domingo, 23 de maio de 2010

Como fazer um cupcake ?!? Parte I

Anatomia do cupcake

First things first. Vamos começar o nosso “workshop” (sentiu que o negócio ficou sério) do dia dos namorados com o queridinho do momento o cupcake. Olhe bem para a foto para entendê-lo.
O nosso cupcake do dia dos namorados vai dar início ao PAP do cupcake. A primeira receita será bem básica. Depois evoluímos com informações, utensílios e cupcakes mais elaborados usando modelagem de pasta americana, ok? Não se afobe! Para início de conversa você vai precisar dos seguintes materiais:

- Forma para assar os cupcakes
Existem pelo menos três formas de assar os cupcakes, são elas:
A) Forminhas de silicone: são fáceis de encontrar, dispensam o uso de papel que pode ser colocado depois ou o cupcake pode ser servido na própria forminha de silicone.
B) Empada: forminhas de aluminio que servem bem ao propósito para quem tem dificuldade de achar as demais essas forminhas quebram bem o galho.
C) Forma de muffin: Formas anti-aderentes proprias para assar muffins e cupcakes, geralmente tem 6 ou 12 canecos(buraquinhos).
- Forminha de papel forneável
Forminhas de papel forneável, ou seja que podem ir ao forno!

- Bico de estrela ou perlê para confeitar
Sabe aquela voltinha bem charmosa que decora os cupcakes? É feita com bico estrela 1M ou bico perlê 2A. Se você não quiser comprar bicos de metal, nos supermercados ou em casas de festas geralmente têm um kit de bicos de plástico que vem até com o saco de confeitar. É baratinho e útil.
- Saco de confeitar
Tem vários tipos de saco de confeitar, de silicone, de lona, de papel... eu gosto muito de usar o de plástico descartável. Tem em vários tamanhos, é higiênico, resitente, aguenta recheios e coberturas frias e quentes, vai no microondas e depois não tem sujeira para limpar.

- Grade de resfriamento
É muito importante usar a grade de resfriamento para confecção dos cupcakes. Três motivos:
1) Permite que o cupcake resfrie por completo sem reter umidade, isso é muito importante e influência até na durabilidade dos cupcakes evitando bolores.
2) Ajuda a manter o papel da forminha grudadinho.
3) Agiliza o trabalho pois o cupcake esfria mais rápido.

- Confeitinhos fofinhos, no caso, vamos usar o de coração.
Esses confeitinhos comestiveis podem ser encontrados até no supermercado. Vão desde granulados até corações e boquinhas. Dão um charminho extra na finalização dos cupcakes.

Informações básicas dadas. Agora vamos ao próximo passo! A receita do cupcake dos enamorados!

38 comentários:

  1. Milena Schutz/RJ24/5/10 9:16 PM

    E aonde ue compro tudo isso? Sugestões?

    ResponderExcluir
  2. Sam Wuppsch25/5/10 3:44 PM

    OI, Milena! Para compras online conheço a Barra Doce e a Celebrate. Já comprei nas duas e são de confiança. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog, e esse PAP desse "bolinho" supeeer famoso, me conquistou!
    Vou para os seguintes passos kkkk

    Sou sua nova seguidora!!!

    Bjinhussss

    ResponderExcluir
  4. Qual a durabilidade de um cupcake de buttercream????

    Obrigada

    Nerina

    ResponderExcluir
  5. Dani, demorei para responder e agora você já é Habituée da casa, obrigada! Bjks
    Nerina, no máximo 3 dias de validade. Fora da geladeira! Bjks

    ResponderExcluir
  6. É a primeira vez que estou aqui, tudo é muito fofo e delicia. Vou tentar fazer algum para o natal. Será que vai dar certo? RS. Sou uma negação para doces! Sassa RJ

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando seu blog! Parabéns! Quero me arriscar pelo mundo dos cupcakes!

    ResponderExcluir
  8. Priscila Peres. RJ- Rio de Janeiro.
    Eu to encantada com seu bolg, eu sou doida pra fazer um assim tb, mas nao tenho tanto talento e capricho quanto vc,adoro doces... a partir de agora serei sua seguidora fiel, quem sabe eu noa aprendo com voce e faço igual.Parabéns vc é muito caprichosa.
    Priscila Peres.

    ResponderExcluir
  9. Priscila Igarashi25/5/11 1:17 PM

    Olá, Sam!
    Por favor, sabe aonde eu consigo achar as grades para resfriamento?

    ResponderExcluir
  10. Priscila, eu comprei a minha no site celebrate.com.br mas já ví vendendo da Mr. Dragonetti e na Barra doce em SP e no Saara. Bjks

    ResponderExcluir
  11. PARABENS PELO BLOG, ESTOU APAIXONADA POR SUAS RECEITAS E DICAS, QUE SÃO MUITO VALIDAS. OBRIGADA POR COMPARTILHAR CONOSCO
    BEIJOS
    TALITA

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam bom dia!Parabéns pelo Blogg viu... Amei e desde já gostaria de pedir autorização para pegar umas receitas e a usar algumas postagens que vc colocou no seu blogg, aqui em Sorocaba em um blogg que eu estou criando e quero postar varias dicas aos seguidores e a aqueles que entram no blogg para visitar.
    Um beijo fico no aguardo da sua autorização.
    Priscila Buffa

    ResponderExcluir
  13. Oi, Pricila! Tudo bem? Bem vinda ao blog! E fique a vontade está autorizada! Bjks

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Amei o seu Blog!! Parabéns!! Fiz alguns, ficaram maravilhosos!!!Obrigada por compartilhar conosco. Que sua estrela brilhe sempre. Bjs de luz.
    Anna -Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  15. Samantita, perdi seus contatos e MSN!! #Comofas? Custei pra lembrar o nome do seu blog fofíssimo. Finally found it. #win. Manda um email pra mim. (liviaam at hotmail) Vamos ver se a gente finalmente se vê.
    Besitos
    PS: Fiz sua receita de cupcake de morango e foi sucesso absoluto!

    ResponderExcluir
  16. Liv, vamos ver, hein?!? Hahaha... meu msn é o mesmo e-mail que eu uso no blog fofurice@gmail.com
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Amo de paixão o seu blog!!! Muito obrigada por ele existir e por compartilhar suas experiências!! Você é demais!!! Bjs! Lilian

    ResponderExcluir
  18. Parabéns...vc é mega simpatica...seu blog e demais!!!
    Estou me aventurando a fazer cupcakes para familia...e todos tem adorado!!!
    Com suas dicas posso me aperfeiçoar mais...amei!!
    Sucesso sempre!!!
    Continuarei a te seguir...rs
    bju
    Polyana

    ResponderExcluir
  19. Adorei!
    Estou começando
    Estou com muitas dúvidas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Fofa ;)
    Entrei hoje no seu blog e 'a gata pirou', estou olhando de cabo a rabo, fuçando todos os cantinhos. Você é muito talentosa, Parabéns, e um ser iluminado, por compartilhar tudo isso conosco.
    Você é uma foforice Sam ;)
    Gostaria de saber que tipo de marca de forminhas de cupcake você usa, pq as que eu compro sempre desbotam na forma e sempre descolam (não sei se é pq n tenho uma grade, sempre tiro eles das formas e coloco em uma travessa para esfriarem em outro lugar, serve?)
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Jourdana, eu uso da mago greasypel dificilmente eu uso colorida pois a maioria solta cor mesmo e é um drama só! As forminhas da Wilton são excelentes e a Mago lançou uma linha que não desbota... é ver pra crer! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Menina, navegando pela net encontrei seu blog, Demais de bom!
    Estou precisando incrementar o orçamento aqui em casa e suas dicas estão sendo a minha salvação.
    Tudo bem detalhadinho ... muito bom...
    estou montando um blog e colocando suas dicas em pratica, vai lá me visitar, beijos...

    ResponderExcluir
  23. Olá !! Tudo bem???
    Meu nome é valquíria mo ro em vitória ES, sou nova no ramo dos cupcakes, achei alguns vidios seu no yutube e me apaixonei pelo seu trabalho
    Sou apaixonada por doces e sempre fasso por amor e prazer e estou amando o mundo dos cupcakes.
    Quero te agradecer pelas otimas otimas dicas imprimir todo o seu passo a passo para fazer um livrinho de receita kkkk
    Parabens!!!! Que Deus continuete usando com esse dom lindo beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi, entrei no seu blog por acaso ontem já eram 11 da noite, e fiquei apaixonada, pelo seu trabalho e pela simplicidade com que vc compartilha essas delícias sou apaixonada pelo mundo dos doces e suas dicas são M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.A.S, sou uma nova seguidora e com muito orgulho. Bjs!!

    ResponderExcluir
  25. JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE VENHO ACOMPANHANDO SEU BLOG E DESDE ENTÃO SÓ TENHO ELOGIOS!!!!!!!! SEU BLOG É ESPECIAL!!!! BJS

    ResponderExcluir
  26. Olá Sam, estou passando por aqui pela primeira vez e amei seu blog. A forma simples e clara como escreve da vontade de ir correndo para a cozinha preparar essas delícias. Já vi que não sairei mais daqui. Muito legal de sua parte dividir todo seu conhecimento....também sou da opinião que conhecimento precisa ser multiplicado, isso me fez gostar ainda mais do seu cantinho.
    Parabéns!!!
    Gladys

    ResponderExcluir
  27. apaixonada pelo blog.. vc é uma fofa.. quanto carinho e atenção.. tudo tão detalhadinho.. estou aqui viajando nas receitas e dicas..

    ResponderExcluir
  28. Preciso falar... Estou numa fase louca de doceira... Quero fazer tudo, ler tudo, aprender a fazer direito... Assim achei vc e esta delícia de blog!!! Procurando o CHOCOLATRIA,(q por sinal é um dos meus blogs mais queridos do momento) te achei e depois de dar uma passada por pelo menos uns 50,60 blogs nacionais e gringos de comidinhas e afins posso te dizer de alma lavada: Vc é demais!!!! Esclarecedora, generosa nas informações, divertida e, acredite, posta fotos lindas (se com uma máquina fotográfica simples vc faz isto, imagina com uma pro)!!!! Precisava te parabenizar de coração!!!
    Deus te abençoe
    Priscila Gindro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, desconfio que essa sua fase doceira veio para ficar! Uma vez que a gente se apaixona pela arte de fazer doces... nunca mais voltamos ao que éramos antes! Bem vinda e muito obrigada pelo carinho! Bjks

      Excluir
  29. Oi Sam..Que surpresa encontrar esse blog tao recheado de doçuras!! Estou encantada com suas experiencias e super dicas!! Sou dentista, mas desde o chá de bebe da minha filhinha que vai fazer 3 anos, eu mesma que preparo tudo...gosto de coraçao! E estava pensando porque nao seguir em frente com essa gostosuras, e dar uma freada na area da saude...rsrrs
    E ai encontrei vc...que nem sabe o qto estava precisando de um incentivo...vou começar fazendo um cursinho de cupcakes.( na festinha da minha filha de 2 anos, fiz uma torre deles, por minha conta, rsrrsrs), mas agora quero fazer mais profissional.
    Vou continuar seguindo seu blog com muito carinho.
    Deus continue te abençoando, por dividir tantas dicas conosco!!
    Beijossssssssss

    Cristina Dora

    ResponderExcluir
  30. Olá Sam,

    Essa grade de resfriamento é própria para isso? Ou podemos usar qualquer grade?

    ResponderExcluir
  31. Na essência dos seres humanos
    Há sempre um janela aberta
    Uma possibilidade concreta
    De transformar os sonhos

    Porém, em suas incessantes buscas pela felicidade
    Esquecem o mais elementar
    Que é o sentido de compartilhar
    Para que seja possível mudar a realidade

    É necessário ceder e doar,
    tolerar e acolher
    Transigir e dialogar
    Conquistar e sobretudo, fazer:

    " ... fazer da vida, um convite à liberdade
    e ao despertar da “humaneza” latente
    cá dentro de cada um de nós, somos mais
    e talvez possamos descobrir outros caminhos, aportar em nossas mesmas terras, mares e rios…"
    Coloquei como anônimo, pois não tenho blog e não sei mexer bem aqui, rsrs. Meu nome é Viviane Carvalho, email (caeciv@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  32. Sou eu Viviane Carvalho, Sam sempre faço bolos para os aniversários dos meus pimpolhos e ficam ótimos, um dia fiz um cupcakes por que peguei a receita na internet, todos ficaram apaixonados, inclusive eu. Optei por deixar de trabalhar fora para ficar com meus filhos em tempo integral, pórem a despesa é um pouco puxada para meu esposo, tenho 3 lindos filhotes, quem comeu meu cupcakes falou por que eu não fazia para vender, então pensei...... por que não? Porém estou um pouco perdida, por exemplo quanto de dinheiro preciso para começar com os básicos ? Fuçando, achei vc que é uma pessoa maravilhosa, que pensa no próximo para me ajudar, pois seu blog tem tudo para direcionar, parabéns pelo seu humano que és, fico no aguardo.
    Um abraço, fica com Deus!
    email (caeciv@hotmail.com).
    Moro em Brasília- DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, é tudo muito relativo. Você precisa fazer um planejamento. Quem é o seu público? Pra quem você quer vender? Na sua cozinha qual a sua capacidade de demanda? Você precisa de novos fornos? Batedeira? O material para cupcake são forminhas, bicos, sacos de confeitar, espátulas... ter um bom estoque de alimentos. Você vai ter que fazer material para divulgação cupcakes para degustar, cartão de visita... e treinar muito. Bom é isso. Aqui no blog tem muitas informações de material básico, como fazer uma ficha técnica, quanto cobrar pelo seu trabalho, cursos, cursos gratuitos online no sebrae vai fuçando que você vai achar muito post legal. Bjks

      Excluir
  33. Parabéns pelo Blog, hj em dia é muito difícil as pessoas compartilharem o que sabem e vc o faz com riqueza de detalhes e muito talento... Fiz o suporte para cupcakes, mais fiz algumas mudanças... ao invés de papel usei tecido e para dar mais firmeza no isopor usei um palito de churrasco no centro, e em cada degrau coloquei fita cetim. Ficou ótimo adorei o seu passo-a-passo. Muito obrigada mesmo. Natalia Antunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei as mudanças que você fez. Vou testar essa versão com tecidos deve ter ficado lindo! Bjks

      Excluir
  34. Boa tarde, Sam!!

    Eu sempre amei cozinhar, mas acho que a minha paixão mesmo são os doces, eu preciso estou pensando em pegar encomendas de doces, todos os tipos de doce, mas primeiro preciso fazer um curso, amo tudo isso. Parabéns pelo se blog é muito rico, gostaria de saber se você começou a mexer com doces muito cedo, pois as vezes acho que já estar um pouco tarde para me especializar nesta área.

    um grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde para fazer o que a gente ama! Se joga de cabeça que tudo vai dar certo! Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!