quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pão "recheadin" com queijo e goiaba e minha aventura na terra da Rainha!

Estou no meio de caixas, lagrimas e plástico bolha. É muita emoção com muita chateação afinal eu não conheço ninguém que goste de encaixotar mudança. Aliás, se você estiver lendo e pensar "Ué! Mas eu gosto!" então venha para minha casa, pode me ajudar a embalar tudo mas já saiba que vai dormir no colchão inflável! Hahahaha... mudando de assunto nesse final de semana eu dei minha última aula aqui em casa para um trio mineiro de arrebentar! A Marcella até avental personalizado fez para a aula que foi um luxo só! Nos divertimos, rimos muito... fechei com chave de ouro minha temporada de aulas aqui na serra. Entre a minha mudança e a minha ida em definitivo para Salvador vou passar 20 dias passeando pelo Reino Unido (incluindo o Natal) relembrando dos meus tempos pseudo-punks vividos por lá. Portanto leitoras foférrimas que habitam a Inglaterra, Irlanda ou Escócia manifestem-se pois vamos tomar muito chá juntas. Não se preocupem pois farei posts britânicos. Dando um tempo no vuco-vuco que tal um pãozinho de mãe para tomar com um café?  É bom para dar aquela acalmadae recuperar a energia para seguir em frente!
Dois adendos
1) Meu pão não está maxi recheado por causa do Sr. Pudim. Que ficou reclamando que para comer o pão ele teria que ficar catando a goiabada! "Booooooooring"
2) Use goiabada cremosa eu usei cascão pelo mesmo motivo acima, ficaria fácil do Pudim retirar.

Pão doce com recheio de queijo e goiabada
Rendimento 2 forma de bolo inglês
Ingredientes
- 180ml de leite morno
- rapinha de 1/2 limão siciliano
- 1 ovo inteiro batido levemente
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Aprox. 3 xícaras de farinha
- 15g de fermento biológico
Recheio: 200g de goiabada cremosa e fatias de muçarela ou queijo minas

Modo de preparo
Se você tiver máquina de pão coloque os ingredientes na ordem acima e coloque no ciclo massa. Só para bater a massa e começe no passo 5. Senão...
1) Misture o leite com o fermento e 1/2 xícara de farinha de trigo. deixe fermentar por 15 minutos.
2) Junte o restante da farinha com  o açúcar, o sal. Coloque essa mistura no centro de uma mesa limpérrima e lisa.
3)  Abra uma covinha no centro e coloque a mistura de fermento. Comece a misturar a massa e agregue a manteiga, as raspinhas e o ovo. Agora é o momento terapêutico sove bem a massa, sove bastantão!
4) Enfarinhe a mesa onde você sovou e deixe a massa crescer por 15 minutos.
5) Abra a massa em retângulo, recheie com a goiabada cremosa (atenção! Não passe nas bordas, só no meio!) e fatias de muçarela, feche como um rocambole. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada com óleo. Deixe descansar por 40 minutos. Cubra com fatias de muçarela (acreditem é assim que escreve) e pedacinhos de goiabada cascão. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C por 25 minutos ou até ficar dourado.
E como com vontade quando ainda está quentinho! Se você não gosta de goiabada pode rechear com o que vier na mente ou pode somente abrir a massa, passar manteiga, polvilhar com açúcar e canela enrolar como um rocambole e colocar na forma para crescer e então assar! Fica deliciosa!

Fatia da maldade

31 comentários:

  1. Que lindo!!!! Delícia de pãozinho,com café....hummm, me deu água na boca! Sam miguinha, queria estar mais perto pra te dar um abraço e te desejar uma boa viagem. Muito amor pra você na sua nova vida com novos ares, não esqueça da gente porque todas nós te amamos. Passeie bastante, ria muito...seja feliz. Beijões minha linda.

    ResponderExcluir
  2. Sam!!! Ahh que maravilha viajar... aproveita muito a terra da Rainha.. tuuudo de bom!! Love London!!! E não deixa de postar mesmo beijoss

    ResponderExcluir
  3. Adoro seu Blog!!! é lindo, cheio de dicas maravilhosas e receitinhas deliciosas...estou me aventurando no mundo dos cupcakes e suas dicas estão me ajudando mto!! Obrigada por compartilhar..bjão!! ah e a Ramona é mto fofa!!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sam! Que maravilha passar o Natal em Londres antes de pegar no batente em Salvador! Não fica triste, a parte mais chata é essa de arrumar a bagunça da mudança mas em breve, tudo voltará ao normal. Aproveita essa oportunidade prá matar as saudades dos velhos tempos, conhecer gente nova, passear bastante e claro, não se esqueça da gente (também queremos saber o que anda acontecendo por lá).
    E essa receita de pão, hein! Que delícia que deve ter ficado! Ahhh, Sr. Pudim, vc podia ter deixado a Sam incrementar com mais goiabada no meio, ia ficar sensacional! Brincadeirinha à parte, ficou show do mesmo jeito! Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. QUe pão delicioso.Queijo e gioabada juntos só poderia dar muito bom!
    BOa mudança pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  7. Sam,
    Obrigada por compartilhar coisas tão fofas com a gente.
    Beijos e boa viagem,
    Aline.

    ResponderExcluir
  8. Ain! Que delícia! Deu água na boca nesse meu fim de tarde!

    Quanto à mudança...sabe que eu tô num momento assim, mas é que eu vou casar, e o noivo mora em outro estado, daí, eu me mudo...Mas dá um medo, ainda não sei o que fazer da vida...ain, tô confusa dmais, rs!

    Mas vc arrasaaaaaaaaaa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Tô sentindo o cheiro do seu pãozinho recheadinho daqui da minha sala... olha a imaginação da pessoa que "baba, saliva" na frente das suas criações!

    Boa sorte com a arrumação, com as caixas, pacotes... queria poder ser legal e falar: "olha, nem é tão ruim assim"! Mas não vou mentir, não! É muito chato preparar uma mudança... fora que vc vai continuar achando coisas perdidas mesmo depois de uns dois anos na nova casa...

    Sam, come mais uma fatia desse pão encantador e depois mergulha nas caixas que logo acaba!

    Pensa na parte legal: tem London por aí! Uau!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Sam, entao venha tomar este cha horrivel irlandes...rsrs Moro onde o vento faz a curva. Depois daqui a terra firme mais proxima eh New York.
    Tem um quartinho quentinho aqui para as pessoas queridas.
    Se quiser vir ver alguma fadinha ou encontrar o pote de ouro depois do arco iris eh so falar.
    Bjssss
    P.s.: Receita maravilhosaaaa que vou tentar fazer.
    Carla

    ResponderExcluir
  11. Carla, querida! Depois de um convite desses vou bater na sua porta! Me manda um e-mail pra gente fofocar?! fofurice@gmail.com
    Bjks,
    Sam

    ResponderExcluir
  12. Menina,

    Que maldade sua colocar esta receita, amei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Carla...que show! Amei essa receita! Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiii Sam, parece muito gostoso esse pão com goiabada!rs Fiz um comentário anterior e acho que sumiu!rsrsrsrs Estava namorando sua receita de buttercream de chocolate, e gostaria de saber se posso substituí-la pela ganhache, pois acho que fica muito ressecada. Ela dura fora da geladeira??? Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Sam,

    Boa viagem ao Velho Mundo! Aproveita tudo e conta as novidades aqui. Sobre a mudança, eu amooooo! Se morasse pertinho iria ai te dar um help, já sou expert em mudança vivo de lá pra cá, daqui pra lá...rs

    Bjos

    Ley Freitas

    ResponderExcluir
  16. Sam, amei a receita. Vou fazer hj!!!!!
    Já fiz o cup de bainilha e de chocolate com pimenta! UM ARRASO!
    Como posso fazer o ganache colorido? O chocolate branco altera algo?Estava pensando para o Natal...falando em Natal....divirta-se muito na viagem e não esqueça de nós!
    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Olá SAm!! Entre lágrimas, caixas e plático bolha, só uma perguntinha de gente curiosa: E a Ramona? Como ela está? Amamos seu blog com suas receitas incríveis e seu bom humor. Mas adoramos as travessuras da Ramona. Um grande abraço. Boa viagem.

    Isabela (isbl_2001@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  18. NHAC!
    q delicia
    Adoro fazer Pão!

    ResponderExcluir
  19. Ola tudo bem?
    Eu sempre visito o seu blog, que alias eh uma graca, mas nunca comento (shame on me)
    Acontece que eu moro em Londres por isso resolvi me manifestar.
    Me manda um email dizendo que dias vc estara aqui, adoraria conhece-la e tomarmos um cafe juntas, que tal?
    dc_mello@yahoo.co.uk
    www.belezapravidatoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Hummm!

    Apetitoso Demais!

    Amei!
    Bom Domingo!
    Beijo JÊ

    ResponderExcluir
  21. Perguntinha... essa máquina de pão vale a pena mesmo? Vc fez seu pão na máquina? ta tao lindo por dentro e por fora! Estou perguntando pq antingamente dizima q a farinha do brasil nao era tao refinada quando a dos EUA e os pães dessas máquinas ficavam ruins... Eu vou casar e to fazendo mina lista de presentes, se for um eletrodoméstico bom vou acrescentar nos pedidos :-) Grata.

    Sucesso e aproveite a viagem e é a Terra dos produtos Wilton tb! :-)

    ResponderExcluir
  22. Desejo muita felicidade na sua nova casa e uma excelente viagem.

    Nossa, um sonho de viagem, diga-se de passagem. :)
    Antes de ter filhos pretendo fazer um tour desses.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Sônia, te dou dois exemplos 1 sou eu e o outro a vizinha. Compramos nossa máquina juntas há cerca de 2 anos. Eu uso minha máquina até para fazer geleia. E geralmente uso apenas para fazer a massa dos pães dificilmente asso os pães nela e o uso é semanal. Já a minha vizinha no começo usava sempre e agora uma vez por mês e olhe lá. Acho que vai da quantidade de pães que vc consome e se gosta de fazer tranças, bolinhas... e por aí vai. Se você tiver uma boa batedeira com a opção de usar gancho não precisará de uma máquina de pão. E esse lance da farinha é balela eu compro farinha para pão 00 e na falta vai a comum mesmo e sai direitinho. Bjks

    ResponderExcluir
  24. Oi, Isabela. A Ramona está superbem. Acho que de todos ela é quem mais está tranquila com a mudança afinal ela faz festinha até em um cubículo! Bjks

    ResponderExcluir
  25. Oi, Vivi. Tudo bem? Para colorir é só acrescentar gotinhas de corante a ganache de chocolate branco! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Thábata, pode substituir, sim. Dura 3 dias fora da geladeira quando o tempo colabora ficando fresquinho! Bjks

    ResponderExcluir
  27. Receita maravilhosa, vou fazer, adoro fazer pães, principalmente os "fáceis", Boa viagem, aproveite bastante. ideias1mil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Sam, vim através do blog Simples Assim, achei bonitinho o nome do seu blog e vim conhecer, e olha estou adorando, tem receitas fantásticas e as aulinhas de cupcake me foram bem apropriadas, pois sou uma negação em matéria de cupcakes. Amei seu blog. Parabéns. Voltarei mais vezes. Muito prazer. Bjos
    Josy

    ResponderExcluir
  29. Sam, uma combinação muito rica esta em seu pão, as fotos estão um convite a perdição, delicia!
    beijos

    ResponderExcluir
  30. Menina, tava procurando receitas de cupcakes pra fazer, vender, presentear e etc e achei o teu blog. Ele é lindo além de muito didático, qndo achei fui dormir quase 3 horas da manhã só fuçando ele. Agora sou sua mais nova fã. ADOREI!!
    Eu moro há 110 km de Salvador.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Aiiiinnn estou apaixonada pelo seu blog!!! to seguindo você através do meu blog... que é novo. (não ligue para a modéstia do meu blog!!!)
    Mas, fiz umas receitas que eu encontrei no seu blog e o pessoal adorou!!! Gostaram tanto que agora to até fazendo pra vender, de tanta gente que tem me pedido!!!

    Parabéns e muiiiito sucesso!!!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!