quarta-feira, 14 de julho de 2010

One Bowl Cupcake

Tradução: Cupcake de uma tigela só, ou seja, no preparo você só vai sujar 1 tigela! Coisa boa de se ler, hein? Eu detesto receber visitas sem ter nada gostosinho para oferecer! Sem contar que todo mundo que vem aqui em casa espera comer alguma coisa gostosa (e eu gosto pouco de fazer, né?!). Cheguei ontem de viagem a casa ainda estava “no ar” e uma amiga de longas datas me ligou hoje no inicinho da tarde dizendo que lá pelas quatro ela passaria por aqui. Cinco minutos depois do pânico lembrei que eu tinha umas receitinhas de “one bowl cupcake” e dentre as escolhidas optei pela mais simples. Toda a operação durou 50 minutos, deu tempo de dar uma guaribadinha na casa, fazer um chazinho tomar banho e esperar a amigona bem tranquila. Preparem o muque especialmente os que não tiverem fouet!!! Para completar fiz uma cobertura rapidinha de cream cheese, embora não seja o tipo de cobertura que eu goste (muito provavelmente porque não gosto de cream cheese!) essa versão com laranja e chocolate ficou uma delícia! Uma receita muito boa para quem gosta da combinação chocolate com laranja. A decoração ficou bem simples e ideal para uma tarde de conversinha fiada com a amiga!

One bowl cupcake
Rendimento 16 cupcakes na forminha 0B
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- ½ xícara de maisena
- 75g de manteiga
- 3 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de leite desnatado  + 1 colher de sopa de suco de limão (buttermilk) (eu usei integral)
- 1 colher de sobremesa de fermento (eu coloquei um tiquinho a mais)
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- Raspinhas de laranja
- Pedaços de chocolate meio amargo para rechear

Modo de preparo
1) Pré- aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas na assadeira.
2) Em um bowl ou tigela misture o leite, a manteiga, o limão, o extrato, e as raspinhas com a ajuda de um fouet. Misture bem.
3) Acrescente os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Se tiver coragem e quiser levar o “one bowl” ao pé da letra vai fundo!
4) Pegue um peneirão e coloque a farinha, a maisena, o açúcar e o fermento. Peneire um pouquinho e misture bem, depois mais um pouquinho até terminar tudo. Com auxílio de uma espátula raspe bem as laterais. Lembre-se de não bater muito!
5) Preencha 2/3 da forminha e coloque um pedaço do chocolate em cada uma. Com a ajuda de uma colher cubra com a massa o pedacinho de chocolate.
6) Leve para assar na grade do meio e no meio do forno! Asse por 20 minutos ou até que a superfície esteja douradinha. O troque do palito não vai funcionar por causa do recheio.
7) Retire do forno e deixe descansar na forma por 5 minutinhos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.
Dá um look no recheio...


Cobertura de Cream cheese
Suficiente para cobrir os 16 cupcakes
Ingredientes
- 1 pote de 220g de cream cheese geladérrimo
- 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro (glaçúcar) peneirado
- 2 colheres de chocolate em pó 50% (aquele do frade)
- 1 colher de sopa de grand marnier ou 1 colher de chá de essência de laranja

Modo de preparo
Bata no muque ou na batedeira a manteiga e o cream cheese até virar um creme fofo. Junte o açúcar e bata bem até formar picos. Acrescente o chocolate e bata mais um pouquinho, o suficiente para homogenizar o creme e por fim junte o gran marnier. Você pode decorar usando bicos ou uma espátula, que foi o meu caso e depois cobri com chocolate granulado quadradinho e enfeitei com um confeito pronto desses quebra galhos que são sempre úteis na hora do sufoco. Essa cobertura usa a mesa receita-base da cobertura de cream cheese branquinha é só subtrair o chocolate e substituir o gran marnier por extrato de baunilha. Simples assim! Bjs

Dica: Para o chocolate não "descer" na massa. Deixe-o por 30 minutos no freezer antes de rechear os cupcakes!

11 comentários:

  1. Silvana Gonçalves-MA14/7/10 9:09 PM

    Que maneiro! Esse tipo de receita eu topo fazer! Parece fácil e eu amo chocolate com laranja! Adoro seu blog! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Queria estar nesse chazinho! Que invejinha branca!

    ResponderExcluir
  3. Eu estive, eu estive...
    Se de última hora ficou assim...da próxima vez aviso com um mês de antecedencia.

    Ass
    Amiga do aviso de última hora

    ResponderExcluir
  4. Nara Oliver15/7/10 10:25 PM

    Rapaiz! Essa nomeclatura de derivados de leite é um porre buttermilk, sour cream, double cream, single cream... e a gente que se vire para achar um substituto! Não dava para ser mais fácil? Ainda bem que você facilitou a nossa vida! Outra pergunta qual a medida da sua xícara? Beijocas Nara

    ResponderExcluir
  5. Uhmm!! Se está tão gostoso de ver, estou imagindo comer essa delicia...
    Vou sempre agradecer por suas dicas..
    beijos Verinha

    ResponderExcluir
  6. Amei esse blog , amei as dicas , as fofurices e tudooo . bjs Rosana

    ResponderExcluir
  7. Como sempre amei essa receita..ja vou anotar aqui...pra fazer esse final de semana....beijooooo

    ResponderExcluir
  8. Ahhhhh...e esse detalhe fofissimo da florzinha??!!!!....mega fofo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sam,
    hoje eu resolvi testar duas receitas suas, mas a desse post não deu certo! No modo de fazer você não mencionou em que momento o açúcar deve ser adicionado. E enquanto fazia fiquei com uma dúvida: no passo 2, quando eu misturo o leite com a manteiga, o limão e o extrato, a manteiga incorpora bem ao leite? Porque a minha não incorporou de jeito nenhum, estou achando que foi por isso que não deu certo. Nom fim, eles cresceram além da forminha, ficaram parecendo monstrinhos [rsrs] e depois que tirei do forno eles murcharam.

    Já a receita de chocolate ficou deliciosa, muito obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir
  10. Ciça, o açúcar entra junto com o secos. Me desculpe eu esqueci mesmo de colocar e obrigada por me lembrar! =) E no passo dois não incorpora bem não... mas todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Tadinho dos cups que cresceram demais. Quando cresce demais geralmente é excesso de fermento ou forno muito alto! Bjks,Sam

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigada, Sam!
    Tirando o açúcar que eu só coloquei no final, quando vi que ele estava sobrando, segui a receita direitinho...
    Vou testar novamente e te conto.

    bjss

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!