terça-feira, 18 de maio de 2010

Entrevista com a Baunilha


A especiaria mais aromática e encantadora do mundo gourmet, concede uma entrevista exclusiva e esclarecedora revelando a dor e a delícia de ser uma fava.


Fofurices: Qual o seu verdadeiro nome?
D. Baunilha: Vanilla Planifolia ou Vanilla Tahitensis.

Fofurices: Muito se fala sobre as suas personalidades. Você poderia me falar um pouco sobre esse problema?
D. Baunilha: Problema?! Não há problema algum! Sou uma Diva! Uma artista e me dou ao luxo de encarnar quem eu quiser. Na realidade me apresento de duas maneiras mais simples ou mais robusta, ou seja, posso ser tipo A ou tipo B. Sou uma mulher que faz tipos.
Tipo A – Também chamadas de Gourmet ou prime, essas favas são oleosas e bem úmidas. Tem em média 35% de água. Essas favas chegam a ter cristaizinhos em volta e são bem robustas e macias.
Tipo B – Também conhecidas como Fava de extrato, essas favas tem um percentual bem menor de água e por isso mesmo tem aparência mais secada e menos atrativa. Mas não se engane porque mesmo assim ela ainda tem uma alta concentração de sabores.

Fofurices: E os tamanhos?
D. Baunilha: Opa! Que pergunta indiscreta! Uma mulher não gosta de falar sobre a própria altura! Mas já que você quer saber... posso aparecer em três tamanhos: Pequeno (10cm), médio(12 a 18cm) e grande (20 a 25cm).

Fofurices: De onde você vem?
D. Baunilha: A minha família é grande e viemos de diversos lugares. A diferença fica por conta da nossa procedência que dá nome a variedade. Atualmente somos produzidas em muitos lugares até mesmo do sul da Bahía mas falo aqui das melhores linhagens da família.
Madagascar – encorpada, de sabor intenso e muito forte. É a queridinha dos gourmets.
Bourbon – baunilha mais frutada muito utilizada para confecção do extrato.
Taitiana – delicada, exótica e floral muito utilizada pela perfumaria.

Fofurices: E esse papo de fava orgânica? Interfere em que? Tem diferença?
D. Baunilha: Querida, vou te explicar o processo pelo qual eu passo para ficar tão bronzeada assim!!! As favas, ainda verdes, são colhidas e passam por um longo processo de secagem, maturação e fermentação. Esse processo dura no mínimo 8 meses e é basicamente artesanal. Quando todo esse trabalhoso processo passa por meios digamos naturais como secagem ao sol, banhos de água quente e etc diz-se orgânico. Quando seca em fornos, com aditivos químicos que aceleram a secagem e em geral possuem courmarin para acrescentar mais aroma por não ter tido tempo de cura curto ou tem fungicidas na secagem ou até mesmo na cultura diz-se nada. A omissão já implica em um desses motivos. Por isso sou cara! Por que eu dou trabalho! E pra falar a verdade prefiro curtir ao sol esse lance de banho químico não está com nada!!! Sou mais gostosa in-natura!

Fofurices: Um conselho para quem está começando a se apaixonar pela baunilha em fava.
D. Baunilha: Me cheirem!!! É paixão a primeira cheirada!!! Depois que você sentir o meu cheiro adocicado e marcante duvido que volte atrás!

Fofurices: Qual seu filme preferido?
D. Baunilha: Vanilla Sky. Não sei por que...

Fofurices: Qual a sua música favorita?
D. Baunilha: Sweetest Thing do U2.

Fofurices: Um sonho?
D. Baunilha: Virar extrato de baunilha e durar para sempre!

Fofurices: Sua melhor atuação?
D. Baunilha: No creme. Fico espetacular. Principalmente quando minhas sementes são raspadas.

Fofurices: Atuação inusitada?
D. Baunilha: Aromatizando o azeite. Fico um luxo!

Fofurices: Uma tristeza?
D. Baunilha: Saber que há quem prefira usar aquela tintura falsa que habita nas prateleiras de supermercado a mim! A verdadeira baunilha! Isso me mata! Aquela falsa, artificial e intragável!

Fofurices: Última consideração aos amantes da gastronomia.
D. Baunilha: Eu adorei a entrevista. Senti que o papo fluiu e que foi tudo muito educativo e divertido mas eu sinto no fundinho da minha semente que eu ainda não convenci seus leitores a largar aquela falsa do supermercado por mim. Como eu me amarro em top-tops 6 motivos para você largar a fake de vez.
1-Meu sabor é intenso.
2- Comigo você vai a loucura, vai fazer misturas exclusivas e inusitadas. E o melhor sem medo de ser feliz!
3- Sou mais cara, ok eu sei que isso não ajuda mas eu rendo muito, mas muito mais!
4- Sou chic, pense na onda que você vai tirar usando uma fava.
5- Sou divertida!
6 – Sou, de certa forma, reciclável! Uma fava nunca se perde do creme ela toma um banho e vai para o extrato e quando você pensa ihhhhhhhhh... essa fava já era!!! Nada disso ela ainda tem forças para aromatizar potes de açúcar. Conclusão: a fava é highlander. O que faz você ter a bela sensação que aquela grana valeu mesmo a pena!

Obrigada pela entrevista nos vemos no próximo post.

Fica aqui um convite para fazermos nosso próprio extrato de baunilha. Aguardem o próximo post.
P.s. Já vai comprando as favas. Se na sua cidade só tem da fake não se preocupe a internet nos salva!!! Eu compro aqui, mas você também pode comprar aqui ou aqui.

14 comentários:

  1. Hahaha...muito bom texto. Engraçado e informativo.

    ResponderExcluir
  2. Daniela Rodrigues21/5/10 8:11 AM

    Muito bom! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Realmente, bastante instrutivo. Gostei de saber de todo o processo até chegar a nossa mesa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Já convenceu, dona Baunilha: você está lépida e fagueira, dentro de uma garrafa de vodka da bôua, nas profundezas do meu armário.

    Neyara

    ResponderExcluir
  5. Neyara, isso mesmo! Vamos embebedar as favas!!! Bjks

    ResponderExcluir
  6. Você é excelente!!

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!! Prazer em te conhecer fava!!!
    Sam, vc é d+!

    ResponderExcluir
  8. olá Sam ,menina nem te conto que depois que conheci seu blog,e li que nos podemos fazer nosso proprio extrato de baunilha tenho procurado fava de baunilha por aqui em bh mas parece impossível de achar e eu vi nos endereços que voce nos indicou e vou ver se compro.E quanto a vodka as que encontrei num preço mais acessivel contém 37,5a 38 de alcool será que se eu comprar sem ser de40 de alcool tem alguma alteração depois que ficar pronta.Por favor me exclareça? se posso ou não usar .desde já muito obrigada beijos Edinete.

    ResponderExcluir
  9. ashuahsuahsuhuaahsuashuhashuahsuahsuahsuashuaahusashuahsahusuahsahusuahashuashuashuashua!!!!!!!muuuuuiiiittttooo booommmm, flor, sou nova por aqui, mas vc é especial....e só vcs 2as {(love you d.Fava...})pra me fazerem rir, em meio a uma TPM!!!! valeu....
    ah....especialíssimo este blog...

    ResponderExcluir
  10. Edinete, pode usar sem problemas o lance é ser uma vodka boa. Bem braba! Hahahaha... Bjks
    Carol! Adorei seu comentário e adorei seu nome/frase. Bjks

    ResponderExcluir
  11. Oi Sam,

    Sabe como sou figurinha fácil aqui no seu blog, simplesmente pq adoro suas dicas e o jeitinho como vc escreve.
    Ontem fiz o creme de chocolate que vc usou na bomba e no cupcake e menina, tenho que confessar... era reticente em usar creme com amido, mas este, queridona, me deixou de pernas bambas...amei e meu marido também.
    Mas vamos aos fatos o que me levou a escrever este post.
    Achei a fava de baunilha em 2 lugares aqui no Rio um é a J Asmar, tel 33223623 em São Conrado a R$ 10,50 und e na CADEG, infelizmente, não peguei os dados da loja, mas entrando pelo lado das flores é a 2a ou 3a rua, transversal a principal, a esqueda, a R$ 8,00 und.
    Espero ter ajudado.

    beijo

    Cons

    ResponderExcluir
  12. Cons, vou te confessar que eu também sou super resistente a cremes com amido e me encante pelo creme de chocolate! É muito bom! Bjks e obrigada pela contribuição!

    ResponderExcluir
  13. Ah Sam! Eu adorei essa entrevista!
    E adoro tudo que vejo por aqui!
    Estou começando a fazer cupcakes, e seu blog em sido minha inspiração! Parabéns!!!!
    Beijos com muito carinho
    Dayse

    ResponderExcluir
  14. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..hahaha

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!