domingo, 28 de agosto de 2011

Cupcake de limão e chocolate

Domingo é meu dia de Isaura. Aliás acredito que todo domingo o é para quem trabalha fora para quem é dona de casa todo dia é dia de Isaura! Hahahahaha... Acordei bem cedo, dei um bom passeio com a Ramona aproveitei para passar no meu trabalho e ver se o quarto das "celebs" que chegam hoje estavam o.k., na volta comprei coca zero (meu veneno favorito) e alvejante, cheguei em casa coloquei as meias do maridão de molho e comecei a colocar a roupa em dia ao mesmo tempo em que dava início ao preparo do gnocchi, dei uma varridinha alí e acolá, abri os armários para arejar, cuidei das plantinhas, voltei e terminei de fazer o gnocchi. De repente olho o rabinho mega balançante da Ramona dou uma espiadinha no corredor e vejo o Sr. Pudim que tinha acabado de acordar dei bom dia e perguntei se ele já estava com fome, servi o almoço, lavei a louça, tirei a roupaiada o varal e estendi mais algumas e preparei uns cups com os limões que acabara de tirar do limoeiro e finalmente sentei um pouquinho no parapeito da varandinha da frente com um livrinho, uma caneca de chá de capim santo e um docinho para relaxar e admirar o sol se despedindo e a noite chegando fresquinha, fresquinha.

Cupcake de limão com chocolate
Rendimento 12 cupcakes
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de manteiga com sal
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 ovo
- 1/3 de xícara de suco de limão acrescido de 4 colheres de sopa de leite
- Raspas de 1 limão siciliano
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de café de fermento em pó
- 150g de chocolate meio amargo (usei 53%) derretido e temperado e transfers para dar um charminho.

Modo de Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira do cupcake peneire todos o ingredientes secos juntos, exceto o açúcar.
2. Na batedeira, em velocidade alta, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinho.
3. Junte o ovo batendo bem após a adição.
4. Junte as raspas de limão e o suco de limão acrescido de leite. Bata bem5. Em velocidade baixa some a farinha delicadamente.
6. À mão misture o fermento.
7. Preencha 1/3 das forminhas.
8. Leve para assar por 20 minutos ou até estar dourado e um palito sair limpinho.
9. Depois de assado espere esfriar por 5 minutos e depois transfira para a grade de resfriamento.

Ganache de limão siciliano
Ingredientes
- 200g de chocolate branco picado
- 100ml de creme de leite UHT (usei 25% de gordura)
- 50ml de suco de limão siciliano
- Raspas de 2 limões siciliano
Modo de preparo: Derreta o chocolate no microondas (30 segundos e mexa bem, depois mais 30 e mexa bem... até derreter tudinho). Junte o creme de leite e mexa vigorosamente até que o chocolate e o creme de leite estejam bem uniformes. Acrescente o suco de limão e as raspinhas e mexa bem. Leve a geladeira por 30 minutos ou deixe em temperatura ambiente por 2 horas.


Montagem
1) Depois que o cupcake estiver resfriado volte com ele para a assadeira de cupcake, cubra com a ganache de limão. Utilize as costas de uma colher para espalhar e deixar a ganache bem lisinha. Atenção, não cubra até a borda da forma deixe um tiquinho de nada para cobrirmos com chocolate depois. Nessa hora a forminha deve soltar mas não se abale pois o chocolate vai manter todo mundo juntinho!
2) Coloque uma colher de sopa em cima de cada cupcake espalhe bem e depois bata a assadeira na mesa para espalhar bem o chocolate e tirar possíveis bolhas.
3) Corte quadrados de 6x6cm de transfer e coloque-os em cima do chocolate, passe o dedo por cima para colar bem!
4) Leve os cups para a geladeira por 15 minutos. Retire o transfer, delicadamente, e pronto!
Se não quiser usar o transfer você pode colocar uns confeitinhos, fazer uns rabiscos com chocolate branco... e por aí vai!

Hoje a maldade não vai na metade! Vai inteira...

36 comentários:

  1. MARAVILHOSO!!!!ADOREI...VOU TENTAR FAZER,PARABENSSS..

    ResponderExcluir
  2. Olá. Comecei a seguir seu blog recentemente e estou adorando. Tenho 30 anos, sou casada, estou fazendo doutorado em química, meu bebê nasceu a um mês e meio e eu adoro cozinhar, principalmente doces. Fico horas lendo suas postagens que são sempre muito bem escritas e interessantes de ler. Adoro as fotos, o que faz a gente entender bem melhor e participar mais de perto. Parabens pelo blog. Mary Helen

    ResponderExcluir
  3. HUmmmmmmmmmm!!!!

    Aiii Limão!
    Adoro!!!
    Mistura perfeita essa receita!!!

    Adorei!
    Boa semana!
    Beijinho JÊ!

    ResponderExcluir
  4. Ramona:

    Deu a louca na minha mamis aqui também!!!!
    Foi um tal de limpa daqui, cozinha dali.... e até o docinho foi de limão também por aqui.... só que torta mesmo... hehehehe
    Tô cansada de tanto seguir ela e o papis aqui em casa hoje..... srsrsr
    Boa semaninha...

    Scully

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam, estou muito feliz, mas com preguiça e cansada. Primeiro parabéns pelo cup de limão belezura.Fiz quase td que vc fez hoje, vida de mulher não é mole não. A diferença é que terminei a mudança da minha loja para minha casa, até que enfim as mercadorias estão no lugar, e veja só atendi cliente hoje.E feliz também estou porque inaugurei meu blog. Criei coragem. Devagar e sempre, seguindo meus sonhos. bjs Se quiser dar uma olhadinha é: pãodemelfestas-mei.blogspot.com vou ficar honrada com sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Nick Mamede28/8/11 9:54 PM

    Oiii Sam! Virei seguidora agora, mas jah leio seus posts há alguns meses. Tenho dezoito anos e adoro cozinha e doces e sou apaixonada pelo seu blog! Eh muito bem escrito e muito fofix tmb :D
    Adoro as receitas que vc posta e te admiro muito por compartilhar com as outras pessoas :) ... Beijo =)

    ResponderExcluir
  7. Deve ter ficado divino!!!!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sam
    tudo bom? Seu pé de limão é siciliano? To querendo plantar um pézinho desse no meu quintal mas não acho mudinha, como conseguiu?

    Abraços
    Erika

    ResponderExcluir
  9. Oi Sam... apesar do domingo de Isaura, achei a descrição do seu dia perfeito e sinceramente, invejável!

    Amei a receita do cupcake e já vai para o livrinho de receitas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Erika, comprei na floricultura da minha cidade. Ela traz as mudinha de São Paulo é só encomendar que a Dani traz. Conversa com algum floricultor da sua cidade quem sabe ele traz uma muda pra você?! Bjks

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog. O que mais gosto é que você coloca as fotinhos de tudo que faz e isso nos deixa confiantes de que a receita dá certo mesmo. To com água na boca!
    Parabéns!!
    Priscila - SP

    ResponderExcluir
  12. Aii, que delícia!!!!
    Adoro seu blog, dá vontade de colocar a mão na massa, parabéns!!

    Um beijo,

    Vanessa

    ResponderExcluir
  13. MALDADE INTEIRA É MALDADE MAIOR. QUE DELICIA DE CUPCAKE. JA SALVEI A RECEITA. ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. Sam, saudade de vir aqui papear... mas a correria é grande... São tantas joaninhas, borboletas, flores, etc para um festa de jardim encantado e ainda tem a Bienal, ufa... mas como deixar de vir aqui dar uma espiadinha nas novidades...
    Adoro cupcake de limão com chocolate então, é de arrasar.
    Sabe a receita de devil's food chocolate, aquele bolo maravilhoso? então, ontem fiz ele e coloquei ganache de chocolate meio amargo e morangos assados, ficou de comer rezando.
    Beijos

    Cons

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sam! Vamos falar sério, é incrível como a gente consegue colocar a casa em ordem em um único dia, isto é, se ninguém estiver atrapalhando. E depois de tudo, ainda damos um jeito de fazer algo prazeroso prá nós mesmas. Parabéns, vc é uma mulher polivalente!
    Esse cupcake ficou lindo de viver e deve ter ficado delicioso! O azedinho do limão com o chocolate é uma combinação ótima! Amei!
    *p.s- Vc está cada vez mais malvada! Mas adoooro cada foto que vc tira e põe aqui no Fofurices prá gente ver! Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Olá Sam!
    Adorei a parte que vc se sentou na varanda e foi curtir um cházinho e um docinho..Tem dias que tudo o que queremos é sentar...
    Esse cup ficou de matar!!! Diliça pura!!!
    Bjk!!

    ResponderExcluir
  17. Cons, tô com muita saudade! O devil´s é uma delícia, né?! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que tal revelar o seu talento culinário a todo Brasil? Envie a sua receita para participar da 4ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria!
    Abuse da criatividade e invente um novo jeito de fazer pães e doces.
    Inscreva-se até 19/10 http://bit.ly/oIWToJ e aproveite para conferir a premiação http://bit.ly/nukUA3

    ResponderExcluir
  19. É a vida da dona de casa moderna né?
    Ficaram lindos os cups!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Descobri o seu blog totalmente por acaso(se é que o acaso existe!?!) quando procurava algo de ursinho no youtube e vi seu video de ursinho pimpão! Fiquei assistindo aquele video e pensando o qto aquela pessoa era criativa e bem humurada! Qdo entrei no seu blog fiquei completamente absorta!! Levei umas duas a três horas direto lendo sem parar! Você tem uma narrativa incrível e envolvente! Nada de receitas massantes e impessoais, sempre muito bom humor, e o mais legal, a inserção das suas leitoras no "tempo e espaço", criando cumplicidade!! Sou de Niterói e fui procurar a loja daqui q vc comentou e sai comprando alguns apetrechos para me aventurar no mundo cupcake! Fiz o devil's com buttercream de chocolate no fds e minha filha amou e até meu marido que não come bolo nenhum se rendeu!! Parabéns pelo blog, vc ganhou outra ávida seguidora!! Fica aqui a sugestão de vc entrar no mercado editorial e mostrar que Nigella é muito boa,mas temos a nossa versão tupiniquim ainda melhor: a Sam!!!
    beijos,
    Denise Marinho

    ResponderExcluir
  21. Deniseeeeeeeeeeee, seja bem vinda! Fico sempre emocionadérrima com comentários como o seu! Meus pais e minha sogra moram em Niterói e estou sempre por aí! A vida fica muito mais leve quando a gente vê graça e se diverte com tudo o que faz, né? E eu amo a receitinha do devil´s hoje mesmo comentava com uma amiga que a receita agrada pois é doce na medida e muito fofinha!!! Adoro! Bjks

    ResponderExcluir
  22. Denise, esqueci fiquei pomposa com a sugestão da Nigella tupiniquim. As vezes eu fico pensando em escrever um livro digital com receitas e links para vídeos bem descolados... ainda um sonho... um dia chego lá! Bjks

    ResponderExcluir
  23. Seu domingo rendeu muito e ainda por cima estes cupcakes maravilhosos!!! QUE DELÍCIA!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá meu nome é Flávia Rybakov e conheci seu blog através de uma indicação, comecei fazer cupcakes pela curiosidade e também pela beleza o pouco que sei aprendi sozinha fuçando e vendo programas de TV e agora que descobri seu blog sou uma pessoa mais feliz rsrsrs, você esta de parabéns seu trabalho é lindo e aparentemente delicioso rs e com todo carinho quero agradecer por dividir seu conhecimento e dicas super uteis para fazer tudo com perfeição, isso não tem dinheiro que pague e nem sempre as pessoas fazem isso assim, de graça...muito sucesso p você e que suas receitas adocem as cozinhas de muitas pessoas, já sou fiel ao seu blog...rsrs...obrigada!

    ResponderExcluir
  25. Então você já tem uma compradora do seu livro digital. Que esse dia chegue logo. Até.
    Thais

    ResponderExcluir
  26. Quem precisa de personal com uma maratona destas? Fiquei cansada só de ler! kkkkkkkkk Bjs Talita Pereira

    ResponderExcluir
  27. Não sei o q. está acontecendo, tive q me cadastrar de novo, não conseguia enviar nenhum comentário. Que que é esse cupcake hein miguinha? Tudo que vc faz é muito bom, aposto que esse gnocchi tava um arraso. Sam, essa idéia do livro é genial, tem tudo a ver com vc, você escreve super bem, é muito verdadeira no q diz, suas estórias são envolventes e suas receitas são ótimas...é o pacote completo. EU COMPRO! Amadurece essa fruta e colhe logo. Bjks linda

    ResponderExcluir
  28. Confesso que depois q comecei a fazer as receitas do seu blog [churros e caipirinha] minhas vendas aumentaram totalmente e eu nao quero saber de outra coisa na vida a nao ser cozinhar HAUAHUAH
    <3
    hoje testei o de maracujá com ganache de chocolate branco e ficou um dos melhores cupcakes que ja fiz!!!!

    bjosssss

    ResponderExcluir
  29. Oi, Sam!!!Que lindo esse cupcake!!!Vou fazer um dia...Achei lindinho o laço com o botão, isso é colado com cola normal?

    ResponderExcluir
  30. Olá Sam, poderia trazer para nós um cupcake com chocolate e paçoquinha? Dever ser delicioso!
    Nathalia

    ResponderExcluir
  31. Sam,
    Adorei a limpeza do domingo, com certeza faz bem a alma e ao coração ver tudo limpinho, arrumadinho, organizado...enfim,o dia terminou com esse mais que maravilhoso cupcake...como assim??É amiga, as imagens dizem tudo, parece delicioso e deu água na boca!Gostei também da sua tranquilidade por tratar o assunto de " limpeza de domingo" e mil coisas pra fazer ao mesmo tempo de uma maneira muito tranquila, eu estaria arrancando os cabelos!!rsrsrs.Beijocas e parabéns pelos doces sempre tão lindos.

    ResponderExcluir
  32. Viciei no seu blog rs me inspira sua fofurice.
    Tava zapiando em um site e vi algo q lembrei daqui http://www.dolcelari.com.br/loja/utilidades-domesticas/infusor-de-cha-cupcake.html =)

    ResponderExcluir
  33. amiga..realmente é uma maldade isso ak viu!! que lindo e deve ser delicioso tb! bjs

    ResponderExcluir
  34. Pena vc ficar tanto tempo sem postar...

    ResponderExcluir
  35. nossa que lindo, só de olhar me apixonei, será que é assim tão gostoso
    Um dia vou tentar fazer, beijos






    d

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!