terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brigadeiros glamurosos, filminho e pijama!

Estou de volta a minha casa curtindo aquela melancolia básica de quem chega de férias, muita roupa para lavar, arrumar as coisas para a volta ao trabalho, pagar contas, arrumar a casa... E hoje é o meu último dia de férias o último dia para curtir o meu pijama! Para celebrar o dia com glamour e alimentar a criança que existe dentro de mim fiz brigadeiros ao leite e amargo.  Embalei boa parte dos brigadeiros e dei de presente para a criançada da rua e o restante estou deliciando aos poucos assistindo um filminho atrás do outro. Bjks e feliz dia das crianças!

Brigadeiro ao leite
Rendimento 24 se for guloso e 40 se for comportado
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 120g de chocolate ao leite cortado em pedaços pequenos ou em callets
- 1 colher de sopa de manteiga
- 120g de split de chocolate ao leite ("granulado" callebaut)

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo médio-baixo mexendo bem até soltar do fundo da panela. Aqui o drama é o mesmo do brigadeiro tradicional a unica diferença fica por conta do tempo pois com o chocolate o brigadeiro dá o ponto muito mais rápido.
2) Coloque em um refratário e deixe esfriar. Deixe esfriar mesmo pois esse granulado é bastante sensível a temperatura. Umedeça as mãos com água e faça as bolinhas. Passe no split e coloque nas forminhas.

Brigadeiro de chocolate amargo
Rendimento 24 se for guloso e 40 se for comportado
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 100g de chocolate amargo (53%) cortado em pedaços pequenos ou em callets
- 1 colher de sobremesa de cacau em pó alcalino
- 1 colher de sopa de manteiga
- 120g de split de chocolate amargo ("granulado" callebaut)

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, o cacau, o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo médio-baixo mexendo bem até soltar do fundo da panela. Aqui o drama é o mesmo do brigadeiro tradicional a unica diferença fica por conta do tempo pois com o chocolate o brigadeiro dá o ponto muito mais rápido.
2) Coloque em um refratário e deixe esfriar. Deixe esfriar mesmo pois esse granulado é bastante sensível a temperatura. Umedeça as mãos com água e faça as bolinhas. Passe no split e coloque nas forminhas.

Importante: Para essa versão de brigadeiro é necessário usar bons chocolates e um bom granulado! Esses ingredientes farão toda a diferença.

29 comentários:

  1. Ai que Tudo esses brigadeiros.....Tudo de bom...
    beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Guria, o neguinho é um luxo! Mas o que chamou a atenção foram as fotos! Estão D+! Amei! Beijos Rô

    ResponderExcluir
  3. Sam do céu!!
    Se eu te contar vc não vai acreditar...
    Eu acabei de falar pro meu marido "nossa to com uma vontade de comer brigadeiro" e venho aqui e encontro essas delicias. Adeus regiminho vou ter que fazer um brigadeirinho kkk...até rimou!!
    beijos e bom retorno ao trabalho

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam, tudo bem?
    Amo de paixão as suas receitas e gostaria q vc me desse uma luz. Gostaria que vc me desse uma receita pra fazer um marshmallow que eu possa confeitar um cupcake e ele não derreta. E abusando mais um pouquinho ,gosaria q vc me ensinasse um truque para não deixar com aquele cheiro ruim do ovo.
    Te agradeço imensamente.
    Meu email: debi_belarmino@hotmail.com
    Bjus. Débora

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha!!!
    na certa vou fazer esse brigadeiro, ja estava mesmo querendo achar a proporçao desse brigadeiro que vai chocolate ao inves de cacau em pó.
    adorei!!

    ResponderExcluir
  6. Sam, feliz dia das crianças, feliz último dia de férias!!! Brigadeiro tem tudo a ver com este dia de curtição, delícia! ;)

    E bom retorno ao trabalho amanhã!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Dá água na boca. Adoro brigadeiros!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sam, com o friozinho que fez ontem, só um docinho gostoso, um pijaminha e um filme legal prá não estragar o humor de quem vê as férias indo embora. Vc caprichou na despedida das férias com esses brigadeiros de luxo! Devem ter ficado divinos prá criança alguma botar defeito. Espero que, com a sua volta ao batente, vc não se esqueça da gente porque não nos esquecemos nunquinha de vc. Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Ah, esqueci de comentar sobre as fotos. Vc é muito criativa, adorei a produção!

    ResponderExcluir
  10. SAm, vc parou de responder a gente???? Ou sao as férias??? Quero saber se posso fazer a receita do Molle... (sei lá como escreve, a receita de "bolo de chocolate" do post passado)pros CupCakes, pq o meu é tao seco... queria um bolo molhadinho...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Estou respondendo aos poucos!!! Comecei pelos e-mail e já, já chego aqui no blog! Bjks

    ResponderExcluir
  12. Oi, Anônimo. Não deixo de responder, não! Demoro um pouquinho mas chego lá! Me manda um e-mail pois tenho uma ótima receita de Moelleux para cupcake. Já no ponto. Essa versão que coloquei pode soltar das forminhas! Bjks
    Lu querida, jamais esquecerei das minhas queridas e do meu bloguinho! Bjks
    Carol, esses brigadeiros ficaram tão gostosinhos que eu até me arrependi de ter dado boa parte deles! Hahahaha... que comentário maldoso!
    Ma querida, obrigada e bjks!
    Laila, você pode tirar o cacau na receita amrga e só usar o chocolate. Eu coloco o cacau para dar um amargor extra! Bjks
    Débora, você pode usar a receita do merengue italiano ou da nhá benta que tem aqui mesmo no blog. São boas e não ficam com cheiro forte de ovo!
    Verinha querida, estamos em sintonia! Bjks
    Rô, obrigada e bjks!
    Renee, esses brigadeiros dão água na boca! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Sam
    Hoje eu fiz essa delicia!!
    Só não usei esse seu granulado chiquérimo pq eu não tinha em casa
    A alguns dias a minha filha já vinha me pedindo pra fazer, depois que vc postou esse receita fofa não perdi tempo e fiz. Eu nunca tinha usado chocolate nas minhas receitas e não é fica bom mesmo menina!!
    Aproveitei e fizemos uma baguncinha ela adorou passar um por um no granulado pois até um avental que veio junto com fugãozinho de brinquedo dela kkk...
    Vou postar sua receitinha no meu blog tá?? Se tiver algum problema vc me diz que eu tiro, mais vou dar os devidos creditos a vc e seu bog fofinho
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Sam, seu e-mail é fofurice@gmail.com???
    tava querendo te perguntar uma coisa sobre cupcakes

    bjinhos^^

    ResponderExcluir
  15. Verinha querida, que bom que você gostou! E é claro que pode postar no seu blog! Vou lá fazer uma visitinha! Bjks
    Laila, é esse mesmo o meu e-mail! Estou aguardando a perguntinha! Bjks

    ResponderExcluir
  16. Sam, me diz uma coisa. Que cursos vc já fez com foco em gastronomia? Penso em fazer alguns, mas estou perdida. Obrigadinha. Se puderes responder, meu email é ncbrand@gmail.com. Beijos e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Nat. Já te mandei um e-mail. Bjks

    ResponderExcluir
  18. Nossa, acredita que não chegou de jeito nenhum??? Procurei na caixa, no lixo, spam e nada. Vc poderia me reenviar, por favor? ncbrand@gmail.com SEM o br. Beijinhos e obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. Ola Sam! Gostaria de saber onde consigo comprar o granulado "callebaut", pode ser lojas tanto de SP quanto do Rio. Moro em BH e aqui não achei. Obrigada e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  20. Há tempos (muito meeeesmo) venho tentando descobrir que "granulado" é esse dos brigadeiros. Agora, vendo esse post, descobri! Mas agora a nova saga, descobrir onde achar deles no RIO?
    Pode me ajudar???

    ResponderExcluir
  21. Ola!
    Legal seu blog!!!
    Quero te convidar pra dar uma passada no meu blog, estou fazendo sorteio de um colar com pingente de cupcake em miniatura.Acesse: www.bebethartes.blogspot.com
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Estou tendo um sério problema com brigadeiros, será que você tem alguma dica.
    Os ultimos que fiz, segui direitinho a receita, deixo ele até desgrudar do fundo da panela, depois de frio eles enrolam que é uma beleza, mas passado alguns minutos eles começam a derreter e perdem o formato? Grudam na forminha.Não tem jeito de manterem o formato. Será q eh pq vao pra geladeira ainda na massa? Socorro, me ajude.

    Obrigada,
    Aninha - aninha_tita@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Aninha, tudo bem? Demore mais um tempinho que ele na geladeira e deixe esfriar bem e fora da geladeira. Se o calor estiver fortão não tem como vai derreter pois a base é de chocolate! Bjks

    ResponderExcluir
  24. Sam, como rendem esses brigadeiros, né?
    E são deliciosos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  25. Sam,querida do meu coração!!!
    Quero fazer essa delicia para o aniversario do meu filho, mas como vou fazer um montão de coisa queria saber qual a validade dele,pois vou ter que fazer com uns 3 dias de antecedencia!!!
    Ele vai cristalizar??? Pq o de chocolate em pó cristalizada de um dia para o outro...
    Devo armazena-lo na geladeira até a festinha???
    Vc acha que posso agregar um pouco de creme de leite para não cristalizar???
    Aiiiiiiiiiii, quanta dúvida!!!
    ;)
    bjs,
    Grazi

    ResponderExcluir
  26. Grazi, quando eu faço com atecedência eu coloco toda a massa do brigadeiro em um recipiente e quando a massa ainda está morna quase fria cubro com plástico filme colado na massa e então congelo ou guardo de véspera na geladeira. Nunca aconteceu de açucarar. Deixo para enrolar no dia. Bjks

    ResponderExcluir
  27. Sam, nao vivo mais sem vc, bjsss millll

    ResponderExcluir
  28. poxa como vc mesma diz quando posto o cupcake pela metade."metade da maldade"
    entao vc é nossa metade da maldade,obrigado por tudo. bjsss linda

    ResponderExcluir
  29. Falta a receita de uma balinha de coco!!! Bjs Laura! :)

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!