domingo, 17 de junho de 2012

Bolo de brigadeiro molhadinho

bolo de brigadeiro molhadinho
O que foi que aconteceu com as festas infantis? Como puderam ser tão corrompidas? Como eu já falei sou adepta de top tops e depois de observar muitas festas infantis aqui vai um top 5 das coisas mais anti-festinha:
1) Personalização excessiva - Eu acho foférrimo alguns rótulos personalizados com bolinhas, xadrez, listinhas.... é legal para alguns itens mas para tudo?! Fica "over"! É uma poluição visual imensa. Personalizam chicletinho, sabonete liquido do banheiro até o papel higiênico... E nem sempre a arte é legal o que te faz ficar horas decifrando a etiqueta. Vamos combinar uma coisa? Quem quer ver a estampa do rostinho do seu filho passeando pelas partes íntimas dos outros?! Ninguém, né?! Pelamor! Bom senso é bom!;)
2) Lembrancinha escassa - Daí a pessoa se empolga com as belezuras das lembrancinhas e se encanta pelo ursinho embalado no balão transparente com frufru Chanel segurando uma caixa de bombons belgas feitos por um chocolatier cego com cacau virgem peruano e subitamente decide comprar só 10 ursinhos de lembrança para 300 convidados, 10 cupcakes de ursinho, 10 chaveiros de ursinho.... e monta uma mesa com uma "bedel" que distribui as lembrancinhas. Crianças não entendem a distinção e fazem escândalos homéricos. Ou a pessoa tem dinheiro para fazer uma festa ou não tem... melhor dar uma lembrancinha simples para todos os convidados do que fazer esse tipo de gracinha.
3) Mesa de guloseimas - Eu sinceramente não entendo essa mesa mas já que as crianças gostam e os adultos também acho o fim da picada quem faz "abertura da mesa" no fim da festa quando as crianças já estão mais do que cansadas de comer coxinha e nem ligam mais para os doces. Oras, não é para comer?! Deixa lá com fartura durante a festa inteira pra galera ir pegando...
4) Bedel da mesa de doces e guloseimas -Lembra daquele inspetor dos corredores da escola? A função é bem similar e geralmente desempenhada pela parente com a cara mais truculenta da família. A tia é designada para barrar as crianças gulosas até a abertura da mesa e muitas vezes controla e distribui com muito afinco as guloseimas, lembrancinhas, docinhos mais caros etc... Esta aí uma função que não entendo!
5) Festa verde - Acho essa vibe green legal mas poxa? Festa de criança sem coxinha com quibe de tofu  de forno super apimentado e vegetais no palito é fogo! Eu já fui em duas festas verdes uma foi bem legal vários sanduíches naturais, suquinhos geladinhos, muitas frutas garanto que ninguém sentiu falta do refri e da coxinha mas tinha brigadeiro. Já a outra não durou nem 1 hora bastou uma criança sentir falta do brigadeiro e abrir o berreiro que as demais entoaram e as mães foram saindo de fininho... Acho que nada pode ser tão extremo que não agrade ninguém! Festa de criança tem que ter suco, água, frutas, sanduichinhos, sim! Sem radicalismos só fofuras!
Sempre digo para minhas clientes que menos é mais e essa máxima não sai de moda nunca! As vezes tudo o que as crianças querem é uma pipoquinha, um cachorro quente, uns docinhos, muitos brinquedos e brincadeiras e um bolo de brigadeiro molhadinho.

Bolo de brigadeiro molhadinho
Rendimento um bolo de 20cm
Ingredientes
- 6 ovos grandes
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de chá de cremor tártaro
- 1/2 xícara de chocolate em pó 50% (aquele do padre ou monge)
- 1/2 xícara de leite
- 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°. Unte, forre com papel manteiga e enfarinhe o somente o fundo de 3 formas redondas de 20cm. peneire a farinha junto com o fermento e o chocolate em pó 2 vezes. Você pode usar uma só forma funda de 20cm cortar e rechear mas depois que eu aprendi essa de fazer em três não quero mais outra vida!
2) Usando uma batedeira bata os ovos, o açúcar e o cremor tártaro por 10 minutos ou até que esteja foférrimo. Acrescente a baunilha e bata mais um pouquinho.
3) Enquanto isso e em separado misture o óleo e o leite. Reserve.
4) Acrescente o líquido a mistura de ovos de uma só vez. Bata um pouquinho mas o suficiente para incorpora-lo bem a massa.
5) Fora da batedeira e com um auxílio de um fouet (batedor de arame) junte a mistura de farinha em chuveirinho (o ideal é usar uma peneirinha e ir peneirado sobre a massa e agregá-la delicadamente com um fouet). Isso é para a farinha não afundar direto e acabar com o clima aerado da massa.
6) Distribua a massa igualmente nas três formas e leve para assar na grade do meio, no meio do forno por 30 minutos. Faça o truque do palito (enfiar um palito ele deve sair limpo) para ver se a massa está pronta. Se estiver retire do forno.
7) Deixe esfriar uns 15 minutos ainda na forma. Desenforme e deixe terminar de esfriar numa grade. Remova  o papel manteiga.

Caldinha para molhar o bolo
Ingredintes
- 1 xícara de água
- 1/4 de xícara de açúcar
- Especiarias se quiser (Cravo, canela... eu não gosto)
- gotinhas de extrato de baunilha
Modo de preparo: Leve todos os ingredientes ao fogo por 10 minutos. Deixe esfriar e coe. Coloque em um borrifador. Empregue a calda fria! (Esse truque do borrifador é ótimo para molhar o bolo)

Recheio de brigadeiro
- 2 latas de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó 50%
- 1/2 xícara de creme de leite uht
- Depois que usar o brigadeiro no recheio misture 1/4 de xícara de creme de leite com o restante do brigadeiro para cobrir o bolo.
Modo de preparo:
1) Em um panela de fundo grosso misture o leite condensado, o chocolate e o cacau. Faça um brigadeiro em ponto de enrolar. Com brigadeiro ainda quente junte o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e deixe esfriar.
Chocolate ao leite picado

Recheio de chocolate
Pique 100g de chocolate meio amargo. Reserve
Bolo de brigadeiro

Montagem
Ingredientes
Recheio de brigadeiro, granulado, discos de bolo, caldinha no borrifador e as raspinhas de chocolate.
Modo de fazer
Se quiser usar um aro,ok. Senão monte no olho que vai dar certo também.
Coloque um disco de bolo, borrife bastante a calda então coloque 3 colheres de brigadeiro sobre o bolo espalhe bem e depois salpique chocolate por cima. Repita a operação mais uma vez terminando com a última camada de bolo. Borrife a caldinha e dê uma prensadinha de leve para nivelar o bolo. Coloque a cobertura, alise com uma espátula e cubra com as raspinhas de chocolate que sobraram e granulado.
P.s. Esse bolo pode ir a geladeira. Fica bem gostosinho geladinho!

72 comentários:

  1. Seu blog nao merecia nome diferente... eh cheio de fofurices mesmo!!! Parabens, eu AMEIIII essa receita!!

    Me segue no meu blog tb! Acho que vc vai gostar!!!
    www.camilagt.blogspot.com

    Obrigada mesmooo!!

    ResponderExcluir
  2. Ehhhh...Sam....voltou com todas as suas fofurices heim!!!!....ahahah
    Um lindo final de domingo pra você sua fofa!!
    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Estou organizando um "parabéns" pro meu filhote e achei as dicas perfeitas, me recuso a fazer essas coisas, tudo simples fica melhor e mais confortável, a mesa toda fica a disposição desde o inicio e bora investir em brincadeiras, que são as melhores lembranças da festa.
    Esse bolo é uma tentação, minha sorte é ter sempre brigadeiro pronto, e meu azar também!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que bolo de brigadeiro é imbatível. Festinha de criança tem que ter! E você está certa criança gosta é de brincar! Bjks

      Excluir
  4. Verdade puríssima! Adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam! Adorei o post!O povo tá precisando mesmo rever alguns conceitos sobre as festas infantis...
    E o bolo...Hummmmmmmmmm!
    Vi que na receita tem cremor de tártaro...Vc sabe qual é a função desse ingradiente na massa do bolo??? E no merengue da nhá benta???
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, no merengue ele tem a função de estabilizar as claras em neve. E aqui no bolo eu uso para estabilizar os ovos batidos e para ajudar na fermentação uma vez que ele é ácido. Gosto sempre de usar em massas aeradas pois acho que quando eu acrescento os ingredientes secos mantém mais o volume. Sacou?! Bjks

      Excluir
  6. Sam, mais uma receita maravilhosa!!! vou testar e te conto. beijinhos
    parabens pelo sucesso!! beijos Flavia Arruda

    ResponderExcluir
  7. Vc leu meus pensamentos! Estava doida atrás de um bolo assim. Nesse tipo de receita a gente começa batendo como batedor de arame (aquele para ovos) ou com a pá? Também acho que não pode faltar brigadeiro em festa de criança. Embora não concorde totalmente com a "festa verde", acho que festa de criança também não pode faltar suco de frutas e opções mais saudáveis para os lanches.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol. Começa batendo com o batedor de arame e vamos com ele até o fim. depois a mão vou peneirando os secos e com um fouet vou misturando tudo delicadamente. Na festa verde talvez não tenha me expressado bem. Acho que festa de criança tem que ter suco, frutas e muita água esse costume de tomar refrigerante é pavoroso o que eu não concordo é fazer algo tão radical e extremo que não agrada criança alguma. Tem que ter um equilíbrio. Acabei de lembrar de mais uma coisa que eu acho chato... não ter água nas festas. Hahahaha... tô reclamilda! Bjks

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção! Vou tentar dividir a receita pq não teria como assar três formas ao mesmo tempo. SErá que dar certo? Ah, realmente bolo fake é muito frustante pros pequenos. Eu até entendo que num casamento se use um bolo fake. Mas festa de criança? Outra coisa que acho o fim: roupas super bufantes e nada confortáveis para o aniversariante.

      Excluir
    3. Carol, dá certo sim. Ele só vai ficar mais tempo no forno uns 45 minutos. De fato roupa bufante só desidrata a criançada! Bjks

      Excluir
  8. Concordo, Sam...realmente com essa nova tendência de profissionalização de festas, com personalizações excessivas, também acabam todas com a mesma cara... Eu sinto falta das festas da infância, com bolos como o seu, saborosos...( acho lindo pasta americana, mas cansei de ver crianças tirando, cuspindo fora...) docinhos de verdade(já fui em vários aniversários com aqueles docinhos horrendos que vem prontos em latas)com temas todos repetidos, já tão batidos... Sabe que não vejo a hora de ter uns picorruchos por aqui só p/ poder fazer as festinhas como de antigamente, que ficam na memória afetiva e gustativa p/ sempre...bjinhos!!!(Amo seus posts!!!)

    ResponderExcluir
  9. Lindo bolinho, concordo plenamente...

    Bjs.
    Paula

    ResponderExcluir
  10. Concordooooo demaisssss com vc
    rsrsrsrrs
    Que delicia esse bolo hein?!
    Ja ta participando do sorteio do fazer gourmet? vc nao pode perder ;)

    ResponderExcluir
  11. Aqui é tao difícil achar esse cremor tártaro. Se eu fizer sem tu acha que da certo? Esse bolo parece muito bom! Vou fazer assim que tiver oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica, dá sim. Não se preocupe só redobre a delicadeza na hora de misturar os secos a massa fofinha de ovos batidos. Bjks

      Excluir
  12. Oi, Sam!!Simplesmente adoro o teu blog e já aprendi muitas coisas deliciosas por aqui. Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Sam, adorei a receita mas não entendi a sua explicação sobre o Cremor Tártaro. Como assim estabilizar? Poderia dar um exemplo e me esclarecer essa dúvida? Podemos utilizar essa massa nas forminhas para cups? Hmmm... beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, essa massa não fica legal para cups. Ela é muito leve. O cremor tártaro aumenta o volume e confere uma certa elasticidade as claras em neve. Por exemplo, quando a gente acrescenta sólidos aos ovos batidos sempre diminui muito o volume, né? O cremor ajuda na hora de acrescentar a farinha a massa pois ela fica mais fofinha e não "murcha" com tanto quanto a mistura dos ovos batidos sem o cremor. O cremor tem várias utilidades pode até substituir o fermento junto com o bicarbonato num dia de crise de despensa. Também ajuda com caramelados, balas, maçã do amor... controlando a cristalização do açúcar. E agora? Ficou claro? Bjks

      Excluir
  14. Sam.. é exatamente assim que eu penso!!Na minha cidade está uma febre de festas temáticas.. e até os docinhos de brigadeiro e leite ninho sumiram para dar lugar a bombons de pistache e phisalis - que sempre sobram nas mesas já que ninguém quer!!E as mesas de guloseimas..as crianças pegam no fim da festinha uns 3 pacotinhos personalizados com as balinhas que vendem na porta da escola e antes de chegar em casa tudo já se perdeu no carro ou no caminho.O bolo, cada vez mais elaborado, agora vem falso!!Sim.. falso!!É triste ver a expectativa no rostinho das criaças quando percebem que o bolo não é pra comer é só pra cantar parabéns, e depois chega um bolinho sem graça distribuido por centenas de garçons.Bom mesmo é festa com balão cheio de balas que vem um padrinho gente boa e estoura antes da hora revelando as guloseimas.. bom mesmo é uma tia que serve todo mundo com com cachorro quente e sanduiche de franco, suco de maça e guaraná.. bom é pegar escondidinho brigadeiro e cajuzinho.. bom é cantar parabéns com um bolo de chocolate!!Tomara que esse tempo volte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei com o seu comentário. Me sinto assim também... frustrada com essas festas loucas! Essa do bolo falso é de matar! Vamos fazer um movimento em prol das festinhas de antigamente! E do cajuzinho que foi evaporado das festinhas... eu gosto! Bjks

      Excluir
    2. Nosssaaa! Eu fico imaginando a decepção do aniversariante perceber que aquele bolo fantástico é só um pedaço de plástico e isopor. Só um aniversário na minha vida toda mas tudo era de verdade e eu me lembro até hj de cortar todos os pedaços de bolo e chamar os nomes dos meus amiguinhos um por um... E me lembro de lamber a "tábua" do bolo junto com quem ficou por último e ainda comer docinho no café da manhã do dia seguinte! Não consigo imaginar o que vai marcar uma criança que passe por uma festa cenográfica dessas. A falsidade? A decepção? A obrigação de parecer divertido qdo na verdade é super sem graça e mecânico? Que triste....

      Excluir
  15. kkkkk Eu tenho uma filhinha de 2 anos e em suas 2 festas tive enorme dificuldade em conseguir enfeites não temáticos. Gosto tanto de festa com cara de festa em casa! Balão, suco, pão de queijo, gelatina (sucesso absoluto com crianças novinhas), bolinho...

    ResponderExcluir
  16. adorei!!! ri muito com as ressalvas das festas infantis atuais! apoiada!!!

    amei o bolo! quase invadi a tela do computador!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu amei esse post viu!

    Acho que os pais ficam competindo com os outros de quem tem mais idéias e poder para ter uma festa cheia de coisas diferentes e acabam se esquecendo das crianças na verdade.

    Tenho parentes que fazem isso hoje em dia, passam meses procurando decorações exorbitantes, coisas que enchem a festa de decoração, mas na verdade é vazia de emoção...
    Ai compra 5 coisinhas de cada um, 5 docinhos de cada um...e acontece como voce mesmo disse, nem todo mundo come de tudo....vira um caos.

    A criança como voce disse, não quer saber do rosto dela em uma garrafinha qualquer, se a mãe que gasta horrores nisso, convertesse em brigadeiros e cajuzinhos, em balões cheios de surpresinhas para as crianças ia ser tão mais legal.

    Me lembro das minhas festas de aniversário, que a maior extravagancia era na epoca, aqueles refrigerantes de garrafinha de vidro ainda, que cada um bebia o seu, pois na epoca não tinha de garrafa pet,era uma festa.

    Não sou contra essa leva de novos docinhos que sairam hoje em dia, mas se for fazer, faça quantidade de todos os convidados possam comer.

    Sou a favor da felicidade das crianças nas festas e não das mães se mostrando para o resto da festa, de como ela se "esforço" para aquela coiserada toda!


    Bjo grande

    Lorena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu amei seu comentário! Adorei a lembrança do refri caçulinha. Era muito fofo! Eu também acho que os doces tem que ser fartos esse negócio de doce contado é tão trash! Bjks e boa semana!

      Excluir
  18. HUmm
    Queria um pedaço desse agorinha mesmo!
    Que delícia!
    Bom Semana
    Beijão Jê!

    ResponderExcluir
  19. Oi San vc realmente é fantastica na hora dos seus comentarios sobre as festas infantis, hoje em dia tão sem graça apenas com muito luxo e pouca comida. Eu sempre organizo as festas do meu filho e gosto mesmo de botar a mão na massa e eu mesma fazer a decoração e boa parte das comidas , a festa fica cheia de amor e carinho. Com criatividade e boa vontade agente consegui tudo.
    Bjs San (Obrigada pela resposta no post anterior)

    ResponderExcluir
  20. hahahahahhaha, MORRI! To vendo aqui a festa de uma amiga, que foi SHOW, muitos desses detalhezinhos, mas nada de nome, fotinho da criança, etc... E cá entre nós, acho mais brega quando é festa de personagem de desenho EM TUDO, mas seu post foi impagável! kkkkkkkkkkkk, Sam, esse bolo é tudo de bom, ja vou fazer um pra sobremesa do jogão de quarta aqui em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui em algumas festinhas personalizadas que estavam uma gracinha porque eram na medida certa mas tem umas que mais parecem comício de político. Esse bolo fica bonzão e eu gosto dele geladinho como aqui é quente ainda rola bolo geladinho no inverno! Bjks

      Excluir
  21. Sam eu nem te conheço mas já te amo ! São 1 da manhã do domingo e não consigo parar de ler seus posts ! Estou me aventurando no mundo dos cups e acho cada receita aqui que quero chorar de alegria.... Milho, coco, paçoca! Menina que coisa mais maravilhosa !!!!!!!!!!!! Tenho mil perguntas, mas vou te amolando aos poucos ! As dicas são maravilhosas tem gente misturando festa de criança com autopromoção e exibição da conta bancária, perdeu-se o espiríto "infantil" das festas. Parabéns, espero um dia ser ter um milésimo do seu talento. Tenho até vergonha mas segue meu blog ! http://maricottacupcakes.blogspot.com.br/ Beijos Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu, pode amolar. Não tem problema, não! Vou lá no seu blog... Bjks e boa semana!

      Excluir
  22. karina inamine18/6/12 8:12 AM

    Perfeito...
    Tenho pavor de temas para festas, só escolho as cores, esse ano foram preto-branco-rosa, mas tinha: bolinha, xadrez...
    Tudo foi para a diversão das 10 crianças, os enfeites eram as balas, pirulitos, mm´s...
    Tinha bolinha de sabão, biribinha, esmaltes, coroas e máscaras para enfeitar, gatinhos de eva, estouraram bexigas, e o bexigão cheio de balas e pirulitos e confete.
    Bolo de mousse de chocolate, brigadeiro, trufas de chocotone, pizza no esquema faça você mesmo, pipoca e refrigerante caçulinha!
    beijos (estava com saudade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Festa de bolinha e xadrez eu acho uma graça! Gostei dessa ideia da pizza faça você mesmo. Bjks e boa semana!

      Excluir
  23. Oi Sam, que delícia de receita, to doida pra fazer mas estou com uma dúvida, você usou 3 formas? Não tem como cortar e rechear o bolo, acho que eu entendi errado. Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei 3 formas pois acho mais prático pois não preciso cortar o bolo mas você pode assar em uma forma funda de 20cm e cortar depois de frio. Bjks

      Excluir
  24. Depois de passar uns 15min rindo de me acabar com o "ursinho embalado no balão transparente com frufru Chanel segurando uma caixa de bombons belgas feitos por um chocolatier cego com cacau virgem peruano"

    Me concentrei na receita e nuoooossa vou tentar fazer e espero que fique tão fantástico qto esse *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar melhor ainda do que o meu! Esse bolo não tem erro você vai amar! Bjks e boa semana!

      Excluir
  25. Sam, não estou conseguindo comentar no chrome só pelo firefox. Sobre as 3 formas será que se eu assar uma por vez a massa fica ruim? E outra perguntinha, rs eu li um post seu ensinando a fazer o extrato de baunilha aí eu fiz mas como demora um tempo pra poder usar, você pode me indicar um extrato que venda no mercado que seja boa pq eu comprei uma esses dias mas eu achei tão artificial. Obrigada Sam, desculpe fazer tantas perguntas. Bjks Jenny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jenny. Não fica ruim, não! Só tem que ficar mais tempo no forno. A venda no mercado brasileiro tem de uma marca africana chamada Nomu é um espetáculo de extrato mas o preço é bem salgadinho. Mas vale pela qualidade! Bjks

      Excluir
  26. Sam,
    Morri de rir com seu texto..Bedel...
    Não tenho filhos, mas se tivesse seria tudo liberado...rs
    Você é das minhas, adoro suas receitas por que são bolos molhados e recheados...afff...
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Sam, fiz o bolo, mas pra não sobrar muito e eu "ter que comer", fiz só meia receita... vai ser a sobremesa de hoje! Só que no lugar do granulado usei uns choco balls que estavam sobrando por aqui, depois conto se foi aprovado pelo marido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Depois me conta, hein?! Bjks

      Excluir
    2. Ficou uma delícia, aprovadíssimo!
      Sam sempre nos inspirando com suas receitas... =)

      Excluir
    3. Êeeeeee... que bom! Eu adoro esse bolinho! Bjks

      Excluir
  28. Oi Sam! Tudo bem com vc?
    Concordo com suas considerações sobre as festas infantis!
    E neste ano, pra economizar, vou só cantar parabéns com as criançadas do condomínio aqui em casa mesmo, com cupcakes que vou tirar do seu fofurissimo site!
    Eu tenho dois filhos, já fiz festa em buffet infantil, já fiz com buffet a domicilio no salão do condomínio e já fiz festa por conta própria, comprando decoração e tudo mais e falando para os mais próximos me ajudarem a fazer as guloseimas. Esta ultima fiz com tema de festa junina. Teve muito doce caseiro, nao faltou também comida japonesa por parte da minha mãe e uma tia do meu marido fez o bolo. Foi legal, mas mega exaustivo, pois chamamos a mesma lista que tinha vindo na festa do buffet!
    Dessa vez vai ser algo mais íntimo e só pra nao passar batido.
    Nao sei se vc sabe, mas por aqui, o costume é fazer uma festa na escola e outra com os parentes, amigos e conhecidos... Acaba saindo uma fortuna!
    Esse negocio de lembrancinha, acho legal aquelas festas que confeccionam alguma coisa, tipo ecobag ou pulseirinhas ou vasinhos de flor.. Eu nem fiz da ultima vez porque o próprio buffet dava uns brinuedinhos, mas mesmo assim, o povo teima em querer fazer algo sofisticado demais e acaba pecando!

    É isso!
    Sucesso pra vc, sempre!
    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, acho que em muitos lugares tem esse lance de festa na escola e festa para amigos e parentes e de fato é muito oneroso. Quando eu tiver filhos acho que vou optar por festinhas na escola e de vez em quando uma festinha para todos acho mais simpático e eu já percebi que seja em casa ou na escola a criança se diverte e fica satisfeita do mesmo jeito. Bjks

      Excluir
  29. Oi, Sam!
    Que bacana que as "fofurices" voltaram!
    Realmente, este bolo gelado ficou Mega delicioso com este calorzinho que faz aqui no Rio (apesar de entrarmos no inverno amanhã!)

    Mudando de assunto...você irá ao Salon du Chocolat?
    Já pensou, ver o Pierre Hermé, Pralus testando o nosso cacau ao vivo?
    Que sorte a sua estar aí em Salvador, né?
    Beijos,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia! Vou com toda certeza desse mundo! Estou empolgadíssima com tudo pena que não poderei ir na visita guiada as fazendas de cacau mas poderei fazer isso depois com tempo... Bjks

      Excluir
  30. Oi, Sam!

    Concordo em gênero, número e grau com todas as suas colocações sobre as festinhas de hoje... Fala sério, quem quer comer um monte de pasta americana sobre um bolo sequinho, só com doce de leite, geleia ou ganache, que nem pode ir à geladeira só porque a dona mãe quer fazer uma festa mais bonita do que a festa da vizinha ou da amiga?! Eu é que não gosto!!!

    Sou do tempo dos bolos molhadinhos, com recheio farto e cobertura de brigadeiro ou de chantilly, que chegavam à mesa ainda geladinhos... ai que delícia!

    E o seu bolo está aí pra mostrar que o brigadeiro faz sucesso com todos e fica lindo na mesa, sim!

    Vou fazer e depois conto como ficou, tá!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea. Bolo geladinho é muito bom, né? Depois me conta como ficou! Bjks

      Excluir
  31. Mulheeer, concordo com tudo que você disse.
    Esse negócio de "abertura de mesa" é muito comum em lugar que visitei, questão de cultura, mas é ridículo! Quando a mesa é liberada, parece um bando de loucos em cimas dos doces e em segundos não sobra nada. Mas pra eles isso é super normal! rsrsrs Vai entender neh!
    E concordo com as outras coisas tbm!

    As fotos estão lindaaas... e suas receitas são sempre perfeitas! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calíope. Tudo bem? Nem te respondi o lance das lavandas e papoulas mas aqui no blog tem umas receitinhas e no livro tem também. Eu já presenciei essa corrida a mesa de doces e é tão triste, né?! Sei lá... cada um com seu cada um cada qual com o seu cada qual como diria vovó! Hahahahaha... Bjks

      Excluir
  32. Sam, vc vai ao Salon du Chocolat? Queria tanto ir... Mas não vai ser dessa vez. :(
    Adorei sua volta ao blog.
    Beijos e não suma mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celia, vou todos os dias! Hahahaha... tô doida para ir! Bjks

      Excluir
  33. VOLTOU COM TUDO HEIM SAM. TA COMPENSANDO PELOS DIAS SEM POST. DEVODIZER QUE TBM SINTO FALTA DAS FESTAS DE ANTIGAMENTE. OS BOLOS DE CHOCOLATE ERAM COM BRIGADEIRO E OS DE MASSA BRANCA LEVAVAM MAISENA NA RECEITA E OS RECHEIOS ERAM SEMPRE DE DOCE DE LEITE E AMEIXA. EU AMO OS BOLOS ATUAIS, MAS SEMPRE BATE SAUDADES DOS ANTIGOS. AH COLOCA NO SEU BLOG AQUELE LINK QUE DIRECIONA PRO FACEBOOK. ADORARIA COMPARTILHAR ISSO POR LA. ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  34. Oi Sam, estou muito feliz pelo seu retorno, estava com muitas saudades. Adorei o seu post em relação as festas infantis,e esse bolo parece delicioso, como tudo o que vc faz. Deus te abençoe, bjs!!!!

    ResponderExcluir
  35. OI?
    BEM, O BLOG AMO DESENHOS DISNEY ESTE MÊS DESTACOU O SEU BLOG COM MUITO CARINHO! POSTANDO UMA DE SUAS RECEITA OBS. DANDO OS CREDITOS AO BLOG TODO DIREITINHO TÁ! NÃO É PLAGIA !KKK... ESPERO QUE NÃO FIQUI CHATEADA!

    ResponderExcluir
  36. Adorei seu post Sam, vc tem toda razão,é isso mesmo que está acontecendo nas festas infantis...
    Agora vamos combinar, que bolo é esse! perfeito!
    Beijos
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Sam, td bem?! Amei seu post, estava procurando uma receite de bolo brigadeiro e.. Acheeei!!!!!

    Queria tirar uma duvida, vc tem noção do peso desse bolo?! Preciso fazer um com 3kg, o q vc recomenda?!

    Obrigada por esta e tdas as outras receitas compartilhadas nesse lindo blog! Sou sua fã..

    Bjs

    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, o melhor é vender bolo calculando a fatia por convidado e não peso. Por peso fica muito no ar pois depende do recheio que geralmente são pesados, tem a caldinha no bolo e o próprio bolo... acho muito incerto esse negócio de peso portanto eu não sei o peso do bolo. Tem um esquema de quantas fatias podem ser servida por cada tipo de forma. Vou ver se eu encontro para colocar aqui no blog. Bjks

      Excluir
    2. Sam, super obrigada pela dica!!! Vou aguardar esse esquema de fatias q vc comentou aqui no blog.. Bjs

      Excluir
  38. Oi Sam sou novata aqui, mas faço alguns bolinhaos em casa para o marido e a familía e quero começar agora com os capcakes.
    Ahh, sobre as festinhas semana passado foi niver do meu sobrinho então fizemos a festa com brigadeiro,cajuzinho, cachorro-quente e até sanduiche de sardinha com hellmans,um bolo simples, mas muita diversão,brincadeiras e balões estourados, foi uma diversão só até o aniverssáriante ajudou a enrolar os brigadeiros.
    Ano que é aniverssário de 1 ano do meu pimpolho e quero fazer assim simples, mas muita diversão!!!
    Bjuxs Angelita

    ResponderExcluir
  39. Primeiro preciso dizer que ameiiiiii seu blog! Quanta fofurice!!! Não sei como não descobri antes!
    Eu concordo totalmente com você quanto a festa de criança, sinceramente eu não gosto muito de buffet cheio de coisas e tal e sim de festinha em casa. Meu filho vai completar 1 ano em outubro e vamos fazer a festinha dele em casa mesmo, como antigamente, como era bom!
    Vou fazer apenas uma mesa linda e essa receita maravilhosa que você postou e algumas receitas de cupcake já que eu que vou fazer tudo!
    Muito sucesso pra você!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  40. Concordo!!Assino embaixo!!
    Não posso dizer que seu blog é incrivel!Parabens!
    Sue.

    ResponderExcluir
  41. Oi Sam,
    Parabéns pelo seu blog! Adoro e concordo 100% com suas observações quanto aos aspectos das festejas de hoje em dia! É tanta poluição visual que a aniversariante nem aparece!
    Sem mencionar nos visualmentes "lindos" bolos ou cupcakes , porém intragáveis ao nosso paladar!

    Neste ano, fiz o aniversario de meus filhos gêmeos na escola, ao invés de comprar um bolo, eu mesmo assei uma básica receita do bom e tradicional bolo de chocolate, que inovei ao coloca-lá na forma de cupcakes... Bem básico, só incrementei com uma cobertura de chocolate derretido e uns confetes coloridos para dar um toque de festa, sem muita frescura! Enfim... As crianças gostaram tanto que devoraram todos os bolinhos e agora, seguidamente estou recebendo pedidos de encomenda das mães dos colegas dos meus filhos ( que dizem ser o melhor bolo que já comeram....)
    Minha conclusão é que as pobres crianças cresceram comendo enfeites em forma de bolo! Coitados!

    Mas voltando ao seu post e a receita de seu bolo, gostaria de saber se vc nao teria um outro recheio mais suave, menos doce que o brigadeiro como opção???

    Obrigada!
    Lisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lisa. Opção de recheio com chocolate? Tem ganache de chocolate meio amargo, o próprio brigadeiro feito com cacau em pó, tem o recheio que eu uso para fazer bomba e donuts (tá no post do donuts)... Bjks

      Excluir
  42. Oi Sam,
    Amei a receita, e assino em baixo sobre tudo oque vc falou.Gostaria de saber outra forma de molhar o bolo sem o borrifador.!!!
    B-josssss Karina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina. Você pode usar uma colher ou um funil de fio de ovos. Bjks

      Excluir

Comentários fofinhos!!!