domingo, 6 de junho de 2010

Aprendendo a fazer uma ficha técnica


Dando continuidade ao post Como cobrar pelo seu trabalho....
Quando a gente faz delicias para fora  é de fundamental importancia ser organizado e ter planejamento. Ao escolher uma determinada receita é muito importante fazer a ficha técnica. Hello!!! O que é isso?!?!  Ficha técnica é a descrição da receita, com preço, foto e descrição extata do procedimento. Mas vem cá? Isso é realmente necessário? Claro que sim! A ficha bem feita garante fidelidade a receita original e controle de gastos. No final do post tem um pdf para dowload com um exemplo de ficha técnica. A ficha é bem básica e a partir de uma primeira você pode personalizá-la. Vou descrever as etapas de uma ficha para você entender direitinho:
1) Título - Ok! Até aqui nada novo é apenas o nome da receita
2) Categoria - Aqui você vai escrever o que é. Se é cupcake, se é pão de mel...
3) Rendimento - Não anote nada aproximadamente ou é 30 ou 29 aproximadamente não vale!
4) Foto - Extrema importância pois além da identificação visula imediata vai auxiliá-la a manter a fidelidade
5) Ingredientes - Você pode pesar e anotar o peso das suas medidas ou a correspondência em xícaras faça o que for melhor. Não esqueça de preencher os valores a lápis.
6) Procedimento - Descreva passo a passo exatamente do modo que você preparou a receita.
7) Características após o preparo -  Rendimento, cor da massa, aroma, se o cupcake ficou retinho ou arredondado, e comentários, modificações ou sugestões.
8) Adições -  que você pode adicionar na massa ex. passas, gotas de chocolate... o peso e o valor.

Bem simples, né?! E eu garanto que é uma mão na roda!!! As minhas fichas eu guardo num fichário em folhas de plástico para não sujar se eu levar para a cozinha! Hahahaha.... já viu que vive na cozinha, né?!?! E que eu já tive experiencias ruins perdendo folhinhas e anotações por aí.  A receita que esta na ficha tecnica é apenas um exemplo, hein?! Ficha tecnica pdf

P.s. Olha que furo! Eu tinha esquecido de colocar no modelo de ficha o custo das forminhas! Graças a Marcia acertei a ficha e já troquei no modelo! Agora está completinha! Bjks

6 comentários:

  1. Olá Sam!
    Tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelo seu blog! Ele é uma delícia! Estou me animando para me aventurar nesse mundo dos cupcakes e seu trabalho é um estímulo e tanto pra isso. :)
    Adorei esse seu post com a ficha técnica. É de extrema importância ter um controle deste tipo para manter a qualidade e os custos mas fiquei com uma dúvida (boba): não é necessário incluir o custo da forminha?
    Bjs,
    Marcia.

    ResponderExcluir
  2. Marcia! Que furo!!! Já coloquei um P.s. no post para arrumar isso! Obrigada! Se aventura no mundo dos cupcakes porque é bem fácil e gostoso! Bjks

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog. Seria possível vc me enviar novidades de cupcakes p meu e-mail? srrmass2006@yahoo.com.br Desde já agradeço. B js

    ResponderExcluir
  4. HUmmmmmmm, tem mais coisas na ficha técnica do que eu aprendi no Senac, hahahhha...
    Minha flor, se vc quiser, posso mandar no seu e-mail uma ficha técnica em excel que eu tenho que é bem boazinha nos cálculos, mão na roda... só que agora vou complementar a minha com a sua, rs...
    Se quiser, só mandar um e-mail me pedindo que ta na mão. sweetlove.culinaria@gmail.com.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam, parabens pelo seu trabalho! Comecei a ler de curiosa e estou encantada! Fiquei com uma duvida quanto a essa ficha tecnica, nao seria bom incluir os ingredientes e custo da cobertura tambem?
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!