terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cupcake mousse de chocolate

Uma pausa no nosso momento Halloween para uma receitinha deliciosa que usaremos em uma das decorações. Esse cupcake é um desbunde!!! Pode fazer de sobremesa que eu garanto o sucesso! (Hahahahaha.... que exibida, hein?!) O Trem é bom!

Cupcake mousse de chocolate
Rendimento 10 a 12 unidades forminha 0B
Ingredientes
- 90g de manteiga sem sal
- 120g de chocolate amargo picado (usei 60%)
- 70g de açúcar
- 3 ovos
- 40g de farinha
- uma pitadinha de sal

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes.
2) Em um pote de vidro derreta o chocolate e a manteiga. Em banho maria ou no microondas (2 tempos de 30 seg.). Misture bem. Reserve.
3) Separe as claras das gemas. Na tigela da batedeira misture as gemas com o açúcar. Bata bem até ficar fofinho. Junte o creme de chocolate e bata em velocidade média até misturar direitinho. Acrescente a farinha de trigo e misture, ainda na batedeira, levemente em velocidade baixa somente o necessário para adicioná-la.
4) Bata as claras em neve com a pitadinha de sal. Emulsione a mão, com auxílio de uma espátula ou fouet, delicadamente as claras sobre o creme de chocolate.
5) Preencha 3/4 das forminhas e leve para assar na grade do meio, no meio do forno.

6) Deixe no forno por 15 minutos. O suficiente para formar a casquinha (dá uma olhada na foto para ver como fica).
7) Deixe esfriar na própria  forma em que foi assado e leve a geladeira por 3 horas.
8) Retire da forma e deixe atingir a temperatura ambiente. Cubra com a ganache.
9) Só retire a forma de papel na hora de servir.

Ganache geladinha
Rendimento 3 xícaras
Ingredientes
- 250g de chocolate ao leite picadinho
- 250ml de creme de leite fresco 30% de gordura no mínimo

Modo de preparo
1) Ferva metade do creme de leite. (aquele truque igual ao vídeo da ganache começou a fazer bolinhas e soltar fumacinha desligue). Deite sobre o chocolate e deixe repousando por 5 minutos. Após a pausa bata vigorosamente para derreter todo o chocolate. Adicione o restante do creme de leite e leve a geladeira por 10 horas. (É isso aí!!! Não vá trapacear! Faça de véspera que é melhor!).
2) Após as 10 horas coloque o creme na batedeira e bata em velocidade média alta até que esteja boa para usar bicos. Cuidado para não bater demais. A ganache vai clarear bastante e vai ficar com um ar chantilly.
P.s. Essa cobertura não suporta muito o calor e tem duração máxima de 4 horas fora da geladeira em temperatura amena (na casa dos 26°C)
Metadinha da maldade....

28 comentários:

  1. Menina... que tentação este cupcake!!! Vou fazê-lo com absoluta certeza. Obrigada por compartilhar estes receitas fantásticas.
    Estou ansiosa para ver os outros vídeos.
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Sam, amiga, quequéisso? Maltrata quem te adora...kkkk! Agora há pouco, perto da hora do jantar estava pensando com os meus botões: "Preciso parar de ficar olhando delícias na internet e fechar a boca." Mas aí, quem disse que eu consigo ficar sem passar por aqui? E quem disse que eu vou conseguir fechar a boca se a primeira coisa que fiz quando vi o nome dessa delícia foi ficar de queixo caído \'0'/?
    E as fotos, então! Acho que vou deixar prá fechar a boca só depois do Natal...rsrs...
    Acho que a parte mais difícil será esperar as 10 horas prá poder comer um cupcake desses! Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Sam,

    faço um bolo que leva coca cola na receita... nao sei se eu é que nao faço direito (misturo tudo e mando ver.. rsrsr) mas ele nao cresce, ou cresce e murcha, mas como ele é bem molhado e fofo, fica com essa aparencia... só nao dá pra colocar nas forminhas, pq ele entorna, suja o forno, vc sabe...faço uma bagunça danada...mas a aparencia é essa mesmo... e como leva coca cola, ele fica BEM aerado... vc já fez bolo assim?

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam querida,
    que maldade, a essa hora essa receitaaaaa.....
    babeiiiii agora...
    bjs
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  5. Obaaaaa!!! Essa é a base da mãozinha? Meu horripilante preferido!hahaha Ficou muito bacana pelo pouco que vi naquela primeira foto!

    E esta última foto é pura maldade para quem está se controlando para não comer doces esta semana!rsrs ;)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Como eu precisava de um desses agora..rsrsrs. Tem ma aparência molhadinha e essa ganache parece incrível. Estou louca pra fazer essa receita!

    Beijão pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Sam que ganache é essa???..deve ficar MARA!!!!!...tenho q provar
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Loucura, loucura, loucura!
    Que cupcake maravilhoso!!!!!
    Chocolate puro: a-m-e-i....
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Nossaaaa.... como q eu nunca tinha conhecido seu blog?!?!? É lindo de morrer! E eu sou fissurada por cupcakes! Os seus são maravilhosos! Não é fácil achar receitas como as suas, com fotos mostrando os passos, viu?
    Está de parabéns!
    Eu estou querendo fazer uns de natal para presentear o pessoal daqui, porém eu num aguento mais forminhas brancass.. rs
    Aqui em RP não encontro das coloridas. Vc não teria como me enviar? Eu te pago as forminhas e o frete. Se puder, me avisa, ficarei muito feliz. Caso não irei entender perfeitamente!=)
    Beijos, e parabéns novamente pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Uou!!! Suas receitinhas, como sempre, arrasantes! Mais uma que quero experimentar! Seu blog é incrível! Parabéns!! (não me canso de falar isso, né? hauhau)
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  11. Sammmmmmmmmmmm!
    Madre mia! Como é que eu vou emagrecer se continuar passando por aqui? (estou viviada!) Daqui a pouco meu computador vai virar uma perfeita Atlântida: fiquei babando tanto pelo seu cupcake, que o coitado do "lenttium" vai acabar sucumbindo num mar de baba. :)
    Beijão,
    Maris

    ResponderExcluir
  12. Ooopppppppppsssss! leia-se viciada ao invés de viviada...rs

    ResponderExcluir
  13. Nossa.... eu babei nesse cupcakes... Deusss.. que delícia!!
    Obrigada pelo comentário no meu blog e pelo elogio!
    Bjusss

    ResponderExcluir
  14. Amiga, o que é esse cupcake??!!! Eis que chego no trabalho e venho dar uma espiadinha no seu blog e me deparo com essa delícia... ai meu Deus!!! Que água na boca!!! Vou fazer a receita assim que chegar em casa!

    Obrigada por mais uma receitinha maravilhosa!!!

    Bjokas e bom dia!

    ResponderExcluir
  15. Oieeee....
    Garota esse teu blog é tudo que há de bom... Eu sempre entro pra ler as novidades e ontem, acho que devo ter lido ele inteiro... kkkkkkk....
    Olha só, queria pedir uma coisinha que não vi por aqui... receita de cobertura para cupcake com marshmallow colorido... tenho algumas mas que não são aquela "coca-cola" toda sabe... ficam meio "capenguinhos"...
    Agradeço desde já...
    Beijokitas doces...

    Indi

    ResponderExcluir
  16. Ainnnnnnn, Sam, de Deus, que dilícia, mô deuso!!! Que coisa mais linda!!!! Quero agora!!!! Mas me tira uma dúvida: Será que dá pra colocar em uma mesa de aniversário, a cobertura dura um tempo sem derreter? E já que é pra explorar, quero fazer um pedido. Vc passou pra gente o molde da caixinha unitária de copcake. Teria como passar as medidas para caixinha de 4 e de 6 unidades? Ia ser o tu-do! Beijos mil pra minha blogueira favorita!!

    ResponderExcluir
  17. Mulher de deus! Me deu uma vontade de comer um desse agora. Huuuummm...Nossa! Que maravilha. Vou fazer essa semana seeem falta! Só me diz uma coisa, Sam, encontro creme de leite fresco no supermercado? Nunca vi por aqui.
    Mais uma vez parabéns pela receita.
    Bjinhos!

    Débora Belarmino
    ;*

    ResponderExcluir
  18. Sam, não entendi bem essa parte. Emulsione delicadamente o creme de chocolate com as claras." Eu vou colocar as claras no chocolate ou o chocolate nas claras. E vou bater na batedeira ou mexer com uma espátula? E outra coisa, na hora de colocar a farinha, bato na batedeira ou mexo levemente com a espátula?

    Bjus,
    Débora Belarmino

    ResponderExcluir
  19. Outra dúvida, Sam (sou a menina das dúvidas). Deixo esfriar nas forminhas de papel depois tiro as forminhas de papel?
    ;**
    Débora Belarmino

    ResponderExcluir
  20. Isabela Ferraro28/10/10 8:22 AM

    Bom dia!!
    Ontem eu copiei essa receita, fui na rua comprar todos os ingredientes e vou testá-la hoje!! Vou fazer esses cups para presentear a minha vizinha, hoje o bebê dela está fazendo 10 meses. Depois eu venho dizer se consegui.
    Sem querer abusar da sua boa vontade, você tem alguma receita de alfajor?? Eu amo essa delócoa e nunca consegui achar uma receita boa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Sam, não esto cabendo dentro de mim!! Seu site é muito fofo (sem clichê) , estou apaixonada....
    Também tenho um blog de receitas diversas!! Gostaria de saber quais materiais necessários para iniciar os cupcakes. Em dezembro é aniversário da minha sobrinha e eu gostaria de fazer para a festa! Então tenho que começar a fazer os bolinhos para aprimorar!! Aguardo resposta e meus parabéns!!

    ResponderExcluir
  22. Débora, creme de leite fresco você encontra nos supermercados perto da manteiga e do iogurte! Ou se for sortuda como eu direto da fazenda mais próxima...
    Você vai colocar as claras sobre o creme de chocolate e emulsionar com uma espátula ou fouet.
    Na hora da farinha pode ser na batedeira mais gentilmente!!! Hahahahaha... E deixe esfriar nas forminhas de papel mesmo! Só tire na hora de servir pra não ressecar! Bjks

    ResponderExcluir
  23. Nossa, dei uma passadinha para conhecer seu blog e sai com água na boca, literalmente babando!!! que delícia! Parabéns pelo blog!
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, Sam queridaaaa!!!
    Beijos,
    Débora Belarmino

    ResponderExcluir
  25. Sam,esse cupcake está um desbunde!Maravilhoso,só de olhar fiquei babando...rsrs
    Com certeza vou fazer!
    Tem vindo na Renata's aqui em Nikiti?Vou lá pelo menos 1 vez por semana,quem sabe combinamos e nos encontramos por lá.
    Parabéns,seu blog tá caprichado!
    Depois dá uma olhada no meu,está cheio de novidades!
    Bjs,
    Karla.
    http://www.fairybakerybr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Hmmm to babando aqui!!
    Minha nova paixão são os cupcakes, vou etstar essa receita, com certeza!!
    Obrigada e parabéns!!

    ResponderExcluir
  27. lindoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  28. Oi, Sam! Conheci seu site há pouco tempo e estou apaixonada! Comecei a fazer cupcakes recentemente e acho suas receitas maravilhosas. Fiz hoje este cupcake de mousse de chocolate e ficou simplesmente perfeito!!! A ganache foi a melhor que já fiz até hoje! Ficou deliciosa, firme e linda! Muito obrigada por compartilhar! Beijos e sucesso, sempre!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!