quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Whoopie Pies


Eu ainda não me decidi se essa tal de whoopie pie é um bolo seco ou um cookie macio. Também não me decidi se eu gosto de whoopie pie ou não. Acho que não! Hahahahaha... a primeira vez que comi veio aquele sanduíche de biscoito/bolo com merengue pra cima de mim e juro que nem abalou meu mundão Wonka! Tanto que eu nem dei bola achei somente semgracildo! E desde que virou febre testo algumas receitas até mesmo porque meus clientes me pedem. De todas as versões a melhor, pra mim, é recheada com sorvete! É sério! Eu faço o bolinho, recheio bem e cubro com plástico filme e deixo no freezer. Antes de comer deixo uns segundinhos fora para dar aquela quebrada na dureza do sorvete e voilà! Como me pediram essa receita de montão cá está ela e aqui optei pela versão tradicional para quem quer partir do zero nas invenções culinárias.

Whoopie Pies
Tirei a receita daqui
Rendimento 8 pies
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de cacau alcalino
- 1 e 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de leite acrescido de 1 colher de vinagre (bem misturadinho e em repouso por 15min)
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de manteiga com sal em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar mascavo (bem socadinho na xícara)
- 1 ovo

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C.  Forre duas assadeiras 60x40 com papel manteiga untado ou silpat. Misture a farinha, o bicarbonato e o cacau com um fouet bem misturadinho. Reserve.
2) Em uma tigela de batedeira misture a manteiga com o açúcar. Bata em velocidade média-alta por 3 minutos. Acrescente o ovo e a baunilha e bata por 1 minuto.
3) Reduza a velocidade para baixa e misture metade da mistura de farinha e metade do leite. Bata por 30 segundos. Raspe as laterais da tigela e misture o restante da farinha e do leite. Bata por mais 1 minuto.
4) Coloque colheradas, você pode usar a colher de sorvete média como medida,  (com aproximadamente 1/4 de xícara de massa) na assadeira. Deixe uma distancia de  5cm pois as whoopies são folgadas e esparramam.
4.1) Uma outra dica bem preciosa pois não serve só para whoopies, serve para macarrons, bem casado... para quem não tem colher de sorvete mas quer fazer os biscoitinhos bem iguais.

- Pegue um cortador circular de 4 cm e enfarinhe a ponta

- Posicione o cortador sobre o tabuleiro e marque o papel manteiga.

- Tomando o cuidado de marcar com pelo menos 5cm de distância um do outro.

- Usando um saco de confeitar munido de bico perlê 1A.

- Faça montinhos sobre os círculos obedecendo o limite da borda. Prontinho!
5) Leve ao forno, uma forma de cada vez, na grade do meio por 10-13 minutos. A Whoopie tem que assar até o topo estufar e até quando você pressionar o bolinho com a ponta do dedo ele afundar e voltar ao normal. (Não enfia o dedão, não! É de leve!)
6) Transfira a folha para uma grade de resfriamento. Espere esfriar e com auxílio de uma espátula remova os bolinhos com cuidado. Deixe na grade ou em cima de folhas de papel manteiga até rechear.

Recheio
O recheio original é aquele "meringue buttercream" igual ao que a gente aprendeu na receita de cupcake de morango total flex. Mas quer saber?! Taquei logo um doce de leite pois não estava afins de merengue. Para rechear você coloca um montinho generoso de recheio no centro de uma das metades. Depois é só fechar o sanduba e apertar delicadamente para o recheio chegar as bordas. No máximo você vai demorar 1 hora para fazer tudo!!! Bem rapidinho...


Dicas preciosas
- Os bolinhos ficam melhores no dia seguinte.
- A durabilidade é de 3 dias, bem embaladas e acondicionadas em potes tampadinhos.
- Você pode fazer, embalar individualmente e congelar por até 3 meses.
- Você pode diversificar o recheio, cobrir a lateral com confeitinhos e embalar em celofane com lacinhos.
- O recheio tem que ser consistente e leve ao mesmo tempo. Se você colocar um recheio bem firme vai ter que espalhar bem senão na hora de apertar o sanduíche pode rachar o bolinho.

27 comentários:

  1. Eu acho que parecem uma tartaruga! Esteticamente são feias, ao paladar não me agradam. A única coisa boa é que em 1 hora estão prontinhas. São práticas e baratas mas de resto... bem sem graça! Vou testar a versão do sorvete que acho que deve ser a única solução pra gente que gosta de bolinhos molhadinhos. Aqui no Brasil a gente não tem aquela cultura do biscoito! Então fica bem difícil gostar disso aí... que pra mim foi inventado como resto de massa assada com resto de cobertura no recheio! Há! Beijos Rô

    ResponderExcluir
  2. Parecem apetitosos, Sam!
    E os macarrons? Você faz? Tem receitas? Tenho a maior vontade de fazer...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sam,
    Tenho visto muitas matérias em blogs e sites falando dessa delicia.
    E confesso que fico curiosa, já tenho várias receitinhas anotadas, e a sua também vai entrar para o meu caderninho, gostei da opção de rechear com sorvete.
    E com tantas dicas assim, fica fácil.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fofa
    Nós aqui de SP estamos preocupados com vcs aí do Rio. Assisti na TV a catástrofe que se abateu sobre os moradores da região serrana. Vc está bem?
    O pessoal do fundo de solidariedade já está se mobilizando para enviar donativos. O que é mais necessário aos desabrigados. Que donativos seriam realmente bem vindos?
    Um abraço
    Liz

    ResponderExcluir
  5. Liz, querida! Agradeço a preocupação eu moro na região serrana sul fluminense. Por enquanto aqui está tudo bem. Fora um alagadinho, aqui ou outro ali. O bicho pegou na região de Itaipava, Petrópolis, Teresópolis... Bjks, Sam

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estava procurando uns blog legais sobre doces, e
    acabei "esbarrando" no seu blog. E quando comecei a ver cada receita maravilhosa que enchem a boca.
    Pensei comigo mesma: Esse é O blog!
    Estou seguino-a.
    Beijo. ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu vou testar esta receita ^^

    Sam acabei de ver que a sua dica pra a forminha voltar ao normal esta no blog da Barra Doce... Achei legal pq mais gente vai poder aproveitar a sua dica maravilhosa ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sam, como sempre você nos passando receitas e dicas maravilhosas. Que mãos de fadas você tem. Viu no Barra Doce o seu post sobre as forminhas de cupcakes? Eles postaram lá!

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Admito que tenho curiosidade de experimentar!
    Qualquer dia desses me arrisco a fazê-los!
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Deve ser uma delícia...

    bjss

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Sam! Não sei se os whoopie pies chegaram por aqui prá desbancar os cupcakes e os macarons mas eu olho meio torto prá eles, embora nunca tenha provado um. Pelo que andei lendo e ouvindo, os whoopie pies fica no meio do caminho entre a massa de um bolo e a massa de cookies. Nunca vi uma definição exata do que são os whoopie pies...rsrs.
    Os seus ficaram com a aparência ótima, fofinhos. Acho que os whoopie pies terão o mesmo lugar que os bem-casados na minha preferência. A minha paixão continua sendo os cupcakes...rsrs...Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Sabe que nunca comi desse bendito, tenho essa mesma idéia de biscoito seco recheado!
    Os teus ficaram tão bonitos que acho que vou até testar!! hehehe!!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. oi, flor...tb não decidi se isto é bolo ou biscoito...talvez um boscoito.ahahahahahaahhh....mas vou experimentar esta receita final de semana....minha cozinha está a toda...semana de teste e finalização de menu...tem alguma dica...tô aceitando...bjim e até mais...
    ahh...tb vi sua dica das forminhas no barra doce...vc é D+...bjim..boas noitesss.....

    ResponderExcluir
  14. Deve ser uma delícia, vou testar pra ver e comer claro!!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Menina, isso é novo pra mim, parece um bem casado, mas depois lendo é um biscoito com sorvete, bem diferente,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  16. uma delicia!!!!

    bjs tatiana

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Sam, parece maravilhoso, comprei uma revista com receitas de Whoopie Pies, mas ainda ñ tive coragem de fazer.
    Sou novata aki no seu blog, mas estou me sentindo em casa, vc é uma pessoa linda, adorei suas dicas.
    Que sabe agora me torno uma confeiteira de sucesso. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam! Estou bem contente, hoje fiz meus primeiros cupcakes!! e vc tem uma contribuição enooorme nessa decisão de testar fazer os bolinhos! Obrigada por dividir conosco seu conhecimento e sua fofurice! ♥ Fiquei bem satisfeita com o resultado, a decoração ficou fofinha! (não lindos e classudos como os seus, mas bonitinhos). Acho que nesses dias experimento fazer whoopie pies também!

    ResponderExcluir
  19. Sam, concordo com você! Achei um absurdo o que falaram do cupcake! Porque ele TEM que deixar de existir?? Ridículo isso. O pavê está aí até hoje, mousse, eclairs... Porque o cupcake que é lindo e gostoso não pode continuar nas nossas festas?

    Já provei whoopie pie e achei horrível. Pensei que fosse a receita específica que tinha provado, mas pelo jeito não. Chega a ser um ultraje falar em substituir nosso adorável cupcake por um negocinho tão sem graça.

    Apesar do seus "boscoitos" (como disse Descobrindo e reconstruindo) terem ficado muito bonitinhos, me desculpe mas essa receita não vou provar.

    Beijo grande e feliz aniversário atrasado.

    ResponderExcluir
  20. Oi Sam, td bem?

    Não morro de amores por este docinho. Faça mais cake pops pra gente!

    AMO chocolate branco e esse cup será o meu próximo definitivamente!!!

    Fiz a receita do cup de chocolate (aquele do coração) e infelizmente a massa cresceu muito, de derramar e sujar todo meu forno!

    Coloquei a qtde certa de fermento e não enchi mt as forminhas, o que pode ter acontecido?

    Minha mãe me ajudou e consegui não desperdiçar muita massa, mas os cups ficaram bem feinhos depois, por~em com gosto maravilhoso!

    Bjs,

    Jessica.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Jéssica. Você colou a colher de café de fermento de mãe ou rasinha?

    ResponderExcluir
  22. Oi Sam, eu sempre uso as colheres medidoras.

    E a minha farinha não tem fermento.

    Bjs,

    Jessica.

    ResponderExcluir
  23. Meninaaa, descobri seu blog sem querer.... e tô amandooo!!!
    já testei várias receitas de cupcake,,,,marravilhosaas...o buttercream deu muito certo nao, mas continuo tentando ;D
    parabéns pelo blog fofo. bjss

    Caroline

    ResponderExcluir
  24. Caroline, força no buttercream!!! Cozinha é treino! Bjks, Sam

    ResponderExcluir
  25. Nossa... nunca tinha tinha ouvido falar de whoopie pies, rsrsrs! Eles são... tipo macarons?

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!