domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa fofinha: Cupcake e chocolate intenso

Ando muito sem tempo ultimamente. Esse início de ano está sendo muito intenso recheado de coisas boas mas também com algumas desfofurices. Nada que não tenha remédio... Já contei para vocês que a Ramona é muito doidinha? Sempre que eu posso tento fazer passeios com ela, fazemos trilhas, eu a levo para nadar no rio. Mas mesmo com toda essa regalia vez ou outra ela apronta... ela já roubou carne da churrasqueira, comeu bolo que esfriava na janela, estraçalhou 12 havaianas quando era pequena, comeu todas as mangas que caíam no quintal e ficou tão gorda, tão gorda que nem se movimentava direito até fazer digestão de todas as mangas. Mas a maior peripécia dela foi a seguinte as vezes alguns clientes pagam a encomenda em dinheiro especialmente no final de semana (eu não quero ficar indo no banco) eu junto o dinheiro e na segunda eu deposito no banco, eis que em uma segunda eu junto o dinheiro e coloco na bolsa, eu abri a porta da frente da casa para sair e de repente o telefone toca eu corro para atendê-lo e adivinha quem entrou e viu na bolsa um delicioso aperitivo financeiro (Ela tem essa mania de fuçar a minha bolsa porque acha cheirosa)?! A Ramona comeu, ou melhor, picou R$ 800,00 isso mesmo oitocentos reais!!! Na hora me desesperei peguei os caquinhos, o dinheiro que ainda tinha sobrado e ri, gargalhei um mix de raiva, graça e desespero. Liguei para o meu marido e adivinha o que ele falou? "Vamos abrir a barriga dessa cachorra, agora!" Hahahaha... ele estava brincando mas achou que eu estava de sacanagem com a cara dele. Horas depois ele pode constatar no cocozinho dela vários pedacinhos de nota uns já reciclados outros ainda nítidos. É mole? Ramona ficou bem conhecida depois dessa arte dela também quem mandou eu dar nome de banda punk a ela. Ficou assim anárquica.

Cupcake de chocolate intenso
Tirei daqui
Rendimento 12 cupcakes
Ingredientes
- 75g de chocolate amargo picados (usei 70%)
- 100ml de leite
- 225g de açúcar mascavo
- 75g de manteiga sem sal
- 2 ovos ligeiramente batidos
- 150g de farinha de trigo
- 1 e 1/2 colher de sopa de cacau em pó
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 12 bombons alpino

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o fermento 2 vezes. Reserve.
2) Coloque o leite, o chocolate e metade do açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando até derreter todo o chocolate, trasfira para uma jarra medidora. Reserve.
3)  Na tigela da batedeira misture a manteiga e o restande do açúcar. Bata em velocidade média-alta por 2 minutos. Adicione os ovos ligeiramente batidos batendo bem após a adição.
4) Adicione a mistura de farinha a mistura de ovos e bata em velocidade baixa por 1 minuto.
5) Ainda em velocidade baixa, acrescente a mistura de chocolate (ainda morna) a massa. Bata por mais 1 minuto.

6) Preencha 2/3 da forminha de papel, coloque um bombom alpino bem no meio da massa e leve para assar por 15 minutos. A massa deverá estar cozida quando, ao apertá-la, ela não fique maracada. Pode-se também fazer o teste do palito.
7) Deixe descansar na assadeira por 5 minutos e depois transfira para uma grade de resfriamento.
8) Agora é só confeitar (ou não) e comer essa delícia.
Metadinha da maldade
Esse bolinho é bem denso e úmido. Eu para piorar coloquei umas gotinhas de chocolate mas eu não aconselho. Fica muito enjoativo. E o alpino fica macio depois de assado. Não fica durão, não!!!
Sobre o pedestal que enfeita a foto principal. Ele ainda está em fase de testes pois não suporta o peso de um cupcake bem confeitado então assim que eu conseguir chegar no suporte ideal eu coloco o pdf aqui! 
Bjks e boa páscoa!

21 comentários:

  1. Este cupcake realmente tem uma aparência 'forte', creio que não para todos os gostos, mas vou tentar hoje mesmo, mas com ganache no meio ao invés do alpino!!
    Parabéns pelo visual do blog, este de hoje está muito lindo mesmo!! Embora não te conheça pessoalmente, tenho a impressão que é a sua cara.
    Quanto a Ramona!! Bem, não tem nada a se fazer, pois tenho certeza que a ama muitíssimo, e a considera um membro de sua família, e nós sempre perdoamos família, não é mesmo? (até dinheiro damos "emprestamos" a eles.. rrss, e quase nunca vemos de volta)então relaxa e aproveita essa companhia sincera e sem segundas intenções.
    Uma feliz páscoa a você, seu marido (para a Ramona) e obrigada pelas receitas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que cupcake lindo!!!! Muito forte mesmo...

    Adorie as historias da sua cachorra, parece até o Marley do filme "Marley e eu"

    Bjs e Feliz Páscoa!

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  3. Bom... Te entendo perfeitamente quanto ao problema com a Ramona... Eu tenho um monstrinho em casa, chamado Péris, que já destruiu 5 sandálias de salto lindas lindas e caras!!! Destruiu o carpet do nosso apartamento que é alugado, comeu inúmeras havaianas tb!!! Não sei a idade da Ramona, mas o Péris agora tá virando um "mocinho" e tá se contentando em destruir só o jornal que era pra ele usar pra fazer xixi... rs
    Mas fazer o que, né... Amamos eles mesmo com essas destruições!!!
    Quanto ao cupcake, me deu água na boca... Sou louca por chocolate, mas principalmente o alpino!!!

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  4. hahaha! ri muito com as artes da Ramona! Tenho uma pinscher aqui em casa, e a Yuki tb apronta cada uma de bvez em quando, já destruiu sandálias, revistas e os controles remotos daqui de casa são detonados pq já passaram pelos dentinhos dela!
    Tava já com saudade de vc Sam!

    ResponderExcluir
  5. sammmmm realmente sua cachorra deu uma causada basica rsrsrsrs... mas melhor assim do que dodoizinha né???? tenho a opinião que cachorros tem que aprontarem.. se não, não tem graça..
    agora vamos para essa tentação ai.. esse ganache é qual???? bjokas fefe

    ResponderExcluir
  6. Oi Sam, cachorro que não apronta não é cachorro! Todo mundo que tem ou já teve um, com certeza terá uma história pra contar... Adorei o fundo novo do blog, igualzinho ao meu! Que bom gosto vc tem! :)

    Beijinhos,
    Thalita

    ResponderExcluir
  7. Hummmmm... esse cupcake deve estar DIVINO! Sam, que páscoa... olha, foi maravilhosa a produção, mas estou esgotadaça! Agora se depois de tanto trabalho, minha linda cachorra me fizesse uma dessas eu sentava e chorava tres dias... kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Sam, eu não acredito que ela fez isso!!!! gente do céu!! não sei o que eu fazia!!! ela ia ter que parir muito pra me ressarcir hehehehe bjosss querida!! e Feliz Páscoa!!

    ResponderExcluir
  9. Amei essa receita. Vou testar.
    Atrasado, mas Feliz Páscoa (o que resta desse dia).
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. PARECE DELICIOSO...VOU TENTAR,PRA FALAR A VDD NUNCA FIZ UM CUPCAKE,MAS GOSTO MUITO DELES E GOSTO DE COZINHAR.ASSIM QUE FIZER MEU PRIMEIRO AVISO VCS.BJOS

    ResponderExcluir
  11. sam,

    somente agora pude sentar e me conectar...quem tem filho pequeno é assim mesmo rsrsrsrs. e entrei especialmente para ter desejar uma páscoa maravilhosa (apesar do dia já ter acabado) e agradecer por compartilhar todas essas delicias que só vocês faz. que Deus abençoe você e toda a sua familia.
    grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Estou deixando esse comentário para agradecer as dicas dos posts de páscoa. Os vídeos ajudam muito! Eu resolvi presentear a família nessa pascoa com os cupcakes com os coelhinhos e patinhas que vc ensinou! Sucesso total! Muito obrigada pela dedicação!

    ResponderExcluir
  13. Que lindoooo.. Nossa, super admiro seu trabalho!!
    Eu queria saber como faço uma ganache assim durinha.. Eu tento, tento, mais fica molenga.. Nao sei é pq eu nao sei, ou se é pq aqui no nordeste é mto quente.. kkkkk
    Um otima semana pra vc!
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Pri Montanher25/4/11 9:08 PM

    Hahaha... ri muito com a história da Ramona. Eu tenho um John Lennon que também é punk... Ele já comeu até uma lâmpada (inteira) e sobreviveu pra gente contar a história rindo... Agora, 800 pila ele não ousaria comer, senão o destino dele seria outro com certeza!!! Hahaha, muito bom!!! Depois desse "causo" canino, qual era mesmo a receita?!?!?! Hahaha

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam! Eu estou com uma dúvida nessa receita Quantos ovos vai ao todo? nos ingredientes diz 2 levemente batido e depois no modo de preparo fala para adicionar um e depois mais outros =/ pode me ajudar? Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Sam, super fiz e super deu certo!!!Sucesso total!!!bjs,Grazi

    ResponderExcluir
  17. oi querida estão usando fotos do seu blog sem dar os devidos créditos http://cupcakeseetc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, voce pode me dar uma resposta? Depois que o cupcake esfria o alpino aí no recheio não volta a consistencia dura/normal? tenho medo de fazer e depois qdo morder tá lá o chocolate durinho, pq esse alpino é bem resistente na mordida
    obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Sy, ele fica bem macio não endurece, não! Bjks

    ResponderExcluir
  20. Muito lindo o seu blog!! Entro nele todos os dias, torcendo pra ter uma receita nova! hehehe

    Será que você podia tirar uma dúvida? Ele fica gostoso com cobertura de buttercream???

    ResponderExcluir
  21. Greice, combina mas opte pelo buttercream de chocolate amargo. Acho que vai ficar mais gostoso! Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!