sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cupcake de Cocada

Cupcake de cocada, cupcake para festas juninas
Cocada é um docinho tão simples e delicioso. Lembro-me que quando eu era pequena e passava férias com os meus pais em uma praia praticamente deserta no interior do Rio Grande do Norte tinha uma senhorinha que fazia a cocada mais gostosa que eu já comi na minha vida. Ela olhava de longe os coqueiros e dizia qual coco iria servir para o preparo de sua iguaria e prontamente um gurizinho, já de olho nas cocadas, subia no coqueiro com maestria pegava os cocos. Ela ralava-os rapidamente juntava um punhado de açúcar e ficava lá mexendo aquela massaroca e depois de um certo tempo ela perguntava: mais branquinho ou queimadinho? Eu gostava do queimadinho. Ela então dava o ponto, colocava as colheradas no mármore e assim começava a árdua tarefa de esperar esfriar para comer! Perdi as contas de quantas vezes queimei minhas mãos roubando cocada quente. Ô tempo bom... Aliás eu tenho essa mania até hoje de comer tudo escapelando, depois que a comida está na boca fico fazendo biquinho soprando ar quente igual a um dragãozinho e então fico "jururubas" porque fiquei com a boca queimada e o paladar atrapalhado. Isso até o próximo prato quente... mais uma ciclo vicioso.
O cupcake de cocada é uma sub-versão do cupcake de coco molhadinho.

Cupcake de coco não tão molhadinho
Rendimendo 12 cupcakes
Ingredientes- 1/2 xícara de manteiga
- 1/4 xícara de leite de coco
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1/4 de xícara de leite
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento
Modo de preparo
1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcake. Peneire a farinha 2 vezes.
2) Na tigela da batedeira misture o açúcar, a manteiga e o leite de coco. Bata em velocidade média alta por 5 minutos.
3) Diminua a velocidade para média e adicione os ovos um a um batendo bem após cada adição.
4) Acrescente o leite e a farinha de trigo e bata bem por 2 minutos. Adicione o extrato de baunilha e o fermento e bata apenas o suficiente para agregá-los a massa.
5) Preencha 3/4 da forminha e leva apara assar na grade do meio do forno. Asse até que a superficie esteja firme e dourada ou faça o teste do palito (enfie um palito no centro do cupcake se sair limpo está pronto). retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos depois transfira os cupcakes para uma grade de resfriamento. Banhe os cupcakes  com a calda ainda morninhos.
Calda de cocoIngredientes- 1/4 xícara de leite condensado
- 1/4 xícara de leite de coco
Utensílios: Pincel culinário
Modo de preparo1) Misture bem o leite condensado com o leite de coco.
2) Pincele o topo dos cupcakes 2 a 3 vezes com a calda. Se quiser faça uns furinhos no cupcake para a calda entrar bem. Atenção! Não é para encharcar o cupcake como na versão do cupcake molhadinho!
Outra ideia para o nosso correio elegante!
Cocada de leite condensado para festa junina

Cobertura de Cocada
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 150g de flocos de coco sem açúcar ou coco fresco ralado
- 1 xícara de açúcar (é o que vai fazer a cocada açucarar portanto não subtraia da receita!)
Utensílios: Muito muque, amiga! Muito muque!
Modo de preparo
Em uma panela de fundo grosso misture todos os ingredientes (eu sei que parece muito seco que não vai dar certo mas dá! ) e leve ao fogo médio até começar a soltar completamente do fundo da panela. Retire do fogo e mexa vigorosamente até açucarar. Aí o processo é rápido coloque as colheradas de cocada por cima dos cupcakes (eu coloquei 2 de sopa em cada um) dê uma rápida arrumada e deixe esfriar.
Se quiser fazer só a cocada é só transferir a massa para um mármore untado com manteiga ou assadeira, esperar esfriar e cortar. Fica um mimo!

Metade da maldade
Cupcake de coco para festas juninas
Esse cupcake fica muuuuuuito bom! Essa cobertura crocante é o contraste com o cupcake molhadinho é delicioso!

Para quem queria dar uma olhada na minha filhota linda eis aqui a D. Ramona que anda pela orla soteropolitana toda faceira e ainda toma uma aguinha de coco no final da caminhada! Vida boa!
Bjks e bom feriado!
P.s. A respeito das forminhas comprei no Vanilla Outlet site integrante do Tanlup. Volta e meia no Tanlup e no Elo7 tem algumas pessoas que vendem coisas fofas e úteis a preços bem legais. Essa forminha vai ao forno e não precisa de assadeira pois mantém a forma. E serve para mil utilidades como servir sorvete, pipoquinha, biscoitinho tudo com muito charminho.

36 comentários:

  1. Aff Maria, voltou com tudo, héin? Eu amo coco e tava louca por uma receitinha diferente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixar a cabeça relaxar é uma beleza para novas idéias! Tá sem sono também?! Bjks

      Excluir
  2. Adoro coisas com coco! Meu namorado não, então não devo tentar essa receita tão cedo ou ele me mata. Até o cheiro o deixa enjoado!
    A Ramona é linda, Sam! :)

    ResponderExcluir
  3. Hummmm! Com cara de ser super delícia esse cupcake! Amo cocada, remete total a infância (onde a unica preocupação era se o "homenzinho do picolé" ia passar naquele dia ou não, hahaha!).
    Bjos Sam! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá muita saudade, né? As coisas mudaram tanto! Infelizmente meus filhos não viverão nada disso. Só se eu mudar novamente para o interior... Bjks

      Excluir
  4. Adorei a receita e vou testá-la com certeza. Bjks e valeu pela dica

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou ter que mandar o note pro conserto... sua volta me fez babar e acho que vai dar curto!!!

    Que receita é essa, Sam?! Parece incrível de boa! Vou ter que fazer, né?! E lá se vai a minha "força de vontade" de maneirar nos doces... rsrsrs

    A Ramona tá linda!

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Estava sentindo mtas saudades das suas postagens!!
    Vc é minha fonte de inspiração.......

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você voltou com as receitinhas! =DDD
    E voltou em grande estilo, porque fiquei louca agora pra fazer esse cupcake!

    Seu blog é o melhor blog de cupcake que existe! =D

    Bjusssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Ai Sam, cada dia mais me apaixono pelas fofurices que você posta aqui... e juro que correu uma babinha no canto da boca com esse cup de cocada.. Parabéns e continue sempre nos dando um motivo a mais pra correr.. hehe... e brigadão pela resposta das forminhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heheheh... tb senti a babinha.... kkkkkkkkkkkkkk!!!

      Excluir
  9. Oi moça das receitas deliciosas!
    Tenho uma pergunta sobre esse cupcake, na receita do bolinho, no final do segundo passo você diz para acrescentar coco ralado, mas na listagem dos ingredientes você não coloca a quantidade necessária de coco para a massa. Então minha pergunta é: quanto de coco ralado coloco na massa do bolinho???
    Obrigadaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê! Não vai coco ralado na massa, não! Já arrumei a receita. Obrigada e bjks!

      Excluir
  10. Olá Sam, adoro cocada, tem mesmo um gostinho de infância, de festa junina...Ah e em cima do cupcake ficou tentadora...Ah adoro ver a Ramona,ela está linda , a água de coco deve estar fazendo bem...rsrsrs
    bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  11. ahhhhhhhh que coisa boa ler sua lembrança de infancia! cocada quentinha, assim tão fresquinha devia ser muito boa!!!!

    adorei a receita! amo coco!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam, adoro tudo que vc faz. Obrigada por vc retornar.
    San, passei um e-mail pra vc, por favor mim responda. Bjs

    ResponderExcluir
  13. OI Fofurissima!!(meu marido te chama assim)... estavamos morrendo de saudades!!! sempre passava aki para ver se vc tinha dado o ar da graça!!! a Ramona tah lindona!! eu ganhei uma golden e ela eh terivel!!! a NIGELla, adoramos vc, suas historias e principalmente suas delicias!!
    Beijocas e um lambejo na ramona!!

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito do seu blog e já estava sentindo falta de você por aqui.

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  15. Como tudo que faz..hummmmmm
    Só não me arrisco no muque...aiaiaiaia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Nossa deve estar maravilhoso... Muito obrigada por suas dicas e receitinhas. Estou começando a fazer meus cupcakes... Já tenho até uma cliente fiel, graças as suas maravilhosas dicas... se der passe lá no meu blog já tem vários personalizados q fiz (www.crieicomcarinho.blogspot.com) Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Ah que bom que voltou e com receitinhas deliciosas! Espero que esteja tudo indo as mil maravilhas aí em Salvador!
    Ah Ramona sua linda! rsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Sam, que saudades das suas postagens, você e seu blog me inspiram muito. Esses dias comecei a fazer cupcakes por encomenda e já fiz duas numa mesma semana, superfeliz, pois estou fazendo o que gosto e ainda ganhando dinheiro. Não suma mais, beijos fofinhos.

    ResponderExcluir
  19. Ai meu Deus, o que é a carinha da Ramona? Que coisa mais querida essa cadelinha! Chega a ser mais fofa que o bolinho mega fofo! Amei de paixão!

    ResponderExcluir
  20. Ai, meu Deus, o que é a carinha da Ramona?! Chega a ser mais fofa que o bolinho mega fofo! Amei de paixão!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sam!!! Como sempre vc arrasou! A cocada pode parecer enjoativa mas eu devoro uma inteira (e das grandes) sem culpa...Tem um senhorzinho que, vez ou outra, passa vendendo cocadas e quebra-queixo aqui na rua. E eu tenho que sair correndo atrás dele porque senão ele vai embora pedalando sua bicicleta e eu fico só lambendo os beiços...haha! Já fiz essa cocada da cobertura, é uma delícia mesmo! Agora preciso fazer o cupcake completo com a sua receita, deve ficar divino!
    * A Ramona é muito fotogênica, além de saber o que é bom! Ela está uma mocinha muito fofa! Pelo jeito ela já se adaptou a tudo por aí. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu. Eu amo quebra queixo, amo! Quanto a Ramona eu sou uma mãe coruja acho que ela está sempre linda!hahahaha... Bjks e boa semana!

      Excluir
  22. Eu fiz ontem...
    O bolinho...
    A cocada eu troquei por brigadeiro mole coberto com coco para enfeitar.
    Ficou maravilhosoooooo
    Obrigada Sam por compartilhar essas receitas.
    Um beijoca.
    Déa Prado.
    www.semespacoparalamento.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Sam!!! Que receita é essa? Nossa, deve ficar uma delícia! Já está na minha lista de receitas a fazer... Rsrsr.... Quero te agradecer: graças a você e sua generosidade em compartilhar dessas receitas maravilhosas, decidi me embrenhar no maravilhoso mundo dos cupcakes e tenho tido umas boas encomendas para festas e lembrancinhas... Ainda estou no comecinho, mas você é minha inspiração e tenho fé de que um dia chego lá! E a Ramona? Coisa mais linda desse mundo!!!! Sempre que você posta algo sobre ela, comento com o meu marido... Tenho uma filha canina, uma boxer chamada Akhesa... Pena que moro em São Paulo, senão elas bem que poderiam fazer amizade, né?
    Muitos beijos e excelente semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, seria muito fofo se nossas filhotas fossem amigas! Boxer se dá muito bem com Labrador. Boa semana e Bjks

      Excluir
  24. Sam, que delícia essa receita, já vou fazer hoje a noite, eu ja revirei seu blog li todas as postagens, fiz 3 receitas suas já (Bombom de morango, Nhá benta e a geleia de morango) todas deram super certo, vc é minha inspiração. Sam tenho duas perguntas, eu fiz um merengue e deu certo ficou consistente mas depois de 2 dias ele meio que ficou aerado caído o que será que eu fiz de errado? E a outra é uma curiosidade, eu sei que vc pega encomendas mas esses cups que vc faz de teste vc dá para os vizinhos, congela, é que eu sempre faço pra teste e nunca sei qual o "fim" que eu dou pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando estou na fase de testes eu distribuo para os vizinhos e para alguns amigos que eu tenho certeza que me darão uma opinião sincera. O merengue começa mesmo a ficar aerado e o ideal é não esperar tanto tempo para comê-lo tem alguns truques como usar cremor tártaro e um tiquinho de amido de milho para segurar a forma mais um tempinho mas eu aconselho a não esperar tanto tempo assim. Bjks

      Excluir
  25. Oiiii Sam !!! Fiz os cups de cocada esse final de semana e não sobrou nenhum pra contar historia !!! Uma MARAVILHA !!! Todos adoraram ... bjos

    ResponderExcluir
  26. Hum... já estou com água na boca. Que cobertura é éssa. Contraste, do fofo da massa com o crocante da cobertura. Delícia, Sam! Bjus

    ResponderExcluir
  27. Oi Sam ! Adorei o biscoitinho com o recado, lembrei-me dos meus áureos tempos de quermesses, kkkk...
    E também gostei da idéia de dar os "testes" para a vizinhaça experimentar, também acredito que a opinião será sincera.
    Aqui em casa tem muita criança, mas não posso dar cupcakes pra eles toda semana né?! Mas pra falar a verdade eles adoram!
    Beijos mil!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Sam
    ontem eu entrei no blog e vi os novos posts, te acomponho há um tempinho e disse poxa o que será que aconteceu com a nossa Sam! pessoa fofa, vc está de parabéns por tudo, pelo blog, simpatia, carinho com a gente que acompanha.
    Amu compartilhar contigo as receitas, as dicas , as estórias.
    E vou dizer que adoro pets e a ramona é muito lindona
    Sucesso!

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!