quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cupcake de canela com docinho de abóbora

"Cupcake de canela com doce de abóbora para festas juninas" "cupcake festa junina"
Coitada da nossa amiga abóbora. Outro dia questionei uma garotada que olhava com cara de nojo para um apetitoso doce de abóbora, que esfriava em uma compoteira, o motivo de tanta careta e escutei a seguinte pérola: " Não gostamos de doces de fazenda" (!?!). Curiosa perguntei o que eram os tais doces de fazenda e escutei o seguinte: "Coisa antiga, tia! Tipo doce de velho de fazenda, tipo doce de abóbora, goiabada de qualquer tipo, doce de mamão, doce de cascas (presumi que se tratava de laranja, limão...), doce de ovos, quindim, doce de leite de cortar, doce de queijo, aquele docinho amarelo em formato de gota... " eu disse chuvisco?! E eles: "hummm...é deve ser,...tia"
Comprovação n°1 - Tô velha e sou da fazenda! Hahahaha...
Comprovação n° 2 - A certeza do peso dos 30 quando uma garotada de 16-18 anos te chama de "Tia".
Comprovação n°3 - Essa juventude não sabe o que está perdendo!
Será que as gerações vão acabar com o nosso docinho de compota? Ah, não! Mamães vamos dar docinhos de fazenda para os filhos... vamos ver se a gente acaba com o trauma da fazenda!

Cupcake de Canela
Retirado daqui
Rendimento 12 cupcakes
- 4 colheres de sopa de manteiga 
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- raspinhas de 1/2 laranja
- 1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha 2 vezes.
2) Na tigela da batedeira misture o açúcar, a manteiga. Bata em velocidade média alta por 5 minutos.
3) Diminua a velocidade para média e adicione os ovos um a um batendo bem após cada adição. Adicione a canela e as raspinhas de laranja e bata por 30 segundos
4) Acrescente o leite e a farinha de trigo alternadamente e bata por no máximo 2 minutos apenas o  suficiente para agregá-los a massa. A mão misture o fermento delicadamente.
5) Preencha 3/4 da forminha e leve para assar na grade do meio do forno. Asse até que a superficie esteja firme e dourada ou faça o teste do palito (enfie um palito no centro do cupcake se sair limpo está pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.
"Doce de abóbora com leite condensado" "Cupcake com doce de abóbora" "Cupcake para festa junina"

Docinho de abóbora
- 2 e 1/2 xícaras de abóbora de pescoço (seca) cozidas e espremidas (de preferência no microondas pois não fica com muita água)
- 100g de flocos de coco ou coco ralado natural
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 lata de leite condensado
Decoração: Bico 8B da Wilton, saco de confeitar, cravos, canela em pau e uma misturinha de cravo e canela para polvilhar.
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso junte todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar). Coloque em um refratário untado, cubra com plástico filme colado no doce e leve para a geladeira por 24 horas.
Se quiser recheie os cupcakes com parte do docinho e coloque o restante em um saco de confeitar. Senão já comece logo fazendo voltinhas com o doce nos cupcakes, enfeite com cravo e canela em pau e polvilhe açúcar com canela por cima.

Metade da maldade
"cupcake de canela" "Cupcake festa junina" "Doce de abóbora cremoso"

Aqui tem fim os nossos cupcakes juninos! Bjks

42 comentários:

  1. Nossa... Acabei de almoçar, que maldade! Sempre tenho vontade de doce sabe? rsrsrs... Tá lindo, maravilhoso. Deve estar um escândalo de gostoso! Concordo com você sobre as três comprovações! Amo doce de abóbora, de leite, esses de "fazenda"! Vou tentar fazer esse cup e saborear com gosto de infância! Obrigada pela dica no outro cometário que fiz! Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, eu troco um almoço por uma boa sobremesa! Olha que vergonhaaaa!! hahahaha... Bjks

      Excluir
  2. Oi Sam!

    Amei! Doce de abobora é o melhor do mundo, esta meninada não sabe o que tá perdendo. Bom mas eles também vão aprender!
    bjs pra vc e pra ramona ramones

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, essa meninada tem que aprender o que é bom! Bjks

      Excluir
  3. Mais uma velhinha aqui, apaixonada por doce de abóbora há 38 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doce de abóbora é muito bom, né? É um dos poucos doces que minha mãe faz então tem um gosto super especial pra mim! Bjks

      Excluir
  4. Ser chamada de Tia por um marmanjo de 18 anos é Phoda, amiga! leva mal não mas eu já mando logo a real: Tenho 2 sobrinhos e você não é um deles favor me chamar pelo nome. E que abóbora é essa? Pescoço? Eu amo doce de abóbora logo sou vela e da fazenda! kkkkk Beijos de Canguru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, você é muito louca! Hahahaha... Como vai a vida na austrália?! Tá gostando? Abóbora pescoço é a seca, uai?! Vai no mercado a maior e pescoçuda é ela! hahahahaa... Bjks

      Excluir
  5. Parabens .... Seu cantinho é super saboroso, e essa receita, bom, eu particularmente ñ gosto nem um pouco de canela, mas minha mãe gosta muito, e eu vou fazer alguns p a bodas de prata dela!!! Obrigada... sempre q entro aqui, passo o resto do dia com agua na boca!!! Bjões!!!

    http://faladonajuu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi sam, mas uma delicia...estava com saudade das suas delicias.

    vou aproveitar para dividir uma experiência. essa forminha você comprou na etsy??? estou perguntando pq há quase três meses depois de ver umas forminhas suas me empolguei e fiz umas compras por lá tb. só que para minha tristeza elas nunca chegaram. mandei dezenas de emails e não obtive resposta. até que um dia fui no site e postei em todas as minhas compras que eu não havia recebido o produto nem uma explicação. por fim a empresa me mandou um email me dizendo que ela postou e não sabe o que houve. que preferia não me mandar de novo e que faria a devolução do valor. resumo da ópera: fiquei sem as forminhas e confeitos e sem o dinheiro......chato né!!!! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tati. Sempre comprei na Etsy e nunca tive problemas com vendedores e sim com a fiscalização aduaneira no Brasil que é lastimável. Além de cobrar 60% do valor da encomenda as vezes confisca sem explicações e as vezes some com a mercadoria. Uma vergonha! Muitos sites internacionais não estão mais vendendo para o Brasil por causa dessa roubalheira! As forminhas eu comprei no Brasil no site Vanilla Outlet. Pode comprar sem medo pois a dona é uma gracinha e eu não tive problemas nenhum com a minha compra. Bjks

      Excluir
    2. vou tentar nesse outro pq fiquei muito chateada. eles não me responderam e quando consegui contato foram super grosseiros. como você sabe se está preso na aduana??? vou comprar nesse e te falo depois. bjs

      Excluir
    3. Oi, Tati. Souble pelo número que os vendedores me informaram. É só colocar no campo de rastreamento dos correios e se já estiver no Brasil ali consta todas as informações. Bjks

      Excluir
  7. que delícia de receita!!
    obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  8. Sam,

    Bora dar uns tapas na molecada que te chamou de tia e que não tem a menor noção do que é bom... Deixa eles com esses biscoitinhos e bolinhos hidrogenex e saturadérrimos! Blá!

    Teu cupcake está matador!!!

    ResponderExcluir
  9. O Sam, que absurdo isso ahahahah! Eu amo "doces de fazenda", todos eles!!!
    Aqui em Minas são chamados Doces de Compota, e o doce de abóbora é o meu preferido! É o doce da minha infância, porque não tinha uma única vez que eu ia pra Três Rios, na casa da minha avó, e a madrinha da minha mãe não fizesse doce com a abóbora maior e mais bonita que ela conseguisse encontrar na feira! Era de lei comê-lo nas férias!

    PS 1: Fiquei feliz que você ficou feliz com meu comentário lá no post do cup de amendoim! É de coração que eu falo viu?
    PS 2: Só pra constar, fiquei imaginando seus pés de Lavanda na casa antiga e senti necessidade de comprar um pra plantar na jardineira do apê! Amanhã vou colocar ele ao lado do Jasmim e da Ruélia, que é aonde o beija-flor gosta de ir!

    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel. Nem me fale das Lavandas. Tanta saudade! O beija flor amava minhas lavandas. E elas são bem safadas, viu? Gostam de terra com areia, solzinho e nada de muita água. Bjks

      Excluir
    2. Ai bom saber viu! Porque acabou que eu to regando todo dia um pouco, sem afogar ela tb!

      bjos

      Excluir
  10. Sam, que cupcake divino!!! Ontem eu estava lendo alguns posts do blog Panelaterapia da Tatiana e dei de cara com um doce de abóbora com coco que me encheu a boca d'água e agora venho aqui e vejo esse cupcake lindoooo com esse doce de abóbora no topo! Preciso fazer esse cupcake de qualquer maneira! Amo o cheirinho e o sabor da canela e com esse 'brigadeiro' de abóbora deve ficar perfeito!!! As fotos estão me hipnotizando...rsrs...Pena que acabou por aqui a saga junina mas não ficou nada a dever, obrigada!!!
    * Olha, eu sou chamada de "tia" por essa geração atual já há algum tempo e acho até engraçado, nem ligo...Afinal, aproveitei bem a melhor época de todas, pelo menos prá mim (anos 70 e 80). Me deliciei com a culinária de gente velha, inclusive doces que só me trazem boas lembranças e que insisto em não esquecer. Definitivamente a garotada de hoje precisa saber o que está perdendo e olha que não é pouca coisa, não! Beijos, flor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cheirinho da canela é mágico, né? E como eu tenho saudade dos anos 80! Ainda mais agora que entro madrugada a dentro para assistir os capítulos de Top Model! Muito bom... Bjks

      Excluir
  11. Oi San, Tudo bem (Que bom que vc voltou)



    Oi estava pesquisando coisas de festa na internet para fazerno niver do meu filhão que será em setembro e sem querer encontrei vc e seu blog, que por sinal é maravilhoso estou super encantada e te dou nota 10.

    A festinha de meu filho será do tema TERROR então estou mim organizando pois a festinha será do tipo MÃE FAZ TUDO entendi, eu adorei o passo a passo que vc postou sobre os cupcake de halloween e estou tentada a tentar fazer sozinha com sua dicas preciosas acho que vou consegui, apesar de ter certeza das minhas poucas habilidades com pasta americana.

    Mas a minha pergunta a vc San é a seguinte. Será que posso começar a fazer as decorações dos cupcakes com pasta americana com dias de antecedências pois como sou eu que estou organizando a festinha vai ficar complicado de faze-los no dia. Então quantos dias posso fazer antes e como armazenar? EX : a carinha do vampirinho, o fantasminha, a mão da perua louca.

    Um grande beijo

    Gal – Aracaju-se

    OBS: Antes de ler o seu perfil eu jurava que vc morava em São Paulo ou Curitiba fiquei surpresa somos vizinhas de estado.

    ResponderExcluir
  12. tenho 24 anos e amo doce de fazenda! de doce de leite entao...

    adorei o seu post do inicio ao fim...

    lindos cupcakes! viva a abobora!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sam, vc está simplesmente arrasando!Já fiz o de paçoquinha e ficou maravilhoso e os de coco,milho e doce da abóbora estão na fila.
    Sam, eu tenho uma dúvida cruel...no meu forno cabem 4 formas de cupcake 2 em cima e 2 em baixo mas como vc fala sempre para assar na grade do meio eu nunca assei 4 formas de uma vez, vc já tentou?me conte!
    Beijocas e muito obrigada sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode assar mas depois que os cups crescerem você vai ter que girá-los e trocá-los de prateleira no forno. Uma dança de cadeiras ;) Bjks

      Excluir
  14. Sam, como sempre gostoso, carinhoso e divertido! Tenho essa experiência de ser chamada de "tia"por alguns marmanjos, mas aí eu me considero uma tiazinha conservada!!!rsrsrsrs Realmente as delícias e sabores da fazenda estão sendo esquecidos junto com os livros de receitas das nossas avós, infelizmente..... Seu cup cake ficou um arrasoooooo!! Bjssss

    ResponderExcluir
  15. Oi Sammmm, que MARAVILHA É ESSAAAAA, meu Deus isso é tudo de bom, as minhas filhas que estão prestes a completar 7 anos adoram todos os doces de FAZENDA e com certeza vão amar comer e se melecar inteiras com esta delícia. Agora eu preciso te perguntar como que cozinha a abóbora no microondas e mais uma perguntinha as minhas pequenas vão fazer aniversário e elas adoram o seu blog e nós vimos a festa do "cup" e iremos fazer do jeitinho que você ensinou já comprei tudo e estamos preparadas a única coisa que estou um pouco insegura e com relação a cobertura, seria ganache ou merengue italiano??? Será que você poderia me responder por favor ??? Nós te adoramos um grande beijo.
    Dé, Aninha e Duda

    Ps.: fizemos também as estantes de cup conforme vc ensinou e ficou d+. OBRIGADO por nos ajudar tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, eu corto a abóbora em cubinhos coloco em um saco tipo ziplock quase todo fechado, quase e coloco no microondas potencia máxima por 5 minutos. Se ainda estiver dura coloco mais uns 2 minutinhos. Depois amasso com um garfinho e pronto. Se vc tiver panelinha de microondas melhor ainda. A cobertura de merengue é melhor e diverte mais pois aceita corante... acho mais tranquila. Bjks

      Excluir
  16. Sam, que absurdo isso ahahaha! Adoro todos os "doces de fazenda" e o de abóbora é o meu preferido, porque é o doce da minha infância!
    Quando eu ia pra casa da minha avó, no interior do Rio, não tinha uma única vez que a madrinha da minha mãe não fizesse doce com a abóbora maior e mais bonita que ela conseguisse encontrar na feira! Aqui em Minas a gente chama esses doces de Doce de Compota mesmo! Já é pra me sentir tia por gostar de todos eles? Ainda não passei dos 25 ahahaha!

    PS: Lendo sobre seus pés e lavanda que tinham na casa antiga, fiquei com vontade de ter o meu! Eu moro em apê, mas a jardineira aqui de casa é que nem coração de mãe rs! Vou plantar a Lavanda hj do lado do Jasmim!
    bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, tá proibida de falar em pés de lavanda pois estou morta de saudades das minhas lavandas cheirosas! Lavanda é safada gosta de areia misturada com terra, pouca água e solzinho. No inverno as minhas ficavam lindas... acho que eram geniosas. Bjks

      Excluir
  17. Sam, que cupcake divino!!! Ontem eu estava lendo alguns posts do blog Panelaterapia da Tatiana e dei de cara com um doce de abóbora com coco que me encheu a boca d'água e agora venho aqui e vejo esse cupcake lindoooo com esse doce de abóbora no topo! Preciso fazer esse cupcake de qualquer maneira! Amo o cheirinho e o sabor da canela e com esse 'brigadeiro' de abóbora deve ficar perfeito!!! As fotos estão me hipnotizando...rsrs...Pena que acabou por aqui a saga junina mas não ficou nada a dever, obrigada!!!
    * Olha, eu sou chamada de "tia" por essa geração atual já há algum tempo e acho até engraçado, nem ligo...Afinal, aproveitei bem a melhor época de todas, pelo menos prá mim (anos 70 e 80). Me deliciei com a culinária de gente velha, inclusive doces que só me trazem boas lembranças e que insisto em não esquecer. Definitivamente a garotada de hoje precisa saber o que está perdendo e olha que não é pouca coisa, não! Beijos, flor!

    * Me desculpe se esse comentário já havia chegado até vc. Mandei ontem e como não vi por aqui, resolvi enviar novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Como o blogger mudou de .com para .com.br eu já percebi que há um delay de cometários. Vamos ver se melhora. Não esquenta se veio duplicado, não! É sempre bom ter seus comentários por aqui! Bjks

      Excluir
  18. Olá Sam, o meu note já entra automaticamente no seu site, estou apaixonada por ele, rsrsrsrsr. Sempre que preciso de algo, eu venho aqui e olho e sempre tem tudo, receitas, dicas, tudo de bom....

    Parabéns!

    Hilda

    ResponderExcluir
  19. oi?
    sou mas uma formiquinha que não registe a um doce!kkk...
    parabens pela doçura de blog!!! vou leva uma receitinha e divuldo seu CANTINHO...
    **** UMA DOCE SEMANA!****

    ResponderExcluir
  20. Vou contar pra minha nutricionista que vc me tira da dieta sempre. =|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, fica na sua. É melhor assim! Nada de contar pois o castigo pode vir em alface. Ou faz um docinho e leva para ela. Hahahaha...

      Excluir
  21. Que delícia de receita! Simplesmente amei e vou fazer, qualquer dia desses, pois comecei há pouco tempo a fazer CupCakes pra vender! :)
    Seu blog é uma delícia e já estou te seguindo. Convido vc a me conhecer e me seguir tbm: www.artesbygabi.blogspot.com.
    Beijinhos e Deus abençoe!
    Gabi

    ResponderExcluir
  22. Olha, realmente essas crianças não sabem o que estão perdendo... É a tal geração Mc Donalds... maldito palhaço que corrompeu nossas crianças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Éhhhhh... o palhacinho do Drive thru corrompeu nossos crianças! Agora que eu não como mais lá posso falar mal a vontade! hahahaha... Bjks

      Excluir
  23. Minha nossa senhora! Dá vontade de começar a fazer um agora, de madrugada. hahaha. Eu achava que seu blog era só de referências, mas tem receita e é completo. Obrigada e parabéns.:)

    Betty.

    ResponderExcluir
  24. Oi Sam, acompanho seu blog faz tempo, adoro suas receitas!
    Essa sua historinha de "doce de fazenda" me fez lembrar de um menininho que conheci. Eles e os colegas de escola foram visitar uma fazenda e lá ofereceram leite quentinho no pé da vaca. Recusando, ele disse: "é que eu não gosto de leite de vaca, só leite de caixinha". Aposto que ele tb não gosta de doce de fazenda! rsss

    Beijos

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!