sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O bem-casado

Sinceridade máxima?!? Não morro de amores pelo bem casado, bem nascido ou bem vivido. Acho tão "semgracildo". E olha que já provei de Elvira a Conceição. Mas as vezes a cabeça gorda sente desejos daquilo que nós não ligamos. Eis que ontem senti esse desejo e sempre que faço bem casado uso uma receita adaptada da Flávia Milás. Fiz uns para me dar de presente (meu aniversário é na segunda mas a comilança começa já!) e os outros para dar de presente para uma vizinha que pediu "sem vergonhamente" bem vividos para a maternidade. E eu não nego pedido de gordinha nem de gestante! Hahahahaha...

Bem Casado
Rendimento 40 unidades ou 80 disquinhos (6cm)
Ingredientes
- 6 ovos extra grande em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 4 colheres de sopa bem cheias de fécula de batata
- 4 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
- 8 colheres de sopa bem cheias de açúcar
- 1 colher de sobremesa bem cheia de fermento em pó
- raspinhas de 1 limão ou raspinhas de 1 laranja

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180ºC. Peneire as gemas (reserve). Peneire o fermento, a farinha e a fécula 3 vezes (reserve).
2) Em uma tigela de batedeira misture as gemas e o açúcar. Bata bem em velocidade média alta até obter um creme claro. Junte a baunilha e as raspinhas e bata mais um pouquinho
3) Enquanto você bate as gemas vá batendo as claras em neve ao mesmo tempo em outra batedeira ou no muque.
4) A mão e de preferência com um fouet (batedor de arame) agregue delicadamente as claras em neve às gemas batidas.
5) Salpique (tipo um chuveirinho para não pesar e murchar a massa) os secos sobre a mistura de ovos. Misture ultradelicadamente com um fouet.
6) A sugestão da Flávia é: Com uma colher de sobremesa , pingue pequenas porções da massa , mantendo distância umas das outras , em assadeira pouco untada e enfarinhada. Leve para assar por 10 minutos. Retire do forno e transfira os disquinhos para uma grade ou um papel manteiga.
6.1) Outra opção é colocar toda a mistura em 2 tabuleiros de rocambole untado e coberto com papel manteiga. Leve para assar por 15 minutos no máximo. Tem que assar até ficar bem coradinho por cima senão fica melecado na hora de cortar. Deixe esfriar uns 5 minutinhos no tabuleiro. Transfira ainda no papel manteiga para uma grade de resfriamento. Depois de frio desenforme em cima de um papel manteiga e aí então eu corte, com cortador de 5cm ou 6cm, os disquinhos. Tem sobra? Tem. Mas podemos usar para fazer um pavê ou barreados de bolo. Te juro que me estressa menos fazer assim.

Recheio de doce de leite clarinho
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de manteiga com sal
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 200g de creme de leite (uso de caixinha UHT)
- 1 lata de leite condensado cozida por 10 minutos após começar a fazer pressão (começar a fazer tchi-tchi) (Deixe esfriar para abrir, hein?!)
Modo de preparo: Em uma panela de fundo grosso misture a manteiga , o leite condensado, o creme de leite e o amido (dissolva o amido no creme de leite para facilitar a sua vida). Leve ao fogo baixo e faça um creminho com a consistência de um mingau. Junte o doce de leite e leve ao fogo. Dê o ponto de brigadeiro mole. O doce tem que ficar consistente para não escorrer das beiradas do bem casado. Deixe esfriar coberto com um plástico filme para não formar aquela película grossinha em cima do creme.
Recheie generosamente os disquinhos de pão de ló.
O doce fica amarelinho bem claro e eu o tenho como coringão pois rende bem e é uma delícia. Eu recheio bolos, misturo nozes, pistache... rola tudo com esse recheio! hahahaha....

Calda
- 500 g de açúcar de glaçúcar
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- Água fervente o para formar uma papinha (Usei exatos 120ml)
Modo de Fazer: Faça uma calda juntando o glaçúcar a água fervente , até formar uma papinha um pouco mais ralinha que um fondant. Passe o bem casado pela calda (veja bem eu escrevi passe e não empapuce na calda) e deixe secar por 12 horas. Eu deixo secando na grade para que seque igualmente nos 2 lados.  Há quem prefira deixar secando em plásticos grossos. Depois de sequinho o bem casado fica crocante por fora e macio por dentro. Pode ser que com essa umidade bárbara os doces demorem mais que 12 horas para secar!
Agora é só embrulhar no celofane, depois no crepon e arrematar com uma fita. Ou no tecidinho... eu acho que fica mega fofo!

Dicas preciosas
- A validade do bem casado e de no máximo 10 dias. Mas ele tem que estar bem "encaldado". Sem a calda a validade cai para 3 dias no máximo.
- O bem casado pode ficar até 3 meses no freezer já todo embaladinho com crepom e fita. Em sacos bem fechados e com o máximo de ar extraido. Não se preocupe pois não fica suado depois que fica em temperatura ambiente.

28 comentários:

  1. Adoro seu blog! Adoro receber as atualizações com tanta coisa delíciosa!
    Você realmente parece uma fofura de pessoa.
    Beijos

    Denise Esteves

    ResponderExcluir
  2. boa noite!!!,Sam,amo comida...sou gordinha!!! e mesmo quando estava magra, minha cabeça pensava gordamente...e como, sem neura....a neura é que faz engordar...kkkk amei sua receita...e querida estamos decidindo pela cozinha(eu e marido), logo, logo, estaremos de portas abertas ha 1000/h....te conto tudo viu...bjim até mais...

    ResponderExcluir
  3. Olá Sam,
    parabéns pelo aniversário e pelos bem-casados que parecem deliciosos (apesar de também não ser tão "chegada").
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Eu amo bem casados!
    E queria ser sua vizinha para lhe pedir uma porção, estou grávida e você não recusaria, né? hehe
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Saaam fazemos aniversário em Janeiro!!!

    Eu também estou ficando mais velhinha hoje ^^


    Nem vou te desejar parabéns agora pq com certeza estarei por aqui de novo ^^

    Beijos


    http://cupcakesfun.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. adorei todas as dicas, sobretudo o recheio,apenas me restou uma duvida,qual creme de leite vc usa deve ser fresco ou pode ser de caixinha. grata e bjs

    ResponderExcluir
  7. Sam do céu, estou com água na boca!!!! E olha que nem sou tão fã de bem-casados. Você já recheou Cupcakes com este creme? Deve ficar ótimo!!!!
    Vou testar.
    Beijinhos doces no coração.

    ResponderExcluir
  8. Dani, já usei para rechear cupcake e ficou uma delícia. O bom é que apesar de levar maisena ele é congelável por 2 meses. Xuxu beleza! Bjks
    Angela, uso o creme de leite de caixinha da nestle. Bjks
    Ellen, parabéns!!! Desejo muita felicidade e um ano cheinho de doçuras! Bjks
    Duda, parabéns pela gravidez! Não recusaria nunquinha um pedido assim! Bjks
    Carooooool, parabéns querida! Você está a um passo de uma grande conquista! Espero boas novidades em breve! Bjks e boa sorte!
    Denise, obrigada e bjks!

    ResponderExcluir
  9. Sam!
    O niver da minha mãe foi ontem!
    Achei o máximo vc falar que não nega pedido de gordinha e gestante. Hahahaha...
    Qdo eu engravidei fiquei com vontade de comer trufas, mas a moça não fazia mais, mas quando ela soube que eu estava grávida, ela fez uns 20 de uma vez e trouxe pra mim. KKKKKK...Eram trufas mesmo, tudo com chocolate dos bons e não esses que muita gente faz e fala que é trufa. Rsrsrs...
    Queria te dar um presentinho pelo seu aniversário.
    Vc merece né.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Isabela Ferraro8/1/11 5:38 PM

    Para tudo!!!!!!
    Eu estou com um enorme desejo de comer bem casados, acho que vou engordar uns 100 kg nessa gravidez, já fiz o meu marido comprar tanta coisa... rss
    Adorei a receita do doce de leite clarinho, parece ser muito boa!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ai Sam.. acho que vou ter que parar de passar pelo seu blog ate o meu baby nasceu... Eu chego ate a salivar...hummm olha este bem casado...hummm e o pior que tem coisa que aqui nem consigo pra tantar fazer as receitas...rsrs Onde encontro fecula de batata na Irlanda??? rsrs
    Bjsssssssss tudo aqui e maravilhosoooo

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam! estava fazendo umas pesquisas na internet e lemrei de você! Vc já fez Whoopies? vi uns e fiquei bem curiosa! será que é gostoso? :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam! Olha, eu também não sou muito fã de bem-casados, principalmente porque os que comi não eram tão bem-casados assim, já estavam beirando ao divórcio...rsrs...Já ganhei uns bem-casados e que, segundo as irmãs do noivo que os fizeram, me confessaram a boca pequena terem feito com pão de ló (!?!) regado com calda e rechearam com doce de leite comprado pronto porque tinham que fazer uma quantidade grande e ficava mais em conta do que encomendarem, e também porque "ninguém notaria a diferença". Bom, eu notei e acho que muita gente notou também porque a diferença é gritante. E acho que muita gente faz os bem-casados prá vender usando esses mesmos argumentos.
    Já tentei fazer os bem-casados usando a receita da Flávia Millás mas não acertei na quantidade de massa na hora de dispor na assadeira, ou seja, uns ficaram pequenos, outros maiores, disformes, etc. Cortando depois de assado, concordo com vc, fica bem mais fácil. Esse seu recheio de doce de leite clarinho deve ficar um arraso de delicioso, e ainda por cima, é versátil! Dica anotada!
    Não sei se vc vai voltar aqui até amanhã mas mesmo assim, já quero te dar os parabéns pelo seu aniversário, que tudo o que vc desejar para este ano se confirme com todas as bênçãos. Ah, Sam, vc merece tuuuudo! Felicidades no seu dia, que vc esteja cercada de todo o amor que há nesse mundo! Beijos prá lá de especial!

    ResponderExcluir
  14. Só posso te dizer que mereces um prêmio de blog mais útil!! Bjs
    www.antonellaesuaboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Sam, vc é um fofura tb, adorei o comentario sobre gordinha e gravida. Nao estou grávida, mas um pouco acima do peso...kkkkkk, quer me dar uns cupcakes maravilhosos q vc faz??? hehehe

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei! Eu gosto de bem casados, aqui em Ribeirão tem um lugar que é uma delícia. O que não me desce é esse tal de macarron, comi 2, pra não falar que o sabor que eu escolhi que era ruim, odiei! Bjos! Tati.
    http://cheztati.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Huuuuuuuuuummm... SÃO D-E-L-I-C-O-S-O-S!!! Acabei de fazer!!!! MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR A RECEITA! bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabens seu trabalho é lindo e parece delicioso!!!! Amei as dicas. Se der, passe no meu blog tb. Bjs bjs

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz de ver minha receita correndo esse mundão afora.
    Esta é minha mesmo como conto em meu blog!
    Que traga muita felicidade para todos.
    A minha observação deixaria mais douradinho para não correr o risco do cheiro de ovo>
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Ola Sam! Primeiro queria dizer que ja estou viciada em seu blog. Agora queria saber qual o tamanho do tabuleiro do bem casado, É que sou atrevida na cozinha mas tenho que seguir as receitas ao pé da letra.
    Beijos e PARABENS

    ResponderExcluir
  21. Adoro suas receitas....tão boas feitas com tanto amor e carinho.....bj

    ResponderExcluir
  22. Sam, tudo bem?? Posso congelar o bem casado somente no celofane? Como faço para descongelar depois?? Nunca congelei alimentos assim e, como tenho uma encomenda grande, queria fazer os bem casados com antecedência, mas fico com medo de ficar com a textura alterada ou de ficar úmido de mais. Outra detalhe, minha geladeira é duplex mas não é frost free, posso congelar mesmo assim? Obrigada, Sam!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu congelo no celofane e depois descongelo em cima de uma grade por 6 horas antes de embalar. Fica normalzinho e quanto ao seu refrigerador não tem problema, não. Eu congelo individualmente e depois transfiro para um saco tipo ziplock e retiro o máximo de ar e volto ao freezer. Bjks

      Excluir
  23. Oi Sam,uso uma forma de 40X28 e minha receita nao rende duas formas desse tamanho, porque sera??? Fiz uma receita em duas formas e ficaram tao fininhos que pareciam biscoitos :(. Como faço pra dispor a massa na forma? Ela não desliza facilmente sobre o papel manteiga...Será que fiz algo errado?
    Bjs doces
    Taty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taty, pode ser o tamanho do ovo! Eu uso um ovo muitoooooooo grandão! A massa gruda no papel manteiga e você tem que destacar depois. Eu agora coloco no saco de confeitar e faço bolinhas. Tenho achado mais fácil. Bjks

      Excluir
  24. Olá Sam!!
    Primeiro, parabéns pelo seu blog! Adorei a receita de bem-casado e fiquei com uma dúvida em relação a calda.. Quando você diz "Passe o bem casado pela calda (veja bem eu escrevi passe e não empapuce na calda)" , você coloca realmente o bem-casado dentro da calda e tira rapidamente, ou passa a calda no bolinho com o auxílio de uma colher?

    Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zeina. Eu coloco dentro da calda e tiro rapidamente. Bjks e bom final de semana!

      Excluir

Comentários fofinhos!!!