domingo, 18 de setembro de 2011

Cupcake bombom de morango

Outro dia me queixava aqui no blog sobre como a gente fica seletiva com o passar do tempo, e que eu acreditava que a amizade de fé, irmã e camarada vem desde a infância  e com o passar do tempo fazemos novos colegas e não amigos. E eis que bem no local onde eu achei que o meu mau humor iria imperar (entenda estúdio de pilates) fiz amizades que tenho certeza que levarei para o resto da minha fofa vida. Não sei se é porque eu as vejo todos os dias mas a identificação foi instantânea com direito a churrasquinho depois do exercício puxado!!! Hahahaha... segundo a minha Prof. proteína não engorda! Jóia pura essas surpresas emocionantes da vida!!! E em homenagem a uma delas um cupcake de bombom de morango! Em tempo a Carol tem obsessão por bombom de morango e vive me pedindo para ensiná-la a fazer o bendito bombom e eu fico pegando no pé dela para querer aprender a fazer bombom mais refinado e ela fala que só quer fazer "bombom pobre" de morango, de uva, de coco... e daí eu preparei um aulão cheio de bombom que ela gosta para ensiná-la e as outras amigas resolveram fazer também! Imagina um monte de fanfarrona fazendo aula? Vai prestar?! Vou ter que me fazer de prof. malvada pra render bem! Muahahahaha (risada do mal)!!!

Cupcake de bombom de morango
Rendimento 12 unidades
Ingredientes
- 1/2 xícara de manteiga com sal
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1/2 xícara de leite acrescido de 1 colher de vinagre (leite azedo: misture e deixe repousar por 20 minutos fora da geladeira)
- 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 colher de café de fermento em pó

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire o bicarbonado, a farinha e o fermento juntos.
2) Em uma tigela de batedeira misture o açúcar, a manteiga e bata em velocidade média alta até ficar fofinho.
3) Adicione 1 ovo de cada vez batendo bem após cada adição até formar um creme;
4) Misture o leite azedo com a baunilha. Reserve.
5) Adicione alternadamente o leite azedo e a mistura de farinha. Não bata demais a massa. Bata apenas o suficiente para incorporá-los.
6) Preencha ¾ das forminhas.
7) Leve para assar por 15 a 25 minutos ou até estar dourado e um palito sair limpinho.
8) Depois de assado espere esfriar por 5 minutos e depois transfira para a grade de resfriamento.

Creme de baunilha
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 gema peneirada
- 1 colher de sopa de manteiga com sal
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1/4 de xícara de chocolate branco picadinho (40g)

Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso misture o leite condensado, a gema e a manteiga. Leve ao fogo baixo mexendo bem até dar o pondo de brigadeiro de colher. Coloque a massa em uma tigela e espere esfriar por 15 minutos e então misture o chocolate branco e o extrato de baunilha. Espere esfriar completamente antes de rechear os cupcakes.

Montagem
- 300g de chocolate ao leite derretido e temperado
- 12 morangos médios limpérrimos e sem o talo

Como fazer
1) Corte o miolinho do cupcake (como vimos aqui).
2) Recheie com uma colher de chá de creme de baunilha no buraquinho. Atenção não atufule o buraqunho com creme senão o morango não vai entrar depois.
3) Encaixe um morango no buraquinho e dê uma leve pressionada. Leve mesmo!!! Todo cuidado é pouco para não machucarmos o moranguinho.
4) Cubra o cupcake com o creme de baunilha e leve a geladeira por 10 minutos.
5) Tempere o chocolate de acordo com as instruções do fabricante ou como você está acostumado, retire os cupcakes da geladeira, vire-os de ponta cabeça e banhe todo o topo do cupcake. Leve a geladeira por mais 15 minutos. Retire da geladeira, decore se quiser e como com vontade pois fica uma delícia!
Atenção: Devido ao uso do morango fresco a validade desse cupcake é de apenas 24 horas!!!

Metade da maldade (eu sei que a cena está forte!!!)

68 comentários:

  1. Oi Sam! Que saudade de comentar aqui :)
    Adorei seu texto de hoje! Muito engraçado, descontrído, feliz e emocionante :) e o seu cupcake de hoje é simplesmente fabuloso, parabéns!
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de elogiar as suas fotos, que estão ficando a cada dia que passa, meljores ;)
    Outro abraço :), Queila

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus do céu!! Tu quer matar as tuas leitoras do coração né? QQ é issssoooo Bial??? Ameeeiii a receita, PARABÉNS! Agora só uma duvidazinha, quantos dias esse cupcake vai durar? Eu acredito que ele deve ser feito no dia que será consumido, e talvez guardado na geladeira por 1 dia, pq o morango, assim como o chocolate branco, é traiçoeiro. Pq quando se lava e corta ele, ele começa a soltar aquele "suquinho" que, VAI MOLHAR A MASSA!!! Mas é isso, Parabéns Oráculo dos Cupcakes.. heheh
    beijos e ótimo domingo

    ResponderExcluir
  4. Oi, Talita. No final do texto da montagem há um alerta sobre a validade do cupcake. Eu fiz 2 testes 1 na geladeira e um fora na geladeira o bolo fica horrível então só restou fora da geladeira e durou 24 horas. Na realidade durou mais um pouquinho mas como aqui em casa é muito frio achei seguro 24 horas que é a mesma durabilidade do bombom. Bjks e bom domingo!

    ResponderExcluir
  5. Queila, eu já estava com saudades!!! Não me abandona, não! Bjks

    ResponderExcluir
  6. Nossa Sam, deve ficar delicioso e fresquinho tbém!
    Fiquei com uma dúvida...o chocolate branco tem de ser derretido antes de misturar a massa ?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana. Não tem que derreter, não! É só picar bem picadinho que ele derrete sozinho pois o creme ainda vai estar quentinho. Bjks

    ResponderExcluir
  8. Suas postagens são sempre uma alegria para mim ,porque sei que la vem receitas gostosa e bonita, Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Ai! que deu até água na boca! (rsrsrs)

    ResponderExcluir
  10. Passei batida por aquela linha, mas td bem. Bom, mas o que importa é que a receita é fabulosa e eu vou testar em casa!!!

    ResponderExcluir
  11. Talita, testa e depois me conta!!! Eu sou suspeita mas achei delicioso. Entrou para o meu top 10. E de fato o morango é tinhoso ainda mais se for orgânico ele fica jururu rapidinho. Bjks

    ResponderExcluir
  12. Nossa senhora!! Deu água na bocaa! Que foto linda!! Parabéns pelo cupcake e pela foto!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sam!! Morango sempre foi minha fruta predileta..me lembro quando era criança e não tinha morango o ano todo, como agora.. Mas qdo chegava a época...era quase uma overdose...acho que eu deveria ser tão pentelha, que todos me davam morango..tipo pra fazer um depósito da frutinha..hehehe...Esse cup bombom tá MARA!!!
    Um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  14. "Pelamãedoguarda", que ideia luminosa colocar morango dentro do cupcake.
    Vi o vídeo que vc mostra o buquet de cupcake. Lindo. Vou tentar fazer, Samantha.
    E vou lhe visitar a cada nova postagem sua.

    ResponderExcluir
  15. Vc responde alguma dúvida por aqui? Ah! não. Eu não vou voltar para ler as coisas já escritas. Pense nisso, Samantha(risos)

    ResponderExcluir
  16. Quanta maldade nesse coração!! Agora vou ter que fazer!! bjus

    ResponderExcluir
  17. Lilian, seja muito bem vinda! E eu respondo algumas coisas sim e se for uma duvida bem periquitante eu incluo no post! Larga de ser danada e volte para ler os comentários! Bjks

    ResponderExcluir
  18. Karin, você não acha mega estranho que tenha morango o ano todo?! Tenho pra mim que o morango tinha mais personalidade quando ele aparecia somente em seu tempo. Tô só pensando alto porque eu como morango o ano todo! Ontem mesmo fiz uma geleia fantástica de morangos com limão siciliano rendeu pacas!!! Bjks e bom domingo!

    ResponderExcluir
  19. Sam..Claro que é estranho..Mas..."agradecemos" de certa forma, quem faz essa frutinha linda, chic, deliciosa, estar o ano todo dando o ar de sua maravilhosa graça, assim não passamos mais vontade...Mas era legal, lembro até hoje do meu pai chegando da feira com várias caixinhas, fazendo surpresa prá mim...
    Essa sua geleinha deve ter realmente ficado fantástica...Queria ser sua vizinha!! hahaha...Bjk!

    ResponderExcluir
  20. Karina Novais18/9/11 6:37 PM

    Ai que delicia! eu amo bombom de morango vou fazer esse cupcake com certeza!

    ResponderExcluir
  21. Ahhh, Sam, que maldade é essa com a gente em pleno domingo?!? Já te falei que chocolate + morango é prá mim, uma das melhores combinações prá sobremesas? E agora vendo este post com essas cenas fortíssimas e impressionantes, minha boca se encheu d'água!
    Aliás, faço coro com a sua amiga Carol, eu sou louca pelos bombons de morango, se deixar como vários deles, sem culpa alguma. Ah, queria poder fazer parte dessa turma que vai aprender com vc o aulão de bombons de pobre...hahaha!
    Mas cá entre nós, já me sinto uma privilegiada por ter conhecido o Fofurices e te acompanhado desde então. Vc é tão gente boa que cada post é como uma aula ao vivo, tudo muito bem explicadinho e com o maior capricho do mundo! Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Lu yoko, minha querida! Como você está? E a saúde já está em dia com os carnes do baú? Hahaha.. acho cafona mas adoro falar isso!!! Bjks e boa semana!

    ResponderExcluir
  23. nossa, tá com uma carinha muito boa!!!

    ResponderExcluir
  24. Pelo menos você reconhece... essa metade da maldade está muito provocante, eu diria indecente! Parabéns! Seu blog é fofo demais, to adorando passar aqui sempre!

    ResponderExcluir
  25. Amei...amei tudo q tem aqui, é meu blog de cabeceira! rssss
    Mas te pergunto, ja q não sei quase nada desta arte...rsss...p banhar no chocolate, vc não tirou o papel, portanto, tem alguma tecnica p não sujar tudo?Obrigadaaaaaa......

    ResponderExcluir
  26. Oi, Heidi. Tudo bem? Não precisa tirar o papel, não! é só virar de cabeça para baixo e banhar o topo. Só isso! Bjks

    ResponderExcluir
  27. Oh! "trem" bom... não me canso de olhar as coisas deliciosas que faz...Obrigado por partilhar seu conhecimento conosco, amo passear no seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Niceia disse....Hum deve estar uma delicia!Com certeza vou fazer para minha família.Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Maravilhoso..
    Deve ser delicioso...
    Hummmm

    ResponderExcluir
  30. Morri!!!

    Beijos
    Elis

    PS: sabe a voltinha de brigadeiro... pois é, não consigo fazer dar certo. Fica linda na hora, depois de 1h desce cupcake a baixo... eu dei o ponto de enrolar... mas ela me engana. Será que tem outro jeito?!

    ResponderExcluir
  31. Elis, querida. Quando quero fazer a voltinha de brigadeiro faço com chocolate em barra na massa pois a voltinha fica sempre perfeitinha. Bjks

    ResponderExcluir
  32. Sam, eu não acertei fazer a cobertura de chocolate, foi igual a da cakepop. Nao acertei o ponto. tem algum chocolate especifico? Sera que é porque nao sei temperar o chocolate?
    Mais uma perguntinha, tem alguma marca de termometro que voce me recomende?
    Bjs e mais uma vez...obrigada

    ResponderExcluir
  33. Ana disse: Oi, Sam! Deu vontade de participar da aula tb...rs...Lindo!!!
    Com o q vc fez os pinguinhos e o coração?
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Pelo amor!!!!!! Que delícia!!!! Quero muito estrear minhas forminhas de silicone, mas tenho um medo de estragá-las... rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  35. Oi Sam,tudo bem? Uma dúvida: Como você fez essa decoração com coraçãozinho e essas gotinhas? Do que é?
    Beijos e obrigada por ser sempre tão atenciosa às dúvidas.

    ResponderExcluir
  36. Gisele, eu usei chocolate branco tingido de vermelho para fazer a decoração. Bjks

    ResponderExcluir
  37. Oi, Ana! Eu decorei com chocolate branco tingido de vermelho. Bjks

    ResponderExcluir
  38. Oi, Karine. Tudo bem? Pode ser que o chocolate não esteja temperado ou não esteja fluido o suficiente e nesse ultimo caso você vai ter que diluí-lo com manteiga de cacau até chegar na consistência certa. Sobre o termômetro o ideal é que você compre um digital e não um de vidro. Comprei um da incoterm e gostei bastante aqui vai o link para vc dar uma olhada http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202500595-termometro-culinario-digital-chocolates-queijos-etc-_JM Bjks

    ResponderExcluir
  39. Simplesmente perfeita essa receita! Acabei de fazer! Muito deliciosa! Vou colocar amanhã no meu blog (com a referência do Fofurices, é claro)! Parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Menina, esse cupcake é o mais maravilhoso de todos...fico só me imaginando dando uma mordida nele e sendo muitooo feliz...rerererrrr...

    Sam, sempre acompanho seu blog (apesar de só hj estar postando)...vc tá de parabéns...isso tudo me lembra minha mãe, pois ela adora cozinha (inventar e fazer coisas bonitas) e faz tudo com carinho! Se tiver filhos, eles vão te amar ainda mais por esse seu dom! :)

    ResponderExcluir
  41. Nossa, que coisa mais linda e deliciosa!!!! haha tenho que fazer essa maldade o mais rápido possível! Seu blog é tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  42. Sam, eu estava lendo uma reportagem que diz que o chocolate hidrogenado nao precisa temperar, eu poderia usar esses tipo?

    ResponderExcluir
  43. Karine, poder você pode! Mas o chocolate hidrogenado ele não tem qualidade, é feito com gordura vegetal ao invés de manteiga de cacau... tem aquele gosto plástico... sei lá... fica por sua conta e risco! Bjks

    ResponderExcluir
  44. amigos a gente faz a vida toda!!!

    deliciosa a receita!!!

    ResponderExcluir
  45. O que eh issoooo???Nao preciso ver mais nada pra virar seguidora e apaixonada por esse blog...realmente a cena eh forte!!!
    Que delicia de cupcake...assim nao ha dieta que aguente rsss

    Beijinhos querida...se puder,aguardo visita...

    http://viramexeefaz.blogspot.com/

    Sharon

    ResponderExcluir
  46. Oi vi seu blog e me apaixonei , parabens é muito lindo!
    Mas vamos la fui fazer agora esta sua receita e não sei o que fiz de errado que a receita rendeu 20 cupcakes kkkk , eles cresceram e depois abaixou é assim mesmo?
    è a primeira vez que faço.
    bjus

    ResponderExcluir
  47. Oi, Gê. Tudo bem? Geralmente quando ele cresce e depois murcha é devido ao excesso de fermento e talvez tenha rendido mais pois eu usi a forminha maior e consequentemente a minha receita rendeu menos. Bjks

    ResponderExcluir
  48. Obrigado refiz a receita, e adorei ficou otima.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Oi Sam...estou adorando tudo no seu blog e tirando muitas duvidas sobre os cupcakes e esta receita eu fiz e ficou maravilhosa e é realmente uma delicia...e muito obrigada por vc compartilhar o seu conhecimento...bjosss

    ResponderExcluir
  50. Sempre leio o blog desde que comecei a cozinhar (coisa de 6 meses atrás) e nunca comentei sobre as coisas maravilhosas q vc faz!! Este cupcake deve ser simplesmente divino!! Amanhã é niver do meu filho canino, Bob, e acho q vou experimentar a receita em homenagem a ele....rs

    ResponderExcluir
  51. Ai Jesus.........

    Tô aqui com a boca cheia d'água!!!!
    que delicia!

    ResponderExcluir
  52. passando pra disser que ficaram simplesmente maravilhosos kkkkkk
    Podem fazer a vontade estou fazendo pela 4° vez so esta semana kkkk

    bjinhos
    Ge

    ResponderExcluir
  53. Sam,claro que nao aguentei e coloquei mais uma receita sua pra minha lista de favoritos,meu aniversario eh dis 20 de outubro,praticamente todo o cardapio foi feito por vc! rs
    amo suas receitas,fato!e vc explica de um jeito tao facil que nos permite faze-las como profissionais,ando recebendo cada elogio gracas a vc.passo seu blog a todos que perguntam de onde vem essa minha mais nova paixao por culinaria.muito obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  54. Maravilhosooooooo. Já roubei a receita!

    ResponderExcluir
  55. Sam,com o que voce fez os infeitinhos em cima?

    ResponderExcluir
  56. Flavinha, fiz os desenhos com chocolate branco colorido com corante vermelho. Bjks

    ResponderExcluir
  57. FANTÁSTICOOOOOO!!!!!!!!
    Além de lindo deve estar divino!!! Amei :-)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  58. Oi Sam! Amo o seu blog! No ano passado comecei a fazer cupcakes para a família e acabei criando um blog para comercializá-los de tanto que as pessoas gostavam. Eu ia me inspirando em vários sites, mas no início era tudo muito amador. No início deste ano fiz um curso básico e descobri se blog! Você e suas delícias me inspiram muito, não apenas nos cup's. Amei a idéia do cup de bombom de morango e o coloquei no meu cardápio, mas com algumas alterações e tb ficou muito gostoso. Mas queria dividir c/ vc hj um comentário de um leitor anônimo que não entendeu que eu me inspirei na sua idéia. O que é diferente de copiar a receita... Fiquei triste, pois faço tudo c/ tanto carinho! Bom, quero deixar uma enorme abraço a vc e dizer que te acompanho e que adoro suas receitas! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  59. Raquel, o seu tá com uma carinha de que está delicioso! Bjks e sucesso!

    ResponderExcluir
  60. Obrigada Sam! Sucesso a vc tb! Bjos!!!

    ResponderExcluir
  61. Eu fiz e ficou divino.Maravilhoso.Já tentei outras receitas que você deu, mas a lei de Murphy impera na minha cozinha...rsrs Obrigada por compartilhar esta receita... bjs..

    ResponderExcluir
  62. Oi fiz esta receita ameiiiiii...ficou maravilhosa, achei facil de fazer...valeu!!
    bjs Bianca

    ResponderExcluir
  63. SAM ALERTA DE WANABES!!!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=440591329306220&set=a.252652608100094.66094.252623354769686&type=1&theater
    ELA JA COPIOU COISAS MINHAS E AGORA SUAS BOICOTE CAKE IN CUP!!!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!