terça-feira, 14 de junho de 2011

Minha querida balança de cozinha

Eu sei que eu abandonei o blog mas além do frio que me congelou inteirinha! A minha máquina fotográfica nova tem me dado nos nervos, o que me impossibilitou de gravar a contento o vídeo do cupido do dias dos namorados. Estou na dívida mas assim que eu conseguir fazer as pazes com a câmera filmarei tudo direitinho. Pensei em incluir uma nova tag no blog para conversarmos sobre utensílios de cozinha e inaugurando o post está a balança. Um utensílio tão comum nas cozinhas estrangeiras mas que causa profunda estranheza aqui na nossa terrinha. Eu confesso que quando comecei nesse mundo gastronômico eu detestava pesar os ingredientes achava desnecessário até que comecei a ver a diferença gritante que dava quando comparava a medida genérica da xícara com o peso do ingrediente. Incrível!!! E o resultado pude perceber diretamente nas delícias que preparo. Sem contar que o ato de pesar os ingredientes nos obriga a fazer o famoso "mis en place" (algo do tipo colocar em ordem). Com o tempo percebi que a pesagem virou um ritual onde eu entro em contato com o aroma e as cores da receita. Me dá a chance de pensar no porque de cada ingrediente e analisar como ele vai se comportar em conjunto com os demais ingredientes. Nessa hora fico pensando nas pessoas que vão comer o que elas vão achar e encho a receita de muito amor.
 Ao comprar uma balança é legal observar o seguinte:
- Medidas mínima e máxima. Aqui você não deve pensar olha só "ela pesa até 5 kilos". Você tem que pensar na precisão do peso mínimo pois a balança tem que ter uma boa precisão para medir de 1g a 5kg.
- Calibragem. É necessário calibrar a balança vez ou outra para manter a precisão.
-Existem três tipos de balança, digital (essa da foto), mecânica (aquela do ponteirinho de antigamente) e de peso (aquela que tem um peso(!?) que corre por uma haste até equilibrar a balança). A mais precisa é a digital. Sinceramente eu acho que é questão de adaptação eu usava uma mecânica antes de comprar a digital eu senti uma diferença gritante e me xinguei muito por ter sido tão "canguinha" e não ter comprado uma digital antes.
- Verifique as unidades de medida que tem na balança (vai que só mede em onças?!), se tem a possibilidade de subtrair a tara, se é fácil de limpar, se a tigela é removível da plataforma de peso (se tiver tigela) e finalmente o  tipo de bateria que utiliza e durabilidade da mesma.
Eu sei, eu sei... uma balança boa custa "trezentão" aqui na nossa terrinha o que desanima um pouco. Mas aproveita aquela prima que tá indo para a Disney agora em julho e encomenda a sua pois lá fora custa U$ 50,00 no máximo! Senão desembolsa logo o dindin pois vale cada centavinho! Aposente seus medidores já!!!
P.s. A marca da minha balança é OXO. É uma boa balança para quem estiver interessado em comprar uma.

20 comentários:

  1. Olá Sam!! Concordo com você, dá mesmo muita diferença entre os copos medidas e a balança... ganhei uma digital de presente de casamento junto com moedores chiquérrimos , de um primo do meu marido , que mandou da Alemanha. É um dos presentes que mais uso no meu dia a dia, agora não vivo mais sem....
    Ah eu comecei um humilde blog para organizar minhas receitas e citei o seu blog numa cobertura de ganache para um cupcake que fiz para meu marido e saiu perfeita.
    o endereço é www.eubrinconacozinha.blogspot.com
    bjinhos e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Amo! Comprei uma tudibão no Walmart - daqui msm - e é uma mão na roda!!!! Pesei sim, cada ingrediente pra manter um padrão de conversão (apesar de mtos blogs dizer q a xícara de açúcar pesa 200g, pesei e no máximo é 180g. Absurdo!)
    Não paguei caro na minha (acho q foi uns 72 reais!) e é uma mão na roda!
    Bju

    ResponderExcluir
  3. estou nesta dúvida cruel...q marca comprar por aqui!!!!!suas dicas como sempre muito esclarecedoras.bjos

    ResponderExcluir
  4. Realmente faz uma diferença danada ter uma dessas na cozinha. Alem de vc se obrigar a se organizar, no fim vc ainda acaba economizando ingrdientes. Muito bom post e amei a ideia de falarmos de utensilhos. Muito bom mesmo mais uma vez, Sam!! Cheirinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia de falar sobre utensílios!
    estava pesquisando balanaças a um tempo, aquelas azuis que vendem no mercado livre são boas? eu sei que pelo preço não deve ser lá grandes coisas, mas pra quem está começando serve?

    beijuu

    ResponderExcluir
  6. Sam...e na Europa você sabe onde comprar?? Minha irmã vai pra lá de férias em Julho e pode trazer pra mim se tiver... Tentei achar algo no Google mas não encontrei nada...
    Obrigada..

    ResponderExcluir
  7. Me fala para qual cidade ela vai que eu posso te ajudar melhor. Sei onde vende em Paris, Londres, Berlim e Roma. Bjks

    ResponderExcluir
  8. Opa, Sam, diz onde vende em Paris, s'il vous plaît?
    Beijos,
    Neyara

    ResponderExcluir
  9. Neyara, gosto dessa da Simon A. e da E. Dehillerin. Ambas no mesmo bairro. Perto da Simon A. tem váaaaaaarias lojinhas. Então se tiver tempo de fazer uma pesquisinha vale a pena! Bjks

    ResponderExcluir
  10. Estou doida pra comprar uma balança dessa, acho q vai ser muito último na cozinha, como vc disse.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  11. Amiga, eu herdei do meu avô uma balança filinzola vermelha antigona do armazém dele, daquela que vem com pesinho e tudo mais e a uso com frequencia. Mas já percebi que ela não anda tão precisa assim. Não sabia que tinha que calibrar a balança talvez seja isso. No final de julho quando for a Sampa vou te encontrar lá. Consegui marcar com "ele" a mesma aula que você!!! Aêeeee.... Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam! eu estava com saudades!!! Eu tenho uma balança de ponteiro e ela me irrita muito as vezes pq não dá para medir 2g por exemplo, ela tem poucos tracinhos e como vc falou já me arrependi muito de ter sido "canguinha" mas, vou comprar a digital.Sam as vezes fico triste pq não consigo comentar aqui da erro e acabo desistindo =/ Beijos!!! Karina.

    ResponderExcluir
  13. Ol[a, Sam.
    Sem dúvida alguma, tem que ter balanca.
    Sem a danadinha ,para quem qiser mexer com doces, naum dá.
    Pq doce tem medida certa, exata.
    Tenho 2 ,e já fiquei na mao com uma delas, qdo pifou ,disse, ah e agora,viciaaaa.
    Para quem mora em SP ou perto,na regiao da 25 de marco tem a partir de $30,00, eu comprei a minha na Matsumoto.Indo lá aproveita para adquirir mais (muitas) cositas ehehe.
    Bjs
    Rosana
    Adorei a idéia de inf. de utensílios cozinha.....

    ResponderExcluir
  14. Hihihihihiihi eu que estava soh começando nessa vida de quituteira (como diz meu marido), logo vi a necessidade de adquirir uma - junto com minha batedeira - que por incrível que pareça eu ainda nao tinha, usava meu multiprocessador o qual acabei de fundir kkkkkkkkk comprai uma tao batatinha que tenho ate vergonha de dizer kkkkkkk mas qualquer coisa eh melhor que minha medida de xícara (meu amigo copo americano). Nao riam por favor! Eu sou muito desajustada kkkkk soh semana passada que eu vi que existia medidas certas para xícara e colher de sopa e colher de chá e etc... Mais leiga que isso impossível nao eh? Ass.: Talita Pereira

    ResponderExcluir
  15. Saaaaaaaaaam, eis uma vantagem (uma enfim) de morar aqui quase na fronteira, o que quer dizer quase no final do Brasil... Moro perto do Paraguai, entao paguei 30 pilas apenas na minha balança!!!!!!! E é boa, digital, precisa, tem tara e tudo...
    Bom, ne?
    Bjao

    ResponderExcluir
  16. Oi Sam! Obrigada pela dica!
    Espalhe para seus seguidores que o kit cupcake da Cuisipro na pepper voltou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. O incrível é que recebi essa semana a minha balança =D
    As próximas receitas serão devidamente pesadas!!!

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  18. Amooo minha balança... Não sei mais o que é viver sem ela... rsrsrsrsrs... Amoooo o blog e suas fofurices.
    Saudadona
    Beijos
    Elis

    ResponderExcluir
  19. Minha balança não está funcionando e estou passando um "perrengue" sem ela...Eu não vivo sem minha balança, o jeito é comprar outra.
    Iolanda Santos
    www.amoraossabores.hdfree.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. sam, sou nova aqui e estou adorando cada pedacinho, tu é realmente o máximo.. bjs

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!