terça-feira, 21 de setembro de 2010

Pavê de sonho de valsa

Tem coisa mais retrô, cafoninha e gostosinha do que um pavê datado? Não!!! Com tanta sobremesa chiquérrima e fácil de fazer o nosso pavê caiu no esquecimento! Mas não no meu! Eu adoro pavê de sonho de valsa! Essa sobremesa tem estória na minha família. Minha mãe cozinha muito bem... salgados! Doce não é com ela! E uma vez depois de almoçar na casa de uns amigos, imaginem aqueles almoços que cada um leva um prato, experimentamos o tal do pavê e quem fazia era uma criatura bem fofoqueira e minha mãe ao anotar a receita escreveu "Pavê sonho de falsa" só para implicar com a mulher. Hahahahaha... eu adorava ficar lendo os cadernos de receitas dela, livros da Ofélia e Cláudia e volta e meia achava (e acho) pérolas da minha mãe no meio. O fundo felino é em homenagem a ela que ama tudo de oncinha! Vê se eu posso com a D. Maroca (apelido carinhoso da minha mãe e de todas as galinhas da minha casa)?!?! Já contei para vocês que a minha cozinha é toda preta com bolinhas brancas e cheias de galinhas d´angola?!? E eu pintei a maioria das coisas... depois tiro fotos! Bjks

Pavê sonho de valsa
Rendimento 8 porções
Ingredientes
Creme claro
- 1 lata de leite condensado
- A mesma medida de leite
- 1 gema
- 1 colher de amido de milho
- 2 colheres de extrato de baunilha
Creme de chocolate
- 1 colher de cacau
- 1 caixinha de creme de leite UHT
- 1 colher de sopa de açúcar
Chantilly
- 200ml de creme de leite fresco
- 2 colheres de açúcar abaunilhado
Recheio
- 10 bombons sonho de valsa picados grosseiramente
- Separe 1 bombom ou outro para decorar se quiser.

Modo de preparo
Creme claro
1) Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, o leite, a gema e a maisena. Leve ao fogo até formar um creminho consistente (um pontinho acima do mingau). Tampe o creme com plástico filme para não criar uma película. Depois de frio adicione a baunilha. Reserve.
Creme de chocolate
1) Em uma panela misture o creme de leite o cacau e o açúcar. Leve ao fogo até encorpar e ficar um creme espesso. Reserve.
Chantilly
1) Na tigela de uma batedeira misture o açúcar com o creme de leite e bata até o ponto de chantilly firme. Reserve.
Montagem (com todos os ingredientes, exceto o chantilly, a temperatura ambiente para o bombom não murchar!)
1) Em tacinhas ou no fundo de um refratário coloque o creme claro. 
2) Salpique o bombom por cima do creme e cubra com o creme de chocolate. Não se preocupe se não cobrir todo o creme. É só para dar um pirlimpimpim.
3) Cubra com chantilly utilizando uma espátula ou em picos usando bico estrela. Confeite com granuladinhos, arabescos de chocolate ou bombom.

12 comentários:

  1. Hahaha, adorei o nome do pavê relacionado aos fatos, êita mulherada que não perdoa, né?!! :) Eu conheço uma versão deste pavê, mas sem o creme de chocolate, esta parece ainda mais deliciosa!!

    Deve ser linda a sua cozinha, Sam! Eu amo bolinhas! Em casa, os pratos grandes são de bolinhas brancas em um fundo preto e os pequenos, pretas em fundo branco, um mimo! E os talheres? De bolinhas também! Marido enlouquece com a minha fixação!rs

    Beijocas!!
    Ma.

    ResponderExcluir
  2. Sam, e tem coisa mais fashion do que coisinhas cafoninhas e retrô? E depois, tudo o que é bom não passa nunca! Sonho de Valsa, objetos decorados com bolinhas, galinhas d'angola, pavês e mais, reuniões onde cada um leva um prato e depois se trocam receitas...Tem coisa melhor? Hoje em dia nada é brega, tudo é vintage ou retrô e quer saber? Eu amooooo!
    Estou com uma virose braba mas nem assim deixei de exclamar o meu já costumeiro "Affff!!!" quando entro aqui...rsrs... Divina sobremesa, divina apresentação!
    E cada vez que vejo um post novo, não consigo me conformar com o fato do seu maridão não aceitar outra coisa que não seja um pudim!...Afff prá ele também!...rsrs...Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam! Esse chantilly pode ser usado como cobertura de cupcakes?
    Esse pavê deu água na boca.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Mari, minha mãe é uma figura! Volta e meia rola um apelido pra alguém ou coisa parecida! E agora?!? Talher de bolinha?!? Vou ter que arrumar isso pra minha cozinha bolota! Bjks
    Lu amiga, melhoras! Vai descansar! E o maridão tá firme e forte no pudim!!! Ôhhh tristeza! Bjks
    Carol, o chantilly para ser usado no cupcake deve estar estabilizado uma vez que se o cupcake for por muito tempo a geladeira fica secão. Tem várias formas de estabilizar o chantilly sendo que para o calorzão senegalesco dos trópicos o ideal é usar a gelatina. Usando a gelatina o cupcake dura até 8 horas fora da geladeira numa temperatura média de 26°C. Ou seja nada muito confiável. E isso eu estou conversando sobre o chantilly feito com creme de leite fresco. Bjks

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam. Dessa vez vim pra te convidar a fazer uma visita no meu blog. Tem um presentinho pra vc lá. Espero que goste! Abçs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog. Encantador e delicioso, tanto de ver como de ler.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sam!
    também adoro pavê sonho de valsa! o seu deixou minha boca parecendo um aquário!!!rsrssss...
    Deixa eu perguntar uma coisa para vc.
    aprendi fazer em um curso o falso marzipan, na verdade só para colocar aguns detalhes em cima dos cups, tipo coração, florzinha etc...não tenho pretenção de cobrir bolos ou me aventurar pelas pastas, admiro muito a criatividade e o dom de quem tem! como vc. por exemplo.
    Mas neste caso, com este objetivo, de dar apenas um detalhe nos cups, vc. sugere ela ou vc. acha que a pasta americana é mais fácil de se trabalhar? se sua resposta for sim, posso comprar a pasta pronta para tinger como quero? vc sugere alguma marca boa? e caso não use toda de uma vez,por quanto tempo posso guardá-la? e qual a diferença da pasta americana para o falso marzipan?
    quanto tempo antes da entrega do bolinho posso fazer sem que o bicho, coraçãozinho, ou estrelinha não fique dura demais?
    Desculpe se são muitas perguntas...( daqui a pouco vc. vai dizer, "minha filha vai fazer um curso de pasta americana que vc. irá descobrir sozinha"!rsrs..
    HA!! EU POSTEI SUA RECEITA DO MELHOR BROWNIE DO MUNDO NO MEU BLOG, se quiser ver como ficou dê uma espiadinha! abraços, karina.

    ResponderExcluir
  8. Hummm....
    já é fato que eu adoro todas as receitas da Sam, e , sempre que dá, eu testo todas, pq eu sei que não tem erro, é sucesso! Mas eu tb adoro as suas estórias, parece até que a gente tá conversando, contando "causos de família". Muito legal!
    Retrô tá com tudo minha filha..rs, mas esse aí deixa aquele creme, biscoito, creme no chinelo!
    bjão

    ResponderExcluir
  9. Sam,dear!
    Pronto,virei sua seguidora(e fan)...
    Assim nem consigo mais ir pra cozinha,não saio mais do seu Blog,mulher.
    Adorei!
    Vc é mesmo muito fofa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Claudinha, já fui lá e seu blog sempre charmosérrimo! Adoro ver as suas delícias!!! Bjks
    Liane, obrigada! Bjks
    Karina, vou te mandar um e-mail para conversarmos melhor! Bjks
    Carla querida, meus casos de família rendem um mês de pura comédia! Minha família é engraçadíssima! Bjks
    Miria querida, leva o computador pra cozinha! Obrigada pelo carinho! Bjks

    ResponderExcluir
  11. Karina, me manda um e-mail pois não achei o seu no seu blog! Bjks

    ResponderExcluir
  12. Sam,

    Meu e-mail: personalchef.tte@gmail.com

    você sempre atenciosa...obrigada!
    karina.

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!