domingo, 24 de junho de 2012

Pavlova de amêndoas com ganache e morangos

receita de pavlova
Outro dia minha irmã caçula me ligou querendo uma sobremesa linda, gostosa e fácil de fazer visto que ela tem habilidade "0" na cozinha e precisava fazer algo deslumbrante para o jantar de despedida de seu amado que exigiu, uma vem que ele faria o jantar, que ela fizesse a sobremesa e não a comprasse pronta. Depois de muitas idéias eu sugeri que ela fizesse uma Pavlova sobremesa deliciosa e que eu adoro! Ela nunca tinha provado. Eu rapidamente pesquisei umas imagens na internet e mostrei a ela que imediatamente se apaixonou pelo o que viu. Disse a ela que ainda tinha uma historinha por traz da sobremesa que tem o nome em homenagem a uma Bailarina Russa Anna Pavlova durante sua passagem pela Nova Zelândia e Austrália (há uma disputa entre os dois pela autoria da receita) nos anos 20. E ainda nos dias de hoje é uma sobremesa muito popular por aquelas bandas só que muito mais cítrica do que essa versão que apresento. Eles usam chantilly e frutas mais azedinhas tipo morango, kiwi, mirtilho... e jogam por cima maracujá. Fica a gosto de cada um ou do que tiver na geladeira. Trocando em miúdos é um suspirão básico com cobertura e frutas... agora... quem quer dizer que é um suspirão?! Eu não! É Pavlova mais elegante e pheeno! Você pode fazer pequenos suspirinhos para servir como docinho, porção individual para sobremesas ou um grandão para cortar e encher os olhos dos comensais. Minha irmã fez o maior sucesso com a sobremesa e acertou de primeira! Missão cumprida!

Pavlova de Amêndoas
Rendimento 6 discos de 8cm ou 1 disco de 20cm
Ingredientes
- 4 Claras
- 1 xícara de açúcar
- raspinhas de 1/2 limão
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de café de amido de milho
- 1 pitada de sal
- 80g de farinha de amêndoas (ou nozes, avelãs, castanha do Brasil... ou se quiser pode subtrair sem medo de ser feliz)
Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 130°C. Se o seu forno for igual ao meu o mínimo é 180°C então o lance é se conformar pois é o que tem né?! Vai ficar mais moreninho. Forre uma assadeira com silpat ou papel manteiga.
2) Na batedeira misture as claras com o sal e bata em velocidade média até fazer picos moles. Adicione o açúcar as colheradas (vai com calma para as claras absorverem todo o açúcar). Continue batendo agora em alta velocidade até que as claras estejam bem brilhantes e formando picos firmes. Não bata demais! 
3) A mão com ajuda de um fouet junte as raspinhas de limão, o limão o amido de milho e a farinha de amêndoas. Mexa delicadamente e apenas suficiente para agregar toda a massa.
Receita de pavlova

4) Faça círculos de 8cm de espaço de 5cm entre cada um. O legal aqui é não fazer nada muito certinho ou com bicos coloque a colherada e vá modelando e para acomodar a ganache e as frutinhas você tem que fazer uma depressão no centro. As bordinhas tem que ficar mais altas.  Se quiser risque antes no papel manteiga um círculo para fazer mais certinho. Leve para assar por 30-40 minutos. O merengue fica fosco e bem seco. Desligue o forno e deixe o merengue esfriando lá dentro! O merengue fica sequinho por fora e bem "chewy" ou "mastiguento" (hahahahaha!) por dentro. Tem gente que gosta dela mais macia por dentro... aí vai ao seu critério. deixe mais tempo para ficar mais "mastiguento" ou menos para ficar mais macio.
Depois de frio ele pode ser guardado em um locar fresco e seco por até 2 dias.
Receita de pavlova

Ganache
Ingredientes
- 200g de chocolate meio amargo picadinho
- 200ml de creme de leite uht
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de sopa de Baileys, Amarula, Conhaque ou nada se não quiser embebedar a ganache!
Modo de preparo
1) Aqueça o creme de leite e a manteiga numa panelinha até começar a sair fumacinha. (não é ferver, hein?!)
2) Deite carinhosamente o creme de leite sobre o chocolate picadinho. Deixe-os descansando por 5 minutos e então mexa vigorosamente para derreter todo o chocolate. Se não derreteu 15 segundinhos no micro resolve!
3) Junte o mel e o licor e mexa bem. Leve a geladeira por 15-20 minutos ou deixe esfriando por 2 horas andes de usar na Pavlova.
receita de pavlova

Montagem
Para a montagem vamos precisar de morangos fatiados ou outra fruta que você quiser mas o interessante aqui é que seja azedinha! Outro fato importantíssimo você tem que montar na hora que for servir se deixar descansando o suspiro vai absorvendo a umidade da ganache ou do chantilly ou da cobertura que for e vai ficando murchinho. Ficar macio no centro e crocante nas pontas é o nosso objetivo então monte e sirva! Vamos combinar que é fácil de montar, né?! Você deixa tudo pronto e na hora só monta! Olha só?! Não tem melhor!
Pegue um suspiro, coloque uma(s) colherada(s) generosa(s) de ganache no centro e enfeite com bastante moranguinho! Sirva imediatamente. Ai, ai... "facin, facin"!!! 
Bjks e boa semana!

22 comentários:

  1. Ai, amiga! Agora que eu tô aqui na terra do canguru tenho saudades das nossas receitas... aqui é tudo muito azedo! Credo! A Pavlova daqui trava até o maxilar de tão azeda! kkkkkk.... aqui eles dizem que eu tenho "Sweet tooth" e tenho mesmo. Credo de coisa muito amarga e azeda! Já essa sua versão está com uma cara adorável! Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rô, se entregue as sobremesas locais! É questão de costume... Bjks e saudades!

      Excluir
  2. Realmente simples mas muito lindo e o sabor... vou fazer !!!

    ResponderExcluir
  3. Noooossa... Que delicia!
    Adorei a ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carminha, é muito fácil de fazer, né? E fica delicioso. Experimente e depois me conte o que achou! Bjks

      Excluir
  4. Adorei essa receita!

    Nunca tinha visto mas já tô me programando para fazer ela hummmm Sam, você e suas gostosuras pra alegrar nosso dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena, faça e depois me conte! Eu adoro e acho um trucão para visitas inesperadas. Bjks e boa semana!

      Excluir
  5. Meu marido vai amar esta receita pois eh um conjunto de tudo que ele gosta!!! Farei com certeza!
    Sam uma duvida, como você estah se virando em Salvador, com relação as compras? Eu particularmente compro on-line, mesmo sendo um pouco caro... se tiver alguma dica me envia por favor, fico meio desesperada com a limitação da cidade com os produtos para nossos cakes fofinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro muita coisa online o frete pra cá é um absurdo, né?! E as minhas visitas chegam feito sacoleiras cheias de muamba para minha cozinha! hahahaha... e assim vou seguindo... Bjks

      Excluir
  6. Nossa! O visual ficou lindo, deve ter ficado saboroso também!
    Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Linda essa sobremessa! To imaginando uma guerra de garfos e facas para atacar um disco de 20cm! hahahaha....
    Mas me diz uma coisa... estive pensando... adoro a receita de Merengue Italiano do cupcake tortinha de limao. Tem como usar esse merengue italiano para fazer o disco ou os discos desta receita?
    Ps.: vc ja fez macarons? to louca por uma receita sua deles!

    Bjs.

    Míriam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que para ficar mais sequinho essa receita é melhor do que a dos merengue italiano (para essa receita, ok!?). Mas você pode tentar, né?! Eu já fins macaron e meu problema com ele é único: eu não vejo graça! Eu não gosto muito... vai entender! Hahahaha... vou ver se eu faço uma receitinha para colocar aqui no blog. Bjks

      Excluir
  8. Opa até eu engatinhando na cozinha acerto essa...será? Rss
    Beijos Sam...e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Déa, se minha irmã acertou você também acerta! Você não tem noção de como ela não sabe nada x nada! Pode fazer que é fácil! Bjks

      Excluir
  9. Que delícia, deve derreter na boca!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Que delícia adorei beijos

    ResponderExcluir
  11. Sam, se colocar uma colher de pau na porta do forno, a temperatura abaixa, só asso merengue assim....( deculpas pelo ¨pitaco¨ )
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Sam, já estava com saudades, entrava aqui e não via nada e pensava... quando será que ela vai aparecer e nos mostrar as delícias que faz.... Já estava odiando está mudança para Salvador, apesar de adorar o lugar, preferia vcc por aqui, assim nos "viamos" virtualmente, sempre.
    Mas, com tantas delícias, já voltei a amar Salvador e matei a saudade.
    Como sempre fotos lindas e receitas maravilhosas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que Delicia!
    Meu marido adora suspiro e eu sempre quis fazer pra ele. Já tentei várias receitas de suspiro nunca acertei...
    Sempre fica chapado, murchinho! Ele fica bonito e depois :( ...
    Vou tentar fazer essa receita pra ver se agora sai!

    Bjinhos

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!