quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fudge de chocolate

Semana passada essa secura doida me pegou de jeito! Minha pressão baixou e eu fiquei "zumbizando" a semana  inteirinha! Ninguém merece!!! Fiquei malzinha, malzinha.... Mudando de assunto desde que eu descobri o maravilhoso universo dos fudges eu ando encantada com a versatilidade e a gostosura desse docinho. É fácil de fazer, fácil de cortar, modelar... ou o que for e pode ser banhado em chocolate, polvilhado com cacau ou sem nadinha. Pode virar pirulito e figurar em diversas festinhas. Pode vir purinho ou com castanhas, pode ser saborizado com licores... uma infinidade de possibilidades! Amei!

Fudge de chocolate
Adaptado daqui 
Rendimento: 25 quadradinhos de 4x4cm
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 3 xícaras de chocolate amargo picadinho ou 400g de chocolate
- 3/4 de xícara de nozes picadas (ou a noz que você tiver a fim)
- 1colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
Manteiga para untar

Modo de preparo
1) Unte uma forma quadrada de 20x20cm e forre com papel manteiga (forre de forma que sobre papel manteiga nas laterais formando uma alça para ajudar a retirar da forma).
2) Em um refratário junte o leite condensado, o chocolate, a baunilha e o sal. Leve ao microondas em potência máxima por 30 segundos. Mexa bem e leve ao microondas por mais 30 segundos. Repita essa operação 5 vezes. Junte as nozes, misture bem e despeje na forma untada. Tente distribuir uniformemente. Cubra com as "alças" de papel manteiga e leve a geladeira por 2 horas.
3) Desenforme e corte em quadradinhos de 4x4cm, passe no cacau, banhe em chocolate... ou no que a sua imaginação permitir.
Detalhe: Pode ser congelado por até 3 meses. Pode ser re-derretido e remodelado. Ôoooo receita boa!

Metade da maldade

P.s. Eu estou super "pomposa" com a obra de arte do meu concunhado (palavra feia, né) que produziu o filme "Dia de preto" o link vai direto para o teaser no youtube e leiam também o blog que está super caprichadinho. Amigas fofinhas, vamos prestigiar o cinema de guerrilha nacional!
P.s. II - Esse final de semana vou fazer um vídeo sobre o transfer bem completinho pois estou vendo que muita gente tem dúvidas sobre ele. Outra info! Comprei os transfers na Central do Sabor, na Barra Doce também tem e eles enviam pelo correio. Bjks

49 comentários:

  1. Sam, ficaram lindos!
    Eu tb adoro fudge, mas nunca fiz banhado e com transfer. E tb não sabia que podia congelar ou remodelar. Que prático! Passou a ser mais gostoso ainda... rs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sam,amei esse fudge.Muito lindo e gostoso,
    como vc fez as florzinhas??
    Xau.

    ResponderExcluir
  3. Sam, que tipo de curso devo procurar para aprender a usar os transfers?

    ResponderExcluir
  4. Que deliciaaaaaaaaaaaa!!!! Minha querida Fofura envie um email para você sobre forminhas.Por favor dá uma olhadinha na sua caixa de mensagens pois a sua amiga fofa aqui esta em Portugal e precisa descobrir o tamanho das "ditas cujas " kkkkkObrigada e adoro seu blog

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam! Como vc mesma diz, "Ôoooo receita boa!!". Uma receita dessas que rende 25 quadradinhos, não sobra nada aqui em casa! Vou tentar fazer a sua receita e provar mas já sei que é uma delícia.
    Espero que vc esteja melhorzinha, viu!
    Aproveitei prá clicar no link que vc postou e vou te dizer uma coisa: a história do primeiro negro alforriado aguçou minha curiosidade, fiquei boquiaberta com a beleza das imagens, da fotografia, tudo muito lindo! A equipe está de parabéns. Depois vou ler o blog direitinho prá me informar melhor. Beijos e obrigada pela dica do filme.

    ResponderExcluir
  6. Oi Sam, ficaram lindos seus fudges, sempre quis fazer esta delicia vamos ver se agora tomo coragem, como faço para o transfer ficar tao perfeito assim, logo após o banho já devo aplicá-lo ?
    obrigada beijo!

    ResponderExcluir
  7. OHHHHHHHHHHHHHH Meu Deus, detalhe o Deus é meu mesmo não vou compartilhar com ninguém. E eu tentando permanecer de regime, mas com esta metade da maldade e uma receita maravilhosa como esta, como resitir???
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam :-) Tava esperando mesmo um novo post pq eu li tudo seu essa última semana! Seu blog é 10, obrigada por compartilhar! Minha mãe fazia bolos pra fora quando eu era criança, e agora que eu to querendo reformar minha casa e estou preparando minha festa de casamento, resolvi ganhar um dimdim vendendo gostosuras. Vc me ajudou a gerar idéias, valeu mesmo! Quanto ao fudge, eu amo! Tb nao sabia que ficava legal cobrir com chocolate... não fica muito doce? Eu comi a primeira vez com nozes,que ajudam a tirar um pouco o doce. Eu sou de Niterói, e vi que vc já passou por essas bandas rs Se um dia visitar programa um evento por aqui, o povo vai amar!

    ResponderExcluir
  9. Hum!!!também adoooooro fudges!!!Gosto muito de uma receita com balas Halls preta trituradas!!!Aproveito e congelo uma parte assim não devoro de uma vez...

    ResponderExcluir
  10. Que bom ter notícias,Sam:sentimos demais sua falta!!!!Tomara que o projeto do "Programa da Sam" decole:você é cheia de talento,tem um tremendo bom gosto,seu texto é ótimo,inteligente,inspirador e cheio de humor!!!!!Sucesso na certa! Mil beijos!!!!!PS:Dia desses fiz fudges com pedacinhos de cereja e ficaram....super!!!!

    ResponderExcluir
  11. Força aí Sammiguinha, voce tem um milhão de amigos torcendo por voce. Nossa, muito bom esse fudge, uma amiga americana fez uma vez, mas era tão complicado que eu deixei pra lá, mas ei-lo que surge tão facinho diante de meus olhos. Ela vai ficar louca quando souber que é tão fácil, kkkkk!Só tenho duvida de como aplicar o transfer.
    Puxa Sam, orgulhe-se mesmo, o Dia de Preto é muito bom, fiquei querendo mais...o cara é bom mesmo!!! Bjks linda.

    ResponderExcluir
  12. Ola...
    Ai, q vontade de comer um quadradinho desses...
    Uma duvida...onde vc compra esses transfers para chocolate? Aqui no interiorrrrrr onde moro, nao tem!...buaaaa

    ResponderExcluir
  13. Karine, no curso da Simone do Chocolatria ela ensina a usar. Mas não se preocupe pois não tem mistério! Esse final de semana vou fazer um vídeo ensinando. Bjks

    ResponderExcluir
  14. Aqui está algo que nunca fiz. Parece tão fácil que fiquei tentada a experimentar. Leva leite condensado...então é delicia certa para o "maridão". :)
    As melhoras!!!

    ResponderExcluir
  15. Sam, tanto os Fudges quanto brigadeiros eu posso congelá-los já modelados? Obrigada!
    Nathalia

    ResponderExcluir
  16. Oi, anônimo. Tudo bem? Eu não gosto de congelar brigadeiros já boleados. Quando eu congelo congelo a massa inteira bem vedada, descongelo e depois boleio. O fudge vai pelo mesmo caminho! Bjks

    ResponderExcluir
  17. Fofinha querida! (Sempre me refiro a vc para o marido como "A Sam do blog fofo rs) dia 24 to indo pra Sampa fazer o curso do chocolate da Simone! Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee! Depois te conto! =P
    E novembro tá de pé viu? Quero te conhecer! =D
    Bju bju bju

    ResponderExcluir
  18. Ficaram divinos, Sam!

    Adoro fudge e a sua receita parece tão descomplicada que vou experimentar, aproveitando sua dica de colocar uma "bebidinha" pra dar um toque diferente...

    Beijão

    ResponderExcluir
  19. Oi Sam! Vi que essa sua receita é diferente da que a Simone ensina no curso, você achou essa mais saborosa??? Qual a diferença???
    Beijos fofos para vc!

    ResponderExcluir
  20. Hummmmm é uma maldade mesmo, deu água na boca, vou copiar a receita para fazer... Muito lindo seu trabalho, cada doce mais fofo que o outro.

    ResponderExcluir
  21. Ah que lindinho que fica com o transfer!
    Amei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. sensacional o seu fudge!!!

    me deu uma mega vontade de comer um pedaço!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Sam,
    Sempre surpreendendo hein!Parece fácil e deliciosa essa receita.Estou com algumas dúvidas:
    1-posso fazer na forma redonda de 20cm?Qual a altura da forma?
    2-quando vc fala pra banhar em cacau,chocolate...é OU no cacau OU no chocolate é um ou outro ou nos dois?
    3-como se faz esta calda de chocolate para banhar o fudge?
    4-posso deixar 2minutos direto no microondas pra derreter logo?
    bjocas
    Sheila

    ResponderExcluir
  24. Receita perfeita, vai ser a próxima a ser feita!
    Aliás tenho vontade de fazer TODAS as receitas do seu blog, alguma coisa assim tipo "Julie e Julia". Com bebezinha em casa fica dificil, mas quem sabe daqui a um tempo...

    ResponderExcluir
  25. Olá Sam, eu e meu marido acompanhamos sempre o seu blog, quando vimos essa receita ele enlouqueceu, fiz na mesma hora e claro que acabou depois que tirei da geladeira. Hoje fiz de novo só que coloque damasco e castanha do Pará, também ficou muito bom, fiquei imaginando no natal com outras frutas.... deve ficar maravilhoso. Obrigada por nos presentear sempre com receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  26. Sam, sou uma admiradora do seu trabalho já ha um tempo. Ainda não criei coragem de tentar reproduzir sua 'arte'. Me faz um bem danado só de olhar essas belezuras feitas com tanto carinho e o melhor de tudo, compartilhada com tanta gente. Gostaria de dizer que seu trabalho é um escândalo de tão maravilhoso. E que seu talento é nitidamente genético porque a gente olha e tem aquela sensação de bolinho feitos pela vovó do interior. Obrigada por compartilhar conosco! Bjos

    ResponderExcluir
  27. Sam, sou uma admiradora do seu trabalho já há um tempo. Ainda não criei coragem de tentar fazer a sua 'arte'. Mas me sinto bem só de olhar essas belezuras feitas com tanto carinho. Você tem um talento que é um escândalo de tão maravilhoso e o melhor de tudo é poder ver que é compartilhado com tanta gente. Obrigada por compartilhar e principalmente por nos proporcionar a maravilha de ver seus trabalhos! :)

    ResponderExcluir
  28. Estou boquiaberta (e babando...). É a primeira vez que venho aqui e me apaixonei, nem vou fazer os cupcakes, principalmente o de churros, que eu amo de paixão (até parece, né). Bom, parabéns pelo blog, e volta e meia virei aqui. bjs

    ResponderExcluir
  29. Oiee Sam!!
    Simplesmente ameii o seu blog!! Ele é muito perfeito!! Encontrei muitas coisas aqui que eu pesquisava e não encontrava, e é tudo tão fofo!! Parabéns pelo blog!!
    Agora posso abusar um pouquinho?? Posso te fazer umas perguntas?? É sobre a ganache de chocolate branco, como eu faço pra colorir ela? Com o corante vermelho eu consigo deixar ela rosa? E dá certo com o chocolate da nestlé?
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Amei,
    adorei teu comentário qdo vc explica que cozinha com amor e divide sem problemas!! me conquistou!! virei seguidora! beijos e foi muito neste sábado a noite conhecer esse espaço feito com tanto amor!!

    ResponderExcluir
  31. Sam, Acabei de fazer o fudge e vamos ver o que vai dar. Experimentei a rapa e achei muito amargo. Quantos gramas seriam de chocolate?? Bj!!!

    ResponderExcluir
  32. Michelle, tudo bem? Já acrescentei a medida em gramas na receita são 400g de chocolate. Se você achou amargo use chocolate blend da próxima vez. Eu amo chocolate amargo! Sou suspeita... hahahaha... bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi, Mãe da Luisa. Tudo bem? O ideal é usar corante rosa mesmo especial para chocolate. E pode usar chocolate nestle que dá certinho! Bjks

    ResponderExcluir
  34. Sheila, minha forma tem 10cm de altura. Voc~e pode fazer na forma redonda sim mas se for cortar em quadrados vai ter bastante sobra. Sobre o cacau e o chocolate era um ou o outro mas se estiver animada pode ser nos dois?! Hahahahah... É essencial que se pare de 30 em 30 do contrário pode queimar o chocolate ou deixar a mistura super aquecida de um lado. Não banhei o fudge em calda banhei no chocolate amargo derretido e temperado! Bjks

    ResponderExcluir
  35. Daniely, a diferença é pouca e a textura é diferente. A receita da Simone fica mais cremosa essa fica mais firme e densa. Bjks

    ResponderExcluir
  36. Liv, boa sorte e boas aulas! Depois me conta tudinho!!! Bjks

    ResponderExcluir
  37. Sam, ficou maravilhoso!!! Obrigada!
    Vou tentar fazer um pop cake com essa receita...
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  38. Jerusa MONDADORI13/9/11 2:22 PM

    Oi Sam,olha parabéns adoro seu blog,seu trabalho,é muito lindo e o mais legal é que vc passa as receitas sem nenhum problema,pq tem muitas pessoas que nào passam de jeito nenhum,parabéns vc arrasa sempre,inclusive o Fudge,nossa amei,pq sempre tive vontade de aprender e nào conseguia a receita,mas me diz uma coisa,como faço pra colocar o transfer? Muito obrigada,sucesso sempre pra vc.bjs Jerusa Mondadori

    ResponderExcluir
  39. Jerusa, calma mulher! Já, já vai rolar um video sobre o transfer! Já, já... Bjks

    ResponderExcluir
  40. Oi Sam foférrima! Estava com saudade de vir aqui e me deparo com este presente delicioso... Adorooooo!
    Bem, ainda não consegui ver tudo, afinal a Bienal acabou comigo, ainda to colocando as coisas em ordem...
    Você não veio visitar a bienal??? Pensei que nos conheceríamos...
    Pra me deixar mais doidinha ainda, ganhei uma cricut cake e não consigue para para mexer na bixinha, depois venho te contar sobre ela.
    Beijos queridona.

    ResponderExcluir
  41. Cons, querida! Nem tive tempo de sair da minha cozinha! O que dirá ir a Bienal!!! Sobre a Cricut eu tenho minhas dúvidas sobre a dita cuja ao mesmo tempo que eu a acho fantástica, a gente pena para usar no início, eu a acho limitada! Sei lá... ainda estou em fase de formação de opinião! hahahahaha... Divirta-se com o novo "brinquedinho" e vamos fofocar sobre ela muiiiiiiiiiiiiito! Bjks

    ResponderExcluir
  42. Uau! Fiz a receitinha rapidinho, ganhei pontos com a filha adolescente, que por sua vez ganhou muitos pontos no colégio (levou metade do tabuleiro para os amigos). Agora ela resolveu que vai fazer e vender para os colegas. Proliferação: seus fudges de chocolate dominando o mundo, Sam!

    ResponderExcluir
  43. JERUSA MONDADORI16/9/11 3:30 PM

    OI Sam, olha desculpas ter pedido o transfer,derrepende foi outra pessoa que te pediu, pq eu foi a primeira vez,estou bem calma,kkkkk,desculpa perguntar...

    ResponderExcluir
  44. Oi, Jerusa! Eu sei que foi a primeira vez que você pediu! Só estava brincando!!! hahahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  45. Oi Sam! eu acompanho seu blog e já que vc vai fazer um video de transfer. Aproveito para fazer uma pergunta, quem sabe vc responde no vídeo. O que aconteceu de errado qdo o transfer não passa a figura para o chocolate? Temperei, deixei secar...e qdo tirei o acetato, minha tristeza! Ficou com falhas! Me dá uma ajudinha aí! Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  46. Docin, para o transfer descolar direitinho depois de realizado todo o processo o fudge tem que ir para a geladeira por 10 minutinhos e só depois descolar o transfer. O truque é descolar só a pontinha para ver se está tudo ok se estiver tire tudo senão volte mais um tempinho para a geladeira. Bjks

    ResponderExcluir
  47. Nossa, amei essa receita...

    Aliás, seu blog está nos meus favoritos há algum tempo... ando pegando muitas receitas aqui...

    Você está de parabéns pelo bom gosto, pelas dicas...

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  48. Oi Sam, Bom Dia!
    Sigo seu blog ja ha algum tempo. O fudge ja esta na minha lista ha um tempo para ser feito, contudo estou sem microondas. Sera que fica bom em banho maria e depois no fogo igual a brigadeiro??
    Beijão e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer no banho maria e depois no fogo sem medo de ser feliz! Já fiz assim e deu certíssimo! Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!