sábado, 11 de dezembro de 2010

Panetone caseiro delicinha e uma entregação básica!!!

Esse panetone demora três dias para ficar pronto! Isso mesmo, três dias! Mas vale a pena!!! Foi a primeira receita que me convenceu que fazer panetone em casa é muito mais gostoso do que comprar um BOM pronto. A receita eu aprendi há alguns anos no programa Mais Você e é do Chef Rogério Shimura (minutos de pausa e silêncio constrangedor). Momento da justificativa: Eu já tive manhãs gripadas e tediosas nos quais o "pico" do meu dia era assistir TV aberta. Pronto! Confessei! Já que eu enfiei o dedinho do pé na jaca vou logo enfiar o pé inteiro de uma vez! Minha mãe é uma figuraça e usa sempre o programa da Ana como referência e fonte de verdades inexplicáveis. Ex. "A Ramona está com conjuntiviti e a minha mãe logo diz:- Passa limão que funciona. Eu pergunto: o mãe isso dá certo? Dá sim eu já ví na Ana Maria Braga." Coitadinha da Ramona! Ai de mim se embarcasse em todas as loucuras da minha mãe embasadas nas palavras da Ana Maria. Ai de mim!!! Detalhe: O sonho alado da minha mãe é que eu um dia apareça no tal programa!!!! Vê seu eu posso com essa!?! Minha mãe quer jogar minha doce rebeldia punk conquistadas a ferro e a fogo por uma adolescente de cabelo rosa que tinha piercing na lingua e usava bolsa do caco dos muppets pelo buraco abaixo! Já que eu estou me entregando hoje aqui vai mais uma para justificar a bolsa do caco. Meu apelido era/é Miss Piggy porque eu amo rosa, sou gordinha e tenho o cabelo enroladinho e la maior pate do tempo loiro! E pra emendar a situação meu marido é magricelo igual ao caco!!!! Hahahahahaha....  Voltando ao programa, eu acho que já foi bonzinho... há muito tempo, em outra emissora quando era mais focado em culinária e crafts. Fofocas a parte vamo ao que interessa...

Panetone
Rendimento 14-16 panetones de 100g
Etapa 1: Massa Biga ("pré-fermento")*Atenção preparo com 24h de antecedência*
Ingredientes
- 120 g de farinha de trigo
- 70 g (ou 70 ml) de água
- 3 g de fermento biológico
Modo de preparo
Numa tigela misture a farinha de trigo, a água e o fermento biológico e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas. Reserve
Etapa 2: Esponja (O fermento)
Ingredientes
- 300 g de farinha de trigo
- 60 g de fermento para pão
- 300 g (ou 300 ml) de água  
Modo de preparo
Esponja Numa tigela misture a farinha de trigo, o fermento para pão e a água e deixe a massa descansar por 30 minutos. Reserve.
Etapa 3: Massa do Panetone
- 600 g de farinha de trigo
- 30 g de leite em pó
- 190 g de açúcar
- Massa biga (feito no dia anterior)
- 10 gemas
- Esponja preparada 
- Raspa de 1 laranja e raspa de 1 limão siciliano                           
- 10 g de sal - 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Recheio do Panetone
Opção 1: 400 g de frutas cristalizadas + 400g de passas 
Opção 2: 600 g de chocolate em gotas ao leite
Opção 3: 450 g de laranjas desidratadas e picadas e 350 g de amêndoas picadas
Opção 4: 700g de nozes picadas
Opção 5: 450g de damasco desidratado e picado e 350g de nozes picadas

Modo de preparo
1)Numa tigela coloque a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, a massa biga e as gemas e misture bem com auxílio das mãos. 
2) Junte a esponja preparada e a essência de panetone ou raspa de laranja e limão e o sal. Misture novamente a massa até formar uma bola seca. 
3) Neste momento transfira a massa para uma mesa (de preferência de mármore) e junte a manteiga. Sove a massa até ficar lisa e um pouco pegajosa. 
4) Adicione o recheio de sua preferência e misture delicadamente para agregar todo o recheio a massa. 
5) Porcione em 550 g ou 100 g e deixe descansar por 30 minutos. Depois deste tempo, pressione a massa com as mãos e boleie-a. 
6) Colocar nas fôrmas próprias para panetone e levar para fermentar na geladeira de um dia para o outro. 
Retire da geladeira e espere a massa crescer dentro das fôrmas por mais ou menos 1 hora. 
- Para um panetone com brilho: Pincele ovos, faça um X em cima da massa de panetone, coloque um pedaço de manteiga e leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos.
- Para um panetone opaco: leve ao forno pré-aquecido a cento e setenta graus, por cerca de 40 minutos. - 
7) Espere esfriar e sirva.


Recheando o panetone
Assim como no cupcake fazemos uma cavidade no centro do panetone com uma faquinha e salvamos o topo para cobrir e fazer o acabamento depois de rechearmos.

Sugestão de recheio
- Sorvete, ganache, doce de leite com nozes (meu preferido e ainda misturo uma colherzinha de Baileys), trufa de pistache... Atenção! A durabilidade do panetone será a validade do recheio.
Sugestão de cobertura
- Pasta americana, marzipã, merengue tostado, pasta de chocolate (que eu usei), fondant...

Dicas
- Depois de frio embale o panetone em papel manteiga ou saco plástico para reter a umidade evitando que fique seco. Bem acondicionado dura até 1 mês.
- Quando cobrimos o panetone com chocolate, pasta americana... temos que assegurar que o panetone foi inteiramente coberto para evitar o ressecamento.
P.s. Eu não uso essência de panetone as raspinhas de limão e laranja são suficientes para dar aquele aroma cítrico bem gostoso.

21 comentários:

  1. Eu não como panetone nem por decreto, mas minha filha adora e se ver esse post vai querer que eu faça já essa receita rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. noossa que delicia!
    Só de olhar essa foto minha boca encheu d'agua
    huhuehuhue
    ótima receita!

    beijinhos
    bom fim de semana
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha!!!! *-*

    com certeza vou fazer...


    [minha barriga roncou agora "/]

    ResponderExcluir
  4. Sam, minha linda... cada vez mais fã e pedindo a Deus por vc!

    Por coincidência, hj já ia fazer panetotone pro Natal... Agora é q vou msm!!!!

    Por favor, qdo tiver um tempinho responde as nossa perguntinhas... a minha é como fazer grandes entregas de cupcakes.

    Sei que vc recebe milhões de pedidos de "olha meu blog", mas se tiver um tempinho, dá uma olhadinha no www.majesticdoces.com.br , não é nem propaganda, é q é novo e os cups na grande maioria são inspirados por vc!!!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Nossa Sam que lindooo. Só de olhar da água na boca, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Lindo panettone Sam!

    Eu não gosto de panettones mais achei que o seu ficou realmente uma graça!

    ResponderExcluir
  7. Sam querida,
    te achei só hoje .... que bom.. que lindo seu blog, estou devorando um pouco por dia. Amei esse panetone que maravilha de receita, vou começar a fazer, também fiquei com água na boca.

    Um grande beijo
    Cida

    ResponderExcluir
  8. Uma gostosura!!!
    Como tudo no seu blog, parabéns!
    Bjos,
    Rose.

    ResponderExcluir
  9. Sam....esta receita é maravilhosa né !! seus panetones estao lindos, gostaria de ver como estao por dentro, por acaso vc tem fotos de algum fatiado:(..estou tentando fazer um bom panetone à alguns dias...rsss.. :)
    bjos fofos..rs.
    Yara

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam! Vc voltou com a corda toda, hein! Esses panetones devem ter ficado divinos porque foram feitos como manda a tradição: com o preparo da massa biga antecipadamente. Notei que vc não coloca nenhuma essência de panetone prá dar o cheiro, só as raspas de limão ou laranja, o que deve dar um cheiro e sabor delicioso na massa! Vou experimentar fazer e encher o freezer com panetones menores, cavados e recheados de sorvetes de sabores variados. Devem ficar deliciosos! Já dá até prá sentir o gosto!..

    Sam, sério mesmo que vc já foi uma rebelde de cabelos tingidos de rosa e com piercing na língua??? E ainda tinha o apelido de Miss Piggy??? Conta prá gente, o que foi que te salvou dessa vida de rebeldia! Foi o Sr. Pudim que conseguiu essa proeza?...rsrs...
    Para a nossa felicidade, vc foi encaminhada para a cozinha, aposto que todas nós saímos lucrando...rsrs...Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  11. Sam,
    Assim como a Cida eu te "achei" hoje, através da Talita do Chocorango :)
    E amei o seu cantinho, com certeza vou segui-lo a partir de hoje.
    Bjins!

    ResponderExcluir
  12. Como mta gente aqui descobri teu site através do Chocorango.. Menina, isso aqui é um alento para os olhos, qta coisa LINDA!!!!
    Esse panetone deu vontade de fazer.. MAs ainda sou resistente (preguiçosa) pra fazer panetones em casa.. Quem sabe eu consiga me render.. hahaha

    Definitivamente tu entra para os meus favoritos. Mtos parabéns!

    Bjos.

    Kelly
    www.temperando.com

    ResponderExcluir
  13. Ficou lindo!
    E com certeza delicioso.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Sam, conheci seu blog agora, fiquei realmente encantada com cada detalhe, cada delicadeza...que só são possíveis quando feitas por alguém que ama o que faz...Eu casei recentemente, adoro cozinhar para meus queridos amigos e familiares, coincidentemente também nasci na cidade grande(sou paulistana) mas moro no interior do Paraná(Perto da Talita)tenho uma Labradora chamada Mel e adoro lavandas (comprei 50 sementes mas sobraram só 4 pés tadinhas ....rsrsrs),mas ainda são pequeninas... Adorei suas histórias e estou acompanhando desde já....bjinhos e muito sucesso p/ vc !!!!

    ResponderExcluir
  15. Aêêêê!!!! Finalmente consigo comentar!!! Olha só... vale muito a pena fazer o panetone em casa!!!
    Lu, lota o freezer de sorvetone porque só sorvete salva esse calor senegalês! Só!!! Aliás, boa idéia... tem um sorvetinho de pistache chamando o panetone para passear no meu pratinho! Hahahahaha...
    Meninas bem vindas e sintam-se em casa!
    Sobre o transporte de cupcakes eu tive um insight hoje olhando para a árvore de natal! Amanhã eu testo e se der certo em breve acabará o sofrimento dos cupcakes to-go! Hahahaha..

    ResponderExcluir
  16. Olá Samantha! Vim conhecer seu blog pelo post da Chocorango e simplesmente amei tudo q eu vi. Vc esta de paabéns. Lindo seu trabalho. Sou fa de cupcakes e fiquei doida vendo suas fotos e suas dicas! Vc faz um lindo trabalho e dividir com todas nós é super legal.

    Bjs e boa semana.

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    Obs: Ja estou te seguindo

    ResponderExcluir
  17. Que delícia, ou melhor, fofura de blog. Amei!

    Meu marido gosta muito de panetone e me pediu que fizesse neste Natal. O problema é que nunca fiz. Mas já comprei a essência e as formas de papel, só faltava a receita. Agora não falta mais.

    A propósito, você não usa essência de panetone?

    Bjos

    www.mesadejantar.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam,

    estava procurando uma receita de panetone pela net e olha onde eu caí!!!

    Adorei a receita e vou testar. Gostaria de saber se há algum post passando a receita da pasta de chocolate para cobertura.

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aurunha! Seja bem vinda! Não fiz post falando da pasta de chocolate. Bjs

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!