quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Presentinhos de comer: Pão de mel do Mosteiro

Eu sempre fui uma criatura super resistente a pão de mel!!! Acho que eu só tinha encontrado exemplar de 5ª na minha vida!!! Seco, com pouco recheio e sempre super sem graça.  Um dia recebi uma caixinha de pão de mel do Mosteiro de São Bento. Foi paxão a 2ª vista! Devorei-os de forma pecaminosa!!! É claro que me coloquei a pensar afim de tentar reproduzir tamanha delícia e então um belo dia lá estava o pão de mel do Mosteiro todo faceiro estampado na capa da revista Gula. Mais do que depressa comprei a revista e reproduzi a receitinha!!! Ai, que delícia!!! Acho uma excelente opção de venda. Eu geralmente coloco os pães de mel em sacolinhas de papel craft e faço um charminho com tags,  pregadores enfeitados e fica uma gracinha!!!
Muita gente não faz pão de mel porque tem trauma das forminhas, esse era o meu caso. São muitas unidades para untar e enfarinhar. Depois de assado gruda, se a encomenda for grande tem que passar papel toalha em todas e untar de novo... blá, blá, blá. Eu arrumei uma solução bem simples. Asso o pão de mel em forminhas de papel para cupcake na assadeira do cupcake. Depois de frio desenformo, corto no meio recheio e banho! Diminuiu muito o tempo que eu gasto fazendo o pão de mel e o valor das forminhas é equivalente a minha paciência + manteiga + farinha para untar. Solução belezoca!

Pão de mel do Mosteiro de São bento
Fonte: Revista Gula
Rendimento 60 pães de mel de 6cm
Ingredientes
- 2 xícaras de mel 
- 60g de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de canela*
- 1 colher de café de cravo (Opcional)*
- 1 cálice de cointreau (licor de laranja)
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 xícara de leite morno
- 1 xícara de amêndoas moídas* (já fiz com nozes e castanha de caju com sucesso!)
- 4 xícaras de farinha de trigo*
- 1 colher de sopa de fermento*
- Para banhar: 600g de chocolate meio amargo
- Para rechear: 300g de geléia de damasco ou doce de leite

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 180°.  Coloque as forminhas de papel na assadeira, ou unte e enfarinhe as forminhas. Misture os secos * (com asterisco) e peneire 3 vezes ou mexa bem com um fouet por 2 minutos.
2) Na batedeira, em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar mascavo até formar um creme. Junte o mel e continue batendo até que esteja bem homogêneo. 
3) Ainda batendo em velocidade média junte o leite alternadamente com a mistura de secos. Bata até que os ingredientes estejam bem combinado (não mais que 1 minuto).
2) Encha cada forminha com 2 colheres de sopa de massa. 
3) Leve para assar na grade do meio do forno. Asse até que estejam firmes ao toque ou até o palito sair limpo (truque do palito). Cuidado que esse "trem" assa rápido, hein?! Não deixa ficar seco, não!
4) Deixe descansar na assadeira por 5 minutos depois transfira para uma grade de resfriamento.
5) Corte no meio, recheie com geléia ou doce de leite. Derreta o chocolate (de acordo com a embalagem ou seu costume) e banhe os pães de mel. Espere o chocolate firmar e embale os pães de mel.
Validade: 8 dias fora da geladeira.

Sugestão de embalagem
- Papel chumbo colorido e fita de cetim. Esse papel chumbo é ótimo!!! Tem de oncinha, zebrinha, bolinha, arabesco... fica fofo e protege bem o chocolate.

P.s. Esse final de semana vou fazer um vídeo com os únicos laços que eu sei para acalmar os corações de quem não sabe fazer um laço bacana!

34 comentários:

  1. Sam.
    Quando eu trabalhava como temporária do escritório do Leite Paulista, uma senhora que era copeira vira e mexe levava uns pães para vender.
    Nunca mais comi pão de mel como aquele!!!
    Dali em diante nunca mais achei graça nos pães de mel eu experimentava, pois aquele foi o melhor da minha vida.
    Será que esse é igual aquele? Rsrsrs...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oláaa Sammm

    como sempre coisas lindas e gostosas aqui..

    estou com uma dúvida, ve se vc pode me ajudar, estou fazendo cupcakes para o natal, e a minha decoração e de pasta americana(sino, anjo, árvore, papail noel e estrela. quanto tempo isso dura? qt tempo posso fazer antes para agilizar o meu serviço? pq na montagem , so coloca a tampa de pasta e coloco os enfeites e uso glace real.
    ve se vc pode me ajudar

    obrigada desde já

    bjusss

    Thais

    ResponderExcluir
  3. Hum!! eu adoro pão de mel! e esse parece estar delicioso!!
    Sam, adorei a receita porém não sei o que é: cálice de "contreau" é uma bebida?? se fizer sem esse ingrediente eu tenho o mesmo resultado??

    ResponderExcluir
  4. Eu já ia dizer que não ligo para pão de mel. Mas vc matou a charada: acho que comi algumas poucas vezes e não valeu a pena não. Nem leio as receitas de pão de mel. Mas o seu texto fofo esclareceu alguns pontos na mnha cabeça e fiquei super afim de experimentar.
    brigadão Sam querida!

    ResponderExcluir
  5. Kenyta, na falta "de" eu já substituí por licor de cacau e deu super certo. Nunca testei a receita sem algum tipo de bebida portanto não sei dizer se dá certo ou não. Mas substitui por outro licor que dá certo! Bjks

    ResponderExcluir
  6. love you Sam!!!!!amei essa receita e a da palha italiana ficou MARAVILHOSA!!!!!!!!!bjos

    ResponderExcluir
  7. Sam,
    Bendita hora que eu descobri o deu blog! Muito obrigada por compartilhar tanta gostosura! Esta receita veio como de encomenda pra mim. Estou preparando o aniversário da minha filha e estava pensando em comprar uns alfajores. Agora, já me decidi: nada de alfajores. Eu mesma vou fazer estes deliciosos pães de mel e caprichar na decoração. SÓ UMA DÚVIDA: QTO TEMPO APROXIMADAMENTE DE FORNO?
    VC GANHOU MAIS UMA FÃ!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Sam, esqueci de dizer que os presentinhos e principalmente as lembrancinhas de comer são as melhores.
    Tanto que no meu casamento e no nascimento do meu filho as lembrancinhas foram comestíveis.
    Se não for comestível precisa ser algo útiil que possa ser usado. Rsrsrs...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nunca tentei fazer pão de mel, imagino que é uma trabalheira tamanha, mas vou guardar essa receita, quem sabe um dia...
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oi flor! Pão de mel, quando bem feitinho, é uma delícia! Já comi uns pães que deixaram a desejar, ou eram borrachudos, ou duros e secos ou quase nada de recheio. Esses do mosteiro São Bento realmente são maravilhosos! A geléia de damasco e o mel são produções do próprio mosteiro, coisa boa né! Lá também tem um bolo, não sei o nome mas é feito com nozes e maçãs e é de comer de joelhos e rezando...rsrs...
    Olha, já tentei fazer pão de mel também e desisti por causa do trabalhão que dava prá lavar as forminhas depois! Ninguém merece! Mas agora vc veio com essa idéia superfofa de fazer nas forminhas de cupcakes prá facilitar tudo, como é que eu não tinha pensado nisso antes??? Essa receita deve ser bárbara, além de render bem e já está na minha lista.
    Oba! Vamos ter vídeo-aula de laços? Olha, Sam, eu tenho mãos boas prá trabalhos manuais, sei que vou amar o vídeo que vc vai trazer prá gente! Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. "Eu sempre fui uma criatura super resistente a pão de mel!!! Acho que eu só tinha encontrado exemplar de 5ª na minha vida!!! Seco, com pouco recheio e sempre super sem graça." <- serio, parece q fui eu qm disse isso!!! nunca comi um pao de mel q me tire um suspiro

    ResponderExcluir
  12. Aiii que vontade que me deu de comer pão de mel...

    Vou fazer esta receita em breve ^^

    ResponderExcluir
  13. Você leu meus pensamentos. Estava agora mesmo vasculhando receitas de pão de mel pela net e um pensamento pairava: - A Sam poderia colocar a receita daquele pãozinho de mel embalado no papel zebrinha...- e tamanha foi a minha surpresa quando vi o tópico!
    Vc é demais!

    ResponderExcluir
  14. Amei tudo em seu blog e já estou seguindo!
    Apareça amiga!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. ai que delícia....tô imaginando aquele recheio de doce de leite cremosérrimo no meio.....gordinha sofre hahah
    beijosss

    ResponderExcluir
  16. ...pela primeira vez por aqui...e tudo que posso dizer é: Estou completamente "FOFURIXONADA"...

    Angela S

    ResponderExcluir
  17. ola parabens pelo seu blog viu?vc teria msn?
    me add se tiver ou email que vc responda
    renataluciano@hotmail.com.estou entrando nesse ramo e teu blog é 10 ta ajudando muito.adoro cozinhar..queria saber se o trigo do pao de mel é com feremento ou sem?agradecida..bjs

    renata

    ResponderExcluir
  18. menina, que delicia. O pão de mel vou experimentar este fim de semana e o seu blog já entrou na lista de fevoritos.

    Tá rolando um sorteio lá do blog. É só acessar http://moroemumkinderovo.blogspot.com/2010/11/uma-visita-especial.html

    ResponderExcluir
  19. que coisa mais fofíssima esse teu blog!!! Mas dá uma fooomee..rsrsrs
    Lindo, lindo..vou te linkar pra nçao perder nenhuma receitinha. bj

    ResponderExcluir
  20. seu blog é perfeito, parabéns. bjs

    ResponderExcluir
  21. AMO PÃO DE MEL !
    ESSE ENTÃO...ESTÁ APETITOSOOO!!

    E LINDO!

    ResponderExcluir
  22. Ain que me deu uma fomeee!!!
    Parecem mega deliciosos, sem contar que a sacada da forminha foi ótima. =)
    Bjinhos, Sam querida!
    Débora Belarmino

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho essa revista, comprei só pela receita do pão de mel e ainda não fiz, não acreditei q fosse dar certo, tenho até foto comendo esse bendito pão de mel, é realmente delicioso.

    Agora me encorajei a fazer!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, Sam. Paarabéns pelo seu trabalho, é td muito lindo e parece muuuuuito delicioso, parabéns tbm por compartilhar conosco tantos segredinhos q muitos escondem a sete chaves.Ah, sobre o pão de mel, teria como fazer sem as forminhas? Obg.

    ResponderExcluir
  25. Ah, esquecei mais uma coisa.... o mel, qualquer mel serve? Bj e obg.

    ResponderExcluir
  26. OI SAM, TUDO BEM? MEU NOME É CRISTIANE. NÃO TE CONHEÇO PESSOALMENTE MAS É COMO SE JA A CONHECESSE, E EU TE AMO! NOS DIAS DE HOJE ENCONTRAR ALGUÉM QUE SE DISPÕE A ENSINAR COM TANTO CARINHO, ISSO É DEUS. EU TENHO UMA DÚVIDA, COMO DEVO CORTAR O PÃO DE MEL? NA HORIZONTAL, NA VERTICAL OU COMO É FEITO OS CUPCAKES? E FOI POR CAUSA DOS CAUPCAKES QUE CONHECI OS SEU BLOG, FIQUEI ENCANTADA COM OS DESENHOS, BONECO DE NEVE ENTRE OUTROS. OBRIGADA POR SER COMO ÉS FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Cristiane! O pão de mel é cortado na horizontal! Bjks
    neli, serve qualquer mel. Eu uso silvestre. E pode fazer sem as forminhas de papel, sim. Mas você terá que untar e enfarinhar as formas. Bjks

    ResponderExcluir
  28. Bemmmmm... como nem tudo são flores.... tentei fazer o pão de mel... mas não teve santo que ajudou... a massa ficou muito pesada e quando terminou de assar, que levou um tempão, literalmente ficou um "bolo" na boca.... esse não deu Sam! bjus

    ResponderExcluir
  29. Ahhhhhhhhhhhh, Fabi! Fiquei triste! Essa receita é tão boa! Gosto bastante dela! sinto por não ter dado certo. Geralmente a minha assa rapidinho... tenho uma outra de receita de pão de mel esse tem uma textura diferente desse se quiser experimentar me manda um e-mail. Bjks

    ResponderExcluir
  30. Hum esse pão de mel parece delicioso,a qto devo vender a unidade,obrigada!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Anônimo! Tudo bem? Olha só o legal é você calcular a unidade de acordo com os seus gastos. Tem uma dica para fazer o cálculo do produto aqui no blog. Para você ter idéia cada pão de mel vai custar no máximo 0.80 centavos cendo assim você pode verder por 2 ou 2,5 dependendo da embalagem. Bjks

    ResponderExcluir
  32. Oi Sam! Sou novata por aqui! Fiz essa receita para o maior amante de pão de mel que conheço (meu marido) e ele amou... Disse que foi o melhor que já comeu na vida dele! Eu substitui o licor por peach tree que foi o que eu tinha e também parti a receita ao meio porque nao comemos muito. Mas ficou divino. Ganhei pontos com o maridao, valeu Sam!!! Ass. Talita

    ResponderExcluir
  33. buaaaaa.... o meu não deu certo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhh, tô com peninha! Como foi que ele ficou? Muito seco? Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!