Tem gente que conhece como eclair e tem gente que conhece como bomba, no meu caso é bomba mesmo! Bomba é uma palavra engraçada, né? O significado as vezes nem tanto... algumas palavras me fazem rir como farfalhar que tem som exato do significado, assim como bomba, outras me fazem gargalhar como a feia palavra FRONHA! Hahahaha.... não consigo falar essa palavra sem rir. Que palavra fanha e estranha para um artigo tão fofo que suporta nossos sonhos! Fronha! Hahahaha... devaneios a parte....Por muitos anos a bomba figurou como uma das minhas sobremesas favoritas muito provavelmente porque antigamente as docerias não tinham essa diversidade de doces chocoláticos, tinha apenas um rocambole, um canudinho com fios de ovos, fatias de bolo, petit fours, brigadeiro e a bomba recheada com creme, chantilly, doce de leite ou creme de chocolate e coberta com fondant. A massa da bombinha que é conhecida como patê à choux, ou massa choux é bem fácil de fazer e é o tipo de sobremesa que faz a maior presença e é muito, muito, muito, muito, muito simples de fazer. Eu já fiz várias receitas mas a que mais me agradou foi essa que eu aprendi no Prato Fundo. Aliás quem não conhece o blog vale a visita pois o mocinho do blog é ótimo, sincero e as receitas são tiro e queda.
Massa Choux
Rendimento 15 bombinhas de 10cm
Ingredientes
- 1 xícara de água (eu profano a receita e uso 1/2 de água e 1/2 de leite acho que fica mais gostoso;)
- 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 1 xícara de farinha de trigo peneirada
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 4 ovos
- Silpat ou papel manteiga, saco de confeitar, garfo e água
Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 200°C. Forre a assadeira com silpat ou papel manteiga.
2) Em uma panela de fundo grosso coloque a água e a manteiga e leve ao fogo alto até ferver. Retire do fogo e junte de uma só vez a farinha, o açúcar e o sal. Volte ao fogo e misture bem até formar uma bola bem lisinha sem nenhum carocinho de farinha. Tire do fogo, coloque a bola numa tigela para não cozinhar demais. Deixe descansar por 5 minutos.
3) Junte os ovos 1 a um mexendo com uma espátula firme, muita vontade e muque firme até deixar a massa bem lisa. Repita o processo com cada ovo e bata bem a massa até que esteja homogenea e brilhante (pode ser feito na batedeira com o batedor folha). O ponto certo da massa é fácil de achar, coloque uma quantidade na ponta dos dedos indicador e polegar, a massa não pode escorrer e tem que formar um fio grosso. Dá uma olhada (tirei a foto daqui)
4) Coloque a massa num saco de confeitar descartável, corte a ponta e faça tiras de 10cm, deixe um espacinho entre as bombinhas. Molhe o garfo na água e achate, levemente, a massa passando o garfo por toda a extensão.
(Foto do blog Croque-Camille) |
5) Leve ao forno obedecendo a seguinte ordem:
- 5 minutos: Aumente a temperatura para 230°C.
- 15-20 minutos: Baixe a temperatura para 200°C e asse até que estejam douradas.
- 10 minutos: Baixe a temperatura para 180°C para que as bombinhas sequem.
6) Deixe esfriar dentro do forno.
7) Recheie, cubra se quiser com fondant, chocolate ou outra cobertura e sirva em seguida. Sirva ainda crocante se deixar recheado por muito tempo perde a graça!rs
Congelamento: As bombinhas podem ser congeladas por até 1 mês. Bastando apenas tirá-las do freezer e colocá-las no forno pré-aquecido a 200°C por 5 minutos antes de serví-las.
Creme de chocolate
Esse creme é o mais coringa de todos, serve até para fazer voltinha no cupcake. Muito bom, mesmo!
Ingredientes
- 200ml de leite condensado
- 200ml de leite integral
- 3 gemas peneiradas
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 200g de chocolate amargo 70%
Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes exceto o chocolate. leve ao fogo baixo mexendo bem até formar um creme tipo mingau molinho. Junte o chocolate amargo e mexa bem até derreter.
2) Transfira o creme para uma tigela, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 3 horas. O creme vai estar firme e muito macio.
3) Corte as bombinhas ao meio e recheie ou faça furinhos no fundo e recheie com bico.
Para essa coberturinha mas rústica eu misturei 1/4 de xícara de chocolate amargo 70% derretido com 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro. Formou uma papinha bem grossa e crocante. Passei por cima das bombinhas e alisei com um garfo. Bem simples e bem gostosa.
Metade da maldade
Metade da maldade
Amiga, tô nessas bombinhas!!! Farfalhar foi massa agora fronha é muito estranha! Achei mais uma que rí ao façar fronha! Amanhã farei minha primeira patê choux. É a mesma do churros? Acho que sim. Tim-Tim e beijos
ResponderExcluirMozão, rústico é coisa de quem faz coisa feia e que dar uma perfumada na parada para ver se cola. Muuaaaaahahahahaha! Como é bom parafrasear você, né? E não venha me dizer que estou usando a sua frase contra você! Brincadeira, amei a bomba de doce de leite! TLV!
ResponderExcluirnooooosssa q deliciaaaa!!!!!!!
ResponderExcluirBjs
Andreia
kkkkk fronha realmente é muito engraçado, nunca tinha pensado nisso e olha que moro em um Estado (Ceará) que é cheio de palavras engraçadas, com direito a dicionário p o turista não se perder por aqui.
ResponderExcluirSam adorei a Bomba, vou fazer p meu Sr Doce (graças a Deus ele naum come só pudim rsrs)
Hummmmm...parece realmente deliciosaaaaa...
ResponderExcluirE Sam....esse creme fica bom mesmo no cup???...vou tentar hein??!!!..tentei fazer a rosa hoje cedo....acordei empolgada...kkkkk..nao ficou 100% ainda mas chego la amigaaaa....eheheheh
Beijos
P.S. ontem postei no correio sua caixinha....loguinho ela esta aí....beijoooo
Luziléa, pode fazer sem medo de ser feliz! Fica firme e delicioso vou fazer e depois mostro aqui... aliás acho que já tenho uma foto com o creme da bomba confeitando meu cup. Güenta aí que já, já posto! Bjks
ResponderExcluirTo no aguardo..kkkkkk
ResponderExcluirBjo
Oi, uma perguntinha:
ResponderExcluirPara o recheio, o chocolate meio-amargo pode ser o fracionado?
obrigada!
Oi, Anônimo, acho que não vai ficar legal com chocolate fracionado. Bjks
ResponderExcluirQuerida, que bomba gostosa! Ainda bem que eu comi ao menos umas 3! Kkkkkk... Bjs, Jess
ResponderExcluirChuchu de Lancret, amei a receita e amo o Vitor Hugo também! Sigo o PF há anos... Beijos Rosemeire
ResponderExcluirOi Sam! Preciso muito te pedir desculpas pela falta de comentários por aqui. O problema é que desde março, quando caiu um temporal com raios que acabaram detonando os PCs aqui de casa e mesmo depois, quando achava que já estava tudo resolvido ainda me dão dores de cabeça, com a lentidão ou interrupção da conexão. É claro que tenho acompanhado tuuuudo o que vc tem feito e mostrado aqui prá gente mas eu simplesmente não conseguia postar meus comentários. Vamos ver se agora eu consigo falar das fofurices (vou voltar lá atrás e comentar em algumas postagens, posso?). Ah, eu também acho o blog do Vítor Hugo muito bom. Ele tira de letra as experiências culinárias dele, além de ter um bom humor delicioso, assim como vc.
ResponderExcluir*Ah, vi que o Sr. Pudim da Sam Fofinha postou por aqui...A risada dele foi sinistra, hein...hahaha! Pô, ele comeu a bomba com recheio de doce de leite!!!
Essa bomba da foto ficou com uma cara ótima! Mesmo depois da Páscoa e com muito chocolate, ainda assim fica difícil resistir a tudo isso que vc faz.
Super beijo, flor! Me perdoa, tá! Estou sempre por aqui, firme e forte!
Lu Yoko, amiga você mora no meu coração! Não vou mentir até o Sr. Pudim perguntou de você!!! HAhahaha... e a risada dele deu medo mesmo! Muito medo! Enfim, bem vinda de volta aos comentários e fique a vontade pois aqui você está em casa! Bjks e Saudades, Sam
ResponderExcluirOi Sam td bem? Essa cobertura fica firme nos cupcakes mesmo no calor? Moro em Cuiabá e aqui é muito, mais muito quente bjos
ResponderExcluirLais, querida! Acho que como toda cobertura que tem chocolate como base ela não segura bem no calorzão! Calorzinho ainda vai... Bjks
ResponderExcluirAmo esse doce e sempre tive medo de fazer e dar errado, achava que era dificil..mas pelo o que vc falou.. parece ser mais simples :)
ResponderExcluirQuantas rende?
ResponderExcluirObrigada.
Quantas rende?
ResponderExcluirObrigada.
Fiquei em dúvida: O chocolate é em pó ou em barra? Grata!
ResponderExcluirOi, Avagana. É em barra. Bjks
ResponderExcluirBom dia Sam,
ResponderExcluirestou aprendendo a fazer cupcakes e venho acompanhando seu blog há um tempinho. Já aprendi a fazer o ganache de chocolate para usar na cobertura e agora quero aprender a fezer esse creminho. Posso substituir o chocolate amargo 70% por meio amargo?
Parabéns pelo maravilhoso blog!
Abraços,
Renata Barreto
Oi, renata. Pode sim! Bjks
Excluir