domingo, 12 de setembro de 2010

Cupcake de coco com recheio de abacaxi

Pausa no mundo dos chocolates e vamos adentrar na tropicalidade ditada pelo calor senegalês que atinge o finalzinho do inverno com os cupcakes foférrimos de coco com recheio de abacaxi. Na receita vai um novo amigo da cozinha o leite de coco em pó (comprei La Violetera), fazendo a vez do leite liquido em receitas salgadas ou mousses e cremes doces ele deixa a desejar mas no bolo funcionou bem melhor que o liquido! Amei! Se você não achar não se preocupe! Basta substituir a água por leite de coco do vidrinho.

Cupcake de Coco
Rendimento 12 unidades na forminha 0
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 pacote de leite de coco em pó
- 1/3 de xícara de água
- 1 colher de extrato de baunilha ou de coco
- 60g de manteiga sem sal
- 1/3 xícara de açúcar
- 2 ovos

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
2) Misture a farinha, o fermento e o leite de coco em pó. Misture com um fouet por 2 minutos. Até que estejam bem misturadinhos e aerados. reserve.
3) Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho. Acrescente os ovos 1 a um batendo bem após cada adição.
4) Adicione a água alternadamente com a farinha. Bata pouco mas o suficiente para agregar bem os ingredientes.
5) Preencha 2/3 das forminhas e leve para assar na grade posicionada no meio do forno bem no meio da grade. O cupcake estará pronto quando ao enfiar um palito ele sair limpo ou firme ao toque. Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos e depois transfira para uma grade de resfriamento.

Doce de abacaxi
Ingredientes
- 2 abacaxis médios e bem doces picados em cubinhos
- 1 pacote de coco ralado
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture o abacaxi, o coco e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até o abaxi ficar bem amarelinho e macio (vai virar um doce). Com as costas de uma colher desfaça alguns quadradinhos de abacaxi. Reserve.
*** Pausa aromática*** Sinta o maravilhoso aroma de abacaxi pela casa!!! Hummmmmmmmm
2) Faça um brigadeiro branco com o leite condensado e a manteiga. Dê o ponto de brigadeiro de enrolar. Misture ao doce de abacaxi. Deixe esfriar para rechear os cups.

Merengue: Faça 1/2 da receita de merengue como vimos aqui mas ao invés de usar limão use apenas a baunilha.

Enfeite de abacaxi
Ingredientes
- Abacaxi pequeno e doce
- Uma folha de papel manteiga ou silpat

Modo de preparo
1) Corte 12 fatias bem finas de abacaxi. Forre uma assadeira com silpat ou papel manteiga e coloque as fatias de abacaxi. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°. Quando começar a caramelar as pontinhas vire as fatias e deixe assar por mais um tempo. Cuidado para não queimar.
2) Para deixar as fatias arredondadas coloque-as, ainda mornas, nos buraquinhos das forminhas de cupcake e aperte o centro para dar uma abauladinha.

Montagem: Agora é só fazer uma bolinha de merengue sobre o cupcake usando um bico perlê e posicionar delicadamente a flor de abacaxi sobre ele. Fácil e delicioso! Bjks

Amigas, essa madrugada vou para mais uma aventura verde. Vou passar 5 dias no Saco do Mamanguá. Volto sábado com fotos e novidades! Boa semana e cuidem bem da nossa casa doce enquanto eu estiver fora! Bjks

9 comentários:

  1. Nooooossa, que lindo! Isso é alta confeitaria!! Sam, deve ter ficado delicioso né? Aquele abacaxi cheiroso..hummm
    Vou testar, querida. Bjus

    ResponderExcluir
  2. Isso está lindo e com certeza divino!!!!

    ResponderExcluir
  3. Carlinha, ficou muito bom! E uma gracinha também. Eu não estava botando muita fé pois não gosto muito de abacaxi mas ficou uma delícia!
    Michele, obrigada! Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Sam, nunca tinha ouvido falar em leite de coco em pó! Mais uma novidade prá nossa cozinha! Hummmm, coco com abacaxi é uma combinação muito boa de cheiros e sabores, eu gosto dos dois. Achei o máximo essa decoração com flor de abacaxi, também não conhecia! Eita, quanta inspiração depois do feriadão, hein! E pelo jeito, mais coisas gostosas virão depois da nova aventura. Saco do Mamanguá é um lugar lindoooo! Aproveita muito e venha hiper inspirada prá essa doce casa que estaremos todas sentadinhas te esperando...rsrs...Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá Sam...td bem?
    Já estava com saudades das suas delicias, mais como todo ser humano, vc tbém merece férias né queridaaa....
    Arrasou com esse cup de abacaxi.
    Um beijão.... seu blog está lindo demais viu, está cada dia conquistando as formiguetes de plantão.
    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Sam!! enviei um e-mail com fotos (acho que no dia 07) para fofurice@gmail.com e gostaria só de saber se você recebeu? Sou eu, Queila de Salvador e meu e-mail é do gmx.net. Tô de mudança!!! Breve estarei fazendo mais Cupcakes em uma cozinha maior!! Abraços, Queila

    ResponderExcluir
  7. Meninas, tô de volta e com força total! Queila querida, já respondi o e-mail! Bjks

    ResponderExcluir
  8. Sam, amei seu blog! dicas maravilhosas e deliciosas, tudo bem explicadinho!
    Quero colocar em prática as receitas dos cupcakes! Já estou te seguindo! quando puder, faça uma visitinha no meu blog: http://ateliedaritissima.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!