sábado, 9 de outubro de 2010

Moelleux au chocolat

moelleaux au chocolat
Quando venho ao Rio fico na casa da minha sogra pois ela mora em casa e meus pais em apartamento e, por causa da Ramona, eu prefiro ficar em casa. Imagina um labrador em um apartamento?! Para compensar sempre que visito os meus pais procuro levar uma delicinha e a última foi essa gostosura de bolo de chocolate que eu fiz. Em parte para me livrar do fiasco que foi comer o tal “O melhor bolo de chocolate...”. Eu adoro lanchinhos com a família! Acho fofo e fofocante! Adoro! Pra quem gosta de bolo de chocolate pode fazer esse sem medo de ser feliz!

Moelleux au chocolat
Só para matar a curiosidade a pronúncia da sobremesa Moelleux au chocolat é algo assim: "Moêlú ú chocolá" (esse "e" do moêlú é bem tímido e quase inexistente).
Rendimento: 8 porções 
Ingredientes
- 200g de chocolate amargo 53% de cacau (ou mais...)
- 180g de manteiga com sal
- 6 ovos
- 120g de açúcar
- 50g de farinha de trigo
- Assadeira redonda de 20cm

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 160°C. Forre uma forma redonda de aro removível de 20cm com papel manteiga. Atenção pois a massa é muito liquida então dobre de maneira que a folha suba pelas laterais. Unte com manteiga e enfarinhe.
2) Derreta o chocolate, como de costume, acrescente a manteiga e reserve. Enquanto isso bata os ovos com o açúcar até ficarem fofinhos.
3) Junte delicadamente a mistura de chocolate aos ovos batidos. Atenção para não murchar a fofura!
4) Salpique a farinha por cima e agregue a massa delicadamente com a ajuda de um fouet ou espátula.
5) Coloque a massa numa assadeira redonda de 20cm e leve ao forno.
6) O moelleaux estará bom quando tiver formado uma casquinha na superfície, as bordas estiverem firmes e o centro molinho. Não se preocupe! Depois que esfriar, ao menos umas 3 horas, fica mais firminho e fácil de cortar! No centro fica uma textura de mousse. O meu ficou no forno por uns 25-30 minutos no forno depois eu enrolei num pano de prato e deixei esfriar em cima do mármore. Só então desenformei e retirei o papel manteiga.

Acontecimento fabuloso do dia
Eu gosto muito de comprar coisinhas para confeitaria numa loja chamada Renata´s Festas que fica no centro de Niterói. Estacionamento por lá é artigo de luxo e eu muito da prevenida já tinha pedido ao meu motorista James (leia-se Marquinho o maridão) para me levar até lá. Eu o enganei falando que era rapidinho e ele disse que iria dar umas voltas de carro pelo quarteirão enquanto eu me fazia na loja. Ao sair vi o carro preto, vidrinho fumê e entrei rapidinho e mandei logo um “E, aí?! Vamos?” Eis que eu escuto uma voz diferentaça e trêmula dizendo: “Pra onde?”. Eu olho e vejo que não era meu carro, tão pouco meu marido! Fiz uma cara de concha, fiquei sem graça e pedi desculpas e o moço muito mais tranquilo agradeceu por não ser um assalto! Eu saí do carro azul de vergonha, desejei um bom final de semana e fiquei ali escutando as gargalhadas do cara, que também esperava a esposa (imagino eu...). Em minha defesa gostaria de dizer que eu tenho 8,5 graus de miopia, uma fotofobia punk, e que o carro era preto mas não da mesma marca do meu! E sempre uso a minha miopía  como desculpa mas confesso que essa foi forrrrrrrrrrte! Meu Marido já contou a conversa pra meio mundo dizendo que eu estava que nem louca no centro da cidade fugindo dele! Vê se eu posso com essa… sou muito atrapalhada! Bjks e bom final de semana.

17 comentários:

  1. hahahahahahha...não consigo parar de rir da tua estória que seria trágica, se não fosse cômica!!!! Já aconteceu isto com uma amiga minha...é sempre mais engraçado qdo não é com a gente né?!! haha
    Em relação ao bolo de chocolate, já está na minha lista de doces a fazer...grande beijo

    Adriana de Bruchard

    ResponderExcluir
  2. Menina... me deu água na boca agora. Por enquanto não vou testar essa receita porque estou tentando uma dieta, mas assim que perder uns quilinhos volto aqui pra ver essa receita e fazer. Hummmm...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. kkkkk Só agora li o post até o final kkkkk.
    Sam, como diz minha filha isso nem é mico, é um king kong. Ainda bem que você não entrou no carro de um maníaco. Mas se te serve de consolo, já tentei abrir um carro no estacionamento de um supermercado que nem era o meu, o meu estava dois carros pra esquerda kkkk.
    Você é do signo de Peixes? kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hehehehehehe!!
    Que delícia de história!!!
    Eu já aprontei algumas coisas do gênero também... hehehe
    Seu blog é lindo é uma delícia!!
    Adorei conhecer. Já estou seguindo e está nos meus favoritos.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Sam, até agora não sei como se pronuncia essa delícia. Só sei que é de origem francesa como outra maravilha, o Petit Gateau. E, com certeza, não é um bolo de chocolate comum e sim daqueles úmidos, molinhos no meio...Hummmmm! Receita anotadíssima. Seus pais são muito sortudos!
    Quanto ao acontecimento fabuloso, morri de rir! Imagino o susto que o cara do outro carro levou quando vc entrou e a sua reação quando viu que não era o seu marido "James"...hahaha!Depois que passa tudo é engraçado mas na hora...Ai, ai, ai, que vontade de enfiar a cabeça num buraco! Não sei se eu teria coragem de contar pro meu marido mas já que vc contou prá gente, confesso que dei boas gargalhadas...Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Sam
    Eu ri muito agora!! eu nunca entrei em carros alheios mais te confesso que já fiquei perdidinha à procura do meu "James" muitas vezes!! kkk...
    Quanto a essa receita é pra ir pro caderninho principal e nada de ficar na gaveta
    Beijos e obrigada por compartilhar suas aventuras!!

    ResponderExcluir
  7. Filha do céu...hahahaha.. que situação! O sujeito deve ter levado um susto danado. Vc é uma figura..hahaha

    E quem sou eu pra rir dos micos alheios?! Pelo menos temos história pra contar né?

    Obrigada pela receita, tá com uma cara ótima! Adoro esses bolos de chocolate bem pretinhos, molhadinhos, de comer rezando.

    bejim

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, meninas! Até hoje tô morrendo de rir dessa passagem da minha vida! Hahahaha...
    Carol, sou capricorniana! Ou seja injustificável!!! Acho que estão me enganando quanto a data do meu nascimento. Bjks

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkkkkk.....
    Meu Deus Sam, não pude evitar de gargalhar!
    Detalhe, só deu prá ler seu post hoje, mas só esse episódio valeu o dia inteiro.
    Não encana com o fato de ser atrapalhada, se eu te contasse as minhas mancadas, não perdem em nada prá essa sua.
    A receitinha já anotei, viu? Tô babando até agora.
    bjos açucarados

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu acho que conte pra todo mundo para ver se eu desencanava porque essa foi dose! Já morreram de rir da minha cara! Até o chefe do meu marido pegou no meu pé! Bjks

    ResponderExcluir
  11. Marcelinha querida da sister20/10/10 1:16 PM

    AI Sá, adorei essa receita nossa, dividí em 1500 partes só para poder comer um pouquinho durante muuuito tempo, nossa , bom D+!

    ResponderExcluir
  12. MArcelinha querida da sis20/10/10 1:18 PM

    ops trem uma vírgula antes do NOSSA. ATé parcece que eu tenho algum talento culinário......

    ResponderExcluir
  13. Marcelinha minha fofinha, que bom que voc~e gostou! Você sabe que sua irmãzinha fica muito pomposa quando você gosta dos doces dela! Bjks

    ResponderExcluir
  14. OI Sam!
    Adoro seu blog... suas receitinhas são sempre amigas em momentos que o corpo clama por açucar! rs
    Poxa, isso já aconteceu algumas várias vezes comigo, principalmente na época de escola quando meu pai ia me pegar... Sempre tava distraída conversando com as amiguinhas e entrava no carro errado! MICO! rsrs
    Sam, você pode me passar o diametro da assadeira que usou para fazer esse bolo, por favor? Na foto o bolo parece menor do que assadadeira que tenho em casa, você acha que alteraria alguma propriedade do bolo fazer em assadeira maior?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Thaís, essa assadeirinha tem 20cm. Eu acho que fazer numa ligeiramente maior não tem problema mas se for muito maior aí sim não vai dar certo! Bjks

    ResponderExcluir
  16. Angela Monja16/12/10 11:56 PM

    Menina, já vi muitos blogs de receitas, mas igual ao seu ainda estou por ver. Parabéns!
    É rico, bonito, didático, bem humorado, completo! Você pensa em tudo e busca atender às nossas necessidades.
    Esta receita parece ser tudo de bom. Advinha o que vou preparar neste sábado? Tentarei respingar na massa pedacinhos de nozes, ou lasquinhas de amêndoas descascadas. O que acha?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Cara, achei que era só eu que tinha me decepcionado com o tal "Melhor Bolo de Chocolate do Mundo", pois a minha receita de bolo de chocolate é modesta, de liquidificador e é melhor que a deles, hahahahhaha....

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!