quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Torta de chocolate com morango


Hoje eu descobri que eu estou ficando velhaca! Na realidade eu descobri isso ontem quando comprei meu novo celular mas a ficha está caindo hoje!!! Eu já tinha percebido que o meu nível de paciência e tolerância havia caído vertiginosamente e que eu passara a ser mais seletiva com amizades, com noitadas e assuntadas. Será que depois dos 30 a gente fica assim? Essa intolerância vale também para celulares modernosos (eu só quero receber e fazer ligação), e-mails de corrente, assuntos religiosos... credo! Como eu tô ficando chata, demodê, velhinha não por fora, pois ainda estou um xuxu fofinho, mas por dentro! Tô de TPM pra variar e pensativa na vida... para dias reclamildos faço sempre essa torta para animar a "velhinha ranzinza" que anda coexistindo com a minha fofa pessoa!

Torta de morango com chocolate
Massa
Ingredientes
Forma de 24cm
- 2 colheres de sopa de água gelada
- 1 gema grande
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/3 de xícara de farinha de amêndoas
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de canela
- 1/2 xícara de manteiga sem sal, gelada, cortada em cubinhos
Modo de preparo: Misture tudo no multi-processador (ou a mão. Mas não sove! Apenas misture com a pontinha dos dedos) processe até formar uma bola. Pegue a bola de massa achate-a, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos. Abra a massa numa assadeira baixa para torta, faça furinhos com um garfinho, cubra com papel manteiga e coloque aquele feijão mandrake para fazer peso e leve para assar em forno pré aquecido a 220°C por 20 minutos ou até que as bordas estejam bem douradas e a massa assada. Tire do forno e deixe esfriar.

Creme de chocolate
Ingredientes
- 250g de chocolate ao leite
- 150g de creme de leite fresco
- 2 gemas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de manteiga sem sal
Modo de preparo: Bata as gemas com o açúcar até formar um creme bem aerado e claro. Derreta o chocolate junto com a manteiga. Misture delicadamente o creme de gemas com o chocolate. Bata o creme de leite em chantilly e misture delicadamente a mistura de chocolate. Cubra a forma, já fria, e leve a geladeira por 30 minutos.

Morango
- 2 caixas de morango fatiados
- 4 colheres de sopa de geleia de morango
- 2 colheres de sopa de água
Modo de preparo: Depois que o creme de chocolate repousar 30 minutos na geladeira cubra o creme com os morangos. Misture a geleia com a água e pincele fartamente os morangos com a mistura.


Cobertura de Merengue Italiano
Ingredientes
- 2 claras
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de água
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres extrato de baunilha (se quiser pode substituir por suco de limão siciliano)
- Material: Termomêtro de calda e maçarico culinário.
Modo de preparo
1) Junte a água e a 1/2 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo até dissolver. Mantenha o fogo baixo e deixe ferver até atingir 120° ou ponto de bala firme. Se você não tiver o termômetro demora uns 10 minutinhos e você pode testar colocando um pouco da calda em um copo com água fria. Com a ajuda dos dedos faça uma bolinha com a calda que deve ser bem firme.
2) Enquanto isso bata as claras em neve com as 2 colheres de açúcar até obter picos. Bata bem por uns 7 minutos.
3) Ainda com a batedeira ligada adicione a calda de uma só vez batendo em velocidade alta até o merengue esfriar (uns 7 minutos aproximadamente).
4) Acrescente a baunilha ou o suco de limão. Bata um pouquinho só para misturar.
5) Cm uma colher cubra a torta com o merengue. Com as costas da colher faça picos de merengue. Depois é só dar uma leve tostadinha com o maçarico. Leve a torta para a geladeira por 2 horas.
 
Metade da maldade (que não está muito legal)


21 comentários:

  1. Amiga, cada vez mais seletiva. Eu que estou perto dos 40 sinto que a velhice mental me sufoca e tomou conta do meu ser! Só piora! Bjks

    ResponderExcluir
  2. Alê Du Prat24/8/11 3:36 PM

    Fofurinha, só piora! rs Essa torta está D.I.V.I.N.E.! É hoje que minha dieta vai pro brejo. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam!!
    A torta parece ser deliciosa (apesar da foto provavelmente não ter saído como você queria, deu pra perceber como é cremosa e posso imaginar como ela geladinha seja uma maravilha!).
    Acompanho seu blog há um tempo, e comento menos do que eu gostaria (pode puxar minha orelha XD hueheue), mas te acho super simpática e adoro tudo o que você escreve e compartilha!
    Mas eu tenho uma dúvida que eu procurei a resposta nos posts sobre cupcakes (pra eu não te perguntar algo que você já respondeu, né, isso é bem chato heuhe), e não achei. A dúvida é essa: quanto de massa eu devo colocar na forminha 0 para que o cupcake cresça até em cima (não precisa ter o dominho gorducho e fofo não, só que a receita que eu uso - da Nigella- deixa uma faixa de forminha pra cima do cup sem bolo D: é feio e ruim isso, porque fica mais fácil dele soltar da forma, né). Pergunto isso porque a única vez que consegui fazer as forminhas 0 ficarem completas foi numa festa, em que todo mundo ficou insistindo para eu fazer cups e fiz sem receita - não, eu não estava louca... um pouquinho altinha só uehe - o que, contrariando as expectativas, deu muito certo! Mas não tenho nem idéia de quanto de massa coloquei em cada forminha... Além disso, todas as lojas do centro da cidade aqui do rio que eu já fui dificilmente tem forminhas OB, e nem gota de chocolate branco eu encontro. E olha que tô doida atrás dessas duas coisas e não acho de jeito nenhum :/ (se souber onde eu encontro gotas de chocolate branco aqui no rio, pode me dizer, por favor? :D)
    Enfim, se você puder me ajudar com essa dúvida eu ficaria muito agradecida ^^
    Parabéns pelo bom trabalho e continue sempre postando essas coisas gostosas pra gente ver!
    Beeijos fofos!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga.,

    lendo seu relato essa semana fiquei deprimida..

    minha filhinha de 9 anos me abraçando e me dandos mil beijos parou e assustada me disse assim.>

    - mãe!!! está nascendo uma pata de galo no seu olho!!!

    falei pra ela >

    - não seria um pé de galinha!!

    foda qdo a idade chega! kkkkkk

    ainda faço essa torta! bjs

    ResponderExcluir
  5. Sam,

    Simplesmente lindo seu blog !

    Adorei tudooo, principalmente os cupcakes rsrsrs

    Cada ideia otima, cada coisa linda...

    Parabéns, virei visita-la sempre !!

    Bjos, Ari
    http://fornodoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Hummm
    Tbm preciso fazer essa torta, pq depois que passei dos 30 muito mais coisas me incomodam e ha outras que ja nem dou mais atencao, entao acho sim que qto mais velha a gte fica menos paciencia temos
    Soh mesmo uma torta mara dessa pra animar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sam, tudo bem?

    E quem não tem maçarico? Pode colocar no forno?

    Beijinhosssss

    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  8. Dayane, querida! Quem não tem maçarico pode colocar no forno elétrico pelando na grade mais alta e bem rapidinho só para tostar o merengue porque o morango não pode cozinhar de maneira alguma!!! Bjks

    ResponderExcluir
  9. Fofuríssima, sabe quem está aqui lendo o seu blog?! Exatamente sua personal JULIANA...rsrs Só para já explicar aos leitores essa frase: "(...)gosto de saborear os doces tentando descobrir como foi feito ou quais ingredientes maravilhosos estão compondo aquela delícia." Isso não existe mais na sua vida. NADA de saborear doces nenhum, sua personal aqui te enche o saco lembra?! E também puxa a sua orelha e também liga para a aluna não fugir da aula, mas tenho que te dar um descontinho, vc está muito disciplinada e quero ver nossa meta (*segredo) sendo cumprida até o final do ano. Como você sempre diz: " O exército está perdendo você" rsrs E assim vamos caminhando, rumo as nossas metas. Só para não desacostumar: Forçaaaaaa Fofurinhaaa!!! =)

    ResponderExcluir
  10. Juliana, que tamannha crueldade com um ser tão fofo!!! Hahahahaha... já te falei que ninguém te merece!!!! Bjks e até logo!

    ResponderExcluir
  11. Stéphanie, eu uso uma colher de sorvete n°30 para fazer as medidas sempre exatas e no tamanho ideal da forminha 0. Comprei na casa e vídeo e já falei dela por aqui... aqui vai o link... http://quefofurice.blogspot.com/2010/06/colher-de-sorvete-sua-nova-melhor-amiga.html Quanto as gotas de chocolate branco uma vez lembro-me de ter visto no Sam´s Club de niterói mas acho mais jogo comprar online na Cinara´s Place (o link está na aba onde encontrar). Bjks

    ResponderExcluir
  12. kkkkk tô rindo até agora!!! Porque hoje de manhã queria postar um treco novo no blog da minha filha canina, mas precisava mostrar meu celular simplinho, exatamente por pura opção... só quero falar alô, td bem? Coisas assim... aí achei que ia ficar muito velha.... kkkkkk falando tudo isso.... agor atô me sentindo mais confortável... menina... esse treco de depois dos 30 quase enta... é terrível!!!!
    Amei a torta!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. Sam querida (aqui é a Liv!) isso é normalíssimo. Sem contar o metabolismo q não é mais o mesmo e vc não pode mais se entupir de porcaria sem consequencia nenhuma! - péssimo pra nós q amamos um docinho e a cozinha!
    Tb to passando por isso - isso q falta um tempinho pros 30! - e comecei a fazer um curso no meu centro espírita pra ser mais tolerante. Acho q o ditado de q se fica mais velha, fica mais chata é vdd rsrsrsrsr

    Bjocas! E essa torta cura qq mal humor! =)

    ResponderExcluir
  14. Obrigada, Sam!
    E desculpe por ter enviado dois comentários, eu achei que tinha dado erro no primeiro hushau XD
    É que o Sam's Club do Méier/Caxambi não tem (lá tá meio caído ultimamente, pra falar a verdade... pelo menos eu achei isso).
    O jeito vai ser comprar pelo Cinara's mesmo!
    Obrigada meeesmo, mais uma vez! E vou comprar uma colher de sorvete dessas, vai salvar minha vida hehe! Meus amigos e algumas pessoas da faculdade estão pensando em encomendar cupcakes para o aniversário deles (justo eu que nunca vendi nada!!!), aí preciso ter tudo certinho, né? ^^
    Poxa, Sam, muito obrigada mesmo!!
    mil beijos fofinhos!
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam, depois de mt porocurar por pela net eu ainda n~ao encontrei um receita de cupcake red velvet sem corante e como vc disse q tem essa maravilha ser'a q podia postar no blog ou se ja postou me passar o link pq eu juro q nao encontrei.

    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam! Desculpe por não ter vindo ontem comentar sobre esse post, preferi deixar prá hoje com mais calma. Olha só, eu não acho que a gente fique mais chata com o passar dos anos mas seletiva, sim. Isso não quer dizer que a gente se torne uma chatonilda...rsrs. Eu, por exemplo, fiquei mais seletiva com os assuntos das conversas, tenho paciência prá ouvir o mesmo assunto durante horas, desde que seja interessante, igualmente para a companhia das pessoas. Papo de adolescente não é comigo, aí eu fico nostálgica e fico pensando que bom mesmo era no "meu tempo"...hahaha!Celular então, eu nem tenho!!! Desde que voltei do Japão, isso há quase 3 anos, consigo a proeza de ficar sem celular. Só não consigo ficar sem internet (aí já seria pedir demais!).
    Acho que vc deve estar se sentindo quase uma suicida, fazendo essas delícias todas e nem poder provar porque, pelo que li no comentário da sua personal Juliana, ela faz uma marcação cerrada em cima de vc...hahaha! Mas calma que o final do ano já está quase aí e vcs tem uma meta a atingir e tenho certeza de que vc consegue! Força na peruca, amiga! Enquanto isso, respire fundo e continue 'engordando' a gente que é tua fã! Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Não não, eu compartilho do mesmo sentimento que você. Anda cada vez mais impaciente e nem cheguei nos 30... por isso eu preciso ter filhos logo viu...risos.
    Delícia de torta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam, boa noite !Nunca postei nada, apesar de adorar seu blog, mas hj não aguentei o "xuxu fofinho" ! Adorei , ri muuuuito !Parabéns pelo blog, maravilhoso !

    ResponderExcluir
  19. Também estou ficando velha. A tolerância com barulho está zero.
    O seu blog é ótimo. Estou amamndo as receitas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Sam, fiz a torta para meu niver e A D O R E I, todo mundo amou! Obrigada pela deliciosa receita. bjs

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!