domingo, 4 de julho de 2010

Pasta americana "Há mais mistérios na pasta americana do que supõe nossa vã filosofia!"

Tem início a nossa maratona shakespereana sobre a pasta americana! Se você quer me matar é só tirar a cobertura de pasta americana de cima de um cupcake meu, jogar no lixo e comer o resto. Argh!!! Isso me mata!!! Aquela cobertura linda que eu passei horas desenvolvendo, desenhando e tal no lixo!!!
Apesar de linda a decoração com pasta americana em sua maioria não é gostosa. Eu sei, eu sei... vou dar um desconto!!! Mas na busca da pasta perfeita me deparei com essa que é atribuída a Marta Balina e executada por grandes nomes do “universo bolístico” no Brasil como Flávia Millás, Sandra Dias... De longe é a melhor que eu já e experimentei pois se assemelha ao marzipã (olha a blasfêmia!!!). Se você for optar por comprar pronta use da Arcolor, não estou ganhando nada nem fazendo propaganda mas sem dúvida é a de melhor qualidade e a mais fácil de se trabalhar. Vamos ao meu top-top . A essa altura você já percebeu que eu me amarro nisso!!!
16 coisas que você precisa saber sobre pasta americana para não se desesperar e desapontar logo de cara!!!
1) Umidade: a pasta americana é extremamente sensível a umidade e NÃO pode ir a geladeira e muito menos pode ser aplicada em superfícies geladas ou que dessoram (creme de leite, chatilly e doces muito moles tipo brigadeiro molinho, creme de confeiteiro...). Tenha em mente que a pasta americana é “inimiga” da umidade.
2) Glucose: A glucose utilizada na receita é a glucose branca. Karo é glucose? É. Mas é mais liquida e amarela o que a torna inapropriada para nossa receita.
3) Aplicação: Presta atenção!!! Toda a operação tem que ser muito rápida a pasta americana após aplicado seca em menos de 30 minutos portanto tenha sempre a mão plásticos para cobrir a pasta ainda não utilizada e sobrinhas. A pasta feita para cobrir o cupcake, deve ser utilizada prontamente: fez a pasta, cubra o cupcake imediatamente, caso contrário ela perde a textura ideal e pode "rachar" com mais facilidade. Organização aqui é fundamental! Deixar todos os cortadores, marcadores e o que mais for utilizar a mão e prontinhos para usar.
4) Validade e armazenamento: As sobrinhas devem ser guardadas em saco plástico bem fechado (enrole bem em plástico filme e depois coloque em um saco tipo ziploc e tente tirar o máximo de ar do saquinho) e em local seco e fresco. A durabilidade é de aproximadamente 1 a 2 meses. Não a coloque na geladeira, pois a pasta é extremamente sensível à umidade. Estou sendo repetitiva com esse lance da geladeira, eu sei! Mas a gente tem mania de conservar tudo na geladeira o que torna o processo quase mecânico!
Só por curiosidade um cupcake coberto com a pasta americana dura 3 dias fora da geladeira.
5) Re-utilização: A pasta que sobrar, pode e deve ser re-utilizada desde que armazenadas como no tópico anterior. Para reutilizá-la é simples, possivelmente estará mais sequinha e mais durinha, coloque-a de 5 segundos no micro-ondas, e junte um “trisquinho” da margarina que usou para fazer a pasta e amasse bastante até voltar a ter a mesma textura. Se ainda estiver muito dura repita o processo. Adicione a margarina só se estiver muito dura do contrario só a sova após os 5 segundos já será o suficiente. Não precisa adicionar mais açúcar, hein?!
6) Tingimento: basicamente existem três maneiras de colorir a pasta.
- Corante em gel: o método mais tradicional e o mais utilizado. O corante em gel é bom pois é muito concentrado e não “desanda” a pasta.
Como fazer: Pegue um palito de dentes molhe a ponta no corante e junte-o à pasta, em várias partes não concentre em um só lugar para facilitar o trabalho. Sove bem até incorporar todo o gel, tingindo a pasta. Repita o processo até obter a cor desejada.
    Para as cores claras: deve-se tomar o cuidado de não colocar gel demais, porque a cor poderá ficar mais escura que o desejado. É mais fácil arrumar uma cor super clara do que uma já escura.
   Para cores escuras: cores escuras como o preto, o vermelho, azul marinho e o marrom precisamos de uma quantidade maior de corante.
***Atenção: As cores se acentuam após 5 minutos em repouso portanto se você achar que já chegou perto da cor dê uma pausa antes de adicionar mais corante.
Faça anotações de como você chegou e tal cor tipo rosa framboesa ou tons de pele para que da próxima vez possa chgar bem próximo da cor baseado na sua experiência.
Tinja de uma vez só tudo o que você vai precisar para garantir a fidelidade da cor.
- Corante líquido: utilizado apenas com aerógrafos.
- Corante em pó: o dourado, prateado e perolado, amarelo para fazer o interior das flores... existem apenas na versão em pó. O pó é insolúvel em água e não se incorpora a pasta. Para utilizá-lo devemos diluí-lo no álcool de cereais, vodka, gim ou qualquer outra bebida alcoólica branca e aplicar com um pincel. O bom dessa técnica é que, devido ao uso do álcool, a tintura seca muito rápido.
7) Cola: Presta atenção que tem pulinho do gato na hora de colar!!!
- Para colar a pasta no cupcake podemos usar doce de leite, geléia, buttercream ou ganache.
- Para colar a decoração feita em pasta americana sobre o cupcake, coberto também com pasta, aplicamos água com um pincel em pequena quantidade, isso desde que a decoração que esteja sendo colada ao cupcake não esteja seca!!!
- Para colar decoração seca apenas o glacê real poderá servir de cola. Devemos colar com glacê real, as figuras, flores ou qualquer outra decoração feita em pasta americana que já estejam secas na hora da aplicação.
- Para colar a decoração em ganaches, buttercream e brigadeiros. A decoração deve estar seca e depois é só colocá-la. Não é necessário o uso de cola a decoração adere imediatamente a cobertura.
***Atenção: Não use cola de cmc pois ela facilita a cultura de bactérias.
8) Gordura: Nunca substitua a margarina forno e fogão por gordura hidrogenada.
9) Espessura: Não abra a massa muito fina. A massa tem que ter uma espessura de no mínimo 5mm para sustentar a decoração.
10) Temperatura: O cupcake, já recheado, deve estar totalmente resfriado quando for coberto com a pasta americana. Depois de decorados mantenha os cupcakes em locais secos e frescos. O excesso de umidade pode fazer a massa suar. Em locais muito seco adicione 1 colher de café de glicerina a massa e em locais muito úmidos adicione 1 colher de café de cmc a massa.
11) Transparência: a pasta americana é translúcida. Ou seja qualquer imperfeição vai aparecer no cupcake.
12) Rachaduras:  Se pequenas rachaduras aparecerem esfregue um pouquinho, delicadamente, com a ponta dos dedos ou rolinho a pressão e o calorzinho desfaz as pequenas rachaduras. Não use água!!! A água em excesso dissolve o fondant! Se a rachadura persistir você pode untar levemente os dedos com a margarina e alisar a rachadura até desaparecer. Tenha em mente que as rachaduras acontecem por 3 motivos: Demora em aplicar a pasta, a pasta foi aberta muito fina ou a pasta foi aberta muito grossa.
13) Limpeza: O local de trabalho tem que estar limpérrimo!!! Qualquer sujeirinha vai colocar todo o seu trabalho a perder!!!
14) Petequinha: Faça uma “petequinha” de amido de milho para ajudar a povilhar finamente a área de trabalho na hora de sovar ou abrir a pasta e povilhar cortadores e gummies. Aprenda a fazer no final do post.
15) Sudorese: A pasta americana as vezes fica suada! Hahahahaha.... ao menor sinal de umidade ela fica suada! E não tem dove que resolva o suadouro da pasta! Então o lance é trabalhar no clima mais fresquinho possível e rezar para dias mega úmidos e chuvosos não estragarem o nosso trabalho. Tem um truquinho ou outro mas no pau da goiaba só a Nossa Senhora do Confeito Perfeito ajuda nessas horas.
16) Astral: Não faça do uso da pasta americana um calvário. Fique tranquila e se divirta pois é uma boa terapia. Se não der certo logo da primeira vez. Calma! Não desista! A pasta americana é trabalhosa e cheia de frescurinhas. Tem coisa que a gente só aprende na marra mesmo, na máxima da tentativa e erro. A pasta americana dá um up nas decorações de bolos, cupcakes, bicoitos... leva todo o nosso trabalho a um outro nível. Portanto, relax! E mãos a obra!!!

Receita de Pasta Americana para flores e enfeites
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de gelatina
- 1 colher de sopa de glucose (volume de uma noz com casca)
- 1 colher de sopa de margarina "forno e fogão" ou 70% de lipídeos
- 1colher de chá de essência de amêndoas ou outra de sua preferência que seja transparente
- açúcar impalpável (aproximadamente 700g)

Modo de preparo

1) Em uma panela para banho Maria colocar as colheres de água e a gelatina. Levar ao banho Maria.
2) Depois de derretida a gelatina junte a glucose. Depois de dissolvida a glucose junte a margarina e a essência. (Foto 2)
3) Com o açúcar impalpável, faça uma cova sobre a superfície onde irá trabalhar, jogue a mistura no meio e vá adicionando o açúcar até que obtenha a marca de seus dedos na pasta sem que esteja grudando. (Foto 1, 3)
4) Trabalhe a massa até tornar-se elástica. (Foto 4)

5) Guarde em saco plástico bem fechado. Deixe descansar por 2 horas antes de utilizar.
6) Tinja a massa, se necessário, e utilize-a.
No meu caso tingi tudo de rosa já na etapa 5 porque só usei rosa nos adornos.

Dica: A receita para cobrir o cupcake é a mesma a única diferença é que ao invés de 3 usamos 4 colheres de água. Só isso!

Petequinha de amido de milho
Fazendo a petequinha
Você vai precisar de:
- 1 Perfex
- 3 colheres de amido de milho
Como fazer:
1) Corte o perfex ao meio. Corte, também, uma tira de perfex para fazer o lacinho.
2) Coloque o amido de milho no centro do perfex.
3) Junte as pontas fazendo uma petequinha. Feche fazendo um laço.
4) Ponto! Está prontinha para usar.
Caso tenha alguma dúvida aqui vai um vídeo ótimo da Sandra Dias fazendo a mesma receita. Bjks
A seguir como fazer um laço chanel para decorar seu cupcake usando pasta americana...

86 comentários:

  1. Fernanada Cutrim4/7/10 11:49 AM

    Tô apaixonada por esse cupcake de lacinho! Espero que seja essa que você vai ensinar a fazer!!! Adorei o PAP de pasta americana.Será que agora eu me aventuro nessa arte? Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Mirian Feitosa4/7/10 3:44 PM

    Kkkkkkk!!! Estou morrendo de rir! Como você é engraçada! Queria ser sua aluna ao vivo e a cores! Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Marcelina De Lucca4/7/10 10:46 PM

    Amanhã cedo já vou comprar tudinho para fazer! Boa semana e espero que estejas melhor! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Essa petequinha de amido e esse lacinho sao foferrimos..Amei! Tenha um otimo inicio de semana!Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. Oi, achei seu blog por acaso no google e devo dizer, já está nos favoritos, adoro inventar coisas e sinto que vc será uma grande aliada nas minhas "aventuras"...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Marcelina De Lucca5/7/10 6:05 PM

    Voltei aqui só para dizer que hoje cedo fiz a receita e concordo com você se assemelha muito ao marzipã! É muito boa de trabalhar e o sabor é infinitamente melhor do que a comprada pronta! Que maravilha! Estou encantada com a pasta! Quero testar todas as possibilidades. Vou armazená-la para ver quanto tempo dura aqui na minha região que é super úmida! Eu estava muito receosa quenato a confecção em si mas foi muito tranquilo para minha surpresa. Fiz todo mundo provar a pasta! tô empolgada e no aguardo de sugestões de modelagens. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Meninas a todas agradeço o carinho e bem vindas ao blog!
    Fernandinha, já está no ar o post do lacinho!
    Marcelina: Uhuuuuuuuuu!!! Que legal que você já fez e deu ceto!
    Mary: boa semananinha para você também e obrigada pelo carinho!
    Eloma: Bem vinda! Vamos aprontar muito juntas! Pode ter certeza! Adoro aventuras culinárias! Bjks

    ResponderExcluir
  8. aprendi a fazer pasta americana com gord vegetal e colocar na geladeira.como faço p conserva-la fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu aprendi a trabalhar com a pasta sobre um plástico grosso, assim não tenho que usar nem amido, nem açúcar impalpável....Está certo desta forma também ?
    Márcia Chiaveli

    ResponderExcluir
  10. Para conservá-la fora da geladeira é só embalar bem em plástico filme e depois colocar num saquinho tipo ziploc e extrair o máximo de ar que vc conseguir da embalagem. Depois é só manter ao abrigo de luz num local fresco.
    Márcia, essa dica do plástico grosso é excelente. Eu não me adaptei a ela porque sou espaçosa! Hahaha... mas está certo também! Bjks

    ResponderExcluir
  11. AHHHH!
    Muito bem citado esses dilemas da confeitaria...eu sou a Helen, fiz curso com a Flávia Millás e te digo, é isso mesmo!!!
    A pasta fica linda, gostosa e simples de fazer!!!Ótima! Essa dica do microondas então, é super 10!!
    Boa sorte para todas e beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi, Helen! Eu amo essa pasta acho que ela é incrível! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Olá !! Fiquei fã do seu blog. Menina, como vc explica bem !! Enquanto lia o post sobre pasta americana, estava me lembrando da massa de biscuit, os cuidados são basicamente os mesmos. Cheguei a conclusão que pasta americana é um biscuit comestivel. Será que estou falando o óbvio, que só eu não sabia.
    Bjs. Guta. gutaejoedy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Guta, há quem chame a pasta americana de biscuit comestível. É bem parecido. O biscuit é mais firme e maleável. Já a pasta americana não dá para fazer detalhes tão pequenos com precisão. Mas "no pau da goiaba" são bem similares, sim! Bjks

    ResponderExcluir
  15. E que quantidade ou qtos cupcakes cobre essa massa?

    ResponderExcluir
  16. Menina, tu és um anjo! Esse PAP vai salvar minha reputação frente à pasta americana...kkk..ela q me aguarde!

    ResponderExcluir
  17. Rose, cobre 24 cupcakes com folga. E ainda dá para fazer umas modelagens.
    Angela, vai fundo e depois me conta como foi! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se tem que tingir a pasta para ficar branca

    ResponderExcluir
  19. Oi, Anônimo. Não precisa tingir a pasta de branco pois ela já é bem branca! Bjks

    ResponderExcluir
  20. oi sam. vc sabe se dar pra usar essa pasta para cobrir bolinhos redondos tipo cakepops?

    ResponderExcluir
  21. Oi Sami,
    Achei..A sua receita é igual à minha. Menina, acho que o problema era este: faço a massa com antecedência e na hora de trabalhar a massa uso o açúcar impalpável para sovar. Esta dica do micoondas se não fosse vc falando, juro que nunca ia me arriscar justamente porque realmente é muito sensível esta pasta... Brigadim..Bjs..

    ResponderExcluir
  22. Oi Sam,

    Descobri seu blog a pouco tempo e fiquei encantada.
    Fiz a pasta americana e ficou linda mas no momento de cobrir o bolo ela começou a rachar, será que passou a quantidade de açucar ou pode ser pela temperatura da região (muito quente!)
    Lilyan

    ResponderExcluir
  23. Mulher,

    comecei a trabalhar com cupcakes a um mês e tenho apanhado um bocado pra aprender algumas técnicas.
    Fiz um curso de decoração em minibolos (pra aprender um pouco sobre pasta americana) e a professora também indicou a Arcolor. Eu tinha comprado da Mix (4 em 1) pra treinar em casa,.... ela é "melequenta", mas consegui alguns resultados.

    Adorei suas dicas. Seu blog tem me salvado, viu :) É minha enciclopédia oficial :P

    Um beijo
    Fica com Deus e sucesso

    Gilmara
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oiêe!
    Me ajude a secar meus confeitos!!!!Tinji a pasta com corante em pó direto na massa,já faz 3 dias e nada de secar.Gostaria que ficassem durinhos e sequinhos para poder armazenar.Espero sua dica.
    beijuus,Bete

    ResponderExcluir
  25. Sam,
    Moro fora do Brasil e não acho glucose nem açucar impalpável!!! Tem algum substituto ou receita caseira para os 2??? Socorro....
    Bjs,
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Adorei a dica...e agora entendo o que acontece com a minha pasta....ela dá certo, mas logo estraga!
    Moro em um lugar super úmido(Arraial Dajuda, Ba), e não tem jeito....vc tem mais alguma dica para conseguir trabalhar com a pasta melhor neste meu clima "pé na areia",
    um beijão
    Obrigada
    Helem

    ResponderExcluir
  27. Oi Sam, vivo uma briga danada com a pasta, com certeza um dia chegaremos a um consenso, espero que eu saia ganhando. Adoro seu blog, além de ter dicas maravilhosas ele é simplesmente lindo.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Sam,
    Venho agradecer suas receitas e dicas. Usei a pasta americana no bolo que fiz pra minha irmã e foi um sucesso. Não acreditei quando fiz a pasta e trabalhei com ela na maior facilidade: arrisquei até um vulto de dois dançarinos de tango (minha irmã dança e adora). Depois posto foto pra vc ver.
    Obrigada por desmistificar o que fazem questão de complicar para nós semples mortais.
    Bjks

    ResponderExcluir
  29. Sam,
    eu posso colorir pasta americana com corante em gel usado para colorir chocolate ou é outro tipo de corante em gel?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Denise é outro tipo de corante. Corante de chocolate é a base de manteiga de cacau e não deve ser usado para tingir a pasta americana! Bjks

    ResponderExcluir
  31. Obrigada pela dica, querida.
    Então é aquele corante em gel para fins alimenticios né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! meu nome é Eliane.hj comprei corante em gem para tingir pasta americana e já na embalagem, estava escrito que era para esse fim. a marca é Arcolor.

      Excluir
  32. LEM DOCES E CHOCOLATES6/7/11 12:17 AM

    Eu adoro o seu blog ele tem me ajudado muito com todas as minhas duvidas muito obrigada beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Olá, gostaria de fazer uma crítica: Acho bem legal seu blog, por isso, tem coisas que seria interessante copiar, afinal estão aí pra isso, porém, até as escritas são protegidas, o que dificulta a vida de suas seguidoras....
    Acaba sobrando a solução de usar o prnt scrn...

    :(

    ResponderExcluir
  34. Oi, anônimo. Tudo bem? No final de cada post tem um link onde você pode criar um pdf e salvar o texto com fotos no seu computador ou imprimir. Não precisar fazer um prnt scrn. Bjks

    ResponderExcluir
  35. Obrigada, não sei mexer direito, desculpe o fora. rs

    :P

    ResponderExcluir
  36. ADOREI!! Tudo q eu precisava saber para me aventurar no mundo da pasta americana!!! :)

    ResponderExcluir
  37. Ana diz: Oi! Sou nova por aqui. Adorei seu blog!
    Estou testando várias receitas por aqui, começando pela pasta americana. Para dar a liga não cheguei a usar nem 500 g de açúcar, será q fiz algo errado?
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Oi, Ana. Seja muito bem vinda! Olha só... dependendo do tempo a pasta absorve menos açúcar. É no olho mesmo. Bjks

    ResponderExcluir
  39. olá,parabéns é o blog mais interessante que conheço,to aprendendo muito.
    bom passado setembro começarei me preparar para os cupcakes de natal,sei trabalhar com pasta,faço coisas lindas,mãs bem na semana do chá da minha sobrinha joana,tava muito abafado,choveu fez calor,isso tudo no inverno,tive a maior dor de cabeça,pois era impossível de fazer as joaninhas.
    agora fiquei com o trauma da pasta..heheh sei que no inverno fica ótima,no abafado fica péssima.e no verão?moro no R/S e to com medo dos meus cupcakes de natal começarem a desandar,eu acredito que não,mas to traumatizada.
    outra coisa eu uso a pasta comprada pronta marca mix,é super boa mãs será que a feita em casa não tem maior resistência?e não uso açucar impapavel e sim gosdura hidrogenada para conseguir trabalhar com ela,o q vc acha?será que o açucar deixa cria maior resistência para o verão?se puder me responder agradeço muito.
    bjos

    ResponderExcluir
  40. olá to adorando o blog.
    tentei mandar um coments,um dia desse mas não sei se consegui.
    gostaria de saber se posso acrecentar cmc no verão,em dias quentes,para evitar que a pasta amolessa,minhas lembranças de cupcakes sempre vão dentro do saquinho, e fico com medo de amolecerem,será que o cmc me ajuda?tambm uso gordura hidrogenada na hora de trabalhar a massa para não grudar na mesa,será que isso ajuda a minha pasta amolecer mais rápido?em outubro vou divulgar modelos de cupcakes de natal em uma feirinha no meu trabalho,mas fico com receio de trabalhar com ela no verão com medo que derreta,esse trauma todo se deve ao fato de ter cupcakes para fazer de lembranças em um dia úmido,nem preciso contar,menos mal que é para a familia,se fosse um estranho o q eu poderia dizer?
    e só para constar,eu tambm tenho um senhor pudim em casa..heheh
    é impressionante posso fazer a sobremessa mais glamurosa,que ele sempre vai preferir pudim,pipoca doce..até o pudim de hospital é melhor q o meu..heheh
    bjos e obrigada R/S

    ResponderExcluir
  41. Oi, anonimo. Acrescente CMC e deixe dar uma secada antes de colocar no saquinho. A dica de acondicioná-los em saquinhos furadinhos é ótima pois permite que a pasta respire! Bjks

    ResponderExcluir
  42. Oi, anonimo do sul! Tudo bem? Olha só a pasta feita em casa é sensacional! Onde moro é mega úmido no verão a pasta aguenta que é uma beleza!!! testa e depois me conta! Bjks

    ResponderExcluir
  43. Olá...eu sou alheia nesse assunto e comprai a pasta americana em uma loja, mas a massa fica agarrando nas mãos qndo vou trabalhar nela... O que eu posso fazer para isso deixar de acontecer? Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  44. oi obrigada vou tentar mesmo,você sabe a quantia que dá,errei o nome eu uso a pasta da arcolor,a da mix achei péssima.bjos

    ResponderExcluir
  45. Gabi Sombini14/9/11 1:32 PM

    Oi Sam querida (ah sim vc já é uma querida e tanto!!!) Estou fazendo algumas aulinhas em uma loja que vende produtos para festas aqui em Niteroi. São bem basiquinhas, mas para quem está começando vale a pena por não ter uma grana para gastar com cursos (alias quero tanto fazer o da Diva Simone, espero em breve conseguir!!!). Em um adestas aulas a professora usava uma mistura de pasta americana (das prontas mesmo) com uma tal pasta de goma (que seria mais elastica e com uma secagem mais rápida). Você já usou essa tal goma junta a pasta ou tem alguma informação se é melhor usar assim ou só a pasta mesmo??
    Sou super adepta dos produtos mais artesanais, com certeza vou experimentar essa pasta, já tinha visto ela em minhas pesquisas pelo youtube, no mesmo vídeo que repassou, mas com ainda não sabia da reputação da profa, ainda não tinha arriscado; agora que soube do seu aval rs vou arriscar logo logo.
    Confesso que sou do tipo que jogo o enfeito fora, sorry! mas vamos provar essa nova.
    Outra dúvida, será que eu poderia usar a gelatina de agar-agar no local do comum? Mais uma vez entra minha vegetarianisse em jogo, rs. E também pretendo fazer produtos para o público vegano, mas ainda apanho no quesito corantes!!
    Ultima questão, pretendo muito continuar conversando com vc, queria saber se vc prefere que mande comentarios ou email??
    Um grande bjo

    ResponderExcluir
  46. Sam adoro seu blog! Dou boas risadas, aprendo muito, muito mesmo! Só preciso de uma grande ajuda: alguém disse que usa a cola cmc para grudar as forminhas nos mini cupcakes. Vc tem a receita? Sabe como fazer?

    Por favor me retorne a resposta por e-mail: paulaglsf@uol.com.br

    Bjs e continue nos ensinando e alegrando!

    ResponderExcluir
  47. Pollyana, para parar de grudar a pasta comprada pronta ou se usa gordura vegetal ou açúcar impalpável tem que ver o que o fabricante aconselha pois se vc acrescentar gordura a massa pode ficar muito molenga e se acrescentar o açúcar pode ficar quebradiça o melhor é mandar um e-mail para o fabricante e perguntar o que fazer. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Sam! meu nome é Eliane Guelere. O fabricante da marca Arcolor, recomenda Gordura vegetal para manusear a pasta. Beijos! Ah! O que é justo é justo: Encontrei seu blog, procurando informações específicas sobre modelagem de pasta americana, e para minha surpresa, vc explana bastante sobre cupcakes, que será exatamente onde pretendo aplicar. Vou tentar modelar carrinhos hotwheels, mas será às cegas, pois, não tenho modelos a seguir. Mas blz... importante foi saber que não devo aplicar a massa sobre cremes. já já vou encomendar os cupcakes e eles viriam todos com chantilly, onde eu aplicaria um carrinho por bolinho... PENSA NA TRAGÉDIA!!! Agradeço muito por vc ter desenvolvido esse trabalho e às suas seguidoras que falando sobre marcas e afins, me ajudaram muito tambem, pois, não vou arriscar tanto assim, tentando fazer a massa de cara. comprei pronta e por sorte, da Arcolor. senão, já iria tentar trocar o produto na loja...rsrs
      Deus a abençoe! Beijos! Eliane

      Excluir
  48. Paula, a cola de CMC propicia a cultura de bactérias então não é legal de ser usada. Para colar vc pode usar o glacê real eu acho que é mais legal que a colinha. Bjks

    ResponderExcluir
  49. Gabi, eu nunca fiz essa misturinha até mesmo porque faço todas as minhas massas em casa de coma, elática, para flores e a americana então nunca tive essa necessidade de fazer misturinhas. Bjks

    ResponderExcluir
  50. Sam,
    já conhecia seu blog, mas só entrei nesse mundo de pasta americana faz pouquíssimo tempo e estou encantada com as suas dicas, seu blog é o máximo!
    beijocas

    ResponderExcluir
  51. Adorei as dicas! Estou fazendo uns enfeites de pasta e o tempo está chuvoso, a pasta está suando como uma condenada. Hj coloquei mais açúcar e coloquei num quarto com o ar-condicionado ligado, parou de suar.

    ResponderExcluir
  52. Oi Sam!!! seu blog é demais e vc então, realmente uma fofa! fico com vontade de te conhecer pessoalmente, de tantas coisas legais q vc coloca aqui!!!
    Sou nova por aqui, mas vc ja me ajudou com mtas coisas... agora é hora de treinar a pasta americana!!!
    beijos
    Mo

    ResponderExcluir
  53. Sam! seu blog é demais, e vc então, realmente uma fofa!!!Td o que vc posta aqui é demais! Dá vontade de te conhecer pessoalmente de tanta coisa legal q vc escreve e compartilha!!
    Sou nova por aqui, mas confesso que vc já me ajudou demais! Minha ganache foi vc que ensinou e ficou ótima! Mto obrigada!
    Agora é hora de aprender a pasta americana!
    Deus te abençoe muito!!
    beijos
    Mo

    ResponderExcluir
  54. Seu post virou minha bíblia de cupcakes , não preciso de ir a lugar mais nenhum para tirar minhas duvidas hehe

    ResponderExcluir
  55. ótimas suas dicas mas continuo desesperada moro em fortaleza que é muito quente beleza pra trabalhar com pasta ame mas em dias de chuva fico louca pôs ela fica suando muito e muiiiiito mole me socorra o que faço pra evitar isto pois o trabalho fica feio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, a melhor solução é fazer a pasta em casa pois eu acho a pasta feita em casa mais sequinha. Vc já experimentou colocar uma pitadinha de cmc na massa? Bjks

      Excluir
  56. Querida , gostaria que vc me esclarecesse uma grande dúvida: como faço o uso do Cmc? Eu comprei a pasta pronta da Arcolor. Ao colocar o CMc eu uso de imediato a pasta ou tenho que aguardar pra usar ? No caso quanto tempo ? Obrigada e adorei seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice. Quando acrescento o cmc aguardo uns 15-20 minutinhos sempre bem guardadinho em um saco plástico e já uso. Bjks

      Excluir
  57. Oi Sam, já usei cmc na pasta e realmente fica durinha e sequinha, mas quando coloco em cima da ganache, o mundo desaba! A safada começa a suar, suar, até as vezes derreter? Algum pulo do gato? Please, estou desesperada. Brigadinho. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, acho que o pulo do gato é aplicar a modelagem bem sequinha. Sempre dá certo comigo. Me manda uma foto da sua ganache para fazer uma análise profunda! hahahahaha... Bjks

      Excluir
  58. Sam eu fiz uma vez a pasta americana e deu certo,com ela não tenho problemas,nos fizemos amizade fácil,rsrsrs
    queria saber como fazer para colar nela uma imagem acho que seja papel de arroz o que eu vi,seria com o produto próprio para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Eu não tenho muita experiência com papel arroz. Eu sei que o bolo tem que ser coberto com chantilly, buttercream ou pasta americana. Tem que ter um fundo branco! E depois você pincela um gel de brilho no fundo do papel arroz posiciona e cola. E depois passa esse mesmo gel por cima para deixar as cores mais fortes. Nas casas de festas eles vendem prontos e as vezes personalizam os modelos de imagem no papel arroz. Procura no youtube que deve ter alguém ensinando. Desculpe não te informar mais mas meu único contato com papel arroz foi ajudando uma amiga do trabalho a fazer um bolo para os pais ou seja experiência "0" no assunto. Bjks

      Excluir
    2. Sam obrigada pela resposta,acabei não usando mas vou me informar mais sobre papel de arroz,bjinhoss

      Excluir
  59. Evellyn Roberta28/6/12 7:56 PM

    meninas me ajudem moro em jacarepagua ((rj))
    onde encontro a pasta americana da ARCOLOR???

    ResponderExcluir
  60. Nossa adorei!! Você é muito divertida!!

    ResponderExcluir
  61. Oi Sam querida! voce mencionou a palavra fondant no post e logo pensei, o que tem o fondant e a pasta americana de comum? (desculpe minha ignorancia, rsrsrrs) bjss obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, no Brasil, nada em comum. Fondant é uma cobertura feita com açúcar, água e limão feita para banhar docinhos, bolos... geralmente banha o camafeu. Já a pasta americana é uma cobertura de mais densa que leva gelatina, açúcar impalpável, glucose você pode cobrir bolos, modelar figuras... bem resumidamente é isso. O que pode causar alguma dúvida é que em inglês Fondant é pasta americana.

      Excluir
    2. Saaammmm maravilhosa como sempre!!!!! Muito obrigada!!!!! Entao aquela cobertura fondant mole usada para banhar os bolinhos nada mais eh que pasta americana amolecida?? bjjsss e mis uma vez muito obrigada!!!!!

      Excluir
    3. Oi, Carol. Tudo bem? Vamos lá... o fondant com a pasta americana em nada tem a ver! Como disse na resposta anterior a composição deles é bem diferente (Fondant é uma cobertura feita com açúcar, água e limão feita para banhar docinhos, bolos... geralmente banha o camafeu. Já a pasta americana é uma cobertura de mais densa que leva gelatina, açúcar impalpável, glucose você pode cobrir bolos, modelar figuras... ). E o que pode causar uma certa confusão é que Fondant é o nome da pasta americana em inglês e poured fondant o fondant que a gente conhece aqui no Brasil. Bjks e bom domingo!

      Excluir
    4. Saamm, desculpa minha ignorancia, rsrsrsrsss... so insisti, pq eu vi um video, bem alguns videos, onde eles colocavam uma pasta no microondas (pasta beemm parecida com a americana) e ela ficava quase liquida, entao ela banhava os bolinhos... sai igual louca atras desse pour fondant e nao acho... Mas muiti muito muito obrigada pelas explicacoes! bjsss

      Excluir
    5. Carol, não tem problema, não! O fondant, essa mistura de açúcar + água + limão quando fria de fato parece uma pasta americana mas não é. Ela precisa ser derretida em banho maria ou microondas para ser usada. Na coleção do açúcar união volume confeitaria básica (vende na avon casa) ensina a fazer ou você pode comprar pronta. Se não me engano a mix e a arcolor vendem fondant pronto. Bjks

      Excluir
  62. Olá, vc colocou que esta receita é para flores e enfeites, gostaria de saber se também pode ser utilizada para cobrir um bolo inteiro ou se tem alguma diferença. Parabens pelo blog, está tudo muito bem explicadinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, para cobrir um bolo coloque uma colher a mais de água. Bjks

      Excluir
  63. olá, Sam....meu nome é Priscila e sou novata por aqui, mas devo dizer que desde que descobri essa preciosidade que é o seu blog, não saio mais daqui....vc é muito dedicada...é muito raro encontrar alguém que esteja disposto a compartilhar informações tão precisas e valiosas!...Gostaria de saber se vc tem alguma familiaridade com o marzipã...em termos de sabor eu sei q o marzipã ganha "de lavada" da pasta americana, mas quanto à praticidade, maleabilidade/flexibilidade e valores comparativos, será que vc pode me esclarecer algo a respeito? muito obrigada, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o marzipã é muito mais gostoso do que a pasta americana pois é uma pasta de amêndoas. Infelizmente aqui não tem marzipã industrializado, quando morei na Inglaterra tinha acesso a marzipã para cobrir bolos e é um escândalo na qualidade, sabor e maleabilidade, é bem mais branquinho e maleável do que fazer em casa pois fica bastante quebradiço. Sem contar no preço pois se você for fazer marzipã para cobrir um bolo de 20cm você certamente vai gastar mais que o dobro do valor do bolo só no marzipã. Eu uso o marzipã caseiro para fazer docinhos e adoro! Espero ter ajudado. bjks

      Excluir
  64. Adoreeeiiiiii!
    Sou marinheira de 1ª viagem, rsrsrss, esclareceu todas as minhas dúvidas.
    Agora, literalmente, mãos à massa.
    Também adorei os vídeos.
    Obrigada!!!!!!!!!!!
    Bjsss, Taty

    ResponderExcluir
  65. Agora aprendi como decorar meus docinhos com dourado tinha muita duvidas, agora só alegria...bjos!

    ResponderExcluir
  66. Oi...Estou querendo produzir cupcakes, e quando fui comprar os ingredientes na loja especializada, ele me disse que para a pasta americana tem que usar agar agar, e eu leiga,acabei comprando...agora não acho nenhuma receita que leve esse ingrediente...vc tem alguma?Me ajude...obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar o agar agar nessa receita basta apenar substituir a gelatina por 1/3 de agar agar aprox. 4g de agar agar. Não se esqueça que diferentemente da gelatina o agar agar tem que ferver cerca de 3 minutos pois toda a mistura glucose, margarina tem que atingir 90°C para "despertar" a solidificação do agar agar processo bem diferente da gelatina animal. E sove bem a massa rapidamente pois o agar agar solidifica muito rápido. O bom de usar agar agar na massa é que a pasta americana fica mais firme e duradoura o que pode ser muito bom em regiões muito úmidas. Bjks

      Excluir
  67. Oi, tudo bom??
    Eu queria saber quanto tempo o confeito com a pasta americana dura? Por ex. posso fazer em quantidade e guardar por quanto tempo exposto até que seja consumido??

    ResponderExcluir
  68. Oi, tudo bom??
    Eu queria saber quanto tempo o confeito com a pasta americana dura? Por ex. posso fazer em quantidade e guardar por quanto tempo exposto até que seja consumido??

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!