sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cupcake no divã

A figurinnha acima representa que nós vamos conversar profundamente sobre algo pois é o nosso momento shakespereano onde a gente debate o ser ou não ser dos nossos questionamentos gastronômicos.
Mirela disse: "Oi, Sam. Tudo bem? Então... eu faço cupcakes para minha casa, meu amigos e uma ou outra encomenda. O grande lance é que eu não quero trabalhar com pasta americana pois somos incompatíveis! E eu acho o sabor ruim também. Mas queria fazer uma ou outra firula com pasta comprada pronta pois tenho uma relação de amor e ódio com a pasta. Ao mesmo tempo que acho linda acho também insuportável de se trabalhar. Não quero usar só cortadores nem nada que seja sem graça. Detesto figuras chapadas. Na realidade acho que queria um aplique. Você sabe de alguma coisa? Ajude meus cups pois estão sem vida! P.s. Não me fale para comprar pronto pois acho aquelas figurinhas de massa que vendem nas lojas breguinhas. Beijos"
Resposta: Well, well, well... fiquei sem resposta! Mentira! Hahaha... mas quase fiquei! Olhei por horas meus apetrechos até responder esse questionamento bem humorado da Mirela. Uma vez eu passei por uma crise existencial com a pasta americana. Não pela dificuldade de trabalhar com ela mas pela demora em modelar e secar e blá, blá, blá. E olhando em sites gringos percebi que eles tem um monte de frisadores, cortadores, gummies... que facilitam a vida de quem quer ter o mínimo possível de contato com a pasta.


 Um bom exemplo é esse kit que veio com cortador e frisador de flor de jasmim.  Facílimo de usar e é uma mão na roda para quem quer dar só um "up" no cupcake. Você não precisa usar  massa de pasta de pastilhagem nem nada do tipo. Pode usar a pasta comum acrescida de uma pitadinha de CMC para ajudar na secagem.
Para fazer a florzinha é fácil, é só esticar e cortar a pasta americana. Passar um pouquinho de açúcar de confeiteiro no molde. Colocar a flor cortadinha e prensar levemente para frisar. Depois deixe secando em uma superfície ovalada para secar arredondadinha. Eu não guardo ovo na geladeira, guardo numa galinha simpatiquérrima de mdf que eu pintei, então eu uso o apetrecho de ovo que veio na geladeira para dar formato as minhas flores. Depois é só pincelar o centro da flor com corante em pó e colar um círculo de pasta americana ou confetinho para fazer o miolinho! Fácil e prático, não?!
Tá aqui o resultado...


Amigas, quem tiver mais sugestões para ajudar a Mirela. Por favor sintam-se em casa! Bjks

11 comentários:

  1. Sam, cada vez que entro no seu blog fico passada, você é incrível !! quanta paciência e didática numa pessoa só. Ah!! Fiz os cupcakes de limão siciliano que vc ensinou e também as voltinhas de ganache chocolate branco (da primeira vez deu certo, da segunda quando coloquei no saco desceu um óleo danado, tem mais algum segredo?? !! Ah !! Coloquei os devidos créditos lá no meu blog. Se puderes passa lá!
    Bjs
    Andaira

    ResponderExcluir
  2. Bom, florzinhas eu faço do mesmo modo, apenas deixo para secar de outra maneira: Deixo a florzinha em uma folha de papel sulfite dobrada ao meio (\/), deixo ela bem no meio deste V, assim ela fica com forma também. Além de florzinhas, às vezes uso glacê real para decorar, é outra alternativa, você pode fazer desenhos, escrever algo e usar confeitos e açúcar granulado de diferentes cores! Hummm, será que ajudei?!rs

    Beijos a todas, um especial pra você Sam, e bom final de semana!!

    ResponderExcluir
  3. Sam do céu! Lendo assim o meu e-mail vejo como sou doidinha!rs Obrigada, viu?! Beijos Mirela

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sam!!!!
    Onde consigo achar esse frisador de flor????Lindooo!!!!!E fica diferenciado!!!!
    Beijosss Thábata

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam! Muito lindinha a sua flor de jasmim! Deu um "tchan" a mais naquilo que já estava maravilhoso. Eu sugeriria prá Mirela, um enfeite com chocolate já que ela e a pasta americana não se "bicam"...rsrs. Há inúmeros moldes para chocolates que podem ser tingidos ou pintados posteriormente com corante próprio. É apenas uma idéia mas, se ainda assim, ela quer apena alguns detalhes com pasta americana como essa fofura de flor que vc ensinou prá gente, há os carimbos, ejetores ou marcadores de pasta americana. São fáceis de usar e também dão um efeito bonito. Aliás, vc fez um cupcake verde-água todo carimbado com ursinhos há uns dias atrás, super fofinhos. Não tem como não chamar a atenção pela delicadeza.
    Sam, aproveito prá te agradecer pela resposta a minha dúvida sobre o sabor do buttercream de chocolate no tópico anterior. Como sempre, muito atenciosa! Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Outra sugestão seria trabalhar com chocolate, como filigranas entre outras coisitas mais. Bjsss.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog!!! Lindo e cheio de doçuras!!! Ele serve de inspiração :) Obrigada por compartilhar seu talento com todas nós.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Andaíra, quando dá óleo na ganache é porque foi aquecida por demais. O segredo é nunca aquecer o creme de leite mais do que 60°C. Bjks
    Mari, obrigada pelas dicas! Adorei essa do papel em V! Bjks
    Mirela, tá resolvido?!
    Thábata querida, eu comprei na barra doce. Na internet há várias lojas que vendem frisadores de ferro para flores em e.v.a. que servem também para fazer flores em pasta americana. Bjks
    Lu, obrigada pelas dicas! Bjks
    Dri, amo filigranas de chocolate! Acho tão chics!
    Valeska, eu que agradeço! Bjks

    ResponderExcluir
  9. Onde acho desses modeladores no RIo? tem de flor tipo violeta?

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam, me recomendaram seu blog hoje e estou loooouca com tantas dicas. Adoro cupcakes e estou começando a fazer para a familia e para os amigos, mas estou sempre em busca de novas dicas e especialmente decoraçoes faceis e diferentes. Adorei essa florzinha, mas onde posso encontrar? Sou do Rio. Bjs e parabens vc. é incrível!!!! Lourdes Almeida

    ResponderExcluir
  11. Muito seu blog!
    Também me interesso em comprar esses modeladores. Aonde encontrar aqui no Rio?
    Bjus!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!