quarta-feira, 13 de julho de 2011

Balinha dura de caramelo


Antigamente quando existia chucola, banda, dulcora, paquera.... comer balinha soft era um voto de confiança dos pais pois significava que os filhos eram maduros o suficiente para comer balinha dura sem se engasgar ou quebrar a obturação ou qualquer um ou relacionado ao "mau" uso da "maldita" balinha soft. E a danada era boa, né? Eu tinha fase de gostar das sortidas e fase de gostar da balinha de caramelo essa última porque era o sabor preferido da minha saudosa avó que quando sabia que nós estávamos a caminho comprava sacos e sacos e contrariando a vontade da minha mãe, e as escondia na garagem. Tal e qual ratinhos e eu e os demais netinhos fazíamos furinhos nos sacos para roubar as balinhas e comíamos como se estivéssemos comendo a melhor iguaria do mundo. Desconfio eu que o sabor da proibição falava mais alto mas era uma grande aventura. E em homenagem ao velhos tempos balinha dura de caramelo.

Balinha dura de caramelo
Rendimento 35 balinhas
Ingredientes
- 2 xícaras de açúcar
- 2 colheres de sopa de glucose branca de milho
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
- 1 xícara de creme de leite UHT (o certo seria fresco mas eu adaptei)
Material: Manteiga para untar, forma anti-aderente ou tapete de silicone, panela de fundo grosso, uma colher bem firme, açúcar de confeiteiro ou papel manteiga para embalar, faca ou tesoura "ninja".

Modo de preparo
1) Em uma panela de fundo grosso misture o açúcar, a glucose, a manteiga e o creme de leite.  No fogo baixo vá mexendo bem até começar a borbulhar. Depois que começar de ferver pare de mexer e deixe ferver até atingir a temperatura de 130°C. Faça um teste pingando uma gota do caramelo em um copo cheio de água fria. A gota deve ficar bem dura.
2) Unte com manteiga uma superfície de mármore ou forma anti-aderente ou use um tapete de silicone. Despeje o caramelo sobre a superfície. Não use papel manteiga pois ele vai grudar inseparavelmente do caramelo. Espere as pontas endurecerem um pouco e faça um rolinho fino com o caramelo ainda morno. (cuidado para não se queimar!!!) Com uma mega tesoura ou uma faca ninja corte em pequenos retângulos, como se estivesse fazendo gnocchi, o caramelo (ainda morno). Espere esfriar e embale um a um no papel manteiga ou passe pelo açúcar de confeiteiro. Armazene em vidros bem tampados ou em latas.

Dica: Se você processar algumas balinhas e cobrir um cupcake de doce de leite com ele fica uma delícia!!!! Crocantinho e saborosérrimo!!!

32 comentários:

  1. Pódi falar palavrão e blog fofo???? PQP como eu AMO ESSA BALA DE LEITE hahahahahahaahhahahahahaha
    E as temidas soft eu engasguei com uma qdo era pequena. Na vdd minha mãe disse q eu engoli a bala com tudo e assustei por isso engasguei. Era mto boaaaaaa!
    Agora nada é mais gostoso do q a bala de leite da Kopenhagen. Quero mto testar essa receita!
    Um beijooooo bem doce!

    ResponderExcluir
  2. Queria fazer tanto!! Mas que medo de lavar a panela depois! hehe parecem deliciosos!

    ResponderExcluir
  3. Certa vez eu me engasguei com bala soft e fiquei bem traumatizada... kkkkk
    Só voltei a comer dpois de "grande" =D
    Suas balinhas tão com cara de infância mesmo

    Beijos
    Lari

    ResponderExcluir
  4. Devem ser deliciosas.Vou fazer!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. ah q texto lindo! adorei!!!

    super me diverti lendo sua história...a receita é tudo de bom!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro essa balinha, que delciaaaa!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  7. María Jesús14/7/11 3:42 AM

    Oi Sam ¿tudo bem? vi teu bolg por acaso e ADOREI, e venho todos días antes de começar a trabalhar para ver as novidades, fiz o pé de moleque e foi um absoluto sucesso, muito obrigado por tudo, eu sou española mas morei no meu querido Brasil, se a saudade matasse eu já nao estaria aquí, quero te dar o muito obrigado pelas recitas e por tudo o que vc ensina, vc está de "enhorabuena", mil besitos desde Madrid.
    Mari
    Ma

    ResponderExcluir
  8. Mari, bem vinda e obrigada! A família da minha mãe é da catalunya então tenho um carinho todo especial pela "mi querida España". O pé de moleque realmente é uma delícia!!! Me deu até vontade de comer de novo!!! Hahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  9. Que delícia!!!!
    Boa lembranças!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo blog maravilhoso, estou na contagem regressiva para o aniversário de 1 aninho da minha filha, depois que conheci teu blog virei uma critica em doces rsrsrsr, demorei muito pra escolher a designer do bolo, e até irei me aventurar nos cakepops e nos docinhos de café.
    Muito obrigada pela generosidade em compartilhar teu conhecimento.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Sam e suas histórias lindas... Sempre me emocionando, pois me identifico com 99% delas, hahahah.
    Você foi uma criança gordinha? Pois eu fui, e das mais gulosinhas, hahahahah
    A alegria da minha vida era quando minha avó comprava um saco de DADINHO, uma balinha cremosinha de amendoim!!! Nhammmm... O problema é que eu sou a mais velha de uns 25 primos... A cada saco a família estava maior e ganhávamos menos dadinhos, ô dureza!

    ResponderExcluir
  12. Sam, que receitinha delícia!!!
    Será que consigo fazer???Meu marido adooora essa balinha, vou tentar...depois eu conto se deu certo!!!
    bjs, Grazi

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam,
    Saudade de vir aqui falar com vc.
    Tenho dado uma passada rápida, mas hoje vim trazer uma novidade.
    Bem, cansei de procurar embalagens individuais para cupcakes, o copo que você sugeriu não me atendeu porque uso a forminha 0. O que costumo usar de acrílico atende com ressalvas. Então, pensando nisto, resolvi passar e-mails para as empresas de embalagens que conheço e para minha surpresa e para nossa alegria a Galvanotek (mesma empresa que faz o copo que você usa) me respondeu que em setembro eles irão lançar uma embalagem própria para cupcake!!!
    Achei ótima a novidade e vim dividir com você e com todos do site.
    Se quiser publicar em um post, esteja a vontade, pois sei que nem todo mundo entra nos comentários.

    Beijo grande.

    Constancia

    ResponderExcluir
  14. Oi Sam, meu nome é Nalú, sempre tive uma queda muito grande por cozinha. Hoje olhando o youtube achei vc. e de certa forma me vi. Montei uma pequena loja de doces, cestas de café da manhã, artigos para pequenas festas e cursos de culinária, ministrados por mim. Como vc. cozinho por puro prazer, e adoro ensinar. Mas neste momento o mecado aqui está meio negro. Por este motivo e com muito incentivo do maridão e parceirão, vou fechar a lojinha e abri-la na minha casa. O aluguel é cadavérico, suga a gente até os ossos. Lá em casa não vou pagar nada, imagina nem internet. Estou assustada, temerosa. Quero que de certo e vai dar.Não tenho blog, mas orkut nalufmbg@gmail.com. ficaria feliz se vc acessasse. Vc é batalhadora e muito gente boa. Só em ouvir sua voz no vídeo, fiquei me sentindo amiga íntima. Coisa esta que não tenho a muito tempo. Sangue sugas sim, isso eu tenho de sobra. Espero que não fiques chateada com meu desabafo, e se me aceitares no roll de amizades, ficarei muito feliz. Parabéns pelo teu trabaho, cntinue assim. Quanto as balinhas vou fazer amanhã para testar a receita. A receita do fondant indolor é muito boa. Dei muitas risadas e sequei algumas lágrimas que persistem em cair dos meus olhos. bjs e fique com Deus. Nalú (São José-SC)

    ResponderExcluir
  15. OII..acabei de fazer essa delicia..ahh..tô aqui teclando e me deliciando...deu certinho..embora eu não tenha uma panela de fundo tão grosso...outra coisa...coloquei karo..nãpo achei a gligose branca e meu desejo por fazer logo não me permitiu ir comprar no centro da cidade...parabéns e muito obrigada por passar essas receitas maravilhosas...bjos
    Sandra...sandracft@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. oi Sam.. como você é especialista em cupcakes.. será que voê poderia me ajudar? estou com algumas dúvidas sobre os mini cupcakes..

    1- qual o tamanho da forminha que eu uso para fazer o mini?

    2- eu vendo por unidade eu por cento?

    3 - o mini também se recheia?

    essas são algumas dúvidas..

    obrigada pela atenção
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais comum é por unidade , mas escontra-se por quilo que em media custa aprox. R$:25,00 , , quando compro por quilo , rende em média 16 cupcakes , o mini também se recheia , menos ,que o normal devido , ao tamanho.

      Excluir
    2. Essa informação eu não sabia. Quer dizer que vendem cupcake por quilo?! E tão barato assim... que coisa! Achei interessante! Nunca tinha visto... Thais o tamanho da forminha do mini é n°3, eu vendo por unidade a partir de R$2,50. Como o anônimo falou geralmente não se recheia o mini mas devemos caprichar na cobertura. Bjks

      Excluir
  17. Sam, achei uma receita sua num site sem os devidos créditos:
    http://artedeconfeitar.forumaqui.net/t902-devils-food-cake

    Beiju :)

    ResponderExcluir
  18. Oi Sam ,

    Sempre acompanho o blog e já tenho várias receitas reservadas para serem testadas. Mas tenho uma dúvida, quando você diz açúcar.. é açúcar cristal? açúcar refinado? Nos cupcakes sempre fico com essa dúvida. Tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  19. Eu perdi alguma coisa?????A Sam está viajando,de férias?????Não posso ter perdido,já que visito o "Fofurices"antes de ver o horóscopo do dia!!!!!!!hahahahahaha...!!!!Cadê você,Pessoa Fofa?????

    ResponderExcluir
  20. Que saudades da bala soft!!!Aquele saquinho que vinha sortidas...tudo de bom...gostinho de infância!!!
    Aproveitando, Sam, queria te desejar um feliz dia do amigo!(atrasado, sei, mas é de coração), posso não te conhecer pessoalmente, mas te tenho no coração, o que vc faz por nós, compartilhando receitas e dicas preciosas...Tem amigo que talvez jamais faria!! Um beijo!!

    ResponderExcluir
  21. OLA SAM. ENCONTREI SEU BLOG ATRAVES DO PAO DE LO. AMEI SEU CANTINHO, TEM CADA RECEITA DE DEIXAR A GENTE DOIDA. CLARO Q SEREI VISITANTE ASSIDUA. AMO COZINHA E ESPECIALMENTE OS DOCES. OBRIGADA POR DISPONIBILIZAR SUAS DELICIAS. ABRAÇOS E UM OTIMO FDS.

    ResponderExcluir
  22. Sam, descobri seu blog há pouco tempo e fiquei impressionada. Como você, adoro cozinhar. Desde adolescente me arrisco na cozinha e o meu primeiro sucesso foi um bolo de banana invertido com calda de caramelo. Nossa só de lembrar percebo como os anos passaram. Gostaria de te convidar para conhecer meu orkut nalufmbg@gmail.com e dar uma pequena olhadinha. Ficaria muito lisonjeada e feliz.Essa receita de balinha é show, gostei muito.
    Virei te visitar sempre, quem sabe um dia quando eu for ao Rio visitar minha sogra (região dos lagos) conhecerei vc pessoalmente. bjs.

    ResponderExcluir
  23. Karin, querida! Feliz dia do amigo bem atrasado! Ando tão sem tempo que até esqueci do dia... que vergonha! Bjks

    ResponderExcluir
  24. Clarissa, minha querida!!! Tô trabalhando muito, muito, muito, muito e muito mesmo!!! Pra você ter idéia há duas semanas só durmo 4 horas por dia!!! Tô perto de uma estafa física e mental!!! Acho que daqui há 1 semana as coisas melhoram... acho! Hahahahaha.... Bjks

    ResponderExcluir
  25. Karem, eu gosto de usar o açúcar premium da união. Mas para açúcar no bolo tem uma regrinha quanto maior o granulo do açúcar mais difícil de dissolver na massa durante o preparo e no forno. Sendo assim o melhor é usar açúcar refinado, premium, orgânico... e por aí vai.

    ResponderExcluir
  26. Cons, quanta saudade!!! Amei a novidade!!!!! Tô doida para ver as forminhas novas! Bjks

    ResponderExcluir
  27. Bom demais receber notícias suas,Sam!!!!É que a gente fica doidinha quando você some!Quem mandou ser assim,"Fofurice" pura????Mas vezes,rola isso mesmo, o "trem" aperta.... tenho certeza,no entanto, de que espertíssima como você é o "trem" deve estar valendo a pena!Espero também que,por conta do cansaço, você esteja ganhando em dobro muitas lambidas da Ramona e muitos beijos do Sr. Pudim,pra compensar!!!!Que Deus permaneça protegendo e guardando você em Sua Graça,viu?Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  28. Clarissa, como você é fofa! Que D'us nos ilumine sempre! Bjks

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!