segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cupcake de milho com merengue de canela

Cupcake de milho com merengue suíço de canela para festa junina
Outro dia estava voltando do shopping e peguei um táxi pois apesar do shopping ser pertíssimo da minha casa andar debaixo desse sol baiano-senegalês poderoso não é das tarefas mais fáceis. Eu nunca vi isso! Para ir eu vou que é uma beleza mas para voltar é sempre esse dilema pareço uma vampira quando vejo a luz do sol fora do shopping me escondo logo! Enfim, peguei um táxi e o taxista era compositor e uma figuraça! Eu tenho muita sorte em conhecer figuraças e até chegar no meu prédio ele cantou 3 músicas, incluindo uma que ele compôs no avião para as cariocas quando voltara do Rio de Janeiro, e me mostrou uma versão que segundo ele está em "inglês baianês" que está no Youtube. Adorei, morri de rir, bati palma! Para quem ficou curioso aqui está o vídeo pois eu prometi para ele que iria escrever sobre o vídeo no blog Robson Duarte - My Sweet Love! Falando agora do nosso cupcake essa receita de bolo saiu de uma revista chamada "Bom Apetite!" de 1983 e fazia parte da coleção da minha mãe pois agora é minha! Obaaaa!!! Para o merengue eu sempre faço açúcar "saborizado" aqui em casa tenho um com uma fava de baunilha, outro com canela em pau e outro com casquinha de limão siciliano. Uso esses açúcares quando quero dar um sabor bem sutil a minha sobremesa como no caso desse merengue que usei o açúcar "acanelado"!

Cupcake de milho
Rendimento 15 - 18 cupcakes
Ingredientes
- 1 lata de milho cozido a vapor peneirada
- 3 ovos
- 1/4 de xícara de óleo de canola, milho ou girassol
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de queijo minas picadinho
- 1colher de sopa de amido de milho
- 1 xícara de flocos de milho
- 1 colher de sopa fermento
Modo de preparo
1) Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas na assadeira.
2) Coloque os ingredientes na ordem acima no copo do liquidificador e bata até obter uma massa homogênea. Eu prefiro misturar o amido, os flocos e o fermento a mão mas é coisa da minha cabeça na receita pedia para colocar tudo no liquidificador e pronto. É uma massa bem liquida.
3) Preencha 3/4 de cada forminha e leve para assar por 25 minutos ou até que o palito saia limpo (truque do palitinho). Não é uma massa que cresce muito pois fica um bolo mais úmido!
4) Retire do forno e deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Depois transfira o cupcake para uma grade de resfriamento e deixe esfriar completamente. Como é um cupcake úmido eu optei por não recheá-lo.
Cupcake molhadinho de milho com cobertura de merengue suíço de canela para festa junina

Merengue de canela
Rendimento 3 xícaras de chá
Ingredientes
- 3 claras
- 2 xícaras de açúcar refinado "saborizado" com canela (se não quiser canela use gotas de extrato de baunilha ou gotas e raspas de limão)
- Uma pitada de cremor tártaro
Utensílios: Batedeira, material para banho maria, saco de confeitar, maçarico culinário e bico 8B da wilton
Modo de preparo
1) Misture as claras e o açúcar e leve em banho maria mexendo constantemente até atingir a temperatura de 60°C (morna). Se você não tiver um termômetro faça um teste colocando um pouquinho das claras entre os dedos e esfregue para ver se ainda há algum grão. A mistura fica bem liquida e esbranquiçada.
2) Leve a batedeira, junte o cremor tártaro e bata em velocidade média alta até obter um merengue firme. Quando o merengue estiver firme acrescente a baunilha ou o limão se quiser ou canela em pó se quiser um sabor bem pronunciado de canela. Utilize em seguida. Ao final eu ainda usei um maçarico culinário para dar uma "queimadinha" no merengue. 
P.s. Para quem não sabe esse método de merengue se chama merengue suíço. 
Metade da maldade
Cupcake de milho molhadinho com cobertura de merengue suíço de canela. "Cupcake para festa junina""

P.s. II Esse nosso arraial está muito chic, hein?!Bjks

38 comentários:

  1. Oi Sam!

    Que bom ler os seus posts novamente! Vc fez falta, viu?
    E já voltou arrasando, cheia de glamour!O que é esse cupcake? Ficou chiquérrimo, hein? Adorei a ideia de saborizar o açúcar! Super original!
    Parabéns!!! E que venha São João, São Pedro e todos os outros santos...rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oiii Sam!!!
    Nooossaaa vc voltou com tudo hein rsrs, ja estava sentindo falta dos seus posts.. Adorei essas forminhas acho q vou dar uma passadinha na loja que vc indicou =D

    Obrigada Sam por suas fofuras =D

    ResponderExcluir
  3. Samantha,

    que bom ver você feliz na Bahia e criando mil artes!!
    Bjs,

    Beth

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que os posts tenham voltado!
    Coisa mais linda essa sua forminha, não achei no site que vc indicou, mas vou olhar novamente!!!
    Não creio que eu conseguiria reproduzir esse merengue, mas tá lindo de mais na foto e queimadinho!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabrielly, claro que vc vai conseguir fazer. Pensamento positivo! Sobre os copinhos eles acabaram na loja mas já, já vai chegar eu conversei com a dona da loja que é uma simpatia. Bjks

      Excluir
  5. Oi Sam,
    é a primeira vez que comento aqui, já namoro seu blog a tempos,
    e com ele aprendi mil e umas técnicas. É muito bom tê-la de volta, estava morrendo de saudades dos seus posts, que além de serem super divertidos tem receitas maravilhosas.
    Bjim,
    Cristiane Lacerda

    ResponderExcluir
  6. Kátia Almeida11/6/12 5:02 PM

    Sam.. amei a receita, mas minha relação com o merengue não é la das melhores amiga..hahah posso substituir?
    A Eveline da Loja de forminhas é realmente uma graça..no momento acabaram mas dentro de uns 10 dias vai chegar ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô contando os dias para essas forminhas chegarem!!! Comprei só vermelhinha para testar agora quero de todas as cores! hahahaha... você pode substituir por buttercream de canela, ganache de chocolate com canela, goiabada cremosa ou uma simples polvilhada de canela com açúcar também resolve. E faça as pazes com o merengue pois é um cobertura bem coringa. Bjks

      Excluir
  7. Nossaaaaaaa que saudades dos seus posts e suas receitas vc faz muita falta!!!

    ResponderExcluir
  8. Nooossa que bom ler seus posts de novo estava com saudades, vou ver se consigo fazer a receita essa semana pois é o niver do meu Marido!!!

    ResponderExcluir
  9. uau!!!

    taxista é sempre uma comédia!!!

    que massa fofinha! que cobertura de babar!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sam, vc está certíssima, esse arraial está glamouroso mesmo! Dá vontade de começar a se deliciando pelo topo desse merengue e ir descer até sentir o gosto da massa de milho...Ai, ai... Maravilhoso!
    * Cliquei no link do taxista e não é que ele é um baiano arretado de bom?!?
    ** Vc começou o post de hoje falando do calor baiano-senegalês e vou te contar, o frio que está fazendo por aqui (e com chuva ainda por cima) é de dar vontade de ficar só na cozinha com o forno ligado fazendo suas receitas.
    Beijos paulistas prá vc e prá Ramona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, o taxista canta direitinho! Hahahaha... tô morrendo de inveja com esse frio paulista! Tô querendo um friozinho... Bjks

      Excluir
  11. Sam... Eu adoro milho... Aliás, acabei de comer milho cozido, ehehehe!!! Nem preciso dizer q estou aguando nesta receita...
    Mudando de assunto... Preciso comentar do curso q eu fiz com a Simone... Q loucura é akela, menina?!??!? Pessoa fofíssima e assim como vc passa todos os segredinhos para a gente... Super-valeu fazer este curso... ;-)
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sam, adoro o seu blog, venho sempre que posso...adoro as dicas e seu senso de humor.
    Tb estou doida pelos copinhos, mas aqui no RJ ainda não encontrei...bjs e suceso sempre!!!

    ResponderExcluir
  13. Aaaaahhhh, que maldade pra quem está com diabete gestacional e não pode comer doceeeee! Vou surtar! Pára de postar tantas coisas maravilhosas, pelamordedeus! Ai, se eu te pego...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo bebê e sobre a diabete gestacional não esquenta assim que o bebê estiver lindão nos seus braços você poderá comer muita coisa gostosa vai acumulando! Bjks

      Excluir
    2. Nem me fala! Depois que a Maria Eduarda nascer eu vou testar tooooodas estas receitas maravilhosas, querida! Bizóia o blog da Madu, quando tu puderes! Beijos!
      http://hojeediadebebebebe.blogspot.com.br/

      Excluir
  14. Olá! Sou apaixonada pelo seu blog. Faz pouco tempo que estou fazendo cupcakes, comecei fazendo por diversão e foi um pulo pra começar a vende-los. Diariamente estou testando novas receitas, prezo muito pela qualidade e sempre que erro jogo fora e começo tudo outra vez!
    Mas não consigo acertar o ponto do brigadeiro para confeitar, ora ele fica duro ora ele fica mole... testei diversas receitas mas nada fica igual, me ajude por favor!!! Gostaria que ele ficasse firme, porem macio e brilhante.
    Beijocas mineira pra voce!!!
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia. Dá uma lida nesse post http://quefofurice.blogspot.com.br/2010/09/voltinha-de-brigadeiro.html
      E não fica jogando nada fora, não! Os erros viram popcakes!
      Bjks

      Excluir
  15. Oi Sam...q delícia de receita..mas tenho uma duvidazinha...esses flocos de milho é tipo corn flakes, sucrilhos??? ou aquela farinha de milho em flocos? bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, não é sucrilhos, não! É farinha de milho flocada. Aqui o linkão para vc dar uma olhada na embalagem http://www.google.com/imgres?imgurl=http://www.asanet.com.br/v2/img/produtos/vitamilho-farinha-flocada-flocao.jpg&imgrefurl=http://www.asanet.com.br/v2/farinhas.php&h=284&w=352&sz=96&tbnid=8K-FY6I1F3fBjM:&tbnh=90&tbnw=112&zoom=1&usg=__pR7mVTYpkuMDYz-dihCgKm2c28Q=&docid=acZZBi_Oj_OR_M&sa=X&ei=Zu_ZT7bAKoyi8QTxttzqBQ&ved=0CG0Q9QEwAQ&dur=1218 Bjks

      Excluir
    2. Obrigada Sam..isso que eu imaginava mesmo.. bjs

      Excluir
  16. Sam, suas receitas são lindas e tudo de bom!!! Parabéns! Um beijo da Gabi Moretto!! *-*

    ResponderExcluir
  17. Camilla Rossini13/6/12 2:55 PM

    Oi Sam!!! Querida, só para constar, abriram novamente as matriculas para o curso do SEBRAE de Boas praticas nos serviços de alimentação, para o pessoal que não conseguiu vaga anteriormente, ainda existem algumas para inicio em julho/12, ok??!! Mais uma coisinha, você poderia dar dicas quanto a boas marcas de chocolates além da Callebaut, porque aqui no INTERIOOORRR, não encontro nada menina...só mesmo por sites...beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, eu gosto muito da Sicao se não acha vai na que tem Nestle, Melken ou Unique da Harald... tô aprendendo isso porque aqui em Salvador nem Sicao eu acho... e minhas reservas de Callebaut estão quase chegando ao fim. Percebeu meu drama, né?! Bjks

      Excluir
  18. Sam
    descobri seu blog há dois meses, simplesmente maravilhoso! To apaixonada por bolos, doces, cups etctctctctctc
    Que bom que voltou a postar, tava triste sem novidades!
    Parabéns pelo trabalho e pela vontade que você tem de compartilhar com a gente suas experiências!
    Neste sabadão vou fazer um curso com a Sandra Dias conforme sua dica e quero em breve estar preparada para atender pessoas fofas!
    bjs querida pra vc e pra ramona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, boa sorte no curso e depois me conte como foi. Você vai gostar pois a Sandra é muito prática e você sai de lá sem dúvida nenhuma. Bjks

      Excluir
  19. OiSan, estava pesquisando coisas de festa na internet para fazer no niver do meu filhão que será em setembro e sem querer encontrei vc e seu blog, que por sinal é maravilhoso estou super encantada e te dou nota 10.

    A festinha de meu filho será do tema TERROR então estou mim organizando pois a festinha será do tipo MÃE FAZ TUDO entendi, eu adorei o passo a passo que vc postou sobre os cupcake de halloween e estou tentada a tentar fazer sozinha com sua dicas preciosas acho que vou consegui, apesar de ter certeza das minhas poucas habilidades com pasta americana.

    Mas a minha pergunta a vc San é a seguinte. Será que posso começar a fazer as decorações dos cupcakes com pasta americana com dias de antecedências pois como sou eu que estou organizando a festinha vai ficar complicado de faze-los no dia. Então quantos dias posso fazer antes e como armazenar? EX : a carinha do vampirinho, o fantasminha, a mão da perua louca.

    Um grande beijo

    Gal – Aracaju-se

    OBS: Antes de ler o seu perfil eu jurava que vc morava em São Paulo ou Curitiba fiquei surpresa somos vizinhas de estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gal, você pode fazer com até 3 meses de antecedência nesse caso dos rostinhos. Depois é só passar doce de leite sobre o cupcake e aplicar mas tem um truque dê preferência a receitas que ficam com o topo plano pois será mais fácil de aplicar. Bjks

      Excluir
  20. Sam.. verdade que essas forminhas não precisam ir no forno dentro de uma assadeira??? sabe aquela de cupcake mesmo igual as formas comum que a gente compra... vou dizer essa forminha é um luxo rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, não precisa, não! Inclusive esse da foto foi assado fora da assadeira de cupcake para fazer um teste! Você pode colocá-las num tabuleiro para assar... foi assim que eu fiz e deu certíssimo! Bjks

      Excluir
  21. Oi Sam! Que bom que vc voltou, não fazia mto tempo que eu acompanhava seu blog qdo vc deu a pausa.. fico feliz em ver as novidades e fofurices outra vez!
    Passei pra contar que testei essa receita hj e fiquei triste pq o centro dos cupcakes afundou demais, demais... vc tem certeza que não vai farinha de trigo na massa? :(
    Ficaram tão deliciosos e molhadinhos, e no forno estavam lindos mas qdo tirei imediatamente o centro começou a afundar e a forminha a se retorcer, e eu pensei que tinha "pulado" a parte da farinha de trigo na receita. Agora lendo os comentários acima percebi um erro, usei sucrilhos no lugar dessa farinha flocada (que eu desconhecia e nunca vi pra vender aqui no Sul). Pode ter sido esse meu erro? Beijos e obrigada. Sabrina :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, você mesma já respondeu porque não deu certo! Foi o uso do sucrilhos pois ele não tem o mesmo efeito na massa do que a farinha de milho flocada. E nessa receita não vai farinha de trigo mesmo! Não se preocupe... quando não acho farinha de milho flocada uso fubá ou farinha de milho na mesma quantidade. Ainda bem que ficou bom mesmo com um furinho no meio. Bjks

      Excluir
  22. Oii Sam, descobri seu blog a pouco tempo, mas nem um dia se quer deixei de visitar, aprendi muito!
    Obgg, bj

    ResponderExcluir
  23. Sam, onde você compra essas forminhas?
    BJos.

    ResponderExcluir

Comentários fofinhos!!!