domingo, 5 de junho de 2011

Cupcake de brigadeiro

Essa semana foi um 'vuco-vuco' danado na minha vida e o ápice foi a gentileza fenomenal proporcionada por um cidadão bacana que levou a força a minha máquina fotográfica! Tal evento simpático me forçou a comprar uma nova. Aí teste vai, teste vem, manual de 92 páginas para ler... só hoje tive tempo de entender (mais ou menos) como a dita cuja funciona.  Hoje eu estou numa vibe confort food então resolvi fazer um cupcake de brigadeiro que também é uma ótima sugestão para o dia dos namorados. Quem é que não gosta de brigadeiro? (Eu sei! Meu marido! hahahaha...) E enquanto eu fazia a receita lembrei que eu nunca havia postado sequer uma receitinha de cupcake de brigadeiro! Como assim?!?!
Cupcake de brigadeiro
Rendimento 16 cupcakes
Ingredientes
- 5 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de manteiga derretida
- 1 xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento 2 vezes.
1) Na batedeira, em velocidade media-alta, bata  as claras em neve bem firmes. Continue batendo na mesma velocidade e siga acrescentando as gemas uma a uma. Acrescente o açúcar e continue batendo.
2) Diminua a velocidade para média baixa e junte a manteiga derretida em um único fio. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater.
3) Diminua a velocidade para baixa e incorpore delicadamente a mistura de farinha de trigo. (Essa parte não deve durar mais que um minuto e meio)
4) Preencha cada forminha com 3/4 da massa e leve para assar por 15-20 minutos. Faça o teste do palito. 
5) Deixe esfriar na forma por 5 minutos depois transfira para uma grade de resfriamento.

Recheio e cobertura
Ingredientes
- 2 latas de leite condensado
- 2 colheres de sobremesa de manteiga
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 100ml de creme de leite
- Granulado

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Leve ao fogo alto mexendo bem até ferver, quando começar a ferver abaixe o fogo e dê o ponto de brigadeiro de enrolar (5 minutos após fervura aprox.). Espere esfriar.
2) Separe 3/4 da receita para cobrir os cupcakes. Misture esse 1/4 restante com o creme de leite e recheie os cupcakes.
3) Cubra os cupcakes com colheradas de  brigadeiros (alise com uma espátula depois) ou faça voltinhas usando o bico 1M da wilton.
Dá uma olhada na voltinha...
P.s. Gravarei o vídeo do cupido dentro em breve! Bjks

30 comentários:

  1. Coisa mais linda esse cupcake de brigadeiro =D Realmente, confort food total... Uma ótima pedida pra um domingo, pra preparar pra mais uma semana que está por vir =D

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu sou a Cris que postou um pedido sobre os minicupcakes, sera que esta receitaz e' boa para os mini? Ainda ontem testei uma receita de chocolate nos mini e nao deu certo. Preciso uma receita de chocolate para fazer minicupcake se possivel HELP... Obrigada. Cris.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, adorei!!
    Obrigada pela receita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris. Tudo bem? Teoricamente toda receita serve para qualquer cupcake o que muda é o tempo do forno e a quantidade de massa que se coloca na forminha. Tem que controlar muito bem o forno para que os cupcakes não fiquem duros. Já a quantidade de massa na forminha aconselho a preencher a metade. Já fiz essa receita com mini cupcake e deu certinho. Bjks

    ResponderExcluir
  5. MARAVILHA...AMO!
    LILIAN P OLINHOEALINHA

    ResponderExcluir
  6. Oi Sam,
    acompanho seu blog porque adoro as suas dicas e sua criatividade...Parabéns!!!
    Me identifico muito com tudo que vc faz, pura inspiração e fofurices mil...e seus posts são bem humorados, mesmo depois de uma "trägédia".
    Posso te dizer que a minha semana tbém foi parecida, mas que bom que podemos superar tudo e mergulhar num cupcake de brigadeiro.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! De dar água na boca esta receita!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam adorei pena que só entrei agora pra ver essa receita. FIz hj a receita do Devil's cupcake, amei, ficou delicioso recheei com ganache mas vou decorar ainda depois posto foto.Mas amei pq ficaram lindos e deliciosos.
    bjs vc é minha inspiração na cozinha.

    ResponderExcluir
  9. Hum...
    Estou com água na boca...
    É maravilhoso começar a semana com uma dica tão boa como a sua.
    Vou testar esta receita.
    Sam voce é the best!!!

    Beijos doces.

    ResponderExcluir
  10. Mulher do céu que maravilha, a Tania ja havia comentado que era muito bom, mas a caixinha que eu ganhei tava divino, e lindo, amei , Posso colocar no meu face....bjs flavia franco

    ResponderExcluir
  11. Oi Sam,

    Como faço pra separar estes 3/4, meço na xícara? Não sei fazer nada no "olhômetro" heehehe. Sigo suas receitas à risca para não dar nada errado.Ainda mais quando tem voltinha...rs..rs..
    Bjos.
    Sheila

    ResponderExcluir
  12. Fávia querida! Que bom que você gostou!!! Fique a vontade com relação a foto! Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Sheila, mede na xícara mesmo. Eu faço assim! Bjks

    ResponderExcluir
  14. Muito fofoooo!!!! Amei!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Com esse friosinho, acompanhado dakele chazinho, naum tem coisa mais gostosa.
    E esse cup está LINDO ! Apetitoso.
    Parabéns, pela foto, máquina aprovada....
    Bjs
    Rosana

    ResponderExcluir
  16. Hum....... que delícia! Usarei essa receita no meu próximo cupcake! Uma dúvida: você usou duas forminhas de papel para fazer esse cupcake? Alguma dica especial??? Parabéns pelas receitas, cada uma mais deliciosa que a outra! Um abç, Juliana.

    ResponderExcluir
  17. Juliana, nesse caso foi só para aparecer o desenho da forminha. Tem um post aqui no blog que fala só sobre o drama da forminha que as vezes teima em soltar. Bjks

    ResponderExcluir
  18. que delícia!!!!!!! vou fazer ,amanhã é aniversário da minha filha e ela vai amar! Obrigada! bjossssssss

    ResponderExcluir
  19. Sam, eu sei que gosto é gosto mas fico boba toda vez que vc comenta que o Sr. Pudim deixa de lado qualquer dessas delícias que vc faz e se contenta só com o pudim de leite!
    Ontem, aproveitando o frio que estava fazendo por aqui, fui prá cozinha e fiz pela primeira vez cupcakes de brownie e não sobrou nem migalhas! Aqui em casa todo mundo amou. É muito bom quando conseguimos agradar todos de uma só vez e foi o que aconteceu. Ainda quero tentar fazer o cupcake mousse mas vou passar esse de brigadeiro na frente porque amo o docinho e sei que esses também são tudibão! Beijos!
    * Poxa, que sacanagem levarem a sua máquina fotográfica! Mas, danada como vc é, logo, logo vai saber manusear a nova! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. flavia franco6/6/11 7:20 PM

    Queria fazer encomenda pro dia dos namorados, a que horas teencontro em casa...Flavia franco

    ResponderExcluir
  21. Sam, boa Noite...noite feliz porque pela primeira vez fiz um cupcake de chocolate que não murchou!!! Tentei seguir todas as suas dicas...
    Mas...como uma linda iniciante que sou...rs
    Não estou totalmente feliz...cada um dos meus cups tem um tamanho diferente...sou muito ruim para colocar exatamente igual a massa nas forminhas...porque não enventam uma forma com medidas??? kkkk
    bju e obrigada pela receita!!!
    Polyana - polyfachin@hotmail.com
    São Paulo

    ResponderExcluir
  22. Polyana dá uma olhadinha nesse post aqui pois explico como deixá-los sempre iguais. Bjks e parabéns pelos cups! http://quefofurice.blogspot.com/2010/06/colher-de-sorvete-sua-nova-melhor-amiga.html

    ResponderExcluir
  23. Fernanda Ruppel27/10/11 10:48 PM

    Fiz a receita hoje e ficaram lindos os cupcakes bem redondinhos. Tive que fazer umas adaptações porque não tinha chocolate em pó suficiente, usei nescau e coloquei menos açúcar pra nao ficar doce demais, mas deu tudo certo. *_*
    Vou usar os passos dessa receita pra fazer cupcakes com uma receita minha que tenho que gosto muito, mas sempre que faço os cups crescem demais e afundam depois. =/

    Parabéns pelo blog, é muito bom. =)

    ResponderExcluir
  24. Sam,
    encontrei sua foto de cupcake de brigadeiro em um facebook alheio...
    segue o link:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=274260359302043&set=a.201660183228728.50729.201108373283909&type=1&theater

    ResponderExcluir
  25. Oi Sam, adoro seu bolg e sua receitas, tenho vontade de testar todas mas ainda nao tive como. rsrs
    Adoro fazer cupcakes, sempre faço para a família e os amigos, mas até hoje não tive muita sorte com cupcake de chocolate, enquanto estão quente ficam bem fofinhos, mas assim que esfriam eles ficam duros :( tem alguma dica que possa me ajudar com esse probleminha??

    Obrigada e parabéns
    Rayana - rayana_silva@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayana, excesso de açúcar, farinha ou fermento deixam o bolinho duro. Faça o teste diminuindo as quantidades meu voto é excesso de farinha! Vou fazer um vídeo ensinando a medir a farinha parece bobo mas uma besteirinha altera e muito o resultado. Bjks

      Excluir
  26. Capcake divino, fiz a receita hoje e é perfeito. A massa ficou mto leve, o tempo d forno influencia totalmente, o ultima fornada ficou um pouquinho a mais e já ficou mais durinho. Sam você está de parabéns menina. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  27. Sam, vou tentar fazer a receita para o níver da minha filha dia 13/4/12 na escolinha. Essa semana vou testar a receita. Espero que dê muito certo!! Ele deve ser delicioso...sou louca por chocolate!! Beijos.
    Roseli (Itajaí/SC)

    ResponderExcluir
  28. Só uma frase para definir o que senti ao visitar o seu blog: estou apaixonada!!!!
    Estava a procura de receitas de cupcake e descobri o seu site nas andanças pelo Google!!! Estou amando cada receita, cada post seu.. Já te coloquei como minha favorita e vou começar a fazer o meu primeiro cupcake com essa receita. Parabéns, beijos!!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!