domingo, 13 de março de 2011

Cupcake tortinha de limão

A minha relação com o blog está difícil. Me programei para um Carnaval fantástico com muitas receitinhas e dicas mas infelizmente o Sr. Pudim passou mal e eu pirei. Nunca pensei que o sistema de saúde estivesse tão falido e me apeguei a tola sombra de peneira da Unimed achando que estávamos bem protegido mas não. Doce e venenosa ilusão! Entre médicos plantonistas sem residência, falta de técnicos para exames essenciais pois estavam em "recesso de carnaval", baratas e aranhas nos hospitais tidos como modelo eu comecei a repensar em virtudes que não mais existem,  em honestidade, bom senso e no descaso com a vida, pensar em quão somos frágeis. Chegaram ao absurdo de dar um diagnóstico gravíssimo (meningite ou tumor) e receitar gardenal ao meu marido quando na verdade ele não tinha nada. Ele apenas desmaiou por estar com a pressão muito baixa e ter coração de atleta (o que ele de fato é). Graças a D´us ainda existem médicos maravilhosos que abdicaram do Carnaval para salvar uma vida! Hoje estou feliz e finalmente com o meu maridão em casa ao meu lado prontinho para receber muito carinho. Depois do show de lamentações e desabafos vamos a uma receitinha doce e gostosa como a vida deve ser.
Cupcake tortinha de limão
Rendimento 12 unidades forminha 0B
Ingredientes
- 1/2 xícara de manteiga
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 3/4 xícara de leite acrescido de 2 colheres de suco de limão
- Raspas de 2 limões (usei siciliano)
- 2 colheres de limoncello (pode substituir por extrato de baunilha ou limão ou colocar os dois)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Misture a farinha, o fermento e peneire 2 vezes.
2) Em uma tigela de batedeira misture o açúcar com a manteiga. Bata em velocidade média por 2 minutos.
3) Acrescente os ovos 1 a um batendo por 1 minuto após cada adição. Misture o limoncello e o leite e bata bem por mais 1 minuto.
4) Adicione a farinha e bata por 1 minuto. Pare raspe as laterais e bata por mais 30 segundos.
5) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar na grade do meio e bem no meinho do forno. Asse por 15-20 minutos ou até que o palitinho saia limpo (truque do palitinho), ou até que o cupcake esteja firme ao toque.
6) Tire do forno e deixe na própria forma por 5 minutos. Transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento.

Recheio de limão
Ingredientes
- 200ml de leite condensado
- 100ml de suco de limão (siciliano ou tahiti de preferência o mesmo que você usou para as raspinhas)
Modo de preparo: Misture bem os dois ingredientes e leve a geladeira por 15 minutos. recheie os cupcake somente depois que estiverem totalmente frios.

Cobertura de Merengue Italiano
Ingredientes
- 2 claras
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de água
- 2 colheres de açúcar
- 2 colheres extrato de baunilha (se quiser pode substituir por suco de limão)
- Material: Termomêtro de calda, saco de confeitar, bico 126 da Wilton e maçarico culinário.
Modo de preparo
1) Junte a água e a 1/2 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo até dissolver. Mantenha o fogo baixo e deixe ferver até atingir 120° ou ponto de bala firme. Se você não tiver o termômetro demora uns 10 minutinhos e você pode testar colocando um pouco da calda em um copo com água fria. Com a ajuda dos dedos faça uma bolinha com a calda que deve ser bem firme.
2) Enquanto isso bata as claras em neve com as 2 colheres de açúcar até obter picos. Bata bem por uns 7 minutos.
3) Ainda com a batedeira ligada adicione a calda de uma só vez batendo em velocidade alta até o merengue esfriar (uns 7 minutos aproximadamente).
4) Acrescente a baunilha. Bata um pouquinho só para misturar.
5) Coloque o bico no saco, preencha com merengue e decore como quiser. Depois é só dar uma leve tostadinha com o maçarico.

P.s. Achei no youtube um vídeo "meia boca" mas explicadinho de como fazer essas rosas com o bico pétala (126 é um deles). Eu não uso suporte eu faço direto no cupcake. É bem fácil! Aqui vai o vídeo.

Metade da maldade

29 comentários:

  1. Oie Sam! A gente sempre ouve falar que o sistema de saúde do nosso pais está falido, mas só cai a ficha quando realmente precisamos e passamos por situações pela qual vc e seu marido passaram, e olha que o plano de saúde de vocês é ótimo, um dos melhores. Mas graças a Deus, ele esta bem, e o pior já passou. Muita saúde para ele!

    Quanto a sua receita, menina, pura maldade mesmo, em pleno domingo de manha ver uma verdadeira delicia dessa..aff e eu que sou TARADA por limão...!! Delicia mil!

    Bjs e bom domingo.

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS QUE DELÍCIA.MEU MARIDO VAI PIRAR.OBRIGADA PELA RECEITA,COMO SEMPRE ARRASANDO.BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Olá Sam, tudo bem querida?

    Qnto tempooo.....

    Nem me fale em Unimed, aqui na minha cidade é uma porcaria tbém, eu passei mal na terça-feira de carnaval, não tinha bebido, não fumo, enfim... estava com dificuldade para engolir, falta de ar... Fui no hospital e me dão uma inalação.... nem se quer um RX no pulmão, exame de sangue, nada x nada....
    Qndo perdi meu bb, foi a mesma coisa, um descaso total... infelizmente querida, estamos a mercê de muitos medicos que não são nada humanos, só querem ganhar seu dinheiro, viajar, e dane-se os outros.
    Oro sempre para ir ao médico, para que Deus coloque uma pessoa boa, uma mão que queira realmente salvar vidas.
    Enfim, melhoras para o Sr. Pudim...

    Tudo de bom para vcs.

    Um super bj

    Dayane Bastos

    P.S.: duvida: posso colocar limão taiti no lugar do limãocelo?

    bjs

    ResponderExcluir
  4. oi flor....to sempre acompanhando seu blog e testando tudooo...disse tudo mesmo...meus quilinhos a mais é graças à vc hehe
    olha o sistema de saúde tá péssimo em todo o lugar...aqui não muda muita coisa...achava que eu estava protegidíssima com o melhor plano e na hora que mais precisei puft...nao me protegeu nada, o melhor hospital era o pior, os médicos eram da pior espécie, um inferno. na verdade todos os planos estao falindo,,,estão quebrados mesmo, ja se fala em acabar com planos de saúde...uii nem quero pensar! e os médicos aff, esse sao um capítulo a parte, porque se são bem pagos ficam esnobes e nao querem trabalhar com casos críticos, querem só o status e se são mal pagos aí mesmo nem trabalham....é rezar mesmo e pedir a Deus que coloque na nossa frente um bom profissional quando precisarmos...saúde pra vcs!
    ;)
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Coisa mais linda este cupcake. Valeu a pena esperar ansiosa por um post novo.
    Querida, me explica o que é exatamente o lemoncello.
    Melhoras ao maridão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Juci, limoncello é uma bebida "forte" feita com limão siciliano. Há quem diga que é um licor de limão. Aqui em casa eu sempre tenho uma garrafinha pois adoro beber um copinho geladérrimo vez ou outra. Uso também para temperar comidinhas, flambar um creme de cítricos, colocar no bolinho de limão e por aí vai... Bjks

    ResponderExcluir
  7. Sam, que pena q teu feriadão vc passou em hospital, mas coisas q não temos como prever, e qd é com pessoas q amamos é terrível! Mas fico feliz por ter dado td bem. Ai q diliça esse cup, e essa flor de merengue??? quero aprender, se vc um dia puder fazer um vídeozinho adoraria vê-lo...um grande beijo! Saúde e força

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam,
    Nao sei se eh so a saude no Brasil que esta falida nao. Acho que isso se tornou mundial. Do lado de ca do oceano eh uma vergonha tb.
    Espero que o Sr. Pudim esteja realmente bem agora.
    ReCeita maravilhosaaaaaa... meu marido ama cupcakes...rsrs Ele disse que os nossas tem mais sabor...rsrs
    Sam, estou precisando de uma receita fofa de bala de coco pro aniversario da minha filhota aki...vc tem???
    Bjsss
    Carla - Irlanda

    ResponderExcluir
  9. Que bom que tudo está bem com vc e com seu esposo Sam, estava com saudade. O cupcake ficou lindo!

    ResponderExcluir
  10. Sam.
    Que bom que o maridão está em casa, com gente tão carinhosa para fazer cia.
    Fico feliz que ele esteja melhor, e tenho certeza, que ficará 10, com a graça de Deus.
    As pessoas podem estar distantes, mas Deus nunca nos abandona, tenha certeza.
    Você diz que existem médicos e médicos, não é só o sitema de saúde falido, o que me diz do ensino, com tanta faculdade (inclusive medicina),abrindo por aí, pois é "muito lucrativo", o que podem sair delas........que formandos que lidarão com vidas...os valores hj em dia estão mudados, ...efim.
    O Sr. Pudim está melhorando....Saúde para ele.
    Agora esse cupcake, uauhhhhh, está de encher a boca de água.
    Já imprimi, para fazer parte da minha coleção predileta.
    Parabéns.
    Bjs
    Rosana

    ResponderExcluir
  11. Sam ,querida
    Ainda bem que não era nada com o Sr Pudim...
    Bjs e boa 2ª feira

    ResponderExcluir
  12. Ai Sam, eu tô engordando só de ver essas delícias.
    Já estou seguindo vc, várias vezes entrei no blog mas não seguia agora fiz um pra mim e resolvi seguir todos q eu acho legais e vc está no topo. Melhoras pro Sr. Pudim.
    bjs Rosana

    ResponderExcluir
  13. Sam, parece ser maravilhosa essa receitinha!
    Que saudade que eu tava de postar aqui!! Você não sabe o que eu descobri ontem, meu primo conhece o Sr. Pudim!
    Ele é triatleta... Marcus Ornellas!
    Mt pequeno esse mundinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Fê, querida! Muito pequeno esse mundo!!! Hahahaha.... falei com meu marido e ele ficou empolgadão e disse que eles são grandes amigos e que treinavam juntos, iam ao maracanã... Ele perguntou se o seu primo ainda está morando na Itália? Caramba!!!! Muito legal isso! Adoro novos (re)encontros!Hahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  15. Ei Sam!
    Eu sempre digo que essa unimed tá pior que o SUS. Temos que dar graças a Deus por não precisarmos sempre, pois quando precisamos...nem te conto o que já passei qdo precisei de atendimento pra mim e pras crianças...um caos...
    Desejo melhoras pro marido.
    Tenho certeza que depois desse cup maravilhoso ele tá ótimo!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  16. Sam, Marquinhos já voltou da Itália e teve filho!! Guilherme, uma coisa MEGA fofa e gostosa (tá fazendo um aninho em maio).
    Eles tao indo viajar de novo no início de Abril... agora pra França.
    Coincidência melhor não há! Ontem tava mostrando o seu blog pra mulher do meu primo qd ele viu a foto do casório de vcs. Mt bom isso!
    hahahahahahahahha
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Fê, que barato isso! Amei! Agora nós temos que nos conhecer pessoalmente! Quando eu for a Niterói te aviso para marcarmos um papo amigo! Ah, e meu marido pediu para avisar ao Marcus que aqui tem muito lugar para pedalar e correr e que é para ele vir para cá fazer uma aventura básica! E pra variar mandou saudações tricolores! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam!

    Bom saber que agora está td bem, estava com saudades!

    Que cupcake mais lindooo!

    Uma dúvida: substituindo o limoncello por extrato de baunilha, a massa do cupcake vai ficar com gostinho de limão só com 02 colheres do suco da fruta?

    Bjs e fica na Paz.

    Jessica.

    ResponderExcluir
  19. Jessica, tudo bem? Colocando as 2 colheres de limão a massa não fica com o gosto do limão. O gostinho vai vir do recheio. Bjks

    ResponderExcluir
  20. Sam, me adiciona no msn pra fofocarmos! hahahahahaha
    Mandei um email (pro do blog) com o meu msn.
    Bjinhos

    PS: Sou sua fã convicta!! Minha mãe acha o MÁXIMO você compartilhar essas coisas maravilhosas que você faz! Seus cupcakes de Natal me salvaram!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sam, melhoras por Sr. Pudim, tá?

    Eu não tenho termômetro, há alguma outra forma de fazer o merengue italiano? Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. pois é a unimed sempre dá problema, por isso já movi dois processos contra eles....um já ganhei......se fosse você faria o mesmo......ainda bem que não era nada de mais.

    suas receitas estão cada dia melhores!!!!

    grande beijo

    ResponderExcluir
  23. Oi, Paula. tem sim. Depois que a calda começar a borbulhar, toda a operação em fogo baixo, conte 7 minutos no relógio e depois pingue uma gota em um copo com água fria. Essa gota deve estar firme ainda pouco maleável mas não vitrificada. Bjks

    ResponderExcluir
  24. Sam, posso usar cobertura de buttercream nesse cupcake??Ou você acha que não combina?? =]

    ResponderExcluir
  25. Greice, combina sim. Mas coloque umas raspinhas de limão no buttercream para dar uma puxadinha no sabor. Bjks

    ResponderExcluir
  26. Eu acabei de fazer e ficou liiiindo, que pena que nao da para colocar a foto aqui. - Mel

    ResponderExcluir
  27. Oiee!! acabei de fazer os cups, mas achei a massa um pouco pesada, nao ficou tao fofinha, nao coloquei a mistura do leite com as 2 colheres de limao pq talhou e achei que nao daria certo, será que foi isso??
    help-me =]


    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara. O creme talha mesmo ou fica bem encorpado. E é dele que precisamos para reagir com o fermento e fazer um bolo bem fofinho. Da próxima vez não pule essa etapa eu te garanto que ela deixa o bolo muito macio e fofinho! Bjks

      Excluir
    2. Oi Sam, =] obrigada por responder, da proxima vez farei essa etapa 'macabra' hahaha, coloquei muitão de recheio, entao acho que dessa vez ninguem vai perceber mt aqui em casa hahaha
      beijos!

      Excluir

Comentários fofinhos!!!