quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cupcake de Natal: Fruitcupcake

Essa receita é bem versátil. Pode vir em formato de cupcake ou em formato de bolo. Com cobertura de merengue ou fondant. Ou, ainda, um minibolo charmoso coberto com marzipã. Nos meus auréos tempos onde eu habitava uma casinha super charmosa e fofa em Londres era costume no Natal (leia-se o inverno inteiro) comer esse tipo de bolo chamado "fruitcake". Cada família tem a sua receita secreta, um temperinho mágico e uma forma de fazer. Eu acho o máximo "tradições culinárias"! Toda vez que eu faço a receita aqui em casa fico curtindo todos os momentos lembrando do "cheirinho" gostoso que perfumava minha casinha, da chuva fina na janela, do início da neve... pena que o calor senegalês me toma de assalto e me acorda com um bafão quente de realidade. Então o bolo abrasileiradamente ganha uma bola de sorvete de caramelo. Coisa boa!!!

Bolo de frutas
Rendimento 24 cupcakes
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 colher de café de bicarbonato
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 colher de café de cravo
- 1 colher de café de noz moscada
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
-  raspas de 1 laranja
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de óleo de canola
- 2/3 de xícara de vinho do porto (ou marsala)
- 1/2 xícara de passas
- 1/2 xícara de sultanas (passas brancas)
- 1/2 xícara de frutas cristalizadas
- 1/2 xícara de ameixa picada
- 1/2 xícara de damasco picado (pode substituir por cereja)
- 1/2 xícara de nozes picadas
- Geléia de damasco para pincelar.

Modo de preparo
1) Na véspera: Misture todas as frutas secas ao vinho do porto. Deixe macerando por no mínimo 24h (eu deixo por 1 mês). Na geladeira.
2)  Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
3) Em uma panela de fundo grosso misture as frutas, a manteiga, o óleo, as raspas de laranja e o açúcar. Leve ao fogo baixo até derreter a manteiga. Não deixe ferver. Deixe esfriar por 20 minutos.
4) Junte a mistura de frutas, os ovos um a uma batendo bem a cada adição. Junte as nozes, a canela, a noz moscada, o cravo. Misture bem.
5) Junte a farinha, o fermento e o bicarbonato. Misture delicadamente bem com a ajuda de uma espátula firme.
6) Preencha 3/4 da forminha. Dê uma alisada para deixar uniforme ou deixe pedaçudo pois fica um charme! Leve ao forno na grade do meio e posicione a assadeira no meio do forno. Asse por 15-20 minutos.
- Se for assar como bolo: Use uma assadeira redonda de 26cm. Unte com manteiga e polvilhe cacau. Asse por 30-35 minutos.
7) Deixe esfriar por 5 minutos na própria assadeira e depois transfira para uma grade.
8) Pincele todos os cupcakes (ou bolo) com geléia de damasco.

Opções de cobertura
1) Cobertura de pasta americana: Para cobrir com a pasta você vai ter que nivelar o bolo. Minha sugestão é que seja nivelado com marzipã e depois coberto com a pasta e decorado a gosto (hahahaha acho essa expressão super vintage)
2) Merengue italiano: Use a receita de merengue italiano com algumas gotinhas e raspinhas de limão. Depois maçaricar a gosto. (Minha versão favorita)
3) Fontant: Banhe com fondant e decores com frutas, nozes, amendoas...
4) Mini-bolo: Essa receita é ótima para mini-bolo. É só virar de cabeça para baixo, cobrir com marzipã e então com pasta americana.
Você deve estar se perguntando: "Não é muito recheio, não?!" Não! É isso mesmo! O bolinho tem que estar atufulhado de frutas, oras!!! Hahahaha...

28 comentários:

  1. Além de muito bonito, parecem ser deliciosos.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sam, que apresentação natalina perfeita o desse fruitcupcake! Esse merengão italiano está um arraso! Imagino a delícia que isso deve ser! As especiarias devem exalar um cheiro incrível pela casa toda e nem precisa de uma bola de sorvete prá acompanhar, só as frutas que vão dentro desses cupcakes já são um arraso! Amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. hummmmmmmmm
    encomendei uns cups pra presente de natal...to doida pra ver e comer!!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. Sam!! Olha a coincidência!
    Hoje recebi um presentão e vai ser útil a beça pra mim.
    Ganhei um conjunto de 4 ramequins e um maçarico!!!
    E quando vnho ao blog, encontro essa maravilhosa receita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Lindo cupcake Sam!

    Pena que eu não goste de nada com passas, frutinhas, e etc...
    Mas acho que aqui em casa todo mundo amaria comer este cupcake!

    Beijos!

    http://cupcakesfun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Thalita Dal´Col16/12/10 4:35 PM

    kkkkkkk... amei a expressão "atufulhado" de frutas. Te admiro e acompanho todos os dias, sem nenhuma excessão até hj. O dia q não tem postagem nova, vou nas velhas futucar mais...rs. Obrigada por vc existir em minha vida e nos deliciar com novidades e fofurices!!!

    ResponderExcluir
  7. Samantha,

    descobri seu blog ontem, mas pelo pouco que vi já fiquei encantada com o seu trabalho... Criei um blog há pouco tempo (http://about-sweet-things.blogspot.com/) e corri para escrever um post lá e fazer propaganda do "Fofurices"... Parabéns! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Hummm, imagino o perfume desse bolo! Tem uma fotinho dele por dentro? bjus

    ResponderExcluir
  9. Tudo lindo, Sam! Pensei logo no cheirinho gostoso a perfumar o ambiente logo que li os ingredientes todos! Mas vinho do porto não posso não, tenho uma estória com este "ingrediente"!rs, te conto depois!

    Adorei o "atufulhado"! ;)

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Tem bastante ingrediente, mas devem fazer uma combinação maravilhosa.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo belíssimo trabalho, amei seu blog, já me tornei seguidora e copiei mtas receitas ( que terão os devidos créditos) Bjókas

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam! Gostaria de saber como fazer marzipan. Acho uma delícia mas não sei fazer. Bjs Liz

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam, voltei pra lhe contar. Os cupcakes (devil's food) foram simplesmente um sucesso estrondoso! A festinha foi 4a e estão comentando ainda hoje. Um amigo do meu marido comeu 3 numa tacada só aqui em casa e chorou por mais! kkkk
    O meu sucesso é seu também.
    Obrigada por compartilhar sua inspiração e suas receitas.

    bjs
    Juliana

    ResponderExcluir
  14. Muito por acaso descobri seu blog a uns dois dias e estou fuçando ele de cabo a rabo...amei.
    Assim que tiver um tempinho vou me aventurar.Parabéns pelo trabalho um dos mais bonitos e caprichados que já vi.
    Camila

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam,

    Como sempre vc se superando!!! Vontade de comer unzinho!!!
    Vc pode indicar lugar para comprar forminhas brancas??? Moro em Fortaleza e está em falta na cidade e creio que não seja só aki, em muitos sites tbm está faltando.

    Ah, estou aguardando anciosa as dicas sobre transporte de cupcakes.

    Bju!

    www.majesticdoces.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gisele Albino17/12/10 3:50 PM

    Oi Sam, sempre acompranho seu blog e AMO seus post, tem me ajudado muito, pois sou iniciante, mas ja estou cheia de encomendas!!!
    Porem tenho uma grande duvida, nas minhas pesquisas notei que na USA eles usam muito foundant pra decoracaao, como a pasta americana, esse eh o mesmo foundant que temos aqui no Brasil?? Comprei um foundant da Fleischmann e eh super grudento, nao consesgui fazer nada, tenho q acresentar algo ou esse foundant so serve pra jogar em cima de bolos?? Desde ja agradeco suas dicas!!
    Bjos
    Gisele

    ResponderExcluir
  17. Ai que delícia!!!!!
    Sam, peço permissão para postar as carinhas de papai noel que vi aqui no seu blog e resolvi fazer para decorar alguns alfajores. Não dá para não querer fazer também!!! Vc é mega criativa e nos instiga a usar a imaginação.
    Um Feliz Natal!!
    bjo,
    Verônica

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam, acabei de descobrir q é a minha essência de baunilha que deixa a massa dos meus cups talhada. :( Vc sabe pq isso ocorre???

    Bju!!!

    ResponderExcluir
  19. Ai que delic ia!!!
    Parabens...
    Beijos

    www.fazergourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olha seu blog é um luxo, adoro - adoro! Agora vou fazer uma perguntinha a fita que envolve o bolinho esta colada com cola quente?

    Lica

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Amei seu blog...parabéns pelo capricho







    Amei seu blog!

    Parabens pelo capricho nas fofurices

    ResponderExcluir
  22. Olá Sam
    Que trabalho maravilhoso que vc faz. Sempre entro mas nunca deixei recadinho. Sigo seu blog ele é maravilhoso.
    beijos
    boa noite
    kelseane
    http://kelseanegalvao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olha, vou ser franca, não sei se tenho paciência e habilidade para fazer tudo de delicioso que sugeres aqui, mas me contento só de ler e olhar (e sair correndo para a confeitaria mais próxima... hehehe). Adorei!!

    ResponderExcluir
  24. Aninha, arruma paciência! Cozinha é diversão! Se você fosse minha vizinha iria encher a sua casa de docinho! hahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  25. Eli, a cola quente aqui em casa cola até o lacinho na cabeça da Ramona! Uso cola quente para tudo! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Gisele, fondant (ou rolled fondant) nos estados unidos é a mesma coisa que pasta americana. Já o fondant que a gente usa no brasil lá se chama poured fondant! Esse fondant nosso serve para banhar docinhos e fazer uma casquinha sobre os bolos.... Bjks

    ResponderExcluir
  27. Sam, hoje eu resolvi fazer o seu bolo de frutas e imagine só o que aconteceu.... foi aprovadíssimo por todos daqui com direito a reprise no natal. O cheiro que ficou na casa foi estupendo. Tenho que confessar que quando o bolo estava no forno achei que ficaria meio durinho, mas que nada, ficou foi é muito ma-ra-vi-lho-so!!!
    Obrigada por nos presentear com receitas tão boas.
    Abraços e beijocas

    ResponderExcluir
  28. Iris, eu amo esse bolinho! Amo! Todo Natal ele aparece aqui em casa... fiquei até com água na boca! Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!