sábado, 15 de janeiro de 2011

Cupcake de chocolate branco

O nome original dessa receita é white chocolate mud cake. Traduzindo seria algo como bolo lama de chocolate branco. Originalmente é feita com chocolate amargo e dizem que essa receita nasceu no sul dos Estados Unidos e ganhou esse simpático nome pois lembra a lama das margens do rio Mississippi. Se esse papo é verdade ou não, eu não sei! Só sei que esse bolinho é uma delícia e não precisa de recheio algum! Essa receita é famosa e querida (mesmo!) na terra do canguru e foi assim que eu a conheci. Lá os mud cakes substituem até a massa do bolo tradicional de noiva. A receita que passo aqui é uma "subversão"! O bolo fica bem fofinho, denso e é bem fácil de fazer! Nem na batedeira vai!!! Mas vocês sabem.. tudo que é muito fácil tem seus truquezinhos senão "descabota" e a gente nem sabe o porque!

Cupcake de chocolate branco
Rendimento 16 cupcakes 
Ingredientes
- 80g de manteiga sem sal
- 180g de chocolate branco de primeiríssima qualidade picadinho
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de leite
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 160°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha junto com o fermento. Reserve.

2) Em uma panela de fundo grosso misture a manteiga, o chocolate branco, o leite e o açúcar. Leve ao fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem misturadinhos.  
3) Transfira para uma tigela funda e deixe esfriar por 30 minutos. Tem que deixar esfriar MESMO se você misturar os ovos no creme quente eles irão talhar!
4) Com a ajuda de um fouet adicione os ovos 1 a um batendo bem após cada adição. Adicione a baunilha e misture bem.
5) Acrescente a farinha aos poucos e vá misturando até agregá-la toda a massa. Nesse ponto a massa estará bem liquida.
6) Com a ajuda de uma colher de sorvete preencha 3/4 da forminha. Leve para assar na grade do meio do forno por 20 minutos. As bordas ficarão bem douradas e o cupcake estará pronto quando estiver firme no centro ao toque do dedo. Muito cuidado com a temperatura do forno pois se estiver muito alta os cupcakes vão estufar nas bordas e no meio vai fazer descer fazendo um buraco.
7) Retire do forno e transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento. Eles irão murchar um pouquinho. Bem pouquinho.
Dá uma olhada na textura do cupcake:

Ganache de chocolate branco
Ingredientes
- 180g de chocolate branco bicadinho.
- 125ml de creme de leite UHT
- Trisquinho de corante rosa
- Raspinhas de limão de 1 limão se quiser quebrar o doce do chocolate branco

Modo de preparo
1) Aqueça o creme de leite até começar a fazer bolhinhas nas bordas e soltar fumacinha.
2) Em uma tigela coloque o chocolate e depois deite o creme de leite quente por cima. Deixe descansar por 5 minutos e depois mexa bem até dissolver todo o chocolate. Se necessário leve ao microondas por 30 segundos para terminar de derreter. Misture as raspinhas e o corante. Espere esfriar por 1 hora. Vai ficar com uma consistência de brigadeiro mole.
3) Coloque a ganache de chocolate por cima dos cupcakes as colheradas ou vire os cupcakes de ponta cabeça e banhe o topo. Enfeite com confeitinhos e cerejinhas. Deixe endurecer por mais 2 horas.

32 comentários:

  1. Cida Comoti15/1/11 3:21 PM

    nooooooooooooooossa que lindo e parece ser delicioooooooooooso. Maravilha vou ter que fazer.
    Parabens pelo blog

    beijos

    ResponderExcluir
  2. amei a receita e vou testar essa semana que vem
    adoro suas dicas
    ótimo findi
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Que delícia de cupcake Sam!

    Eu fiz uns de chocolate branco com coco ontem e também ficaram muito bons!!


    Beijos

    http://cupcakesfun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sam!

    Hmmm, adoro chocolate branco! E essa receita parece bem mais fácil que as outras (fácil entre aspas, né? rs). E sabe, sempre que vejo seus cupcakes fico imaginando eles em tamanhos maiores (megalomaníaca eu! E gulosa, hehe): dá pra usar receita de cupcake pra fazer no tamanho de um bolo típico? Hahahaha, sei, sou um desastre! Mas eu realmente tenho essa dúvida!

    Obrigada, Sam!


    P.S.: Adorei o novo layout do blog. ^-^

    ResponderExcluir
  5. Além de estar super fofo. Deve estar tao mas tao bom!
    Beijinhos ;)*
    Sarinha

    ResponderExcluir
  6. Estou sendo abduzida pelo chocolate... rsrsrs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai que coisa boa, mas como vc disse tem os truques ou desanda!!
    Receita anotada!!
    Tenha uma ótimo domingo!!
    =D

    ResponderExcluir
  8. Ai que coisa boa, mas como vc disse tem os truques ou desanda!!
    Receita anotada!!
    Tenha uma ótimo domingo!!
    =D

    ResponderExcluir
  9. Que delicia!
    Eu sou chocolatra e adoro fazer guloseimas com chocolate, mas geralmente esqueço do chocolate branco que também é uma delicia.
    Adorei os seus cupcakes.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Sam, que delícia!

    Dá pra fazer grande, tamanho de bolo normal? Como faz ele de chocolate amargo?

    aquela, querendo subverter a subversão
    hehehehe
    =***
    M.

    ResponderExcluir
  11. Ah eu amo cupcakes..rsrs...vou te seguir! Adoro receitas diferentes!

    persempremiregalo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Sam! Quais os cursos que vc fez para começar a fazer os seus doces em geral, que te deu essa base maravilhosa?.Eu tb faço doces e bolos, mas tenho muita necessidade de estar fazendo um ou varios cursos que me ajudem a fazer essas maravilhas pois tenho muitas duvidas. Minha paixão é a pasta americana (modelagem)mas as massas de bolos e cupcakes tb que quando eu mais preciso elas dão errado. Me Ajuda?? Beijos e que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  13. chocolate é tudo de bom!!!!!!!!

    bjs tatiana

    ResponderExcluir
  14. Sam, chocolate branco pra mim continua sendo um trauma, mas outro dia segui seu passo a passo e até que deu pra fazer uma voltinha, o problema, é que fiquei com tanto medo do bicho desandar que acabei colocando creme de leite de menos e a linda voltinha de ganache em meia hora virou uma voltinha de pedra, kkkk! mas enfim, gostaria de ver uma foto desse rapaz ai de cima por dentro, que tal vc dar uma mordida e postar sempre seus filhotes por dentro pra gente conferir a textura e ficar com ainda mais vontade? bjs, sou sua fã!!

    ResponderExcluir
  15. Noooosssaaaaa...deu ate pra sentir o gostinho..hehehe

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. SAMIIIIIIIIIIII!!!! Não acredito que te encontrei aqui!!! Aqui é çarol do çeub, esposa do Eze. Há 2 semanas comecei a me encantar pelo universo dos cupcakes, entrei em um milhão de sites, estou fazendo um mini curso na asa norte que acaba amanhã e eis que caio aqui e para minha surpresa me deparo com um nomezinho único!!! Amiga....você te msn? Vamos nos falar, estou com milhões de idéias na cuca!!! Um beijo enorme e Eze te manda outro.

    ResponderExcluir
  17. Vou parar de vir aqui pq ja to com uma lista imensa de receitas para fazer!!!ahaha Parece muito, muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  18. M. dá para fazer em tamanho grande sim! Me manda um e-mail porque a receita é diferente! Bjks
    Carol, quantas saudades! te mandei um e-mail! Bjks

    ResponderExcluir
  19. Vou fazer essa receita hj! Já comprei o choc branco! Depois venho te contar :)

    Bjs,

    Jessica.

    ResponderExcluir
  20. Oi Sam!!!

    Fiz a receita e os cups ficaram consistentes. O gosto do chocolate brano ficou um pouco longe, é assim mesmo? Usei a marca Hershyes, que é uma das minhas favoritas.

    Bjs!

    Jessica.

    ResponderExcluir
  21. Sam, vim atrasada mas não podia deixar de vir aqui prá comentar sobre esse cupcake com textura tão tentadora! O sabor deve ter ficado um arraso! Só de pensar que é feito com chocolate branco já dá prá sentir o cheirinho! Vc é mais que demais! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Querida pessoa fofa, esse cupcake não precisa rechear? A massa é molhadinha?
    bjs fofos

    ResponderExcluir
  23. Oi Sam. Estou esperando sua resposta.

    ResponderExcluir
  24. Lu, estava com saudades!
    Malu, me manda um e-mail para que eu possa te responder escrevendo muitão! Bjks

    ResponderExcluir
  25. Jéssica, é assim mesmo! O gosto de chocolate branco fica lá no fundo o que acentua o gosto dele é a cobertura! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Fiz agorinha! O bolinho sozinho ficou gostoso, mas a ganache ficou doce e molenga demais... Não coloquei a raspinha de limão e me arrependo - ficou mesmo muito doce, com sabor parecendo de leite condensado ehehehe
    Parabéns pelo blog, é uma gracinha e super informativo - já li um montãaaaao e ainda falta outro tanto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Sam! há dias leio informações do seu blog, tenho aprendido horrores!! parabéns! tb fiz cursos com a Sandra Dias, que é Maravilhosa, prática, rápida, competente, muito bom! Me diz uma coisa, estou fazendo essa receita do cupcake de chocolate branco, vc já fez ela como bolo?? Tenho uma encomenda de bolo para um casamento, que vou cobrir com pasta, acha que seria legal usar essa receita?? aguardo, obrigada

    ResponderExcluir
  28. Oi, Samanra.
    Tudo bem?
    Olha só já fiz grandão sim e fica uma delícia! Se tiver alguma dúvida joga no google white chocolate mud cake e vai ter uma chuva de vídeos mostrando como se faz grandão! Bjks

    ResponderExcluir
  29. Sammmm!!!

    Sou super fã do seu blog e com ele dei meus primeiros passos no mundo dos cups... Agora começo a me aventurar no mundo dos bolos com fondant, e queria te pedir peloamordedeussss a receita grande deste delicioso cup... Achei várias no google, mas nunca duas iguais... E como confio cegamente nas suas receitas e ensinamentos, imploro... xD hehehehe!

    Bjs e brigada pelo blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso essa daqui http://www.nigella.com/recipes/view/white-chocolate-mud-cake-3436 Bjks

      Excluir
  30. Thanks!!!seu blog é ótimo,amo suas receitas...Deus te abençõe...bjs

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!