sábado, 23 de julho de 2011

Mini cupcake de Nozes

Eu sei, eu sei! Ele sempre foi discriminado nesse blog! Foi jogado as traças. Eu assumo que fui leviana  mas eis o momento da redenção!!! É chegada a hora do mini cupcake!!! E ele vem com uma receitinha que é tradição na minha família, um bolinho de nozes maravilhoso daqueles para guardar a receita para sempre!!! Esse bolinho sem nada por cima só com um chazinho é um escândalo!!!  Mudando de assunto... ultimamente eu tenho andado um pouco sumida (e-mails, blog, msn, facebook...) mas tenham um tiquinho de paciência pois estou trabalhando muuuuuuuuuuuito!!! Para vocês terem uma ideia na última semana dormi apenas 28 horas durante TODA a semana!!! Tá valendo a pena mas o cansaço sentou na sala e pediu uma xícara de café expresso com cannelés bordelais para acompanhar!!! Apesar da correria, vislumbro um abajur no fim do túnel nas próximas semanas... 

Mini cupcake de nozes
Rendimento 36 mini cupcakes ou 12 cupcakes regulares
Ingredientes
- 150g de açúcar mascavo
- 150g de nozes bem trituradinhas
- 3 ovos (gemas separadas das claras)
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de sopa de chá preto forte
- 2 colheres de sopa de rum
- 100g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
2) Na tigela da batedeira coloque as gemas e o açúcar, bata em velocidade média alta por 5 minutos.
3) Diminua a velocidade para média baixa e acrescente a manteiga, o rum e o chá preto. Bata bem.
4) Acrescente as nozes, a farinha e o fermento. Continue batendo em velocidade média baixa. Bata por 1 minuto. Passe uma espátula nas laterais da batedeira e bata por mais 30 segundos.
5) Bata as claras em neve e incorpore delicadamente a massa.
6) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar por 10 minutos no máximo! Faça o teste do palito para ver se o bolinho de fato está pronto. Retire imediatamente da assadeira e coloque os cupcakes sobre uma grade de resfriamento.

Calda: 4 colheres de açúcar demerara + 3/4 de xícara de água+ 1 colher de sopa de rum. Leve ao fogo até que a mistura ferva e o açúcar esteja completamente dissolvido. Espere esfriar e pincele sobre o cupcake frio.

Cobertura de nozes
- 1 e 1/2 lata de leite moça
- 1 xícara de nozes picadas
- 1 gema
- Bico utilizado: Estrela 1M da Wilton
Modo de preparo: Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo mexendo bem até soltar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar). Espere amornar e aplique a cobertura ainda morna nos cupcakes.

Dicas
1) Tempo do forno e "secura": Aqui mora o grande segredo do mini cupcake 1 minuto a mais de forno e o mini cupcake fica seco, duro e sem graça. Acho a dica de fazer uma calda joia pois mesmo acertando no tempo do forno ele resseca muito rápido. deve ser armazenado imediatamente após esfriar em recipientes bem fechados e em locar seco e fresco.
2) Recheio: Se a corbertura é caprichada eu acho desnecessário rechear o mini cupcake. Acredito que cobrir com uma geleia ou com a calda, antes de colocar a cobertura, está de bom tamanho. 
No mais as dicas que valem para o cupcake regular valem para o mini também.

Metade da maldade


P.s. Depois me lembrem de contar sobre o Sr. Waldir que veio fazer manutenção no fogão daqui de casa. Só para vocês terem uma ideia ele é ex-trapezista e ex-mágico de circo e fez altas performances aqui na cozinha!!!! Depois eu conto direitinho...

55 comentários:

  1. Nossa essa mesma deve ser show mesmo, vou colocar na minha coleção, pois eu só tenho uma excelente com farinha de rosca,mas essa vai para coleção.
    Obrigada.
    Bjs
    Rosana
    www.atelidedocesrosanaxavier.com

    ResponderExcluir
  2. Hum parece muito bom! Adoro bolo de nozes e minha receita é um pouco diferente> Já esta anotada para fazer!
    Beijos
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Sam, que bom que curtiu minha receita de cuca!
    Nunca imaginaria vc testando receita minha kkkk.
    Que sabor fez???
    Prove a massa da cuca assada sem nada e assim que retirar do forno dê pinceladas generosíssimas de leite condensado e salpique canela. Vcs irão a loucura.

    bjoooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Que delícia, Sam!

    Já imaginei seus "mini" na mesa de doces que pretendo fazer para o aniversário do meu irmão...

    Super obrigada por mais esta receita incrível!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tati. Fiz de banana e achei a cuca maravilhosa! Mas o Sr. Pudim ficou com cara de pidão! Acho que essa do leite condensado vai fazer sucesso com o meu maridon!!! Obrigada e parabéns pela receita maravilhosa! Bjks

    ResponderExcluir
  6. NOSSA Q COISA LINDA. ADORO MASSAS COM ESSE TOM. JA ESTÁ ANOTADA. OTIMO DOMINGO.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sam!!! Bom dia!!!
    Bemmm também tenho uma receita de nozes de família... bem diferente da sua..... leva uma banana... acho que é ela que garante uma umidade extra... Flor... que show Sr. Waldir, heim?????? adoro pessoas que se re-inventão, eu sou uma delas, ex prof. de inf., ex esteticista e agora doceira!!!! bjkas

    ResponderExcluir
  8. Oii Sam! Que lindo que ficou!!!!Vou fazer! Qual o tamanho da forma de mini cupcake???? Beijos e muito obrigada sempre!
    Thá

    ResponderExcluir
  9. ola sam,amei seu blog de primeira.
    conheci esse cantinho perfect a alguns dias e ja to viciada. meus primeiros cupcakes deram certo gracas as suas generosas postagens!!!!!!!!!!!
    vc e incrivel!!!!!em um comentario li que vc tem um email com segredinhos do ganache pode me enviar?
    valeu por tudo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Anny. Fiz um post só sobre ganache onde coloquei todos os segredos. Dá uma procurada no blog que ele está por aí!!! Bjks e bem vinda!

    ResponderExcluir
  11. Hummm vc deveria fazer mais vezes, parece uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  12. OI Sam,
    Finalmente o mini cupcake,oba!!Vc é demais.
    Sempre sigo suas receitas "a risca" e como ainda não tenho a minha balança digital,please,pode colocar a medida em xícaras do açucar mascavo,farinha e nozes.
    Bjocas.
    Sheila.

    ResponderExcluir
  13. Oi Sam! Finalmente a vez dos mini cupcakes! Concordo com vc: dependendo da cobertura, o recheio é perfeitamente dispensável. Mas que essa cobertura cremosa da foto da "metadinha da maldade" ficou de arrasar qualquer dieta, ahhh, ficou! Que delícia deve ter ficado! Tenho que experimentar essa receita logo porque adoro nozes! Me diz uma coisa: prá que serve o chá preto na receita? Pura curiosidade, aqui em casa a gente toma muito chá preto e chá verde.
    Olha, amiga, não abusa da falta de sono, viu! Espero que a luz do abajur esteja bem perto esta semana prá vc poder descansar bastante. E vou ficar aguardando vc contar sobre o Sr. Waldir...rsrs...Adoro quando vc compartilha essas coisas diferentes com a gente...Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu. Tudo bem? O chá preto é para acentuar o sabor das nozes. Eu sempre passei por cima dele ao fazer a receita e o resultado nunca era igual ao da minha avó!!! Até o dia em que eu segui na risca notei diferença na cor do bolo e no sabor das nozes que ficaram muito mais presentes. Faz a receita e depois me conta pois acho que esse bolo é incrível, o sabor das nozes é muito presente. Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sam, sempre acompanho seu blog, já cadastrei meu e-mail para receber suas atualizações, mas nunca recebi nenhum... snifff, mas como sou brasileira e não desisto nunca aqui estou eu...rss. Adoro a forma que você escreve isso sem contar suas dicas que são muito preciosas.
    Em relação ao post que vc colocou falando das batedeiras, minha mãe vai me dar uma da fun kitchen, que vende no shoptime, ela adora este canal... o que você acha desta batedeira conhece? Minha mãe fala que não quer comprar a planetária da arno pois alega que a potência da fun kitchen ser bem maior, o que você acha???
    bjs,
    Silvia

    ResponderExcluir
  16. Hmm, se eu não tivesse feito um cake de nozes há duas semanas, faria.

    A voltinha é que ainda não aprendi direito...

    ResponderExcluir
  17. DEUU UMA VONTADINHAAA....
    ANDANDO PELOS BLOG ENCONTREI ESSE, AMEI!
    SEGUI E ESPERO SER SEGUIDA!
    BEIJOS ANDRESSA RIBEIRO

    http://tddecorado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Silvia, infelizmente não posso te ajudar pois não conheço a batedeira da Fun Kitchen... desculpe-me. Bjks

    ResponderExcluir
  19. Oi Sam,
    Adorei conhecer seu blog e fiquei me perguntando como ainda não o conhecia.
    E esse bolinho delicioso, hem?
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  20. Sam, que tamanho da forminha que tu usa?

    bjus
    Thais

    ResponderExcluir
  21. Lylia, bem vinda! Boa semaninha para você! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Acompanho seu blog há algum tempo e tenho feito o maior sucesso com os cupcakes que faço seguindo suas dicas. Acho seu blog simplesmente incrível! Hoje, por coincidência chegou a forma que encomendei de mini cupcakes. Fui dar uma pesquisada em receitinhas e cai aqui. fiquei super feliz!!! Sei que uma receita sua é super confiável. obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  23. SAMMMMM....nossa menina ja estava preocupada..todo dia entrava aqui e nada...olha lá hein menina..tem q descansar tbem!!!!
    Amei a receita..adoro nozes tive uma encomenda de minis esses dias..mas menina teve uma que as forminhas descolaram todas!!!!!!!!!...pensa no desesperooooo....procurei por todos os lado aqui na net uma resposta...será q vc pode me dar?..tem ulguma marca especifica de forma q vc usa???...aaafff...
    Parabens de novo amiga...beijos e otima semana

    ResponderExcluir
  24. Luziléa, minha querida amiga! Acho que todas as dicas que valem para o cupcake regular valem para o mini. E eu acho que sou abençoada com os minis pois raramente soltam da forminha... raramente. Bjks

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?
    Vi uma receita sua no blog da Borbols e vim aqui conhecer seu cantinho.
    Adorei e já estou babando nesses cups!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Sam, acabei literalmente de fazer a receita dos mini cup cakes com chá preto e rum. Ficaram uma delícia. Ah e tomei a liberdade de fazer alguns em forma de empada untada somente com manteiga e banhá-los no chocolate, polvilhando-os em seguida com nozes granuladas ou colocando em cima uma nozinha inteira. Vê se gostou das fotos que postei por email. Espero que não aches ruim a pequena mudança. bjs

    ResponderExcluir
  27. Olá Sam vc é uma pessoa iluminada,amo seu blog tudo q faço tem dado certo começei na brincadeira e agora já estou até aceitando encomendas,muito obrigada,uma perguntinha vc caramelizou a nozes q está em cima da cobertura,pois parece q tem uma camada brilhante e durinha.Bjs e até a próxima.
    Milene.

    ResponderExcluir
  28. Oi Sam! Eu estava com saudades!!! Essa receitinha veio na hora certa faz dias que eu estou procurando uma, e parece ser uma delícia! Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Milene. Caramelizei sim... eu adoro nozes caramelizadas!!! Adoro!!! Bjks

    ResponderExcluir
  30. Sam, hoje passei correndo lá no Monte Castelo e acho que vi a Ramona...tadinha, tava deitada na frente do portão..naquele frio desgraçado heheheh
    Sam, uma dúvida... comprei as nozes com casca... pra tirar é só esquentar água como nas amêndoas ou uso ela com casca mesmo??? beijinhossss!!!

    ResponderExcluir
  31. Carola... continuação...27/7/11 10:24 AM

    não é aquela casca redoooonda...é uma películazinha que eu acho super chato na hora de triturar!!! uso com a película mesmo??

    ResponderExcluir
  32. Carola, queridonaaaaaaa!!! Tô com saudades!!! A Ramona sempre fica na frente do portão tomando um sol e olhando o movimento da roça! Hahahahaha... As nozes são trituradas com aquela pelicula mesmo! Abstraia e seja feliz e uma dica dê uma tostada de 12 minutos no forno médio alto pré-aquecido para deixar o sabor das nozes mais evidente! Bjks

    ResponderExcluir
  33. Sam, queria saber onde eu compro a forma de aluminio para fazer os mini cupcakes. Existe alguma loja on line. So nao quero as formas da wilton pq eles sao pequenos demais.

    bjs
    Karine

    ResponderExcluir
  34. Sam...dê uma dica aê sobre as nozes caramelizadas...nunca provei e como vc disse que é uma delícia...ahaha....quero provar!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  35. Anônimo, é só fazer um caramelo em ponto de bala dura e banhar as nozes e depois deixar esfriar em cima de um silpat ou equivalente. Prontinho! Fica uma delícia!!! Bjks

    ResponderExcluir
  36. Karine, não sei onde vende forminha para mini cupcake um pouco maior e que não seja da wilton, aliás nem da wilton conheço. Só essa de mini cupcake mesmo. Bjks

    ResponderExcluir
  37. Adorei... tentarei fazer esta receita, parece divina!

    ResponderExcluir
  38. Qual a marca que voce usa? Voce usa forma de muffins?

    ResponderExcluir
  39. Karine, uso a forma para mini cupcake comum da wilton. Bjks

    ResponderExcluir
  40. Sam, muito obrigada pela ajuda e um ótimo e merecido descanso para voce pessoa fofa :)

    ResponderExcluir
  41. Sam, será que dá certo (na calda) usar açúcar comum no lugar do demerara? Obrigadinha amore. Bjks

    ResponderExcluir
  42. Regina, eu já fiz a cobertura com açúcar cristal organico e ficou bom agora com demerara achei que amargou um pouquinho. Bjks

    ResponderExcluir
  43. Até então, eu sempre visitei vários blogs e são maravilhosos, mas o seu blog, sinceramente, sem palavras para descreve-lo ou palavras demais que nem caberiam aqui.

    É simplesmente perfeito e me faz acreditar no mundo e no ser humano.

    Sempre acalentei o sonho de fazer algo de extra para ajudar nas despesas de casa e nunca soube por onde começar até encontrar essa formosura que é isso aqui.

    Agora sim, eu sei que caminho seguir e como.

    Que Deus abençoe grandemente a sua vida e muito obrigada por dividir conosco tanto conhecimento.

    Você é uma "COISA FOFA".

    ResponderExcluir
  44. Paula Guerreiro19/9/11 10:51 PM

    Oi, td bom? Adoro seu blog, sua receitas, suas dicas!!! Vc e uma pessoa especial! Bem humorada, apesar de algumas vezes estar cansada... Adoro fazer mini cupcakes, alias Sao os únicos que faço por encomenda. Eles e os whoopies.
    Tenho uma pergunta: nesse mini de nozes, e necessário colocar rum? Eu nao gosto de massas que levam bebidas, e possivel fazer alguma substituição ou nao coloca-ló?

    Beijocas, Paula

    ResponderExcluir
  45. Oi, Paula. Você pode subtrair o rum e aumentar em 2 colheres o chá forte. Bjks

    ResponderExcluir
  46. kkkkkkkkkkk Adorei o final!!!! E quanto à receita, fiquei com água na boca e vou testá-la com certeza! bjoss

    ResponderExcluir
  47. Fiz essa receita hoje. Muito bom. Inclusive as explicações são excelentes. Não conhecia seu blog, mas agora vou acompanhar. Obrigada!
    Lígia Pontalti

    ResponderExcluir
  48. Lígia, querida! Seja bem vinda e que bom que você gostou! Fico feliz. Bjks

    ResponderExcluir
  49. Evelyne Rodrigues7/2/12 11:02 AM

    O seu blog é apaixonante!!!! Também adoro fazer doces, já pensei até em comercializar mas não sou muito boa nisso..rss! Gosto de fazer mas não levo mto jeito para vender.
    Tudo o que vc faz parece maravilhoso e vc tem a grandeza de compartilhar todos os seus conhecimentos...parabénsss e mto obrigada!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  50. Menina que receita maravilhosa! Ainda não fiz mas já senti o gostinho, rsss
    Adoro massa de nozes, mas nem posso fazer sempre pq senão, a dieta vai pras cucúias, rsss. Beijos e estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  51. AMOOOOOOOOO SEU BLOG DEMAIS!!!! Faço cupcakes também e comecei pelo seu blog, porque suas receitas são maravilhosas!!!! Deu tão certo que tive que começar a vender de tanta gente que me pedia pra fazer!!!! Parabéns pela sua simpatia em escrever no blog e pelas receitas deliciosas!!!

    ps.: Será que essa receita fica boa com cobertura de nutella??

    beijinhos!!!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!