfeição!!! Beijus até mais

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, não leva leite não. Só mesmo o doce de leite.
    Luciana, eu aconselho a bater os secos a mão porque na batedeira vai pózinho pra tudo quanto é lado.
    Laiane, eu fiquei observando para ver se dita cuja iria endurecer só com o doce de leite e a manteiga. E nada então eu parti para as invencionices. Bjks
    Lu, cê sabe que meu nome é Samantha por causa da feiticeira?! Hahahaha... minha mãe adorava assistir o seriado! Eu amo Baileys acho uma delícia! Já imaginou que foi mais pra minha tacinha do que para o recheio, né? Bjks E o PC? Já saiu da UTI?
    Giancarla, a cada post que comento as manias do meu marido mas vejo que todos são iguais! Bjks
    Carla, por nada! Você pode usar saquinhos de celofa e caixinha. Tem até o molde de uma aqui no blog! Bjks

    ResponderExcluir
  16. Ai, Sam! Meu PC me deixou na mão, morreu, escafedeu-se...rsrs...Continuo teclando do PC alheio! Mas como não sei mais viver sem internet, ainda esta semana vou ter um novinho, novinho \o/...
    Não dá prá ficar sem vir aqui, saber das novidades e das delícias que vc anda fazendo na cozinha e fora dela (aliás, com mais tempo, voltarei prá comentar sobre seu post anterior, suas compras na cidade grande...rs). Olha, acho muito lindo o seu nome, combina com a feiticeira da TV. Eu acho que nessa sua foto, vc esconde um narizinho mágico...rsrs...Beijos, linda!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sam, amo o seu blog e amo cada vez mais cup cakes... Por acaso eu posso substituir o extrato de baunilha por essência? Eu não encontrei os favos ainda...
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Achei seu cantinho por acaso, mas adorei demais o conteúdo dele.
    Vc tem um jeito de escrever, simplesmente maravilhoso, cheia de carinho, compartilhando dicas preciosas.
    Estou me inspirando em varios posts seu, para a festinha da minha filha.
    O suporte de cupcakes é um deles.

    Obrigada!

    E que todo o seu trabalho seja reconhecido....

    Abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  20. Oi Sam!!!!
    Fantástico o cupcake de doce de leite! Parabéns!!!
    O que será que estou fazendo de errado em aguns cupcakes que depois que eles saem do forno, começam a soltar das laterais da forminha? não são todos mas numa fornada de 24 cups pelo menos quatro soltam das laterais...que raiva!!! será que precisa encher mais a forminha? socorro Sam! beijos!

    Parabéns pela receita de brigadeiros, testei e ficou divina meus filhos "se acabaram de comer".
    karina.

    ResponderExcluir
  21. Lu, um pc novo é sempre bom! Eu adoro! E ficar sem internet é enlouquecedor! Bjks
    Eliane, pode substituir pela mesma quantidade sem problemas! Bjks
    Elen, obrigada pelo carinho! Bjks
    Karina, você está colocando na grade de resfriamento? Esse lance das forminhas não estarem muito cheias também é legal observar. Na realidade esse é o grande mistério dos cupcakes "Por que eles soltam da forminha?". Tem muitas teorias mas no pau da goiaba ninguém sabe exatamente o que é. Farei um post sobre isso! Boa idéia! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Olá Sam!!!
    Adoro seu blog, realmente é uma FOFURA total!
    Fico enlouquecida com as receitas, gostaria de testar todas, mas aqui em casa somos 2 e fazer cupcakes só para duas pessoas não dá, a pessoa vira uma bola!
    Por isso, queria te perguntar se posso fazer metade das receitas? Pq assim posso fazer e experimentar todas, sem o desperdício de ingredientes tb!
    Essas dicas acho que são importantes para quem está começando, assim como eu, pois, se desejarmos no futuro comercializar, precisamos saber tb, como economizar né?
    Fico sempre na dúvida se apago o forno enquanto preparo a segunda receita, como aconteceu na Páscoa. Fiz a primeira, ela assou e só depois comecei a fazer a segunda receita, isso tudo com o forno ligado...
    É isso tudo Sam! rsrs
    Desculpe tantas dúvidas...tantas perguntas infantis...mas prefiro isso do que minha sogra mangando de mim de novo!
    Obrigada antecipadamente viu?!
    Bjnhos fofíssimos!
    Jack
    Vc sabe se dá certo fazer assim, metade?
    Se a resposta for sim, será que posso utilizar essa dica para qualquer receita que eu tenho?
    Sempre quis saber se isso dava certo, mas NUNCA encontrei alguém que soubesse disso.
    Pq até desanimo em fazer sobremesas, pq sobra tanto....e detesto jogar comida fora!
    E o contrário, no caso de uma festa e a receita for pequena, posso aumentá-la?
    Existe alguma regra para aumentar ou diminuir receitas?!
    Uma vez, na páscoa passada, fomos almoçar na casa dos meus sogros, éramos 28 pessoas. Eu queria fazer um bolo, tinha a receita e tudo, mas sabia que era pequeno e disse que iria dobrar a receita. NOOOOSSA...minha sogra quase enlouqueceu! ahahahahahah Disse que não dá certo dobrar receita...q isso é coisa de preguiçoso, q eu deveria fazer uma e depois fazer a outra.
    Isso pq ela disse que não poderia colocar na forma a primeira massa e esperar pela segunda para assarem juntas. Me fez fazer uma, assar, fazer a outra e assar de novo.
    Coisas de sogra ou ela estava certa mesmo?!
    SEMPRE quis tirar essas dúvidas e agora, tenho certeza, terei as respostas certas.
    Pq fico imaginando no Natal....quero fazer cupcakes. Precisarei fazer uma massa, assar e depois fazer tudo de novo?
    Ou pelo menos posso fazer a massa, colocar nas forminhas e fazer a outra massa para que assem, pelo menos, juntas. Pq haja gás hein?! ahahah
    E outra dúvida básica: quanto tempo antes de fazer os cups vc liga o forno para pré aquecê-lo?
    Quando faz uma receita e coloca para assar (vamos imaginar que ja esteja assando duas formas e não tenha mais espaço no forno), mas vc precis a de mais quantidade. Vc prepara a outra receita enquanto a outra esta assando ou só depois que ela assa é que vc começa a fazer a segunda receita?

    ResponderExcluir
  23. Nossa, minha mensagem saiu toda embaralhada....
    Nem eu entendi...escrevi de um jeito e saiu de outro...O final saiu na parte de cima e o início na de baixo, sai metade no meio...CRUZESSSS!!! Entendi nada!
    Vou postar de novo...espero que nao aconteça esse erro de novo.
    Assim, por favor, apague essas postagens (errada e esta ok?!)
    Bjnhus, Jack

    ResponderExcluir
  24. Agora sim, segue o comentário correto Sam!

    Olá Sam!!!
    Adoro seu blog, realmente é uma FOFURA total!
    Fico enlouquecida com as receitas, gostaria de testar todas, mas aqui em casa somos 2 e fazer cupcakes só para duas pessoas não dá, a pessoa vira uma bola!
    Por isso, queria te perguntar se posso fazer metade das receitas? Pq assim posso fazer e experimentar todas, sem o desperdício de ingredientes tb!
    Vc sabe se dá certo fazer assim, metade?
    Se a resposta for sim, será que posso utilizar essa dica para qualquer receita que eu tenho?
    Sempre quis saber se isso dava certo, mas NUNCA encontrei alguém que soubesse disso.
    Pq até desanimo em fazer sobremesas, pq sobra tanto....e detesto jogar comida fora!
    E o contrário, no caso de uma festa e a receita for pequena, posso aumentá-la?
    Existe alguma regra para aumentar ou diminuir receitas?!
    Uma vez, na páscoa passada, fomos almoçar na casa dos meus sogros, éramos 28 pessoas. Eu queria fazer um bolo, tinha a receita e tudo, mas sabia que era pequeno e disse que iria dobrar a receita. NOOOOSSA...minha sogra quase enlouqueceu! ahahahahahah Disse que não dá certo dobrar receita...q isso é coisa de preguiçoso, q eu deveria fazer uma e depois fazer a outra.
    Isso pq ela disse que não poderia colocar na forma a primeira massa e esperar pela segunda para assarem juntas. Me fez fazer uma, assar, fazer a outra e assar de novo.
    Coisas de sogra ou ela estava certa mesmo?!
    SEMPRE quis tirar essas dúvidas e agora, tenho certeza, terei as respostas certas.
    Pq fico imaginando no Natal....quero fazer cupcakes. Precisarei fazer uma massa, assar e depois fazer tudo de novo?
    Ou pelo menos posso fazer a massa, colocar nas forminhas e fazer a outra massa para que assem, pelo menos, juntas. Pq haja gás hein?! ahahah
    E outra dúvida básica: quanto tempo antes de fazer os cups vc liga o forno para pré aquecê-lo?
    Quando você faz uma receita e coloca para assar (vamos imaginar que ja esteja assando duas formas e não tenha mais espaço no forno) e vc precise de mais cupcakes. Vc prepara a outra receita enquanto a outra esta assando ou só depois que ela assa é que vc começa a fazer a segunda receita?
    Fico sempre na dúvida se apago o forno enquanto preparo a segunda receita, como aconteceu na Páscoa. Fiz a primeira, ela assou e só depois comecei a fazer a segunda receita, isso tudo com o forno ligado...
    Desculpe tantas dúvidas...tantas perguntas infantis...mas prefiro isso do que minha sogra mangando de mim de novo!
    Essas dicas acho que são importantes para quem está começando, assim como eu, pois, se desejarmos no futuro comercializar, precisamos saber tb, como economizar né?
    É isso tudo Sam! rsrs
    Obrigada antecipadamente viu?!
    Bjnhos fofíssimos!
    Jack

    ResponderExcluir
  25. Jack, me manda um e-mail que eu te passo uma matemática básica para calcular direitinho a divisão dos ingredientes! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Estou simplesmente encantadaaaaaa com o seu blog!
    Eu e a cozinha nos estranhamos bastante... mas tô tendo q me render a ela, devido ao apelo dos filhos e do marido... XD
    Obrigada pelas dicas valiosas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Sam!
    Adorei o comentário que deixaste lá no meu blog, e me senti lisonjeada por receber uma visita sua!
    Ah, será que podes me ajudar? Meu aniversário está chegando e estou louca para fazer essa receita, mas não faço ideia do que seja pó de merengue! Você poderia esclarecer?
    Beijos e um ótimo ano para você!
    Aline

    ResponderExcluir
  28. Aline, Pó de merengue é clara desidratada, aromatizantes e cremor tartaro. Você pode substituir por 2 claras em neve. Mas sempre atenta ao perigo da salmonela! Bjks e feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  29. Oi Sam,
    Amei a receita ! Gostaria de saber se você colocou corante na cobertura. Obrigada
    Carol

    ResponderExcluir
  30. Carol, não coloquei corante não. Ele fica naturalmente nessa cor. Bjks

    ResponderExcluir
  31. Oi Sam,
    Hoje testei esta receita e ficou tudo p-e-r-f-e-i-t-o!!!
    Obrigada,
    Mara

    ResponderExcluir
  32. Olá, parece uma delícia, por isso, estou testando agora, mas ficou muito dura a massa, então coloquei 1/2 xicara de leite, moro em Curitiba e hoje está muito frio, acho que por isso a massa ficou tão dura, :(
    Espero não ter estragado a massa. depois te conto como ficou. Obrigada pela receita. bjs

    ResponderExcluir
  33. Nossa Sam como vc é querida, parabéns viu... seu blogg realment é uma fofura e vc deve ser uma pessoa encantadora e de um coração lindo... Para ter esse carinho e essa vontade de nos passar essas informações e essas receitas maravilhosas.... To encantanda e viciada no seu blogg. Um beijo Pri

    ResponderExcluir
  34. oie querida,amei seu blog!!!quero muitooo aprender fazer cupcakes,os q faCo sao muito artificiais,rsrsrss,que dicas vc pode me passar do que posso comprar aqui nos eua p comeCar a faze-los?eu acho os cupcakes daqui muito sem graCa,tem beleza mas nao gostusura!!obrigada,suee

    ResponderExcluir
  35. Sam, fiz a receita do cupcake de doce de leite aqui... mas tive um problema: os cups ficaram meio solados e a casquinha de cima ficou meio trinncada. Aliás, isso nao acontece apenas com o cup de doce de leite, com outras receitas tb. Vc saberia me ajudar a identificar onde estou errando? Um beijo, Isabella.

    ResponderExcluir
  36. Isabella, como é o seu forno? Em que grade vc coloca? Bjks

    ResponderExcluir
  37. Oi Sam, meu forno é o duplo da Eletrolux. Coloco no forno de baixo, na grade mais alta. Será que na grade mais perto do fogo ficaria melhor? Um beijo e obrigada por responder :) Isabella

    ResponderExcluir
  38. Isabella, igual ao meu forno então. Vc já leu o poste "O temível forno"? Lá dá para esclarecer bastante sobre as manhas do forno. Tente assar na mais baixa mas sempre a 180°C. Bjks

    ResponderExcluir
  39. Oi Sam! Me tira uma dúvida? É possível rechear com bico de confeiteiro com qualquer doce de leite ou tem que ser esse cremoso? Bjs e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  40. Oi, para rechear pode ser qualquer um mas é melhor que seja o mais cremoso para não perder o ponto. Bjks

    ResponderExcluir
  41. Sam, meus cumprimentos!!! Perguntinha: se quiser substituir o doce de leite no bolo e na cobertura (aqui em casa não gostamos muito), que você sugere pra não prejudicar a receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ihhhhhh, agora você me pegou! Pensei em alternativas com a composição e textura similar a opção talvez seria o leite condensado firme que a nestle laçou no mercado ano passado mas ele é bem doce! Bjks

      Excluir
    2. Obrigada, querida, pela atenção!!!

      Excluir
  42. Olá.. to passada com tanta informação!! Parabéns pela generosidade !
    Queria fazer uma pergunta, posso congelar a massa do cupcake??
    Tenho tantas dúvidas mas aos poucos vou descobrindo como acertar..
    bjos juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana. Tem um post aqui sobre congelamento aqui vai o link http://quefofurice.blogspot.com.br/2010/08/como-congelar-um-cupcake.html
      Bjks

      Excluir
  43. Não acreditooooooooooooooooo, tem séculos que procuro uma receita de cobertura de doce de leite e agora achei, vou até linkar teu blog lá no meu... para não perder mais nenhuma receitinha. Já testou sem o emulsificante para ver como fica? Trocar por um pouco de gelatina incolor? Será que funciona?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geíza, eu já tentei de um tudo. Mas tenho usado só o doce de leite puro bem firme já aboli o restante. Bjks

      Excluir
  44. Olá!!! Sam, desculpa a ignorância, mas extrato de baunilha não é a mesma coisa q a essência, né???? Aqui onde moro não encontro como extrato!!!!
    Posso substituir o pó de merengue por outra coisa???
    bjo
    juli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juli, tudo bem? Quanto ao extrato não se preocupe pois ensino a fazer aqui http://quefofurice.blogspot.com.br/2010/05/extrato-de-baunilha-um-extrato-para.html e quanto ao pó de merengue infelizmente não tem como substituir. Bjks

      Excluir
  45. Sam, queria saber se posso substituir o açúcar mascavo por refinado ou até mesmo baunilhado? E o baileys, dá pra substituir pelo que? Obrigada, vc é fantástica!!! Bjssss
    Eliene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode substituir sim mas o intuito do uso aqui é dar aquele sabor caramelado. O baileys pode ser substituído por amarula, licor de cacau... Bjks

      Excluir
  46. Priscila Passos16/7/12 5:10 PM

    Olá Sam, eu tentei fazer sua cobertura, por 2 vezes e tem algo q nao está saindo certo e não sei oque é.
    Usei o pó de merengue, usei o emulsificante, tudo direitinho como vc específicou, vendo na betedeira parece q vai rolar, mas qd ponho no bico de confeiteiro a textura não é suficiente pra fazer as voltinhas, ela esparrama.Aí como já tinha dado caca...voltei pra batedeira e tentei acrescentar mais pó de merengeue...não rolou....aí acrescentei mais emulsificante...continuou nao rolando...Começei tudo de novo e deu errado outra vez...tentei deixar bater mais pra ver se chegava no ponto...e não rolou tbm....por fim...desisti, mas eu até que gostei do sabor e queria conseguir fazer.Voce tem alguma dica pa eu tentar de novo? Ah... tudo estava em temperatura ambiente e usei manteiga aviação .Bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô pensando aqui... está difícil! O doce de leite estava firme? Bjks

      Excluir
    2. Priscila Passos16/7/12 6:55 PM

      Mistéeeerio..rsrsrsrs olha meu doce de leite eu deixei 50 min na panela de pressão, estava mega firme beeem marronzinho...Olha eu não sei nao mas toda cobertura que eu tento com manteiga não fica no ponto de bico de confeiteiro, acho q até daria pra cobrir um bolo mas fazer enfeites com bico, nem pensar!!!

      Excluir
    3. E a temperatura da sua cozinha?

      Excluir
    4. Priscila Passos16/7/12 11:46 PM

      Eu fiz essas tentativas na sexta passada, ou seja, friooo e minha cozinha por natureza é bem fria...Olha juro q vou tentar de novo e tirar uma fotinho pra ter a prova do crime...rsrsrs...de qualquer forma obrigada, eu imaginei que teria alguma dica a mais, mas se fiz tudo certo e deu errado por duas vezes...só Deus pra descobrir né, pq vc é doceira de mão cheia, mas bola de cristal ainda não tem né?! rsrsrs pra adivinhar o porque deu errado a cobertura de uma leitora maluca do seu blog...rsrsr Bjos e obrigada

      Excluir
    5. Priscilla, eu já tô querendo repetir essa receita para ver se eu consigo ver aonde pode estar o erro! Vou fazer e volto aqui para conversarmos! Adoro um mistério! Hahahahahahaha.... Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!