segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cupcake de brownie

Esteticamente falando o cupcake de brownie é feinho! Tadinho... porque ele cria aquela casquinha por fora e costuma fazer uma leve depressão no meio. Mas é tão, saboroso, tão saboroso que a gente até esquece a feiurinha dele. Feiurinha essa que é facilmente contornada com uma generosa cobertura.  Eu já percebi que existem duas maneiras (ou mais) de se preparar brownie. Numa os ovos são batidos com o açúcar o que confere uma casquinha "mais casquenta", na outra os ingredientes não misturados no chocolate derretido e nessa versão o brownie fica mais "embatumado" (olha a gíria de quem morou em Minas, uai!). Fica úmido e com pouca, ou nenhuma, casquinha o que é melhor para fazer pirulitos e usar cortadores. Então decidi assim: para comer como sobremesa prefiro a versão casquinha para trabalhar e modelar prefiro a versão embatumado! Já vimos a receita do brownie casquinha aqui.

Cupcake de brownie (tirei a receita daqui)
Rendimento 12 unidades
Ingredientes
- 120g de chocolate amargo picadinho
- 1/2 xícara de manteiga com sal
- 1 e 1/4 de xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 3 ovos
- 3/4 de xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de nozes picadas grosseiramente (pode substituir por macadâmias, amêndoas, pistache, avelã, castanha do pará...)

Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 180°C.  Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
2) Misture a manteiga com o chocolate e derreta-os em banho maria. Mexa bem até que o chocolate esteja derretidinho e a mistura esteja uniforme.
3) Tire do fogo e a mão, ou na batedeira, misture o açúcar. Bata bem. Junte os ovos um a uma batendo bem após cada adição. Acrescente a baunilha e continue mexendo bem. Por fim junte a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Adicione as nozes e mecha delicadamente.
4) Encha 3/4 de cada forminha com a massa e leve para assar por 20-25 minutos. Fazendo o teste do palitinho: o palitinho deve sair com pedacinhos de bolo ainda úmidos. Não seco nem com massa liquida.
5) Retire os bolinhos do forno e deixe descansar na própria forma por 5 minutos. Depois retire-os e os coloque numa grade de resfriamento. Deixe esfriar completamente para colocar a cobertura.

Metade da maldade
P.s. Para quem ficou na dúvida aqui vai a confirmação: a receita não leva fermento mesmo, ok?!
Nota da maldade: Eu fiz esses cupcakes ontem e trouxe hoje para a galera do trabalho se deliciar um pouquinho e eis que a maioria dos "degustadores" afirmaram calorosamente que de todos os cupcakes de chocolate que eu já oferecera a eles essa era a melhor receita de todas! (Mas, hein?!) E olha que aqui (percebeu que eu tô matando o trabalho "fofocando" no blog?) só tem chocólatra de primeira! Tô boba! E o pior fiz uma promessa, em nome da recuperação do Sr. Pudim, de passar 2 meses sem chocolate!! Tô no meio da pagação da promessa e tenho que escutar essa sem comer nenhum pedacinho. Fico só no gosto da lembrança e sentindo o cheirinho! Que triste.... tô arrasada!

35 comentários:

  1. Noooosa Sam! Vc é mesmo muito má! Mas eu adoro as fotos dos cupcakes (e outras delícias que vc prepara) cortados prá gente poder ver como é a textura e ficar morrendo de vontade de dar uma mordida! Nem precisa de cobertura mas, em se tratando de cupcakes, é muito digno ter uma bem caprichada como esse ganache que vc usou. A flecha do cupido parece ser fácil de fazer mas a sua criatividade é tudo de bom, além do capricho com essa fita bordada "vestindo" o cupcake. Como sempre, vc arrasou! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo que ficou nem parece que nasceu feio, e deve ser uma verdadeira delicia,

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Sam, amei as receitas e a flexinha então... ficou lindinha demais!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oi Sam! Boa tarde!
    Semana que vem tenho consulta com minha endócrina e te juro que vou colocar a culpa em vc por não ter perdido meus quilinhos extras!
    Estou cada vez mais viciada em seu blog!
    Beijinhos
    Celeste

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam. Essa receita não leva fermento, não?
    Ah! Gostei do assunto serio sobre a ganache. Vou esperar!
    Bjks
    Luana

    ResponderExcluir
  6. OI SAMANTHA. VOCÊ VAI ENSINAR ESSA DECORAÇÃO COM VIDEOZINHO? ESPERO QUE SIM.

    SEM QUERER ABUSAR, JA ABUSANDO... VOCÊ PODERIA FAZER UM VIDEO ENSINANDO A FAZER O MERENGUE ITALIANO PARA FAZER O ESPIRAL DA COBERTURA DO CUPCAKE? QUERIA FAZER PARA PRESENTEAR MEU MARIDO NA MANHÃ DO DIA DOS NAMORADOS (QUE TAMBÉM É NIVER DE CASAMENTO - 27 ANOS). QUERIA DAR ALGO FEITO POR MIM.

    TESTEI DUAS RECEITAS SUAS DE MERENGUE ITALIANO QUE ESTÇAO NO BLOG PQ MEU MARIDO NAO PODE COMER CHOCOLATE. MAS NENHUMA DEU CERTO PARA FAZER O ESPIRAL. FICOU MOLE.

    SERÁ QUE VC PODE FAZER UM VIDEO PARA A GENTE COM O PASSO A PASSO DO MERENGUE ITALIANO E DE MARSHMALLOW PARA FAZER O ESPIRAL?

    DESCULPE O ABUSO!
    BJKS

    ResponderExcluir
  7. Oi Flor,

    Estou participando de um concurso de porta lenços no Blog Feltro Aholic e gostaria de pedir seu voto.

    Segue o link da votação:



    http://feltroaholic.blogspot.com/2011/05/esclarecimento-e-votacao-final.html


    Basta comentar : Karen Kessler - 19

    Ficarei muito feliz se receber seu voto!!

    Super obrigada!!

    Beijos,

    Karen
    bykarenkessler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh que maldade x.x
    Agora fiquei com vontade D:

    ResponderExcluir
  9. hannahdesigner23/5/11 5:23 PM

    Oi Sam! Como sempre nos surpreendendo com as suas delícias. Meu marido está viajando a quase 1 mês, e voltará nesta quarta-feira. Com certeza vou aproveitar para fazer uma comidinha bem gostosa e como sobremesa esse delicioso cupcake, obrigada pela dica. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sam! esse cupcake deve ser perfeito estou com agúa na boca rsrsrs eu não estou fazendo promessa mas estou numa reeducação alimentar rigorosa tbm dá no mesmo rsrsrs Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Sam, ficou lindo. Babei aqui. Que decoração fofa.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  12. SAM, TAMBÉM TO DE PROMESSA!!!! MEU DEUS.... UM MES SEM DOCE NENHUM!!!! Minha mae diz que essa promessa é pra quando eu quero uma coisa de verdade... Se eu fizer essa promessa, é pra que a coisa aconteça mesmo, pq ela me dói tanto, tanto, que eu faço só no desespero... Acredita que fiz essa promessa pra passar de primeira na prova da OAB??? E pior que passei... fiquei um ano sem doce... lá pro meio do ano nao sei se preferia ter passado na prova, ou comer um brigadeirinho... Mas como o assunto é com Deus, nao dá pra furar, né??? KKKKKKKK
    É isso, tb to no trabalho... Era só pra ser solidária mesmo!!!BJos e responda meu e-mail, tá?

    ResponderExcluir
  13. Huuummm! achei feio, não! Uma cara de maraviolhoso! Vou tentar fazer! Bjo! Tati.

    ResponderExcluir
  14. Que cupcake mais lindoooo =D E de brownie então, deve ser maravilhoso!!!
    Acho que vou tentar essa receita por aqui... Mas sem toda a decoração porque ainda preciso aprender muitooooo pra isso =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  15. Oi, uma amiga me falou do seu blog e ja dei algumas , muitas navegadas nele. Nem preciso dizer que amei, pois estou comecando agora a fazer cupcakes.Nem preciso dizer que ja me apaixonei pelos bolinhos. Gotaria de algumas dicas sobre os mini cupcakes, algumas receitas que fiz achei que eles ficaram meio secos. Voce tem alguma receita especial para os minicupcakes? Obrigada, voce e' otima. Cris.

    ResponderExcluir
  16. Eu vou sonhar com esse cupcake!!!
    que maudade que vc faz com a gnt!!!
    vou fazer no fim de semana! aiai minha dieta!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sam . Encontrei seu blog por acaso e estou apaixonada! Amo artesanato , livros, filmes , etc.. e amo bolos! Em julho faço um curso no senac para me aprimorar e fazer melhor o que os outros acham que faço muito bem, mas que aos meus olhos ainda está longe de ser nota 7. Seu blog é encantador, tem uma estética muito boa e estou voltando ao mercado . Claro assim que terminar a reforma na cozinha, para poder trabalhar melhor. Voce agora é meu modelko. Sabe que eu tenho um blog e nunca escrevi nada nele? Suas receitas sao lindas e vou fazer algo seu pro dia dos namorados! abçs

    ResponderExcluir
  18. Hummmm.. Que Deli Sam!!
    VC é simplesmente D+.. Apesar de nao comentar sempre, afinal vejo seu blog daqui do trabalho (por sinal tô comentando escondido.. kkkk =D), sou leitora de carteirinhaaaa.. Todos os dias passo aqui pra conferir sua delicias!!
    Parabénsssss.. Que talento, hein?! kkk =D Que Deus te abençoe cada vez mais!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Samantha Whupppeeee!!!!

    gente, que delícia encontrar vc aqui!!! tô surpreendida e fascinada com os rumos da tua vida menina! lindo, super delicado e fantástico. Amei!

    Bjãoooo! Flávia Azevedo, da UCB, ex-CACTOS

    ResponderExcluir
  20. Flaaaaaaaavia!!! Tudo bem? Me manda um e-mail pra gente fofocar muitão!!! Quantas saudades!!! Bem vinda ao blog! Bjks

    ResponderExcluir
  21. Maravilha esta receita, uma delícia. Tenha uma boa semana. Um abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  22. sam, isso é um pecado! vou testar pra ontem! bjossss

    ResponderExcluir
  23. Feio nada!! Dá para perceber o quanto está gostoso e por isso para mim está lindinho!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. sam, eu fiz , e nao deu certo D: murchou todos , fiquei mto triste he , porque sera?

    ResponderExcluir
  25. Gente, que delíciaaa!!!! Acabei de preparar e comer 3 cups-brownies de uma vez, ainda quentinhos! Fiquei com pensamentos gordinhos de acompanhá-los de sorvete de creme...hehehehe
    Sam, você é a fada dos cupcakes! Sou sua fã!!!
    Bjkas! ;)

    ResponderExcluir
  26. Patrícia, eu amo esse cupcake e sempre como com um sorvetinho básico!!! Bjks

    ResponderExcluir
  27. Adorei sua receita. Ficou uma delícia. Bjss

    ResponderExcluir
  28. Opa! Adorei a receita! Fiz, ficou um espetáculo. Só que demorou uns 40 a 50 minutos, em vez de 20 a 25. Só que a ganache q fiz ficou meio molinha, não muito firme. Mas ficou delíííciaa! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  29. Ola..... tenho acompanhado seu blog ja um tempinho ja... .e pra mim esse mundo dos blogs ainda é novidade... eu acabei de criar o meu e estou começando a ter ideias legais.... ja fi algumas receitas suas ... e que ficaram show de bola !! parabens pelo seu trabalho !!

    ResponderExcluir
  30. Oi sam. Eu de novo por aqui perguntando rs. A colher de extrato de baunilha é de que (café, cha...)? Bjokas

    ResponderExcluir
  31. Oi, Sam :)
    Essa receita que você passou é a do brownie 'embatumado'? Se não, qual é a melhor receita que eu posso usar para cortá-lo com cortadores?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela, essa receita dá para cortar com cortadores. Aumente a quantidade de farinha para 1 xícara e espere 24h para cortar. Bjks

      Excluir
    2. Obrigada :)
      Difícil vai ser manter um tabuleiro de brownie durar 24h, inteiro, aqui em casa! Vou isolar a cozinha para evitar er, "ratinhos"...

      Excluir

Comentários fofinhos!!!