sábado, 22 de janeiro de 2011

Cupcake natureba de banana, castanhas e cacau

De uns tempos pra cá passei a dar mais importância aos alimentos que como. Depois que me mudei para o interior passei a ter acesso a alimentos organicos, feiras de produtores locais, laticinios direto da fazenda coisas que antes nem passavam pela minha vida. Aos poucos eu fui lendo e ainda estou adaptando meu paladar ao mundo verde porque é difícil!!! Muito difícil para uma pessoa ex-fast food como eu!  Poucos alimentos eu gostei logo de cara mas eu não desisto fácil! Aqui em casa tem o alimento do mês. Eu escolho um esquisitão e exploro de todas as maneiras possíveis e a receita que eu e meu marido aprovarmos entra para o cardápio. Simples assim! Esse lesco, lesco todo é só para dizer que o cupcake de hoje é livre de glútem, orgânico e cheinho de fibra!!! Uma boa pedida para as leitoras afoitas por algo mais natureba e leve!

Conhecendo as 2  sementes oleaginosas (nome feioso, né?) que usamos na receita.
Nozes: É a rainha das sementes oleaginosas porque é rica em omega-6, substância que ajuda a proteger o coração reduzindo o colesterol ruim (LDL), promove melhor função cognitiva, traz benefícios anti-inflamatórios e ajuda a prevenir aterosclerose. 
Castanha do Pará: Essa semente é uma grande amiga da mulher pois possui uma quantidade elevada de selênio que ajuda a prevenir o cancer de mama. O selênio é um antioxidante poderoso que trabalha para neutralizar os radicais livres perigosos. A castanha ainda traz mais benefícios pois são extremamente ricas em nutrientes e proteínas como: cobre, niacina, magnésio, fibras, vitamina E e selênio. 
É claro que você não pode encher a pancinha fofa (peguei pesado) de sementes pois são super concentradas de nutrientes e calorias. O lance é comer até 30g por dia de sementes variadas para manter a dieta numa boa.
A farinha que escolhi para nossa incursão natureba foi a farinha de quinua mas você pode substituir por farinha de aveia sem problemas (vale lembrar que a farinha de aveia tem glútem a de quinoa, não!).

Cupcake de banana, castanhas e cacau
Rendimento 15 cupcakes forma 0B
Ingredientes
- 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol
- 2 ovos (se você for vegetariana substitua por 1/4 de xícara de água)
- 4 bananas d'água (nanica) (pode substituir por 2 xícaras de maça sem casca)
- 1 xícara de açúcar mascavo orgânico bem apertadinho na xícara
- 3 colheres de sopa de cacau em pó orgânico
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
- 3/4 de xícara de farinha de quinoa orgânica
- 1 colher de café de fermento em pó
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1/2 xícara de passas (opcional)
- 1/2 xícara de nozes picadinhas
- 1/2 xícara de castanha do pará

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
2) Em uma tigela misture a quinua, o fermento, o bicarbonato, as nozes, a castanha e as passas. Reserve.
3) No copo do liquidificador misture os ovos e o óleo. Bata bem até que vire um creme.
4) Junte a banana e bata até que formar um creme homogeneo. Acrescente o açúcar mascavo, o cacau e a baunilha. Bata bem.
5) Deite a mistura de banana sobre os ingredientes secos e com o auxílio de uma espátula misture-os bem.
6) Encha 3/4 da forminha de papel e leve para assar na grade do meio do forno por 20 minutos ou até estar firme ao toque.
7) Retire do forno e deixe o cupcake descansando na própria forma por 5 minutos. Depois transfira-os para uma grade de resfriamento.
Congelamento: Pode ser congelado, sem cobertura, por até 3 meses.

Momento maldade! Textura do cupcake após uma mordidinha básica!

Cobertura
A cobertura é opcionalérrima você pode apenas polvilhar uma canelinha e mandar ver! Mas se quiser fazer algo mais "chic" para dar um up no cup natureba essa cobertura de caramelo de açúcar mascavo crocante é uma delícia!
Caramelo de açúcar mascavo
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar mascavo orgânico
- 1/4 de xícara de creme de leite UHT (para os vegetarianos: substituam por água)
- 1/2 xícara de nozes picadas
- 1/2 xícara de castanha do pará picada
Modo de preparo
1) Em um panela de fundo grosso misture o açúcar mascavo com o creme de leite. Leve ao fogo baixo mexendo bem até derreter o açúcar mascavo. Faça um teste pingando uma gota em cima da bancada deve ficar melequento e cristalizar quando esfriar.
2) Junte a castanha e as nozes picadinhas. Cubra imediatamente os cupcakes. Use uma colher para ajudar. Cuidado para não queimar a mão!!!
Você pode só fazer a calda de caramelo e colocar as nozes por cima do cupcake como fiz aqui...

Esse cupcake acompanhando de um chá bem gelado de capim limão.... ai, ai... delícia pura!

14 comentários:

  1. Sammmmmm, que lindeza de lamber os lábios! Aiai... sabia que eu adoro qdo vc nos mostra como o cup está por dentro?! Oh maldade booooaaaaa (existe isso?!rsrsrs) Bjo grande

    ResponderExcluir
  2. Sam que maravilha de cupcake!! EU AMO BANANA!! É minha fruta favorita!!!

    E que maldade sua com a foto da textura deste cupcake ein??

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que delícia...

    bjsss

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Bom demais!!! Logo testo, e comento!

    ResponderExcluir
  5. Sam, que ideia boa e diferente! Vou testar com ctz, pq tb estou diet... rsrs! Bjs,

    Jessica.

    ResponderExcluir
  6. Sam, que combinação deliciosa! E essa foto maldosa da textura do cupcake é de fazer querer morder o monitor...rsrs... Eu amo as suas dicas sobre os ingredientes, nesse caso, sobre as nozes e as castanhas do Pará. É sempre bom saber a respeito do que estamos ingerindo, né! Como sempre, vc arrasou neste post! Beijinho!

    ResponderExcluir
  7. Sam, realmente parece maravilhoso. Duas perguntas:
    1)só tenho prata em casa, pode?
    2) não tenho quinua, posso substituir por outra coisa?
    Bjs.
    Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  8. Catarina, pode usar banana prata desde que esteja madura. Você pode substituir por farinha de trigo integral, farinha de rosca, farinha de aveia... Bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá Sam, tudo bem? Estou adorando seu blog! Ele é muito interessante, está esclarecendo minhas dúvidas além de me informar sobre tudo de cupcakes! Essa receita então tem tudo a ver comigo, pois eu gosto muito de doces mas procuro balancear os ingredientes. O desafio é encontrar receitas naturebas mas também gostosas né? Estou testando muitas, e essa com certeza estará na minha lista!
    Vou citar seu blog no meu, tá? Ontem esclareci muitas coisas a respeito das forminhas se soltarem dos cupcakes, uma fornada inteira se rebelou...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ana disse: Oi! Fiz e todos AMARAM! É uma delícia!
    Minha cobertura não cristalizou, não sei o q fiz de errado. Mas ficou gostosa mm assim.
    Como sou nutri não posso deixar de dizer q apesar desse cupcake ser muito nutritivo e gostoso, infelizmente, ele não é isento de glúten. Essa proteina está presente no trigo, no centeio, na cevada, na aveia e no malte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ana, talvez você tenha se confundido usei farinha de quinoa e não de trigo! A farinha de quinoa é isenta de glutem sei disso pois a pessoa que comeu e come sempre esse cupcake tem alergia severa a glutem, e na embalagem da farinha muito maior do que o nome quinoa vem a frase sem glútem! Outra coisa você mencionou malte e eu sou louca para comprar e nunca encontro! Você sabe onde posso achar? Bjks, Sam

    ResponderExcluir
  12. Ana disse: Oi, Sam! Não tinha quinoa em casa quando os fiz. E como não queria sair de casa só para isso...rs...usei no lugar farinha de aveia que tem gluten.
    Já comprei malte em uma loja de produtos naturais. No Rio e em Sampa é bem mais fácil de achar do que aqui em Brasília, apesar de já ter melhorado muito.
    Quando cheguei aqui sentia muita falta do Mercadão de Madureira e do Saara. Ainda sinto...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Oi, Esther. Tudo bem? O cupcake não leva farinha de aveia só de quinoa que não tem glútem! Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!