sexta-feira, 30 de julho de 2010

Petit Gateau


(Abstraia a foto! Eu sei que eu destrui o bicinho!)
Ou seria Petit Gatão?! Uma vez que eu aprendi essa receita assistindo o Olivier Anquier. Estou cheia de trocadilhos infames essa semana!!! Hahahaha... Mas vou continuar com o nome Petit Gateau porque eu estou de mal do Olivier pois essa nova série dele no GNT está muito mequetrefe!!! Acho um desperdício um programa para "conhecer gastronomicamente" a França  cheio de saladinhas (nada contra!) e despropósitos! Ok, não vou ficar aqui reclamando e sim exaltando essa maravilha de sobremesa. Eu gosto dele assim como na foto, com uma quantidade "média" de recheio cremoso (você pode dosar pelo tempo no forno). Essa receita é uma prima pobre de uma obra prima chamada Coulant que é muito mais elaborada mas visualmente são similares, casquinha de bolinho e um creme quentinho por dentro. No coulant o recheio é congelado,  e a casquinha é cheia de ingredietes bacanosos e não vai farinha nenhuma. Eu gosto de comer o Petit Gateau com chantilly e uma colher de geléia de frutas vermelhas mas geralmente é servido com uma bola de sorvete de creme.

Petit Gateau
Rendimento 8 forminhas de 6cm de diâmetro (use qualquer forminha que possa ir ao forno)

Ingredientes
- 240g de chocolate amargo (usei 53%)
- 150g de manteiga sem sal
- 4 ovos inteiros
- 6 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres rasas de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 250°. Unte as forminhas e "enfarinhe" com cacau em pó.
2) Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas. Junte a manteiga e derreta bem até ficar lisinho e brilhante.
3) Em uma vasilha bata os ovos e o açúcar até que estejam bem incorporados (levemente espumado).
4) Adicione o chocolate aos poucos a mistura de ovos mexendo vigorosamente durante a adição.
5) Misture a farinha delicadamente. Reserve.
6) Coloque a massa nas forminhas, tomando o cuidado para não encher até a boca pois a massa cresce.
7) Passe um plástico filme e leve a geladeira por 2 horas.
8) Asse por 4 a 5 minutos. Faça um teste com uma forminha antes. A massa faz uma casquinha por fora mas continua molinho por dentro.
9) Passe uma faquinha em volta, desenforme e sirva imediatamente,acompanhado de uma bolinha de sorvete ou outra coisa gostosinha que você goste de comer junto com o petit gateau.

P.s.
- Essa dica de untar com manteiga e depois polvilhar cacau é excelente para quem tem alergia a glutem.
- Validade: A massa crua e já nos potinhos dura 1 semana na geladeira ou 2 meses no freezer. No caso do congelamento é só deixar 3 horas na geladeira antes de assar.

10 comentários:

  1. oi Sam querida!
    td bem?
    Nossa!!!! Esses dias eu estava aguada para comer petit gateau (qndo ainda estava gravida), meu marido foi no pão de açúcar e comprou uma cx com 8 ... comi 2 de uma vez...aff....
    Sou louca por esse bolinho e certamente irei fazer essa semana para umas visitinhas.
    Como sempre arrasando...
    Bj grande e obrigada pelo e-mail....

    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ter visto o Olivier fazendo uma receita de Petit Gateau num canal de tv aberta. não me recordo qual, mas era espetacular. Adoro petit gateau com sorvete de creme. Alem de ser uma sobremesa chick, nos restaurantes por aí é muito caro. Geralmente eles usam da Mrs Bey ( acho que é isso) que é maravilhoso. Não vou dizer que vou fazer esta semana, mas vou fazê-lo para o dia dos pais com certeza. Bjão e fika com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Ei, Sam! Conheci seu blog há pouco tempo, procurando uma receita de cupcake, e estou completamente apaixonada! Com certeza, ganhou mais uma leitora assídua. =)
    Parabéns pelo blog!
    Abraço,
    Marina

    ResponderExcluir
  4. Sam, petit gateau ou petit gatão, o seu ficou show!!! Nem precisa de acompanhamento com esse recheio cremoso e a massa fina sequinha mas, com geléia de frutas vermelhas....Hummmmm! Quem vai querer pensar em dieta com uma delícia dessas? Obrigada por passar a receita com as dicas prá gente! Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Dayane e Dri: Podem fazer ser erro pois é uma receitinha fácil, prática e chic! O truque mesmo está no tempo do forno e só! Bjks e bom domingo!
    Marina: Bem vinda, querida! Obrigada e sinta-se em casa! Bjks e bom domingo!
    Lu: Esse "Petit gatão" já deu o que falar na minha casa! Meu marido ficou com ciúmes! Tudo que eu falo com ele agora ele responde "ué? Vai falar com o padeiro!? Ele não é gatão?!" Hahahahahahaha... vê se eu posso! A dieta pra variar fica para segunda feira! Bjks e bom domingo! Já desejei um bom domingo pra você no outro post mas desejo nesse também.

    ResponderExcluir
  6. deu MUUUITO certo ! e é facil, mas nao ficou com essa aparencia, nao teve essa casquinha tao sequinha por fora, alguma ideia doq pode ter sido ? será se é meu forno ?
    parabens, acompanho MUITO seu blog :)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Anônimo - em geral quando não fica com a casquinha é forno com a temperatura baixa. Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam, descobri seu blog há cerca de 2 horas e não consigo mais parar de ler nem de babar... nem sempre nessa ordem! Você acaba de ganhar uma nova discípula!

    Olha, tenho tentado desesperadamente conseguir um petit gateau decente mas meus bolinhos não ficam molinhos por dentro. Ao contrário: adquirem um aspecto meio sólido, meio gelatinoso... não é lá a coisa mais linda de se ver! Nenhuma das receitas que testei dava a dica de deixar os bolinhos na geladeira antes de leva-los ao forno. Será que é esse o pulo do gato? Vou testar sua receita esse fim-de-semana e volto aqui para contar mais um capítulo da minha odisséia! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Sam,

    demorei mas enfim tentei a sua receita e tenho que dizer que é o melhor petit gateau que já comi! Não vejo a hora de testar com chocolate branco! Quando fizer, posto no blog e te aviso, tá?! Bjao

    ResponderExcluir
  10. Carina, essa receita é muito boa mesmo! E tão rápida e fácil, né?! Adoro! Já fiz de chocolate branco com raspas de limão siciliano! Ficou uma delícia! Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!