terça-feira, 22 de março de 2011

Páscoa fofinha: Crepe de chocolate com morango

Eu já falei que eu amo a França? Que por mim nesse exato momento eu estaria teclando de uma casinha de pedra fofa e charmosa com quintal cheio de lavandas no sul da frança? Gosto daquele estilo de quem sabe curtir a vida, gosto dos marchés, gosto de flanar fazendo imensas descobertas em casa esquina, gosto da boa comida, do modo como tratam a comida... toda vez que eu vou a França (fofinha exibida!) eu me sinto em casa. Sinto que eu nasci para morar ali. Pena que o Sr. Pudim não gosta da França e reclama que lá só tem uma praia boa para surf. Bregão!!! Que cabecinha de pipoca que ele tem! Todo esse discurso pró-França foi só para apresentar outra sobremesa rápida, fácil e chocolática para nossa páscoa. Eu adoro crepe doce e acho uma sobremesa muito fácil de ser feita. Esse crepe é um sonho e o melhor a massa pode ser feita com bastante antecedência.

Crepe de baunilha
Rendimento 15 discos de 18cm de diâmetro cada
- 1 xícara de farinha
- 1 e 1/2 xícara de leite
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sopa de açúcar
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
Modo de preparo
Usando um fouet  misture, em uma tigela, o leite, a água, a baunilha, os ovos, o sal e o açúcar.  Aos poucos vá misturando a farinha. Ao final acrescente a manteiga. Mexa bem para não deixar nenhum gruminho. Leve a mistura a geladeira por 2 horas. Mexa novamente antes de usar. Esquente uma frigideira, unte com um pouquinho de manteiga e faça os crepes. Eu comprei aquela frigideira para crepes da tramontina e uso uma concha padrão que cabe extamente a quantidade necessária para fazer um disquinho bem fininho.
Os crepes podem ser congelados por até 3 meses. Depois é só descongelar, rechear e mandar brasa. (data é pouco, hein?)


Recheio (ai, ai... tô salivando!!! Fica muito bom!)
- 2 xícaras de morangos cortados em rodelas
- 250g de chocolate ao leite bem picadinho
- 1 potinho de nutella
- 16 discos de crepe
Modo de preparo
Passe uma camada fina de nutella por todo o crepe. recheie 1/4 do crepe com morangos. Salpique chocolate pelo crepe. Feche ao meio e depois ao meio de novo. Dobre de modo que o 1/4 de morango fique nesse "triângulo".

 Leve a frigideira quente. Esquente de um lado e depois vire e esquente do outro (1 minuto cada lado).

Molho de chocolate
- 120g de chocolate amargo picadinho
- 1/4 de xícara de licor de chocolate ou conhaque
- 100ml de creme de leite uht
Modo de preparo
Leve ao fogo tos os ingredientes mexendo bem até o chocolate derreter.

Montagem: Coloque 2 crepes no prato, coloque um pouquinho de molho, faça um enfeitinho com morango e sirva bem quente.
Já comi essa versão com cereja e também com banana. Mas o crepe de morango fica imbatível! Bjks

21 comentários:

  1. Oi Sam, tudo bem?
    Acabei de jantar e veio essa maldade para mim.... (isso é muita maldade para uma pessoa só)
    Essa opção para imprimir é super bacana, adorei e já imprimi tudoooooooooooo....
    Bj grande

    Dayane Bastos

    ResponderExcluir
  2. Ja falei o quanto amoooooooooo suas receitas?Eu amo apesar do meu corpinho não estar muito em cima kkkkkk,não tem problema,o bom da vida é comer bem.beijos

    ResponderExcluir
  3. Tô amando essa páscoa fofinha!!!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam, eu também amo a França ! E a culinária lá é simplesmente magnífica. A última vez que fui para Paris comi em um bistro chamado Le Petit Pontoise que ficava no Quartier Latin e meu Deus !!! Não consigo nem explicar ! Comida para lá de divina. Próxima vez que você for, se ainda não conhece, vale a pena parar para um jantar. O preço é ok e a comida é espetacular.

    Amo crepes ! Mas nunca arrisquei fazer. Vou aproveitar que deu uma esfriadinha e convidar alguns cobaias para fazer uma noite de crepes aqui em casa qualquer dia desses e depois te conto !

    Para a sobremesa já anotei a receita.
    Beijos fofos para ti !

    Lys

    ResponderExcluir
  5. Sam, acredita que eu estava hj pensando em te perguntar se vc já tinha feito aqueles bolos de creme (Mile crepe), vi uma receita e tava querendo experimentar (e é justamente de morango! que coincidência!
    Você preparou coisinhas bem inusitadas para nossa páscoa né? estou amando as dicas de sobremesa!
    Sam, tava aqui pensando agora, o fato do seu espôso não ser mt fã de doces tem pelo menos uma vantagem: com uma esposa cozinheira de mão cheia como vc, se ele gostasse já estaria com uns 200 quilos!! haha! (brincadeira Sam, brincadeira). bjus

    ResponderExcluir
  6. ai, me rasguei td aqui neste exato momentooooooooooooooooo...minhas bichas querem creme heheh
    bj

    ResponderExcluir
  7. Fotos de dar água na boca!!!
    Parabéns Sam!!
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  8. Nem te conto!? Fiz ontem a noite mesmo essa delícia!!! Tinha um moranguinho na geladeira dando mole e mandei ver! Que massa maravilhosa! Amei! Muito bom! Beijos

    ResponderExcluir
  9. oi Sam, adoro suas receitas e seus posts bem humorados...
    acho lindo e romantico a França - nos meus sonhos e viagens pela net, pois ainda não tive a oportunidade de conhece-la, qdo fui a Europa até cogitei de ir, mas como era fe´rias de verão, o euro lá em cima e alta temporada, preferi curtir onde estava e quem sabe, outra vez, conhecer os campos de lavanda!
    um gde beijo e estou curiosíssima para ver suas artes de páscoa
    ótimo dia

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam td bem?

    Eu não gosto muito da França, mas não posso negar quem em relação a comida, os franceses arrasam!

    Eu esqueci de comentar que achei super prático o link para baixar/imprimir os posts, ajudam muito mesmo, ainda mais que eu imprimo tudo no trabalho! Rsrsrsrs

    E outra coisa... li em algum dos seus posts que vc estava finalizando uma apostila que estaria disponível para a venda. Como anda esse projeto???

    Bjs e nem preiso dizer que a receita é de dar água na boca!

    Bjs,

    Jessica.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sam. Pq vc não autorizou meu comentário?
    Escrevi alguma coisa que vc não gostou? Nção me lembro.
    Me desculpe, se falei, não foi minha intenção. Tô escrevendo por aqui pq não sei como falar com você. Amei sei blog e agora só faço o que vc fala.
    Bjks,
    Isabella

    ResponderExcluir
  12. Aiaiai Sam, desse jeito você mata a gente!! Ainda bem que eu sou sua vizinha e posso dar uma escapadinha lá na sua casa qualquer dia pra conferir hahahaha bjos sua fofa!!!!

    ResponderExcluir
  13. Isabella, imagina! Eu estava esperando para te responder com um post que estou elaborando sobre a ganache. Me manda um e-mail que eu te adianto o assunto fofurice@gmail.com Bjks

    ResponderExcluir
  14. oi sam ..sei que estou em divida com vc ..não ando passando muito poraqui..minha internet está um horror..mas sempre dou uma olhadinha e fico maravilhada
    amiga .posso chamar assim? então eu gostaria de saber se eu posso fazer uma ganache simples mesmo para confeitar o cupcake mas com chocolate fracionado de boa qualidade ...pode ???
    ai como adoro suas receitas divinas
    bjocas e tudo de bom
    www.artesdasadhia.blogspot.com
    sadhiahage@hotmail.com
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sadhia. Tudo bem? Claro que pode me chamar de amiga. Olha só... poder usar chocolate fracionado, pode. A ganache fica mais dura por conta da quantidade de gordura. A diferença de preço é tão pequena que eu acho que nem vale a pena usar chocolate fracionado! A diferença de qualidade é tão grande! Larga ele de mão, larga! Hahahahahahaha.... sou muito metida, né?! Bjks

    ResponderExcluir
  16. Olá Sam!
    Sou a sua mais nova seguidora! Tive que ficar, claro! Com tantas delícia publicadas... difícil resistir! Assim como você, sou apaixonada pela culinária. Espero poder aprender muito com você. Se tiver um tempinho, visite o meu blog novinho-em-folha...rs. Ainda estou engatinhando, mas um dia chego lá!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sam, td bem?

    Lhe enviei um email com convite para um evento de internet chamado youPIX. Quero muito contar com a sua presença... você recebeu?
    bjo

    ResponderExcluir
  18. Sam, minha flor de açúcar! Quero saber quando vai postar no seu site modelagens de páscoa em pasta americana. Na verdade eu consegui uma receitinha porreta de pasta de Leite Ninho, mas não consegui muito sucesso na modelagem das cenourinhas... ZERO de prática com pastas, hahahhha
    Videozinho, tã nã nã!
    Videozinho, tã nã nã!
    Videozinho, tã nã nã!

    ResponderExcluir
  19. Sam, minha ídola cupcakérica gastronômica! Quando teremos videozinhos da páscoa de pasta americana???
    Bjocas

    ResponderExcluir
  20. Adorei a receita vou fazer e depois conto como ficou! beijos

    ResponderExcluir
  21. Nooooooooooooooosssaaa!!!!! Que desbunde de creeepe!!! Vou fazer agora mesmo!!! rsrsrsrs bjs

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!