sábado, 25 de setembro de 2010

Voltinha de brigadeiro

Como fazer decorar com brigadeiro o cupcake "fazer voltinha de brigadeiro"
Quem foi que disse que cupcake não dá em árvore? Primavera chegou, as flores estão pipocando em todo o jardim e hoje num churrasquinho amigo resolvi pendurar os cupcakes de brigadeiro na primavera (ou bouganville) que é livre de formigas (muito importante essa informação)!!! Ficou uma graça!!!  A motivação para fazer esse cupcake hoje surgiu aqui no blog pois percebi algumas dúvidas no ar sobre como fazer uma voltinha de brigadeiro. Então lá vai o trucão...
Voltinha de brigadeiro
Rendimento 12 voltinhas
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa chocolate em pó (ou 1 de cacau alcalino)
- 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes. Dê um ponto a menos do que brigadeiro de enrolar. Tentando explicar: Quando você acha que está quase ficando no ponto.
2) Coloque em um refratário e espere esfriar completamente. Unte a superfície com manteiga e cubra com plástico filme "colado" no brigadeiro. O ideal é esperar 24 horas antes de confeitar. 
3) Coloque em um saco de confeitar e aplique sobre o cupcake. Eu usei o bico 1M para fazer a voltinha. Aviso logo! O processo exige uma forcinha extra!!! Portanto use um saco bem resistente para evitar xingamentos futuros!
Dúvidas cruéis
E se açucarar?
Essa cobertura tem que ser aplicada no dia em que o cupcake será servido. No dia seguinte há uma grande chance de açucarar (você pode tentar truques como acrescentar leite ou creme de leite a receita para retardar o processo). 
Minha voltinha não firma, fica molenga. O que que eu faço?
O ponto certo do brigadeiro é o seguinte: depois de frio pressione a superfície do brigadeiro levemente se não grudar nos dedos e estiver macio está bom.
Posso aplicar alguns detalhes em pasta americana?
Pode sim. Mas o brigadeiro deve estar em temperatura ambiente!!!

P.s. Hoje bem cedo fui ao centro da cidade e no meio da poluição audio e visual, proporcionada gentilmente pelos candidatos políticos, percebi que as lojas já estão colocando artigos de Natal a venda! Que isso! Que povo apressado!!! Detesto essa descaracterização das coisas. Setembro é setembro, oras! Mês da primavera e pronto! Humpf! Bjks e até amanhã!
P.s.2 - Muitas pessoas tem me perguntado sobre essa embalagem. Onde eu a comprei, o fabricante e tals.
Eu comprei a embalagem numa loja de do saara na rua Buenos Aires, bem no finalzinho indo de encontro ao Campo de Santana. A especificação da embalagem é "mousse alta" fabricada pela Galvanotek e o código é G670.

25 comentários:

  1. Eu aqui achando que era foto de site gringo, daquelas montadas só pra dar idéia e que não foram colocadas em prática, sabe como? Genial, menina. Que lindo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. tb adorei....viva a primavera!!!..hehe

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bianca! Achei bacanérrimo também! E a criançada? Ficaram loucos quando viram uma árvore cheinha de cupcake! Bjks
    Mari, Viva ao quadrado! adoro essa árvore popularmente chamada de primavera. Acho as cores tão fantásticas! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam! Eu também pensei como a Bianca, a princípio. E não é que ficou uma graça mesmo!?! Só estou tentando adivinhar como é que vc pendurou esses cupcakes porque não vi nenhuma ponta da fita solta, até parece que deu em árvore mesmo...rsrs....Lindos! Quer dizer que o truque da voltinha é a força braçal mesmo, né! Vale a pena o esforço, brigadeiro é bom de qualquer jeito.
    Concordo com vc em relação a essa antecipação toda para o Natal, nem chegou o Dia das Crianças ainda e já estão falando em enfeites, árvores e por aqui, até panetones já estão surgindo nos supermercados!
    Não vejo a hora das eleições acabarem, muito barulho, propagandas na TV com candidatos ridículos, muita sujeira nas ruas e incontáveis promessas...Afff!
    O jeito é tentar relaxar e aproveitar o fim de semana. Aliás, que o seu seja ótimo! Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Era exatamente disso que eu precisava. Eu quero decorar meus cupcakes com brigadeiro, mas não fazia ideia que isso seria possível. Agora como sou "barriga verde" e comprei meus bicos no supermercado dos de plástico mesmo, só preciso descobrir o que é o tal bico 1M e como devo fazer essa voltinha (quanta ignorância!).
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Lu, eu peguei um pedação de fita passei em volta da embalagem arrematei com um nó bem apertadinho e com as pontas que sobraram dei laços na árvore que ficou um luxo cheia de lacinhos! Na foto a flor tampou mas se você olhar beeeem entre as flores do lado direito tem um pedacinho de fita! hahahaha... um post interativo meio onde está Wally (bauzão total)! Bjks e bom final de semana!
    Carol, aqui no blog tem um post bem legal ensinando a fazer a voltinha onde eu mostro o bico também! Se você quiser sei de umas lojas online que vendem o bico! Qualquer coisa é só mandar um e-mail! Bjks

    ResponderExcluir
  8. Ai que bonitinho. Ficou muito fofo. rs
    Eu queria uma árvore assim também.
    Nunca pensei em fazer cobertura assim com brigadeiro, na verdade nem pensei que pudesse dar certo. Uma boa ideia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Aêêêêê....!!!!!
    A dúvida cruel sobre a malígna voltinha de brigadeiro sanada em todos os sentidos pela Sam!!!!! adorei.
    beijos e bom domingo!
    karina.

    ResponderExcluir
  10. Sammmmm..que lindooooo q ficou...como sempre muito criativa.....amei...
    Nossa e o esclarecimento sobre o brigadeiro...aaafff otimo....nunca tinha conseguido tbem....agora vou tentar ne....TENHO O BICOOOOOOO!!!!! kkkkkkk....
    Beijos e um lindo domingo

    ResponderExcluir
  11. Sam,essa embalagem,vc comprou onde???Já procurei muiittooo.....
    Amei a idéai,vc como sempre um poço de criatividade.......bjs
    PS;a Ramona na rede,na folga total tá demais kkkk,folgada né??!!!! GILDY

    ResponderExcluir
  12. Sam,
    Hj vi aqui o video do cup banhado no foundant.Queria saber de vc,quanto tempo eles ficam bons,tipo queria deixar na escola para vender,e a ganache??E também se para usar o pó precisa ser dissolvido no álcool??? bjGILDY

    ResponderExcluir
  13. Sammmmmmm, fiquei envaidecida de ter visto o meu "socorro" num post foféeeerrimo e ainda mais com esse cupcake natureba.rsrs
    E então que eu fiz a voltinha, mas acho que passei do ponto no brigadeiro e fiz uma foooooorça, aff... minha nossa. Não consegui fazer mais que 6 cups :( , mas vou continuar tentando, porque recebi muitos elogios com essa delicinha!!! Brigadaão Sam. Bjos. Giancarla\Manaus

    ResponderExcluir
  14. Oii, quanto tempo dura essa voltinha de brigadeiro, sei que tem que ser consumido no mesmo dia, mas dura quantas horas mais ou menos?

    =)

    Ps.: O ponto do brigadeiro é quando começa a soltar do fundo da panela?

    ResponderExcluir
  15. Sam, o seu blog é uma fofurice mesmo>
    Tenho certeza que irá me ajudar muito nesse meu início pelo mundo dos doces.
    No blog da love cake ela disse que aprendeu a fazer uma torre de cupcake no seu blog. Onde acho?
    Gostaria de te oferecer um selinho. É só entrar no meu blog, é sé pegar eseguir as regrinhas.
    Ficarei feliz se aceitá-lo.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam...
    Adorei a voltinha. Ficou tudo lindo.
    Mas onde você comprou aquela embalagem p/ cupcake?
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ai, meninas! Obrigada pelos elogios!!! Coloquei no post as informações sobre a embalagem!
    Gildy, o pó precisa ser dissolvido no álcool para potecializar a ação e grudar direitinho! O cupcake com fondant dura no máximo 3 dias. Bjks
    Giancarla, Bjks querida! Sucesso sempre!
    Maísa, dura até 10 horas. Depois disso, as vezes, já começa a formas uma casquinha. E o ponto é um pouquinho depois que começa a soltar da panela (umas 3 voltinhas com a colher pela panela, menos de 1 minuto).
    Nenna, coloquei as informações no post! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam Obrigada pela dica da voltinha. também achei um charme a idéia da árvore de cupcakes!rsrs LINDO DEMIAS! bjs Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem???
    Percorri a rua Buenos Aires ontem, atras dessa embalagem, e nada, uma logista ate me falou que poderia ser de uma loja que entrou em reforma e estava fechada, bem no final da Buenos aires como vc falou, essa embalagem esta apaixonante....
    beijao
    Renee

    ResponderExcluir
  20. Dani, obrigada e bjks!
    Renee, ai que pena! Eu fui no Saara semana passada e a loja de fato estava fechada! Bjks

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que excelente idéia!!! Muito bom gosto!!! mas sabe que estou "morrendo" por não encontrar embalagens??? Onde achou essa??? Que maravilha!!! :)

    ResponderExcluir
  22. Sam,
    Sempre encontro super dicas no seu blog. Tinha te enviado um email perguntando como fazia a cobertura de brigadeiro, porque tentei fazer e ficou muito mole.

    Dando uma fuçada nos posts antigos, não é que achei como faz. Deu super certo agora!

    E aproveitei que trabalho no Centro do Rio e fui lá na Buenos Aires atrás da embalagem. Encontrei na Central do Líbano, que fica bem no finalzinho mesmo da rua, quase no Campo de Santana.

    Valeu pelas super dicas que você sempre dá!

    Bjks

    ResponderExcluir
  23. Oi Sam,
    Oi Pessoal,

    Olha, sei como é difícil achar uma embalagem para nossos cupcakes, principalmente, os que teem voltinhas, pois nada parece caber... Quando o cliente quer na caixinha, ufa, problema resolvido, mas quando não...
    Eu uso o pote mousse 180 com tampa da marca WER Capri Linha Fácil, mas não acho muito funcional, acaba amassando a voltinha.
    Quando vi este post, fui correndo procurar, achei no mercadão de madureira, super fácil, quase todas as lojas tem.
    Vou lá pra cozinha fazer um cupcake para testar e depois conto, embora esteja achando meio pequeno.

    Sam, volta logo, estamos com saudade.

    Beijjos

    ResponderExcluir
  24. Ola, eu achei o seu blog por um acaso, enquanto procurava uma receita de recheio de limão, eu adorei muito, vc parece ser uma pessoa muito bacana, e as receitas são incriveis, tambem trabalho com cupcakes, e algum dicas eunaprendi aqui e foram muito valiosas! espero que vc tenha muito sucesso na sua vida profissional e pessoal, e td de bom pra vc :)

    ResponderExcluir
  25. Sam minha receita de brigadeiro são 2 latas de leite condensado 1 colher sopa manteiga, 1 colher de sobremesa de farinha, 100 gr de chocolate meio amargo e 1 caixinha de creme de leite. Fica MARAVILHOSO ! Sucesso total !

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!