segunda-feira, 21 de março de 2011

Páscoa fofinha: Torta holandesa

Hoje foi um domingão formidável! Acordei cedinho para cuidar do jardim, fiquei curtindo as borboletas e depois sentei para brincar com a Ramona pertinho dos pés de lavanda para ficar sentindo aquele cheirinho bom que emana do meu canteiro florido e fofo todas as manhãs. Planejei um brunch bem gostoso para curtir a preguicinha do domingão. Depois de ter comido muitão me deitei na rede com a Ramona (já falei aqui que ela acha que a rede é dela, né?) e fiquei ali curtindo aquele ventinho fresquinho anunciando que o outono já estava chegando. Dormi um soninho gostoso e acordei com duas borboletas lindas pousadas no meu pé. Ai, ai, quanta fofura! Bom, hoje dou início a nossa maratona de Páscoa com uma sugestão maravilhosa para a sobremesa para o domingão. É cara, não vou mentir, mas é bem simples de fazer e deliciosa.
Um adendo nunca entendi o motivo dessa torta se chamar holandesa, porque de holandesa ela não tem nada! Acho que alguém inventou e quis dar um glam no nome. Amigas, fofas! Agora no final de cada post tem um botão (Print/PDF) que permite imprimir a receita ou salvar em pdf. Prático e rápido para quem quer armazenar as fofurices do blog sem problemas.

Torta Holandesa
Rendimento 1 torta de 26cm
Ingredientes
Massa
- 200g de biscoito maisena (se quiser use aquele biscoito de malte da piraquê que fica uma delícia também.)
- 70g de manteiga sem sal derretida
- 1 pacote de biscoito calipso
Creme
- 200g de chocolate branco
- 300g de creme de leite fresco
- 200g de creams cheese
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 2 colher de sopa de gelatina sem sabor
- 2 colheres de sopa de água
Cobertura
- 120g de chocolate amargo picadinho (53%)
- 100g de creme de leite uht
Material
Forma de fundo falso de 26cm, fita de cetim, granulado e arabescos de chocolate (opcional)

Modo de preparo
Massa
1) No processador ou no liquidificador triture o biscoito. Em uma tigela misture o biscoito triturado com a manteiga. Misture com as pontas dos dedos até formar uma farofinha úmida.
2) Forre o fundo de uma forma de fundo falso, suba um tiquinho de nada (0.5cm) a massa nas laterais. Aperte bem a farofinha para deixá-la lisa. Coloque o biscoito calipso nas laterais com a face do chocolate encostada na forma. Pressione um pouquinho para o biscoito grudar na forma. Leve a geladeira por 1 hora.

Creme
1) Derreta o chocolate branco e misture com 150ml de creme de leite fresco. Leve a geladeira por 1 hora.
2) Na tigela da batedeira misture o cream cheese, a baunilha e o açúcar bata em velocidade média por 2 minutos.
3) Adicione o creme de chocolate e continue batendo por mais 2 minutos. Junte o restante do creme de leite e continue bantendo até ficar bem aerado e consistente (2-3 minutos)
4) Hidrate a gelatina na água e leve ao microondas por 15 segundos. Junte a gelatina ao creme de uma vez só e bata por 30 segundos.
5) Deite o creme sobre a forma já preparada e pronta com a base de biscoitos. Cubra com papel filme e leve a geladeira por 3 horas. Coloque a cobertura de chocolate somente após esse "descanso".

Cobertura
1) Aqueça o creme de leite até começar a formar bolhinhas e soltar fumacinha. Despeje o creme quentinho sobre o chocolate picadinho e mexa bem. Deixe repousar por 5 minutos e volte a mexer até derreter todo o chocolate. Espere esfriar e coloque a cobertura sobre a torta. Volte a geladeira por mais 1 hora. Decore, desenforme e sirva.


P.s. Ficarei devendo a metadinha da maldade. Não deu nem para contar conversa. Foi partir e acabar! =(
Desenhei muitos wrappers, tags, embalagem e preparei algumas surpresinhas para a nossa Páscoa. Vem muita novidade por aí... Bjks

31 comentários:

  1. Que maravilha de torta Sam!!
    Deve ter ficado uma delícia!!
    Pena que meu domingo não foi fofo como o seu... Trabalhei demais e estou estudando feito doida até agora!! haha
    Mal posso esperar as suas novidades que sempre são ótimas!! Queria poder preparar algo para a Páscoa mas está muuuuito difícil :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sam ,querida
    Essa é pra levar na casa dos outros e esperar muitos elogios...
    Não vejo a hora de ver as novidades ...
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  3. o,o
    ui, adoro torta!

    Sam, tem diferença entre torta alemã e torta holandesa??

    ResponderExcluir
  4. Laila, reza a lenda que sim. Aparentemente o recheio da torta alemã é intercalada por biscoitos quase um pavê e a holandesa além de não ter o tal biscoito permeando o creme ainda leva chocolate branco na composição do recheio. Dizem que é isso. Como falei no texto acho a origem dessas duas tortas um grande mistério. Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam, td bem,?

    Nossa, que ideia genial essa do biscoito Calipso!

    A torta ficou lindíssima! Vc sempre me deixa na dúvida qnt a próxima receita a reproduzir!!!

    Que todos os seus dias sejam como seu domingo, cheio de coisas fofas!

    Aguardo ansiosa as dicas da Páscoa!

    Bjs,

    Jéssica.

    ResponderExcluir
  6. Sam, sam! Jóia essa idéia do pdf! Jóia! Vai facilitar e muito a minha vida! Sem contar que é ecologicamente correto! Essa torta tem cara de ser um luxo. Bjks, Rô

    ResponderExcluir
  7. Ah, mal posso esperar pelas surpresas que vc nos preparou para a páscoa!
    Sam,vc tem ou já leu o livro Larousse das sobremesas? queria saber se é bom. bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Ah, esqueci de dizer, nossos companheiros bichinhos de estimação! também gosto muito de curtir um tempo com minha cachorrinha!

    ResponderExcluir
  9. oi sam,

    delicia de torta para o brunch. sempre gostei desse tipo de tora.

    adorei a idéia do pdf, eu tinha um trabalhão para conseguir imprimir algumas receitas e as vezes jogava um montão de folha fora.

    idéia fofa como vc.

    grande beijo

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus.............Que delícia,obrigada por tantas receitas maravilhosas....só meu corpo não agradece os quilos extras rsrsrsrsrs.beijos

    ResponderExcluir
  11. Você realmete é muito fofa! Parabéns pelo blog! Todos os dias preciso dar uma passadinha para ver as novidades, e estou ansiosa com as que vêm por aí..

    Parabéns pelo seu trabalho!!
    Aracele

    ResponderExcluir
  12. essa torta é fabulosa, nunca tinha feito com o chocolate branco, deve ficar bem melhor! Sempre tenho idéias maravilhosas quando venho por aqui! hehehe te mandei um email Sam, espero que leia e possa me responder! bjosssss

    Ca

    ResponderExcluir
  13. Sam, uma dúvida que não tem nenhuma relação com o post. Se eu quiser fazer minicupcakes, que tamanho de forma de papel eu devo usar? bjos

    ResponderExcluir
  14. Dayse, eu já dei uma boa olhada no livro e não comprei. Me desencoragei depois que lí inúmeros comentários sobre como as receitas do Pierre Hermè são difíciei de ser executadas ou quando fáceis não alcançam o resultado esperado. Bjks

    ResponderExcluir
  15. Carola, se eu te contar que somos vizinhas?! Para fazer o mini uso forminha número 3. Vamos combinar um chá na minha casa?!? Bjks

    ResponderExcluir
  16. Márcia Tourinho21/3/11 2:45 PM

    oi Sam,fiquei viciada no seu blog,porém nunca me pronunciei mas qdo li o post sobre o que andam fazendo com vc fiquei retada!!!(sou baiana né,rsrsr!!)e tive que te escrever para colocar a minha indignação para fora.Realmente sua avó tem razão mas não deixe que isso interfira na sua vida de blogueira e colaboradora para a construção de um mundo mais doce e familias mais unidas pois através das suas receitinhas retomei a minha cozinha e a loucura que é esse mundo das doçuras,pirei tanto que cheguei a loucura de comprar duas favas de baunilha por 20,00 ( loucuuuuuuuuuuuura total ) e pasmem meu marido me incentivou a comprar, aqui em salvador é o fim,só tem azeite de dendê,rsrsrsr,pois é não te largo mais. muitos beijos.
    obs. meu marido tb é um sr.Pudim, mas depois das suas receitinhas ele passou a experimentar outras delicias.Já é um bom começo!!!

    Márcia Tourinho,Salvador-Ba.

    ResponderExcluir
  17. Menina, adorei essa de sermos vizinhas! mandei um email respondendo, e quanto ao chá é só marcar!
    bjossss

    ResponderExcluir
  18. Menina perfeita de onde é que você saiu???rs
    Encontrei seu blog hoje, e ameis! Tiro meu chapéu para você!!Parabéns!
    Adoro blogs de culinária, mas o seu é simplesmente fantástico, está no TOP dos TOP. Que Deus continue iluminando essa sua mente brilhante e suas mãos de fadas habilidadosas para continar a fazer essas maravilhas.
    Ganhou uma fã!!
    Bjs
    Kelly Melo

    ResponderExcluir
  19. Oi Sam!
    Estou com uma dúvida enorme para a páscoa. Tenho muito cliente que diz que não come chocolate amargo, ou que só come chocolate branco,ou ao leite...
    E aí eu não acerto o ponto da ganache para a cobertura dos cupcakes, além da minha terra ser quente. Pelo o que vi no seu blog, tem uma quatidade certa de creme de leite para cada tipo de chocolate, certo?
    Você poderia me dizer, ou até criar um post sobre isso? Sobre quanto de creme de leite usar ao fazer ganache para cobertura com cada tipo de chocolate (branco, ao leite, amargo e meio amargo)? Para 200g, 400g, 600g... de chocolate?
    Caso vc não queira criar um post, vc poderia me dizer? Tõ precisando para ontem =/
    Fica aí a dica e a dúvida!!! :-)

    Bjks

    PS: A torta holandesa vai para a páscoa na casa da sogra ;-)

    ResponderExcluir
  20. Que maravilha de torta!!! Bjim

    ResponderExcluir
  21. Adoro torta holandesa e essa receita parece ser bem mais simples umas receitas que vi por aí....

    Adoro o seu blog, simplesmente viciante fazer as suas delícias fofas...por aqui já fiz algumas , e a que fez mais sucesso foi o cupcake de chocolate branco, delicioso!!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  22. Sam, parabéns pelo blog, estou sempre por aqui. Acho você uma pessoa maravilhosa. Que Deus continue sempre iluminando sua vida.
    Estou começãndo meu negócio de cupcakes agora e suas receitas são minha luz (sem plágio!!!) possuo também dezenas de livros que comprei no exterior!! Mas você dá de 10 a 0 em todos.
    espero que possa um dia visitar meu blog.
    Abraços
    Rosangela

    ResponderExcluir
  23. Oi Sam, conheci seu blog semana passada e gostei muito, passando a ser assídua... mas só olho e nunca comento nada... até então.
    Resolvi escrever apenas para dizer o pq do nome de torta holandesa, ouvi dizer que foi criada em um café aqui de Campinas, e pelo sabor, fazia a chef e criadora lembrar de uma época que viveu na Holanda, então resolveu batizar a torta de Torta Holandesa...
    Se é verdade eu não sei, mas é o que dizem por aqui :)
    bjos - Fernanda

    ResponderExcluir
  24. Olá Sam, tudo? Acompanho teu blog há algum tempo, mas nunca comentei. Resolvi dar uma passada aqui apenas para te deixar um agradecimento. Fiz essa torta de aniversário para a minha mãe. Ficou linda! Que recheio maravilhoso! Obrigada pela dedicação e por compartilhar essas receitas nos mínimos detalhes. Te desejo tudo de bom, viu!! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  25. Sam, a quantidade (gramas) dos ingredientes estão corretas??? pq estou fazendo aqui, fui colocar a camada da cobertura e ficou na metade da forma, dos biscoitinhos,entende?? vi na sua foto que na sua toratinha ficou cobrindo quase todo biscoito.. :( Ohh, ceus o que fiz de errado???
    bjs, Grazi

    ResponderExcluir
  26. Grazi, tá certinho sim. Qual o tamanho da forma que vc está usando? Bjks

    ResponderExcluir
  27. Oi, Sam!!!A forma é de 26 cm, descobri o problema...foi o cream cheese :( na sua receita pede 200 g e eu comprei um potinho com 100 hahahaha pode rir da minha cara, eu deixo!!! hahahaha
    Mas, eu fiz uma camada extra de cobertura, deu super certo!!!Foi a solução que encontrei!!!
    bjs,
    Grazi

    ResponderExcluir
  28. Grazi, tô morrendo de rir aqui!!! E um pouco aliviada também!!! Bjks

    ResponderExcluir
  29. Pois é, eu aqui na ocasião choramingando, pedindo ajuda a todos os astros,clamando pela Sam...hahahaha era só olhar o pote do cream cheese!!! Enfim, mistério resolvido!!!bjcas
    Grazi

    ResponderExcluir
  30. Adorei a torta não só para a Páscoa mas para qualquer tempo.
    Acompanho seu blog há muito tempo e fiquei feliz quando disse que viria morar na Bahia.Recebo sempre os seus posts e não esqueça de enviar avisando que os cursos vão começar.
    Celeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celeste, pode deixar que a manterei atualizadérrima. Eu amo essa torta é uma delícia, né?! Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!