domingo, 27 de junho de 2010

Como tudo começou...

Olha só que legal o recadinho da querida leitora Suzana. Tomei a liberdade e coloquei aqui para que eu pudesse ter um “Cara a Cara com a Sam”...

Sam,adoro seu blog e suas dicas. Estou começando,ou tentando,começar a me aventurar nesta área e pretendo,um dia,me tornar uma profissional,quem sabe,rs.Mas enfim,como vc se iniciou?Vc trabalha com outra coisa?Dá pra ter um bom lucro mesmo gastando tanto?Pq nós sabemos o quanto custa os ingredientes de boa qualidade.Se puder,responder essas e outras coisas que julgar importante,te agradeço desde agora,ta?Beijos!

A foto do meu casamento no inicio do post é intencional pois tudo começou seriamente ali. Eu venho de uma família onde a comida de domingo era sempre um evento gastronômico, boa comida, família reunida, muita fartura e as vezes amigos à mesa. O cardápio era discutido com antecedência e incluía os caprichos de cada um. De inicio a sobremesa era sorvete mas depois de tanto observar aqui e acolá assumi a responsabilidade e o compromisso de fazer as sobremesas. Começaram tímidas mas logo evoluí para sobremesas sofisticadas. Quanto mais demorada e difícil mais eu gostava e quando tinha visita era uma exibição só e depois os elogios me derretiam. Sempre me fez muito bem ver as pessoas satisfeitas com as minhas delícias.
Descendo de alemães, espanhóis e africanos. Olha a misturada!!! E guardo com carinho um precioso caderninho de receitas da minha bisavó cuja as letras mal entendo mas ali estão segredos preciosos.
Sempre tive em mente que lá pelos 40 e tal gostaria de ter um bistrô bem bacaninha com ares provençais. Tive a oportunidade de morar um bom tempo fora do país e sempre pensando nos meus objetivos fui fazendo cursos que pudessem me auxiliar nessa caminhada, mas sem tirar o foco da minha profissão de formação que é Relações Públicas.
Quando lí a mensagem da leitora Suzana resolvi escrever um pouco pelo que passei e passo pois pode auxiliar nas angustias de algumas de vocês.
Quando eu estava planejando o meu casamento, com a verba bem apertada, fui fazendo os orçamentos e  cheguei nos doces que embora belíssimos e gostosérrimos são caros e eu achei que estavam um pouco fora da minha realidade! Escolhi uns lindérrimos para comprar e de resto resolvi arregaçar as mangas e fazer todas as lembrancinhas que foram brownies em forma de coração, 600 doces, arroz aromatizado para jogarem ao final da cerimonia e todos os centros de mesa! Deu um trabalho do louco! Mas o casamento ficou a minha cara! Do jeitinho que eu queria. Na véspera ao invés de estar descansando lá estava eu decorando e enrolando docinhos. Foi uma insanidade... na semana seguinte do meu casamento recebo um telefonema de uma pessoa que comeu doce por tabela (aquelas que ganham doce de um convidado que foi no casamento). Ela só elogiou e perguntou onde foi que eu tinha feito e blá, blá, blá! Quando eu falei que eu tinha feito ela se surpreendeu e apesar das minhas negativas me fez jurar que eu iria fazer doces da festa dela. Depois desse telefonema recebi no mínimo uns 30 só elogiando os doces. Foi aí que caiu a minha ficha e eu percebi que eu já estava quase pronta para ganhar um dinheirinho fazendo doces.
Agora que você já sabe disso vamos começar o nosso papo profissional. Antes de pensar em vender você tem que saber de algumas
- Faça curso no sebrae! É online e gratuito tem muita coisa que não se aplica a um vendedor autonomo mas vai abrir seus horizontes.
- Você tem que ter um networking bom, conhecer gente que vai te ajudar e vai te levar pra frente.
- Você tem que conhecer seu público, seus concorrentes, o seu produto e principalmente seu preço.
- Tenha em mente que infelizmente no mundo tem gente invejosa, maldosa e covarde e que você pode se decepcionar com as pessoas.
- Saiba como cobrar o dinheiro. Tem gente que dá balão. Não tenha vergonha de cobrar!
- O investimento inicial é razoável. Você tem que investir em batedeiras, geladeira ou freezer, forno, assadeiras, ter um estoque bacana, bicos, cursos.... dá para começar aos poucos e investindo conforme a sua necessidade. No meu caso foi diferente pois desde que casei já montei uma cozinha semi-industrial na minha casa pois amo cozinhar.
Quando eu iniciei fiz uma coisa que ninguém deveria fazer cobrei um valor inferior como estratégia de marketing! Eu trabalhava igual a uma condenada e praticamente não via a cor do dinheiro! Nunca façam isso! Desde o inicio sejam transparentes, cobrem o valor justo como já expliquei aqui!
Depois que eu caí na real parei por uns meses a minha produção para colocar a cabeça no lugar. Reformulei o cardapio, desenvolvi embalagens e tags bem originais. Desenhei a minha logo e a registrei e tracei um planejamento focado no público que eu já conhecia e deu super certo!!!
Como moro no interior o mercado aqui é muito difícil mas existe e me fixei nele. Não vou mentir é punk, nada glamuroso tem dia que você nem vê a cor do sol, tem cliente que você quer matar... mas é um universo apaixonante!!! Quanto mais eu sei mais eu quero saber, fazer, pesquisar...
Dá grana? Dá. Mas você vai ralar muuuuuuito, baby!
Se você como eu gosta de trabalhar só com ingredientes de primeira... parabéns! Você escolheu a estrada mais dura! A revolução gastronômica no universo de nós brasileiros ainda está acontecendo e infelizmente pouquíssimas pessoas valorizam ou percebem a qualidade e o trabalho final do produto. A maioria quer uma coisa bonitinha que apareceu na caras na festa do filho da Patrícia de Sabrit. A maioria se importa se você assistiu Alice 600 vezes e desenhou a mão tal acessório e que por isso o preço seria tal. Não se desesperem vai demorar mais você vai descobrir clientes fidelíssimos e super interessados no seu trabalho. Desanima? Desanima! Mas bola pra frente! Traça um objetivo e vai fundo! Eu prefiro ter poucos clientes mas bons, clientes que me valorizem e que gostem do meu trabalho.
A grana que vem dos Cupcakes e outros doces até daria para me manter. Mas como estou numa fase de construção de império... tenho mais dois empregos, um fixo e um voador. Sou RP de um Hotel e faço freela como organizadora de eventos, sobremesas para eventos, designer... já viu, né?! 1001 utilidades!!!
O bom de morar no interior é que eu tenho acesso a produtos excelentes por preços incríveis pois pego direto na fazenda como manteiga, leite, creme de leite fresco, buttermilk, morango orgânico... acho que por isso invento tanto. Pela abundância de ingredientes fantásticos.
Faça o que você gosta e sabe fazer. Cobre o correto e o justo pelo seu trabalho. Saiba abrir caminhos e aproveitar as oportunidades e perseverança pois o caminho é longo mas é altamente recompensante. No que puder pode contar comigo nessa jornada. Eu sou encantada com o mundo gastronômico e todas as possibilidades que ele pode nos oferecer. Não gosto de nada parado! Gosto do movimento do conhecimento! E é isso que me motiva a cozinhar e a dividir com vocês todas as minhas aventuras. Qualquer dúvida estou sempre a disposição. Bjks

37 comentários:

  1. Puxa Sam, amei!!!!! Suzana é minha amiga, que fez essa pergunta. Muito bom mesmo!!!! A parte que vc fala de usar ingredientes de boa qualidade é realmente stressante. Muita gente reclama. =/
    Já desanimei váááarias vezes, mas sempre me pego reanimada e com vontade de recomeçar. Ainda to longe de me tornar uma profissional, nem sei se um dia será possível, mas gosto muuuito da área gastronômica dos doces. Fico encantada!!!! Quase todos os dias dou uma passadinha no seu blog...rs. Bjosss!!!

    ResponderExcluir
  2. Respira três vezes e bola pra frente! Nada nessa vida é fácil!!! Amei as perguntas da Suzana. Você sabia que boa parte dos grandes profissionais de gastronomia são autodidatas? O grande lance é dedicação, interesse e curiosidade. Também sou muito encantada com esse mundo doce!!! Ai, ai... bjks

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. SHOW seu depoimento!!!!
    Como vc já sabe eu também estou começando,e já ouvi a seguinte frase;;Nossa é tão bonitinho!O que é isso??Ah tá,é massa comum de bolo!!!E quanto é?? ;Eu respondo;3,00 reias o mais simples.Nossa!!!!E muito caro......Quase desisti de vez.
    Fiz um gasto enorme,uns 500 reias.Tive que pedir tudo em sites,pois moro no interiorrrr mesmo,aqui deveria ser top,afinal,fica a 2 horas de BSB.Mas não é!
    Não existe corante para chocolate,cortadores,rolinhos,forminhas forneáveis,nem margarina forno e fogão,nem transfer,nem forma de empada,enfim,acho que vc já viu que não tem nada.
    Passei dois meses brigando com meu marido,pq vivia na net.Procurando,pesquizando,pedindo ajuda,pois cursos,só no meu pensamento.Tinha uma ligeira noção,mas nada em que eu pudesse me segurar.Pedi ajuda a umas 100 pessoas,das quais 5 me ajudaram,e hoje posso contar com 4 delas(EU ACHO!).Se tenho dúvidas,corro aqui e pergunto,pergunto muito,as vezes me torno chata,pois coisas simples pra vcs,para mim são um bicho de 7 cabeças.Já ouvi tanta coisa que nem sei o que fazer.
    Enfim....Vc sabe ajudar,sabe responder.Sempre prontamente.Na cominidade fiz pergunta sobre ganache,e naquele vai e vem de informação,acho que vc se chateou comigo.Mas tenha certeza que seu trabalho é uma fonte de inspiração para mim.Venho sempre aqui ver dicas suas....
    Atenciosamente Gildyane Moita
    27/06/2010 22:55:00
    alysson disse...

    Sam seu marido é militar??
    Esqueci de dizer,que vc é extremamente exata.Escreve de uma foram simples,e vai onde queremos que vc vá!Suas explicações são diretas e simples,quando o faz,saimos daqui com a certeza de que o que vamos fazer,vai dar certo! bj

    ResponderExcluir
  7. Meu marido é militar sim! Por isso vivo no interiorrrrrrrr!!! Querida não fiquei chateada com nada da comunidade! Jamais!!! Só não entendi e continuo não entendendo aquele rifofó todo por causa de uma simples receita! Mas não tem problema o lance é que não fiquei chateada portanto não se preocupe. Toda hora que leio o meu depoimento acrescento mais algumas coisas... você tem que conhecer bem o seu público. E esse lance de desvalorizar o cupcake é punk!!! Por isso que você tem que trabalhar bem o público, escolher formadores de opnião para te ajudar a divulgar o seu trabalho. Eu participo de muitas feiras diferentes aqui na minha área onde posso expor meus produtos e isso alavanca minhas vendas. Uma boa dica para quem mora no interiorrrr é conhecer bem as atividades da cidade e saber onde expor seus produtos de maneira que o valorizem. Eu comprei muita coisa via internet também mas como disse anteriormente parei de reclamar e corri atrás!!! Vi quais eram os bons produtos locais e desenvolvi meus cups pensando neles e pronto!!! Conta comigo e bjks

    ResponderExcluir
  8. Soraya Campos28/6/10 9:48 AM

    Parecia que eu estava lendo tudo o que eu já passei!!! Como é difícil esse início ainda bem que eu não sou nem fui a única a passar por isso! Beijos e obrigada por dividir tudo isso conosco! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Sam!!!o meu marido também é militar.E por isso eu também moro no interiorrrrr kkkkkkkk.
    Então,em relação a receita,a outra pessoa lá,ela leva as coisas para um lado meio pessoal,sei lá.Mas tudo em ordem!!Fico feliz por vc não ter se chateado.Afinal,não tive culpa,só perguntei!
    Em relação as feiras,aqui não tem.Pensei em fazer demonstração em um provavel encontro de mulheres do quartel,mas até agora não teve nenhum.Aqui onde moro o forte é pedras,pedras de tudo quanto é tipo,e não de comida.E aqui não tem festas,assim,e quando tem, o povo pra mostrar que é rico,pega tudo de BSB.AFFFFFFFF.
    Fiz vários,levei em vários lugares,tentei.mas como vou de férias antecipadas para TERESINA OBA!!!!!,não vou mais fazer nada,vou procurar cursos lá,e quando voltar,vou fazer cartão e começar a botar quente! bjs e OBRIGADA
    PS;Onde vc mora?? será que um dia,vamos nos encontar por ai,nesse mundão militar???? kkkk,seria MARA!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sam, pode dar as info do curso on line que vc faz? Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Soraya - Força aí!!! Já, já passa!
    Alysson - Moro na região sul fluminense na serrinha, meu marido serve na AMAN. Quem sabe um dia a gente se encontra eu aproveito essas andanças para conhecer novos produtos, frutas...
    Isa - Fis os seguintes cursos online pelo sebrae Aprender a Empreender, Analise e planejamento financeiro, Como vender mais e melhor, D-olho na qualidade, Empreendedor individual, Iniciando um pequeno e grande negócio. Aqui vai o link http://www.ead.sebrae.com.br/hotSite/cursos.asp
    Vale muito a pena fazer esses cursos ajuda a abrir os horizontes. Bjks

    ResponderExcluir
  12. Olá Sam. Acompanho seu trabalho e suas dicas a algum tempo. Sempre valiosas e bem claras. Como disse nossa colega aí em cima, parece que vc estava contando a minha história. Passei exatamente por td isso e, com muito trabalho e dedicação, ainda estou construindo meu nome. O resultado aos poucos está aparecendo e é muito gratificante. As vezes nem acredito que td que durante muito tempo sonhei, agora é a minha realidade. Mas qdo me pego na dúvida logo me apego aos inúmeros elogios, pedidos (encomendas), indicações... e vejo que td é realidade. E td isso tem me feito extremamente feliz e realizada. A quem me pede dicas de como começar digo exatamente o que está escrito neste post. Obrigada por compartilhar conosco situações que muitos pensam não existir. Abçs e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sam! Estou me iniciando nesse mundo maravilhoso da doceria. De acordo com meus pais e amigos, levo jeito, kkkkk. Quem sabe não se transforma em algo mais? Adorei esse post, justamente por isso. Tudo começou por conta da minha licença-maternidade e a vontade de fazer o primeiro aniversário do meu filhote, que será em outubro. Pensando nisso, gostaria que vc me desse uma dica, ou fizesse um post, quem sabe, sobre cupcakes em quantidade. Vou fazer tudo da festa do meu filho. Serão mais ou menos 50 pessoas e vou fazer um cupcake pra cada. Como trabalhar o tempo pra fazer essa quantidade de coisas? Já tirei férias e tudo pra esse período, mas me preocupo com a perecividade das coisas. Se puder ajudar, agradeço muito muito muito!!!!! Abraços e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi!!!
    adorei sua história, seu blog é lindo, suas dicas maravilhosas e vc super simpatica, continue assim ^^

    ResponderExcluir
  15. Sam, Boa Tarde,
    Parabéns pelo lindo trabalho...apaixonante!!! Estou começando a dar meus primeiros passos e seu blog esta sendo muito importante...
    Tenho minha primeira encomenda e estou com frio na barriga...
    Você tem algum curso bacana para indicar???
    Obrigada
    Beijos
    Nerina (Santos-SP)
    nerinacl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. olá Sam,estou me aventurando em fazer cupcakes.
    mas por enquanto so fis pros meus amados aqui de casa. Meu marido e os dois filhos,foi maravilhosa a reação de alegria e satisfação do fui eu que fis ,e deu super certo.E agora quero fazer pra vender mas não sei como se cobra,quanto custa um
    cupcake?será que você me dá uma base.obrigada,
    Você é iluminada por Deus pra nos ajudar .Beijos mineros proçe.Edinete

    ResponderExcluir
  17. Oi, Sam! Cheguei por acaso aqui em seu blog e me encantei. Não só pelas coisas maravilhosas (e apetitosas!) que você faz, mas pela sua simpatia e boa vontade. Eu nunca consegui fazer nada na cozinha (e olha que já tenho 24 anos!), pois meu pai nunca acha muita graça no que faço e minha mãe sempre diz que não sei fazer, rs. Mas, sabe, eu sou teimosa! Faço mesmo assim.
    Sua história de como começou não se encaixa apenas para quem vai seguir a dura e saborosa jornada de fazer cupcakes, mas para outras escolhas que a gente faz na vida. Nada nunca vai ser moleza, mas é sempre bom lembrar que mesmo se a vida é amarga, a gente coloca glaçúcar. :)

    Obrigada por polvilhar sua doçura conosco!




    P.S.: Sua Ramona é uma figura!

    ResponderExcluir
  18. Nerina, Edinete e Letícia que comentários fofinhos! Que lindo! Fico emocionada! E Letícia minha irmã tinha duas mães esquerdas e hoje ela faz um bolinho super macio! Bjks

    ResponderExcluir
  19. Sam minha querida,
    Como tenho me divertido e aprendido com vc. Ja nao sei mais se assisto seus videos pra aprender ou pra me tirar da depre dos dias de inverno europeu.
    Conheco bem onde vc mora, alias sou dai. Nascida em Resende, criada em Itatiaia e vivida pelo mundo afora, hj estou vivendo na Irlanda. Um paisinho frio e que no momento esta quebraderrimoooooooooo. Mas como a crise ainda nao bateu na porta de casa, eu vou continuando por aqui... rsrs
    Na verdade sou biologa, trabalhei 10 no Brasil, na minha profissao, mas quando atravessei o oceano em busca da tal felicidade (meu irlandes) parei de trabalhar, pois para trabalhar aqui na minha aerea eu teria que desenrolar bem o ingles, e isso nao acontecia. Depois quando eu passei a falar o idioma "mundial" o pais quebrou e nao tem emprego pra ninguem... he he he
    Entao, tive aqui uma irlandesinha lindaaaaa, que se chama Aisha e que por sinal adora festa como a mae...rsrs O primeiro aninho fiz setembro passado no Brasil, uma festa linda com o tema fifi e os floriguinhos, que me levou alguns mil reais, mas o segundo ano sera aqui mesmo e como aqui festa nao e como pra nos brasileiros, vou ter que me virar nos 30 e fazer tudo por minha conta.
    Amo suas dicas e seu bom humor. Na verdade nao sei como uma pessoa pode dividir seu tempo em dois empregos fora de casa, um dentro de casa e ainda conseguir ter um blog destes... rsrs Parabens!!!
    Com a sua dica do ursinho pimpao vou tentar fazer umas vaquinhas, ja que o tema deste ano sera Aisha no mundo da vaquinha mimosa... ou seja, vaca pra todos os lados.
    Vou comecar a praticar desde ja, pois estou comecando a fazer pasta americana agora, o que na verdade aqui nao tem e chamamos de fondant ne...
    Caso eu consiga atraves das suas dicas do ursinho chegar numa vaquinha simpatica eu mando uma foto pro seu email ok
    Mil bjssssssssss
    Carla

    ResponderExcluir
  20. Oi Sam,
    tentei deixar um comentário hj pela tarde, mas como sou meio lenta para estas coisa de internet não sei se foi enviado.
    Estava lendo sua resposta para mais uma "encantada pelos doces" e vi que vc recomendou cursos no Sebrae. Como funciona isto?
    Também estou tentando mais uma vez(já começei e parei várias vezes) fazer esta minha paixão-sonho dar certo e vc tem sido a minha "musa inspiradora".
    Beijos,
    Camila Kutlesa - www.boutiquedoces.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Sam, vc tem algum encanto, ainda não descobri, desde que vi seu blog pela primeira vez fiquei viciada!!! Vc tem um jeitinho muito descontraído, leve e bem humorado de escrever, adoro seus posts, e é o máximo isso de vc compartilhar o que sabe com quem quer que seja. Parabéns mesmo! Esse seu trabalho é muito especial! Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Olá Sam!!!Você é minha inspiração.
    Moro no litoral de Sampa a pouco tempo e o público daqui não é muito interessado em pagar o justo.Já comecei e desisti muitas vezes,mas eu amo cozinhar,passo horas na tv e internet vendo novas receitas.
    Esses dias me deu um "chilique" e pedi socorro para meu marido QUERO SAIR DESSA INÉRCIA E GANHAR DINHEIRO COZINHANDO,QUERO FAZER MEUS DOCES E BOLOS E CHOCOLATES E TUDO QUE FOR CALÓRICO E DELICIOSO....SEI QUE SOU CAPAZ E ISSO ME DARIA MUITO PRAZER PROFICIONAL QUE EU SEI QUE VOCÊ TEM.Mas ele me lembrou do meu público,para quem eu venderia, que eu moro na praia e lembrou do panetone com enfeite natalino de pasta americana que derreteu como vela por conta da umidade.Essas coisas me desanimam,porém gostaria de ajusta-las para dar certo.Estou com muita energia e vontade de vencer,diria até que se trata de um sonho.
    Talvez eu venda pelo mercado livre...talvez eu trabalhe em casa e vendo para outra cidade...talvez...
    Bem,esse foi meu desabafo,mas continuo tendo vc como inspiração e sou muito grata a vc colocar todos os segredinhos para todos aprenderem,por isso sua estrela brilha tanto!!!
    Beijocas,se quiserpegar um solzinho na praia,estamos aí,ok?

    ResponderExcluir
  23. Olá Sam
    Estou apaixonada por este blog é tudo tão inspirador,
    Estou me aventurando por esse mundo doce,por causa do aniversário da minha filha Carol ela vai fazer quinze anos e como a grana tá curta decidi eu mesma fazer os docinhos,esta sendo uma aventura já que meu mundo é completamente outro sou artesã e o que mais gosto é modelar biscuit.
    Vim parar aqui por causa dos cupcakes e acabei me apaixonando por tudo!
    Já testei algumas receitas e todos aqui amaram!
    Fiz o suporte para cupcake e estou usando varias dicas,pois é um dia importante para minha filha e quero que seja especial.
    Obrigada por compartilhar seus dons e talentos conosco,seu amor e dedicação são contagiantes.
    Que as bençãos de Deus sejam sobre ti continuamente.
    E que você continue sendo assim simplesmente demais!!!
    Tania Vanessa

    ResponderExcluir
  24. Ana Cristina18/3/11 9:44 AM

    Sam... em primeiro lugar gostaria de te dar os PARABÉNS!!! Seu blog é lindo, encantador e muito inspirador! Todos dos dias entro para ver as novidades!
    Estou me iniciando no mundo dos doces... mas morrendo de vergonha de expor o meu trabalho...minha irmã faz as vezes de 'empresária'...
    Ainda na luta para conseguir clientes! rs... Mas é isso mesmo, como vc disse não é fácil!
    Muito obrigada por todos os post lindos que vc coloca aqui... ja fiz algumas de suas receitas deliciosas! :) Beijos... e muito sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  25. Sam, parabéns, seu blog é uma inspiração para muitas pessoas mesmo! E também para mim. Obrigada por compartilhar sua vivência e suas receitas maravilhosas conosco.
    Também enfrento esse problema de residir no interior, infelizmente algumas pessoas ligam mais para o preço do que para o sabor, e o pior ainda é quando alguém sabe que o que fazemos vale mais do que ela nos quer oferecer. Já fiquei parada um tempo, mas não adianta, paixão é paixão, e vou continuar fazendo meus cupcakes eternamente, e aprender a cobrar o justo né?! No inicio também pensava que vender por mais em conta pra elas, ia fazer um markenting melhor, mas foi só prejuizo para mim, e o reconhecimento nenhum.
    Mas a vida é assim né, bola pra frente!
    Beijos, muita sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  26. Oi Sam, já estou intima...rs, me chamo Costancia, mas pode me chamar de Cons.
    Hoje estava fuçando a net e me deparfei com o seu blog....Amei, virei fã de carteirinha... Quando li seu início, falei pro meu marido, amei esta pessoa, parece que já a conheço... Empatia on line...rs
    Bem, estou começando meus cupcakes e tbm optei por produtos de qualidade.
    Achei vc pq estava procurando um ganache de chocolate branco.
    Bem se quiser me conhecer um pouquinho visite meu blog conscake.blogspot.com e o site www.conscake.com.br. Vou adorar sua visita.
    Obrigada por partilhar conosco, iniciantes, suas inspirações.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns mesmo vc é uma lição de vida. Estou até sem palavras. Gostaria muito mesmo de crescer e ser 1/3 do que vc é.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  28. Priscila Igarashi25/5/11 12:58 PM

    Olá, Sam!
    Eu estava procurando uma receita de cupcake para fazer para os meus amigos e foi assim que descobri o seu blog, que por sinal, se transformou no meu oráculo.
    Apenas sinto por não ter descoberto ele antes, pois agora tenho uma bebê em casa e acaba não sobrando tanto tempo para viajar nas suas publicações e receitas.
    Gosto muito de cozinhar, principalmente doces, e esse blog é uma verdadeira inspiração para mim. Venho pensando muito em comercializar as minhas guloseimas e esse seu post esclareceu muitas das minhas dúvidas.
    Quero agradecer a sua generosidade em compartilhar não apenas as receitas, mas toda a sua experiência. Elas são muito úteis e fazem toda a diferença!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. NOSSA QUE BLOG LINDO PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  30. Sam, vc hoje foi uma benção na minha vida, estou me sentindo renovada depois de saber q nao sou a unica nessa estrada ardua! bj grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  31. Samantha Joana Araújo Farias16/6/11 6:37 PM

    Oi Sam (rsrs)...eu estou rindo pq é estranho te chamar de Sam, pois me chamo Samantha também e todos aki me chamam de Sam(rsrs)...legal.
    Bem, acabei de te conhecer virtualmente através do youtube e vim parar aqui no seu blog, amei no primeiro momento, você é muito alto astral, nossa, arrebenta aqui no seu blog, seus textos são uma mistura de simplicidade com humor e é tudo o que há de bom. Tenho um bebê de 2 anos que vai fazer aniversário daqui 6 meses, mais exatamente em novembro, e como não gosto das coisas muito corridas, já estou pensando no que fazer para a festinha. Como o lado financeiro tá meio de baixa, resolvi colocar a mão na massa e meter a cara para fazer os doces da festa, dos salgados minha santa mãezinha se encarregará. Assim como as companheiras acima, a partir daí pretendo me aventurar nesse ramo de bolos e cupcakes confeitados com pasta americana, já fiz algumas coisinhas que ficaram bem bonitinhas, só a prática me trará a perfeição né. Pois bem, já naveguei por muitos sites e não consigo encontrar modelos de dinossauros feitos com pasta americana, tentei criar, mas não consegui, será que você teria uma indicação de site ou faria alguns modelos para me dar idéias, pois o tema da festinha será o Parque dos Dinossauros. Estarei aguardando uma resposta. Olha, meus parabéns mesmo, você pessoalmente deve ser uma pessoinha maravilhosa de se conhecer. Conitune com seu sucesso viu...bjokas
    meu e-mail: samanthafarias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Ola Sam escrevo desde Portugal - Ilha da Madeira.Meu nome e Susana e encontrei seu site por acaso e gostei bastante.Também eu estou apaixonada pela decoração de bolos em 3D e faz uns dois meses que estou pesquisando como fazer esses bolos lindos que se vê na Internet.Como muitas outras leitoras de seu blogue,também tenho dificuldade em encontrar quase tudo para decoração,principalmente os produtos para fazer pasta de modelagem,e isso deixa-me muito frustrada e desanimada.Encontrei na net um site onde vendem esses produtos e vou tentar compra-los para poder fazer decoração de bolos com qualidade.Aqui tem pouca divulgação deste tipo de decoração (3D)e e um produto muito mais caro que um bolo coberto de chantily mas acredito que as decorações de bolos de aniversario para crianças são fantásticas e que os pais ate gastarão mais uns euros num bolo desses para agradar aos filhos.Sei que vai ser difícil conseguir os primeiros clientes mas acredito que e uma área da culinária que tem futuro.
    Um abraço desde Portugal e obrigada pelos seus videos,ajudam muito para quem esta a começar.

    ResponderExcluir
  33. Sam! Parabéns pelo seu trabalho...e sua história...muito bacana! inspiradora! Já sigo teu blog a um tempão...na verdade, o primeiro cupcake que fiz foi uma receita tua....Vc é uma pessoa iluminada simplesmente por dividir com tanta gente suas experiências na cozinha...(pq sei que sai caro tentar novas receitas....)é bem mais fácil refazer algo que alguém já fez e que deu certo! Obrigada por isso! Vc é encantadora!Bom....começei nessa área maravilhosa levando brigadeiros para vender na faculdade...e hoje vivo disso! ainda engatinhando...mais devagar vou conquistando novos clientes...Obrigada pelas dicas maravilhosas que vc nos oferece!! Grande beijo! E depois conheça meu blog/site! www.nairacarolinacakes.blogspot.com
    www.ilovecake.com.br

    ResponderExcluir
  34. nossa amei o seu blog,quanta inspiração pra mim,muito obrigada mesmo por vc existir e fazer esse blog maravilhoso e compartilhar isso tudo conosco :) bjusssss

    ResponderExcluir
  35. Sam, você não tem noção como foi bom ler tua história. Até me deu vontade de compartilhar minha história "louca e corrida" contigo. Mas tua história me deu mais ânimo pra continuar e batalhar cada dia mais!!!
    Beijokas e ótima semana de doces e guloseimas deliciosas!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!