sábado, 12 de junho de 2010

Forminhas de papel - O mistério da forminha 0 e 0B


Sobre o dia dos namorados devo pedir desculpas mas tive uns contratempos básicos e acabei não passando a receita do sanduichinho. Meu marido resolveu fazer um curso de montanha e cá estou eu sem maridão por uma semana e curtindo um frio de lascar!!!!
Mas vamos ao papo das forminhas forneáveis que é mais interessante... muita gente me pergunta a diferença entre a forminha 0 e 0B Greasypel da Mago. A diferença é 0.7cm de altura. Somente isso... no papel, né? No geral faço assim quando uso uma receita onde o domo do cupcake  é arredondado uso o forminha 0B (a mais baixinha) que é a ideal para usar nas assadeiras da Wilton e Meister e quando faço receitas que preciso de do topo bem retinho uso a 0 a mais alta. Isso é o meu gosto, hein?!?! No pau da goiaba dá uma diferença de aproximadamente 25g. Resumo da ópera: Com uma você faz um cupcake regular (forminha 0B) e com a outra você faz um standart (forminha 0).
Agora um papo sério sobre forminhas...
Mas antes....Opa! Você pousou aqui e está sem saber nada? Calma aí que vai uma breve explicação: Os cupcakes são assados em forminhas plissadas de papel forneável. É interessante sempre verificar se a forminha pode ir ao forno. Podemos encontrar no mercado facilmente as forminhas brancas já as forminhas decoradas em sua maioria são importadas e um pouquinho mais difíceis de encontrar nas lojas especializadas.
É necessário ter uma atenção especial na hora de comprar as forminhas. Verifique se elas estão bem juntinhas e não estão abertas demais. Isso pode parecer besteira mas vai te dar um trabalhão na hora de colocar as forminhas na assadeira. Com a forminha muito aberta fica difícil acomodá-la sem amassar o papel e muito provavelmente o cupcake vai ficar com essa dobra depois de assado. As forminhas alargadas e deformadas dobram e enrugam deixando o cupcake torto e feio! Pelo mesmo motivo guarde sempre as forminhas empilhadas, de preferência no plástico em que vieram, não amasse nem achatê-as para guardar.
P.s. Temos forminhas lindas no mercado que não são forneáveis além da possibilidade do papel queimar e acabar com o seu trabalho a tinta pode soltar e manchar o seu trabalho, suas forminhas e até fazer mal a sua família ou seus clientes. Portanto resista bravamente e só compre forminhas forneáveis!!! E eu sei que você deve estar pensando "Vem cá?! Você não vai falar nada do mistério das forminhas que teimam em soltar dos cupcakes em algumas receitas?" Calma, calma... isso é um papo mais cabeça que vai exigir muito da minha caixola!!! Guenta aí que vai esse post vai ter continuação. (Detesto quando estou assistindo alguma série e no auge da empolgação aparece aquela frase infernal "To be continued..." Affffff!!! )
Opa! Tá começando CSI-NY depois escrevo mais... Feliz dia dos namorados!!! Bjks

21 comentários:

  1. Marcela pereira12/6/10 7:48 PM

    Devidamente esclarecido!!! Vc e d+!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu andava me fazendo essa pergunta, mas antes de pesquisar no google a resposta, achei aqui no seu blog, bem por acaso mesmo...obrigada por esclarecer!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam, tudo bem?
    Resolvi postar pq fiquei um pouquinho confusa...Como acompanho seu blog direto e fui compar forminhas para começar meus cupcakes, percebi que a informação sobre a medida das forminhas está equivocada. Foi até engraçado pq teimei com a vendedora que a 0 era menor que a 0B e ela precisou me mostrar as medidas para me convencer do contrário! rsrs
    Comprei as forminhas da Mago e verifiquei a diferença:a 0B é menor que a 0! E não ao contrário como postado aqui no blog.
    Pelo menos é o que consta na forminha da Mago.
    FORMINHA 0 - fundo: 5,0cm / altura: 3,7cm
    FORMINHA 0B - fundo: 5,0cm / altura: 3,0cm
    É isso minha querida!
    Bjo grande e continue fazendo desse blog a fofurice que ele é!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tudo bem? Errinhos acontecem e eu tinha trocado na foto a numeração da 0 pela 0b. Obrigada por me alertar já arrumei a foto direitinho. Vou prestar mais atenção na hora de postar pois faço mil coisas ao mesmo tempo e nessa deixei passar essa foto com a legenda trocada. Obrigada e bjks.

    ResponderExcluir
  5. OI GOSTARIA DE SABER POR QUANTO VENDER?
    e-mail-claudia-deusefiel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana. Aqui no blog tem um post que fala sobre quanto cobrar pelo trabalho! Digita no campo de pesquisa que você acha rapidinho! Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oi Sam!
    Bastante esclarecedor!! Não sabia que a diferença era grande.
    Estou iniciando e muito na dúvida se devo usar a 0 ou 0B. O que me aconselha em termos práticos e rentáveis, já que estou iniciando e não faço idéia do que seja um domo maior ou menor (desculpe minha ignorância) e muito menso sei quando é que um bolinho pode ou não ficar com esse tal domo. rsrs (estou rindo sozinha da minha santa ignorância!)
    E quanto a forminha para mini cupcake, auql número comprar? Tenho a forma da Wilton que ganhei de presente do meu filho, no entanto, fui comprar forminha para dita cuja e a vendedora me gatantiu que a forminha Kraft, numero 1 serviria perfeitamente.
    Menina, vc já sabe qu enão serviu né?
    Pois é....moro longe pra daná...rsrs No interior do interior do interior...e agora preciso voltar para trocar as forminhas.
    Eu questionei se não seria a forminha de numero 3 (escutei isso em algum lugar), mas ela garantiu que era a tal numero 1 e essa serve na forma normal de cupcake, é um espirro (rsrs) menor que a 0B.
    Agoa já me disseram que é a numero 4.
    VOU ENLOUQUECEEEERRRR!!! HELP ME!

    Estou pensando em cobrar R$5,00 no cupcake (vc acha que posso cobrar o mesmo na forminha 0 e 0b?
    E no mínimo cobrar R$3,00. O que vc acha Sam?
    Beijo enorme!
    Clara

    ResponderExcluir
  8. Oi, Clara.
    Pra começar eu acho que a 0B é bacana muito embora dependendo de onde você mora só vai encontrar forminhas 0. Para minicupcake eu uso a 4 greasypel da mago. Olha só achar o preço na orelhada não dá certo. O bom é calcular direitinho de acordo com o que você usa e então chegará no preço certo. Aqui no blog tem um post que onde falo sobre isso. Bjks

    ResponderExcluir
  9. E não enlouquece, não! Qualquer coisa manda um e-mail que eu te ajudo! Bjks

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando seu blog, é muito legal!!
    Vou poder aprender tantas coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. oi Sam,
    Hj fui na Central do sabor e comprei muitas coisinhas, estou ansiosa para começar. Não comprei a grade de resfriamento pq achei cara, vc acha essencial? (o cupcake não será vendido).
    Vou tentar fazer o cupcake de maracujá que vc ensinou. comprei forma da Wilton e na dúvida comprei forminha O e OB, as vendedoras não quiseram ajudar, ainda bem que tenho vc. fique com Deus. Célia

    ResponderExcluir
  12. Oi, Célia. A grade é muito importante e não só para os cups mas para bolos, tortas... o uso da grade permite um resfriamento uniforme e aumenta a durabilidade do cup já que não forma aquela película suadinha por baixo que pode causar bolores, soltar a forminha de papel... você pode usar grades alternativas como grades de fogão elétrico, grade de assadeira grill... Bjks

    ResponderExcluir
  13. Eu estou começando agora a arte de fazer cupcake e quero dizer que adorei seu blog....obrigadíssimo por compartilhar sua sabedoria!!!! mil beijocas do Rio de Janeiro!!!
    obs:vou voltar sempre hahahahaha

    ResponderExcluir
  14. Olá,Sam!!!
    Primeiro, parabéns pelo fofíssimo blog. Não resisti e aderi. Para vc ter uma ideia, estou há pelo menos 2 horas sentada aqui, com uma dor razoável nas costas e não quero sair, mas preciso...amo muito td q se relaciona à receitas ( doces, de preferência) e agora quero pq quero fazer cupcakes. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e seu tempo conosco e que Deus continue a te abençoar de maneira grandiosa. Beijos...ah, e na Ramona tb, umas lambeijocas do meu Shih Bidu. ;)

    ResponderExcluir
  15. Querida, desculpa, mas uso sempre a forminha 0B para meus bolinhos integrais; trocaste os tamanhos, a 0 é mais baixa que a 0B; botaste os tamanhos ao contrário. abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi, anônimo. Tudo bem? Acho que você se enganou. Dá uma olhada no site da Mago caso tenha dúvida http://www.mago.com.br/ a 0B é menor do que a 0. Bjks

    ResponderExcluir
  17. oi! nunca fiz um cupcake na vida, depois de ver seu blog estou empolgadíssima em tentar! parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Sensacional suas dicas...já estou me preparando pra fazer para o níver da minha pequena. Depois te conto o resultado. Adorei seu blog!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Samantha. Adorei seu blog. Estou super empolgada pra fazer os cupcakes para o níver da minha filha. Adorei todas as dicas. Me identifiquei muito com você, também adoro fazer doces...minha especialidade e amo cachorro!!! Tinha um dogue alemão!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  20. É a primeira vez que entro no teu blogue e estou adorandoooooo...simplesmente maravilhoso...tenho que experimentar algumas dessas receitas. Vou passar a seguir o blogue

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!