quarta-feira, 13 de abril de 2011

Páscoa fofinha: Panna Cotta de coco

Eu sou uma criatura extremamente passional e muito, muito, muito exagerada! Ouso a dizer que se o exagero fosse personificado eu seria uma séria candidata ao cargo! E isso se reflete no meu paladar! Eu sou capaz de escolher um restaurante para almoçar pensando na sobremesa especialmente se a sobremesa for dulcíssima, azedérrima ou bem amarga (restrito ao chocolate). De uns anos pra cá aprendi a apreciar sobremesas mais equilibradas e o que antes parecia ser super sem graça hoje habita o meu top 20 de sobremesas. Um bom exemplo disso é a Panna Cotta. Não existe sobremesa mais fácil de se preparar. O grau de dificuldade é bolota (bolota é o zero gordinho) e é chic, versátil e um pouco levinha.

Panna Cotta de coco com caramelo azedinho
Rendimento 6-8 porções
Ingredientes
- 600ml de creme de leite fresco
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha (eu enfio baunilha em tudo. Sinta-se a vontade para subtraí-la.)
- 1/2 (12g ) envelopinho de gelatina sem sabor
- 3 colheres de sopa de água
- 100g de coco ralado fresco (se for usar de saquinho use o sem açúcar)
Modo de preparo
1) Hidrate a gelatina sem sabor nas três colheres de sopa de água. Reserve.
2) Em uma panela de fundo grosso ferva o creme de leite com o açúcar. Retire do fogo e acrescente a gelatina hidratada, o coco e a baunilha. Mexa bem até que a gelatina esteja bem dissolvida. Distribua em forminhas, copinhos ou uma grande forma. Cubra bem e leve a geladeira por 4 horas.

Caramelo
- 1/2 de xícara de açúcar
- 1/4 de xícara de água
- 4 colheres de sopa de suco de limão siciliano (como eu gosto de um azedume eu coloco suco de 1 limão inteiro!!!)
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso caramelize o açúcar. Depois de caramelado acrescente a água. Mexa bem até o caramelo dissolver todo na água. Dê o ponto de bala mole. Ao final junte o suco de limão. Espere esfriar e coloque uma colher bem generosa sobre a panna cotta.
Arabesco: Leve a sobrinha da calda para o fogo novamente e dê o ponto de crosta dura. Faça riscos com o auxílio de um garfo sobre o silpat ou papel manteiga. Assim que esfriar vai estar bem durinho e bonitinho para decorar a panna cotta. Use imediatamente.

9 comentários:

  1. Sam querida,esse ano comi pela 1ª vez a panacota e tb amei...A que provei era de frutinhas vermelhas...Deliciosa e até tirei foto pra não esquecer nenhum detalhe dela...kkk
    Essa de caramelo deve ser muito boa...A cara tá ótima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa é mega simples mesmo Sam!!
    Adorei a receita, não conhecia!
    As fotos ficaram lindas, lindas mesmo!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que luxo! Achei o máximo! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Sam adoro seus comentários.
    Você realmente se adora e se diverte com o que faz.
    Parabéns pelas receitas, dicas, e broncas.
    Rosana

    ResponderExcluir
  5. Que fácil de fazer!! A primeira vez que comi panna cota foi em Londres, e achei deliciosa, mas me pareceu algo super difícil de fazer e custou tão caro!!!!!!
    Vou fazer este fim de semana aqui em casa para que todos possam experimentar.
    As fotos ficaram deslumbrantes.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Fiz panna cotta uma vez, daquela que desenforma e põe calda rubi (ô caldinha deliciosa, pelamor!!!). Realmente é bem fácil de fazer, só achei que a gelatina deixou a receita meio aguada. A sua ficou assim também?

    Alessandra
    akconfeitaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que delícia é essa? Panna cotta de coco! Acho que você já foi batizada aqui na bahia também. Aqui nós usamos muito o coco e seus derivados em nossa comida e sobremesas. Adorei, mas acho que quando eu fizer vou penerar antes de porcionar. Não gosto do flocos de coco em sobremesas cremosas. E essas fotos ficaram lindas.
    Sam, fiz um bolo e um post sobre o mesmo em meu blog. Use Sour cream na receita e linkei uma receita de seu blog para exemplificar o uso do mesmo. Posso? :)

    ResponderExcluir
  8. Alessandra, não ficou aguada não. Ficou no ponto! Agora a calda de rubi realmente é um luxo! Bjks

    ResponderExcluir
  9. Francis Patriarcha8/5/11 1:11 PM

    Geeeeeeeeeeeeente, vc é tudo que há. Me apaixonei pelo seu blog, por vc, pela Ramona e até pelo sr. Pudim (com todo respeito). Seu jeito meio atrapalhado lembra muito alguém (eu)pena que não sei muito na cozinha, mas pra agradar o maridão arisco de tudo, sua linguagem aproxima tanto que lendo seus comentarios parece que estamos batendo papo uma amiga de infância, é tudo muito, muito apaixonante e "fofo" mesmo.Virei sua fã.

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!