quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cupcake fácil de baunilha (quase light)

Pra variar a minha vida estou de dieta! Comecei firme e forte na segunda! E em homenagem a dieta resolvi fazer um cupcake quase light! Digo quase, porque ele não é light! Tô querendo enganar, hein?! Ele apenas não leva xícaras de manteiga como os demais mas mesmo assim é fofinho e delicioso!
Mudando de assunto e como chove, né? Tô indo para o 45° dia com chuva! Eu fiquei horrorizada com a tragédia em Friburgo. Fiz até uma venda especial de cupcakes no domingão para levantar fundos. E nesse domingo vou fazer outra para os animais que ficaram sem dono estão no abrigo! Ai, isso parte meu coração fofo! Mas vamos a luta porque há quem diga que a vida é um eterno recomeço. Como diria uma velho amigo vamos "casular" para virar borboleta em breve!

Cupcake facinho de baunilha
Rendimento 16 cupcakes forminha 0
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol, canola ou milho
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 3 ovos
- 1 xícara de leite ou água fria (o da foto foi água para testar)
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
- 1 xícara de chocolate em gotas (opcional)

Modo de preparo
(se você quiser pode bater no muque que dá certo)
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes. Coloque as gotas de chocolate no freezer. Misture a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve.
2) Em uma tigela de batedeira misture a manteiga e o óleo. Bata em velocidade baixa, misture os ovos uma a um batendo por 30 segundos após cada adição.
3) Junte o açúcar e bata em velocidade média por 1 minuto. Acrescente a baunilha e bata por 30 segundos.
4) Alternadamente acrescente 1/2 do leite/água e 1/2 da farinha com fermento. Bata por 1 minuto raspe as laterais e misture a outra metade. Bata por 30 segundos e raspe as laterais e bata por mais 30 segundos. Misture delicadamente as gotas de chocolate.
5) Encha 2/3 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno. Asse por 15 minutos ou até que os cupcakes estejam formes ao toque.
6) Deixe os cupcakes na forma por 5 minutos. Depois transfira-os para uma grade de resfriamento.
Na uma olhada na textura do bolinho...


Recheio e cobertura
Se o seu cupcake está cheio de gotinhas não há motivo para recheá-lo.
A receita que usei aqui foi do "Brigadeiro glamuroso" ao leite que já vimos aqui no blog. Se você quer dicas sobre a voltinha de brigadeiro eis aqui o link.
O bico que eu usei para fazer a rosa é o 104 da Wilton (o 125 também serve).

P.s. Já contei essa dica uma vez e conto novamente. Para gotas de chocolate, passas, nozes firmarem na massa (não descerem para o fundo quando assam) coloque-as no freezer por pelo menos 15 minutos (eu deixo 30 minutos).
As duas versões baunilha e gotas de chocolate e as duas com um domo bem altinho!


24 comentários:

  1. Ai que delícia!!! Vou usar essa receita na minha primeira tentativa de cupcake! Amanha compro as forminhas e vamos lá!!!!!!!!! Aproveitar que esse fds eu tenho uma festa pra ir, acabo levando alguns (carregando, claro na super pratica embalagem que vc ensinou no ultimo post!!!!rsrsrs)! tomara que de certo!
    Tenhouma pergunta... eu não tenho aquele suporte de assar, com os furinhos e tal... vc acha que se eu colocar dentro de formas de petit gateau dá certo ou aquece demais? Na verdade minhas formas não são bem de petit gateau, são mais larguinhas, acho que de bombocado...
    Beijos e parabens pelo blog... TO VICIADA!

    ResponderExcluir
  2. Sam, suas receitas são ótimas!!! parabéns pelo blog, por seu talento e carinho com que posta suas receitas para dividir conosco!
    PS: Acabei de fazer o cupcake de doce de leite e ficou simplesmente fantástico! Bjs. Anelise

    ResponderExcluir
  3. Bebé, pode usar sim. Depois me conta. Bjks
    Anelise, fico feliz com o seu sucesso! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam, me conta uma coisa rsrsr
    Como você faz para que seus cupcakes fiquem com o domo bem altinho? Não consigo, o meu sempre fica reto, feio rsrsr
    Outra coisa, quanto é mais ou menos em ml que você coloca de massa na forminha?
    Bjs e adorei mais esta receita.

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam!!

    Adorei a dica das gotas de chocolate. Sempre falaram de passar farinha de trigo, mesmo assim eles desciam. Vou tentar a sua dica e com certeza dará certo.
    E que decoração linda no seu cupcake!! Um rosa!!
    E mudando um pouco de assunto...Aqui tbm tem chovido bastante, se não chove de dia é certeza que chove de noite para madrugada.
    Aqui em casa ajudamos com algumas doações, o carro foi lotado.Enquanto estávamos fazendo compras para doação, meu filhinho falou que queria comprar biscoitos, ele disse que era para as crianças. Se eu pudesse adotaria uns cães, mas aqui já tenho a minha grandona e meu marido já falou que dpeois não quer mais. :(
    Eu disse a ele que quero de porte pequeno, quero dois de uma só vez. Hahahahaha...Um pra se chamar Hot e outro Dog. Meu marido disse que tudo bem, quando eu estivercom outro marido!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sam que delícia de receita!

    Qualquer dia desses eu vou testar!
    E que fotos lindas você fez!! Ameeei!


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Aaaaaaamo cupcake de baunilha e com gotas de chocolate então, fica uma delícia só. Vou testar sua receita Sam, mas me tira uma dúvida: quanto mais alto fica o domo, mais seco pode estar o bolinho? Ao menos, foi isso q notei em várias receitas que já fiz. Essa rosa está linda, linda... encantadora. Bjo grande

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam! Muito prazer! Já venho ao seu blog faz um tempo, já até testei receitas suas mas nunca deixei um recadinho. Parabéns pelo cantinho tão organizado, pelo capricho nos cupcakes, nas fotos, no jeito fofo de nos ensinar! Que Deus te abençoe cada dia mais e mais! Olha, seus cupcakes são lindíssimos, mas com essa rosa de brigadeiro você conseguiu se superar! Tá linda demais!!!
    Obrigada por se dispor a repartir seus conhecimentos conosco. Pessoas assim são raras. Você é especial!
    Um grande abraço querida!

    ResponderExcluir
  9. Deu água na boooccaaa... Hummmm...

    Que tal uma explicaçãozinha de como se faz essa flor? Digamos q não sou nenhuma mestra em saco de confeitar! rs

    Bju!

    www.majesticdoces.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam! Fiquei sem te visitar por causa da falta de energia elétrica aqui na minha rua, em consequência de um forte temporal na terça-feira passada. Agora, já com tudo voltando ao normal, venho aqui e dou de cara com os últimos posts que nem tinha visto ainda! Fiquei felicíssima, claro! Voltarei mais tarde para comentar aqui sobre esse cupcake maravilhoso e dar uma passada nos posts anteriores e dar o meu pitaco por lá também. Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Fofa amiga virtual!! Fiz hoje essa receitinha e coloquei as crianças para decorarem os cup`s...Ficaram deliciosamente fofinhos!!!
    Obrigada pela receitinha....
    Bj!!!

    ResponderExcluir
  12. ai q delicia ficou realmente muitoooooooo fofo sua receita e seu cantinho, estou te seguindo !!

    ResponderExcluir
  13. Oiii, amei seu blog, PARABÉNS de verdade!!! Gostaria muito de um Cupcake de Pimenta (eu ja fiz) mas nas tuas mãos ia ser tudoo...bjuss

    ResponderExcluir
  14. Oi Sam, acabei de experimentar essa receita e ficou DELICIOSA. Se vc me permitir, vou postar na "minha cozinha"...
    Parabéns pelas ótimas receitas!!
    bjs,

    ResponderExcluir
  15. Sam...Passei de novo prá dizer que meus cup's ficaram mais gostosos hoje (um dia depois de fazer...) mais molhadinhos..deliciosos...postei sua receita no meu blog, com os créditos, tá... e as fotinhos da decoração dos meus filhote tb...Bj!
    blogdakkarin.blogspot.com e adonaisalgadosedoces.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam, td bem?

    Só pasei pra dizer que esse cupcake parece delicioso! Deixe dicas de livros de culinária pra gente

    Ah! Hj fui na exposição da Cora Coralina no CCBB do Centro do RJ, um doce!

    Bjs,

    Jessica.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sam! Voltei aqui prá falar desse cupcake "quase" light e prá dizer que amei a decoração com esse bico. Será que dá prá rolar um videozinho ensinando prá gente como fazer essa rosa? (será que estou abusando da sua boa vontade?). Eu nem ligo se com essa cobertura o cupcake deixa de ser light, eu comeria vários desses sem culpa...rsrs...Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam!
    Acho q vc acabou de salvar a minha vida!!! hahahaha
    Sério! Queria fazer uns cupcakes pra aula de despedida dos meus alunos e a receita q eu tinha feito ficou "mais enrugada q maracujá". Entrei aqui em busca de algo e claro q encontrei!
    Brigadão pela ajuda!

    ResponderExcluir
  19. Oi Sam. Por que assar esses na grade do meio do forno? Bem mais perto da chama? Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, quanto mais ao centro do forno o bolo ficar mais uniforme será o seu cozimento porque o ar vai circular de maneira igual. Por isso falo na grade do meio e bem no meio da grade. Bjks

      Excluir
  20. Hum q bom saber disso, mas isso entao vale pra tudo (bolo, cupcake) que vai assar no forno n sonpra esse cupcake especifico né. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, isso vale para todos os bolos. Pães devem ser assados na grade baixa. Tem um livro chamado Rose's Heavenly Cakes que é excelente bem tecnico e com receitas maravilhosas acho que ele vai te ajudar muito. Bjks

      Excluir
  21. Sam to meio que boiando kkkkk o meu forno so tem 2 grades. Quando vc fala em grade do meio vc esta falando da primeira grade que fica mais perto da chama? Fiz seu buttercream de chocolate hj e ficou uma delicia e olha q n sou fã de buttercream hein. Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha... vivi vamos fazer uma analise do seu forno dê um look nele e veja qual a grade fica mais ao centro do forno e será nessa. Que bom que gostou do buttercream eu acho que é uma boa versão para mascarar aquele gostão de manteiga! Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!