domingo, 21 de agosto de 2011

Cupcake de ameixa e doce de ovos


Semana passada comemorei 5 anos de casadinha. O amor pairava no ar até que meu marido utilizou a data para me pregar uma peça. Aqui vai a reprodução do diálogo:
Sr. Pudim: Amor, o que você vai querer de aniversário de casamento?
Sam: Meu Chanel de sempre pois ele está quase no fim (eu tenho um caso de amor com o Allure). E você?
Sr. Pudim: Eu quero um personal trainer para você!
Sam: ??? Como assim???
Sr. Pudim: Meu amor, seria o melhor presente de todos se você fizesse ao menos 4 meses de personal trainer para reprogramar seu corpo.
E assim estou há uma semana com a JULIANA no meu pé (*minha personal lê o meu blog) sentindo todas as dores do "ex" mundo sedentário!!! Dói até a pontinha do meu nariz!!! E o pior depois de ler o meu blog ela passou a me chamar de fofuríssima... "Vão bora fofuríssima"... "Força fofuríssima"... "Faz força fofuríssima".... tô sofrendo, gente! Tô sofrendo!
P.s. Lembrei de um fato fofo! Assim que eu mudei meu vizinho, que na época tinha 5 anos, veio me perguntar se meu nome era amor porque sempre ouvia o Tio Pudim me chamando assim. Olha que fofo!!!

Cupcake de ameixa
Rendimento 10 cupcakes
Ingredientes
- 1 xícara de ameixas secas picadinha (não é a ameixa em calda é a seca)
- 5 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 1 ovo (se quiser um bolo mais amanteigado com textura entre o bolo e o biscoito subtraia o ovo)
- 1/3 de xícara de iogurte natural
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de café de bicarbonato
- 1 colher de café de fermento
- 10 ameixas

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake.
2) Na tigela da batedeira misture a ameixa, a manteiga e o açúcar. Bata em velocidade média alta até formar um creme bem grudento e com pedacinhos de ameixa.
3) Acrescente o ovo e bata bem após a adição. Junte o iogurte, a farinha, o fermento e o bicarbonato. bata em velocidade média alta somente suficiente para agregar todos os ingredientes.
4) Preencha 3/4 de cada forminha e coloque uma ameixa por cima de cada cupcake. Leve para assar no forno pré-aquecido por 15-20 minutos. Faça o testo do palito (enfie um palito no centro do cupcake se o palito sair limpo o cupcake está pronto).
5) deixe os cupcake esfriar na própria assadeira por 5 minutos depois transfira-os para uma grade de resfriamento.
P.s. Eu fiz a versão sem ovo pois queria algo mais amanteigado.

Doce de ovos
Ingredientes
- 8 gemas peneiradas
- 1/3 de xícara  de açúcar
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso misture as gemas e o açúcar. Mexa bem até dissolver todo o açúcar. Leve ao fogo baixo e mexa bem até que a mistura comece a soltar do fundo da panela. Tire do fogo junte a baunilha e a manteiga. Misture bem e coloque em uma tigela untada. Passe manteiga por cima do doce para não criar uma película ou cubra com plástico filme colado no doce. Use o doce morninho quase frio. Se quiser use ameixas para enfeitar o cupcake.

Caramelo
Ingredientes
- 2 e 1/2 xícara de açúcar
- 3/4 de xícara de água
- 1 colher de sopa gorda de glucose
- 1 pitada de sal
- Cupcakes ou docinhos para banhar
Utensílios: Panela de fundo grosso, espátula, termômetro culinário, grade de resfriamento.
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo mexendo bem até dissolver todo o açúcar. Após a dissolução pare de mexer e deixe a calda a caramelar e atingir a temperatura de 170°C. Retire o caramelo do fogo imediatamente e comece a banhar os cupcakes. Depois coloque os cupcakes em cima de uma grade de resfriamneto e deixe o caramelo endurecer. TODO O CUIDADO DO MUNDO É POUCO PARA NÃO SE QUEIMAR. Use luvas térmicas, pegadores e o que mais for preciso.


Metade da maldade

P.s. Se quiser aproveite o embalo e faça um olho de sogra. Na hora de banhar use um palito. Se ficar preso não se abale depois de frio é só tirar do doce.

35 comentários:

  1. Parabens pelo aniv de casamento!!
    Ano que vem tbm completo 5 anos... o delicia!!
    Gostei muito do "presente" do seu marido, uma tortura heim rssss
    Mas depois de tantas delicias vindas do seu blog ja estou pensando em malhacao!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Aff!Que delícia!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo niver de casamento.
    Eu completei 15 anos em maio. Como o tempo passou rápido!
    Sabe, eu adoraria ganhar 4 meses de personal. Uma pessoa pegando no pé e incentivando é o que precisamos para dar um Up.
    Rsrsrs...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sam pelo niver de casamento
    Que gostoso é estar casadinha não é mesmo?Não entendo quando vejo as pessoas reclamando de algo que acho tão bom.
    No começo a malhação é terrivel mesmo mas depois vc começa a sentir tão disposta, e começa a notar as mudanças no corpo que não quer parar mais, e essa dor toda é só no começo depois vc nem lembra mais dela.

    Bjs
    Erika

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos 5 anos de casamento!Será que comer o olho da sogra nesta data não faz mal?rsrsrs
    Vou fazer os cupcakes de ameixa p/ meu pai pois ele ama ameixa e olho de sogra então nem se fala.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Florrrrrrr...descobri que somos parceiras nas fofurices!!
    As minhas da Ritoca...e as suas...ai as suas...as delicadezas mais lindas da alma!!
    Dei uma bela passeada pelo blog...tão delicado...honesto...encantadore os textos...divertidissimos...rsrrs!!
    Parabéns Sam pelo carinho com que se dedica ao mundinho açucarado!! Amei tudo por aqui...e amei descobrir uma outra Fofurice...rsrss!!! Mil Xerusssssssss
    Rita Santos
    Fofuricesdaritoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo aniversário de casamento!!!! E parabéns para o Sr.Pudim de estar te incentivando a malhar, no começo é ruim demais, doi tudo, mais vale cada esforço pra nos sentirmos melhor, pode acreditar!!!
    Beijao
    Renee

    ResponderExcluir
  8. Querida Sam,que Deus abençoe e proteja vocês!e força na peruca.pois é isso mesmo:no início,tudo dói,mas passa e aí...viva a endorfina e a gostosona que há em nós!!!Asim,com todo o respeito,redobro meus votos de proteção para o Sr. Pudim...Sam,aproveito para lhe pedir um help;já fiz contato com o Barradoce,mas eles não dispõem de bico 1M Wilton.Você saberia de alguma outra loja on line onde possa encontrar? Mil beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Clarissa, acho que na celebrate.com.br tem. Acho!
    Bjks

    ResponderExcluir
  10. Ritoca, querida! Sou fã do seu trabalho! Somos pessoas foférrimas! Hahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  11. Ana, comi com vontade o olho de sogra! Com muita vontade! Hahahahaha... risada de bruxa! Hahahahaha... Bjks

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, muitos anos de união e muitos pudinzinhos na sua vida!!! Como é bom ter a tampinha da nossa panela bem encaixadinha. Já vamos fazer 23 anos!!! Hummmmm delícia esse cup de ameixa, parece que a calda ficou mais clara que o do outro de doce de leite ou é impressão? Beijos amiga, malha mesmo pra ficar lindona, não deixa chegar no ponto q eu deixei...acabei de fazer cirurgia bariátrica, não é fácil! Bjks

    ResponderExcluir
  13. Há, há, que vizinho fofo! Um dos meus gêmeos disse que o meu nome era "Mamãe Alves Nogueira", adivinha se eu não dei um monte de mordidinhas nesse fofucho...e no outro também pra não perder o costume!rsrsrs. Bjs fofuríssima.

    ResponderExcluir
  14. Fiz cupcakes ,comprei umas forminhas de papel que são lindas coloquei na forma de metal tudo certinho, quando tirei do forno as forminhas estavam feias,o que faço para as forminhas ficarem bonitas para poder usar em uma torre de cupcake?
    Pesico de ma resposta pois vou fazer para o meu aniversário!

    ResponderExcluir
  15. Regina, tá mais clara mesmo eu usei isomalte pois estava afim de brincar com caramelo. Bjks

    ResponderExcluir
  16. Oi, anônimo. Tudo bem? Dá uma lida nesse post para ver se ajuda um pouquinho http://quefofurice.blogspot.com/2010/11/as-fabulosas-teorias-da-forminha-solta.html
    Bjks

    ResponderExcluir
  17. Sam do céu quero esse monte de olho de sogra! Huuuuuuuuuuuum to babando aqui! =D
    Parabéns pelos 5 aninhos de casada! Em outubro eu faço 2! =) E arrasa no xô sedentarismo. O corpitcho agradece vc vai ver! + disposição, melhora a auto estima e tudo mais! Sr. Pudim vai amar! Bjuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  18. Sam,obrigada pela atenção.Às vezes, (pq nem todo mundo tem o talento que você tem!!!)é frustrante não encontrar as coisas...Não achei o bico...faz parte...Olhe, este bolinho de ameixa está uma obra de arte...que coisa mais linda, Sam!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa procurei Isomalte hoje o dia inteiro, todo mundo me olhou com cara de ué, ninguém sabia do que eu estava falando, acho que vou ter que buscar em Sampa. Queria o tal pra fazer diamantes de açúcar. Bjks linda

    ResponderExcluir
  20. Oi Sam, parabéns pelo níver,que dure muitos e muitos anos. Este ano completei 18 anos de lavaçao de cuecas rss... ainda chamo ele de mo e ele me chama de cheiro. Quanto ao cup por coincidência quando voltava do centro, quase congelada 11 graus aqui, fiquei com vontade de fazer cupcakebananinha e maçã pra agradar o maridão, sabe como é. Mas cheguei e vi o seu cupcake humilhou....amiga, desisti fiquei na panqueca quentinha. Parabéns de novo. Quanto ao enzo aguardo foto. bjs

    ResponderExcluir
  21. Regina, eu compro isomalte aqui http://loja.gastronomylab.com/produtos-especiais/isomalte.html chega rapidinho! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Clarissa, eu até procurei o bico aqui nas lojinhas próximas a minha cidade para te ajudar e nada! Será que está em falta? Bjks

    ResponderExcluir
  23. Bom dia,Sam!Olhe, sua delicadeza me comove.Se tiver tempo, dê uma olhadinha no email que postarei p você.Muito obrigada e desejo à você o de sempre:muitas bençãos sobre sua vida!Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá me chamo Ane virei sua fã viu seu blog é lindo parabens .
    Li todos os comentárioa e vi que Clarisse está tentendo comprar o bico 1M , eu comprei essa semana pelo site artenobolo espero que ainda tenha .
    Gostaria de te fazer uma perguntar qual açucar vc usa para fazer o caramelo e qts dias duram ?
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Ane, bem vinda! Olha só esse caramelo dura "durinho" 24h com sorte pois se estiver chovendo... fica complicado! Bjks

    ResponderExcluir
  26. Olá Sam é Ane de novo vc usar açucar cristal ou refinada?

    ResponderExcluir
  27. Oi, Ane. Eu uso açúcar cristal orgânico ou açúcar premium da união. Bjks

    ResponderExcluir
  28. Peraí, para tuuudo porque só estou vendo este post agora! Antes de mais nada, parabéns pelo níver de casamento (acho que são bodas de madeira ou ferro), torcendo para que vcs cheguem a comemorar bodas de ouro (mas sem nenhum personal porque aí seria judiação demais...rsrs).
    Quanto a esse cupcake, ficou com uma cara maravilhosa! Essa ameixa banhada em caramelo até parece uma ônix, tudo lindo! Nunca experimentei esse doce de ovos, será que se parece com o quindim sem o coco? Esse olho de sogra está divino! Beijos, Sam!
    *Ah! Não tem amor maior do que o de alguém que se preocupa com o seu bem-estar, mesmo que agora tudo em vc esteja doído. Parabéns pro Sr. Pudim também!

    ResponderExcluir
  29. Lu, querida muito obrigada pelo carinho de sempre! E o doce de ovos parece o quindim sem coco! Acertou em cheio! Bjks

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigada de novo Sam, acabei de pedir o Isomalte onde vc falou, tem muita coisa interessante lá, agora só falta acertar fazer os diamantes, se ficar bom te mando foto. bjs lindinha.

    ResponderExcluir
  31. Olá Samantha, cheguei ao seu blog através de uma postagem da Valérie do blog Não sei cozinhar.

    Estou impressionada com seu blog. Ele é muito bonito, as fotos são excelentes e as receitas estão me dando água na boca. Virei fã! :)

    ResponderExcluir
  32. Olá Sam! Tudo bom? Puxa, fico muito contente e agradecida por você ser uma pessoa muito generosa, por dedicar seu tempo compartilhando suas receitas e suas dicas! Muito obrigada mesmo, pois já tirei várias dúvidas, visto que já li o seu blog inteirinho! Mas, uma que me descabela toda vez que vou fazer é doce caramelado...Já tentei o caramelo de vinagre, o de Karo e o de glucose, com o qual obtive mais sucesso, mas mesmo assim, não durava tanto fora da geladeira, durava umas 5hs. Vi que sua receita há mais açúcar e menos água que a minha, e no lugar do cremor tem sal e também você informou que dura 24hs, essa validade é fora da geladeira? Bom, agora sim, já acendeu uma luz pra mim!! Mas talvez seja melhor deixar eu deixar o cremor ao invés do sal, o que acha? O Isomalte pode ser usado, neste caso também, de doces caramelados? Ou é só para decorações? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  33. Erika, dura fora da geladeira! Mas tem a variável do tempo pois quando o clima é seco dura muito mais do que num clima chuvoso. Sobre o isomalte eu o uso em caramelados também e eu sou fã de carteirinha pois ele estabiliza o caramelo de uma tal maneira que é impressionante. O sal aqui é só para dar um contraste no sabor nada além disso. Vc pode colocar o cremor, vinagre ou o que seja e o sal também. Se for usar isomalte nessa receita coloque 2 colheres de sopa. Bjks

    ResponderExcluir
  34. Oi queridíssima, tudo bem contigo?
    Eu estou montando minha cozinha aos pouquinhos!
    E gostaria muito do seu precioso palpite.
    Esses dias quase comprei um forno elétrico, mas desisti por puro receio.
    O fogão duplo forno da Electrolux seria uma boa pedida ?
    Outra dúvida que tenho é sobre a batedeira planetária Arno.
    Estou apaixonada pelo visual da Planetária Deluxe Collection vermelha.
    Você tem alguma referência sobre as batedeiras da Arno?

    Muitíssimo obrigada e tenha uma excelente semana.
    Besos!

    Criss Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criss, eu sou fã da eletrolux e acho o forno excepcional contudo essa indicação varia com o seu uso pois acredito que o fogão a gás oscila muito a temperatura então se for por optar pela qualidade dos assados escolheria um elétrico o único inconveniente é o consumo de energia. Sobre a batedeira da arno pode comprar sem medo pois é excelente. Aqui no blog tem um post falando de fornos e um falando de batedeiras. Bjks e sucesso com as compras.

      Excluir

Comentários fofinhos!!!